segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Mais uma actuação do Enviado e a defesa de Jesus

O Enviado
Carlos Xistra é um nosso velho conhecido, O seu historial a apitar jogos do Sporting fala por ele. Há duas épocas o Sporting partia para o campeonato com uma equipa renovada e a jogar bom futebol. Os adversários e comunicação social reconheciam um enorme potencial no plantel reunido e os adeptos enchiam o estádio de Alvalade para ver o primeiro jogo da época. A então actuação de Xistra não deixou dúvidas, um golo mal anulado, um penalty perdoado ao Olhanense, somadas a uma expulsão que ficou por acontecer ainda antes das primeira meia-hora de jogo. 

Claro que não empatamos só por causa disso. Tal como não empatamos com o Rio Ave "só porque" não se marcou uma daquelas penalidades tão claras que até fere a vista. Tal como sábado, também então falhamos muito, o que tudo devidamente misturado, permite quase sempre uma airosa saída para o árbitro: se os jogadores falham, o árbitro também pode falhar. 

Não poderia estar mais de acordo se o árbitro não fosse Xistra ou alguém com o seu historial e o lance do penalty não fosse tão fácil de ajuizar. Como se vê na imagem abaixo, ou Xistra acredita em fantasmas, ou acha que o jogador do Rio Ave não tem braços ou então é cego. Qualquer uma das hipóteses não o recomendam para arbitrar jogos de futebol.
Para finalizar a posição de Jardim. Compreendo-a, embora hoje, depois de ter ouvido novamente e dormido 1 noite sobre o assunto (.n.d.r: o post foi escrito ontem, ao final do dia) parece-me que foi longe de mais. Esteve bem ao ser coerente e não se pronunciar sobre o trabalho de Xistra, uma vez que não se pronunciou sobre os lances anteriores nos quais fomos beneficiados, se bem que a natureza dos lances e respectivas dificuldades no seu juízo é completamente diferente. Porém discordo completamente da ideia de que os três grandes são os mais beneficiados. O Sporting não pode ser metido no mesmo pote do FCP e SLB, que  entre há muito si disputam as influências e conseguem os favores de toda uma panóplia de intervenientes na arbitragem. 

Já havia dito aqui que as facturas dos golos Montero com SLB e Olhanense nos seriam apresentadas. Não foi preciso esperar muito. Creio que a direcção não o percebeu e, tendo-se calado então, sente-se provavelmente em dificuldade para falar agora. Mas Xistra tem sido um enviado do sistema para nos "fazer descer à terra
pelo que o silêncio agora configura um consentimento que não podemos oferecer de mão beijada.


A defesa de Jorge Jesus
A atitude de Jorge Jesus defendendo um adepto do SLB da violência policial é já desde ontem o tema da ordem, e assim continuará nos próximos dias. Independentemente do desfecho que o caso venha a ter, não posso deixar de me pronunciar sobre ele.

É frequente as primeiras páginas dos jornais e aberturas de telejornais estarem pejadas de imagens de violência praticada por e entre adeptos do futebol. Normalmente retiradas de qualquer contexto e procurando apenas o lado mais sensacionalista, o que vende mais. Também não vale a pena pintar o mundo das claques de cor-de-rosa, é claro para toda a gente que há uma lógica de violência associada, que começa na maior parte dos casos dentro de cada uma delas e que ganha a sua dimensão mais visível quando se confrontam entre si. 

O que raras vezes, ou mesmo nunca, interessa à comunicação social é o lado da actuação policial. Dados como vitimas dos excessos dos adeptos, há muito que, a coberto do crachá, há agentes - não sei se organizados, se representam a força ou apenas alguns elementos - que praticam actos de brutalidade indescritível e que nunca chegam ao conhecimento da opinião pública. Desde adeptos seleccionados aleatoriamente, para "pagarem" a factura de uma claque que expôs a policia ao ridículo ou simplesmente "deram muito trabalho", até à perseguição, isolamento e posterior tareia às escondidas, que acabam em camas de hospital, tem havido de tudo um pouco. Com adeptos do Sporting até já em Alvalade assistimos a actuações deste género mais de que uma vez.

Não sei qual foi a motivação de JJ para ontem sair em defesa dos adeptos e de um particular. Já ouvi várias interpretações, fico-me pela minha: tal como a mim, também a JJ incomoda este actuação excessiva e cobarde, pelo que se viu forçado a tomar uma posição. As imagens não deixam dúvidas, um agente da PSP agride um adepto pelas costas, não me parecendo que a manifestação em causa o justificasse. A menos que a situação seja desmentida, tratava-se de uma invasão pacifica e, mesmo que excessiva face aos regulamentos, não justifica uma intervenção deste tipo. Ontem foi com estes, amanhã é connosco.


11 comentários:

  1. Não posso concordar contigo em relação a JJ, LdA.
    JJ não tem que se meter nos assuntos da segurança, pelo menos daquela forma. Os seguranças estavam lá a tentar controlar os adeptos que invadiam o relvado e ele foi dificultar o trabalho deles.

    ResponderEliminar
  2. LdA:

    Não me apercebi (nos videos que já vi) de nenhuma agressão de algum agente policial pelas costas de qualquer adepto. Apenas seguranças e bófias a tentar impedir a invasão, agarrando conforme podiam os prevaricadores. No entanto, admitindo que tal tenha sucedido, aceito a motivação de JJ para 'intervir'. O q já não posso aceitar é q JJ faça 'justiça' pela próprias mãos e que combata abuso e violência com ... violência e abuso... Não podia fazê-lo o que fez, da forma como o fez... Ainda por cima é reincidente neste tipo de confusões. Tem que ser severamente punido. Qualquer pessoa deste país que tivesse reagido (com ou sem razão) da maneira que o JJ fez, ainda para mais num local publico e cheio de gente, acabava detido e passava a noite na choldra... Esta impunidade do treinador do slb (alguém duvida que JJ não faria o q fez se estivesse ainda no banco de, p.e., Felgueiras ou Estrela da Amadora?) não pode continuar eternamente. É vergonhoso para tds, incluindo ele e a instituição que representa... Ainda ontem escrevia no meu FB, meio a sério meio a brincar, que só vejo ciganos a ameaçar a policia e inclusivamente a agredir verbal e fisicamente agentes da PSP ou GNR sem que nada lhes aconteça... Afinal, o mesmo se passa com o treinador do slbenfica. A não ser que o JJ seja lelo... Ou o slb uma ciganice pegada a quem até a PSP se curva receosa...

    Qt ao comportamento dos adeptos: invadiram um espaço proibitivo e sabiam que o estava a fazer. Sujeitam-se às consequência. Eu, sabendo ainda por cima de que massa são feitos mts dos agentes da autoridade deste país, nunca o faria. Não o fiz qd tinha 12 anos e vi o Manuel Fernandes recolher uma bola perdida pela linha lateral chegar-se a menos de dois metros de mim depois do apito final do árbitro e de uma vitória por...1 a 0 (numa eliminatória da Taça de Portugal em Portalegre)... E olha que vontade para abraçar o único herói que tive na minha vida, não faltou... E era um puto... Ao contrário dos 'meninos' que se notam nas imagens...


    Abç!

    ResponderEliminar
  3. Sobre o Xistra... Nada de novo...ou que me surpreenda.

    ResponderEliminar
  4. Virgílio,

    Este vídeo não é o melhor, mas se reparares no inicio, do lado esquerdo, há um individuo de calções pretos e borda branca a correr, é agarrado por um fulano da empresa de segurança. De seguida chega um PSP que o agride pelas costas. Acabaria por ser ele o adepto no centro das atenções de JJ.

    ResponderEliminar
  5. A última vez que o Benfica defrontou o Guimarães, Jesus foi agredido, Cardozo não marcou e o Benfica perdeu.
    Agora, o Jesus passou a agressor, Cardozo marcou e o Benfica venceu.

    Não acredito em "karma" mas sim que sorte é tudo. E o Benfica, mais que qualquer um, tem isso, sorte. E isso, mais o melhor plantel da Liga, pode levá-lo ao topo. Vieira agradece.

    De facto, englobar o Sporting nesse pacote dos "mais beneficiados com as arbitragens", é um erro de Jardim ao nível de colocar o Rinaudo em campo, ou dispensar o André Santos e ficar com o Magrão.

    ResponderEliminar
  6. Concordo com a análise das declarações de Jardim sobre as arbitrgens. Claro que o Sporting não pode ser englobado no pacote dos "grandes" no que aos benefícios da arbitragem se refere. Jardim irá aprender depressa e terá que vir a terreiro dar o dito por não dito. Mas o pior de Jardim neste jogo foram as opções: a não entrada do Vítor na segunda parte e o duvidoso mérito na substituição do Wilson Eduardo. Concordo com o CM quando refere o caso do André Santos. Qualquer comparação com o Magrão e não só é ofensiva para o André. Reforçámos o Guimarães e agora vamos ter que nos bater cm eles. Pelo que jogaram ontem não vamos ter vida fácil para lhes ganhar.

    ResponderEliminar
  7. Não podemos brincar. É só Jesus de banco! Nada mais....

    ResponderEliminar
  8. A PSP a querer 'lavar' a face:

    http://www.maisfutebol.iol.pt/jorge-jesus-com-termo-de-identidade-e-residencia


    E a CS burmelha tb... mas do jazuz:

    "Jesus deu mesmo algumas palmadas no braço de um agente, para que este libertasse um dos adeptos."

    "Algumas palmadas"! Algumas? Poucochinhas... quase que nem se deu por elas! Palmadas? Eu diria umas "festinhas"... Foi td por amor e com mt carinho...

    ResponderEliminar
  9. Eu consigo compreender melhor que alguém não veja algo que aconteceu, do que alguém ver algo que nunca aconteceu, para mim é mais surrealista o erro que beneficiou o Estoril do que aquele que beneficiou o Rio Ave. O problema é que há mais erros e sempre em prejuízo do Sporting, há mais lances de mão, há atrasos ao guarda-redes, há a agressão de punho fechado a Cédric, há uma dualidade enorme nos cartões.

    Concordo que o treinador se deve afastar destas polémicas, até para não permitir desculpas aos seus jogadores. Perante o seu líder o Sporting perdeu porque relaxou, não há cá tangas de erros alheios para mascarar aquele que é o seu trabalho. São 4 pontos perdidos em casa e isso põe em causa os objectivos e a ambição desta equipa, se o problema se mantiver, houve displicência profissional nos primeiros minutos da segunda parte.

    Se há batalhas a travar com rivais ou árbitros, esse ónus deve pertencer aos dirigentes, quer aos eleitos, quer aos contratados. O treinador treina e responde pelo desempenho e resultados da sua equipa, que nesta jornada foi mau e Jardim assume isso mesmo.

    Sobre JJ, é um caso de policia, a justiça que o resolva, seja a cível seja a desportiva, com todas as atenuantes que pode ter parece-me impossível não existir julgamento e um acórdão de decisão para rir ou para chorar, mas principalmente, para memória futura, não vá agora todos os agentes desportivos vestirem-se de inimputáveis Caldeiras e desatar ao punho e ao insulto a quem lhes apetecer.

    ResponderEliminar
  10. Compreender-se uma invasão de campo e um treinador que não respeita a autoridade, usando um comportamente claramente agressivo, é algo que me ultrapassa.

    Os seguranças e PSP estão lá para defender o relvado. Há não sei quantos gajos a correr em direcção aos jogadores. Iam todos com boas intenções? Sabes isso? Se lá estivesses como segurança esperavas para ver ou cumprias o teu dever?

    Só é possível compreender o que se passou porque já nada importa. Isto atingiu um patamar miserável e continuam a bater palmas a isto.

    Ps: Já lá vão 5 jornadas e o Benfica ainda não ganhou nenhum ponto por uma decisão do árbitro errada.

    Virgílio, é isso tudo.

    ResponderEliminar
  11. LdA quem anda nos estádios deste pais, percebe o que dizes. A policia bate em tudo que mexe, sem qualquer coerência ou critério. O ano passado na luz, no caminho para Alvalade, vi cenas muito tristes, sem qualquer justificação, eu próprio ia apanhando porque na andei na velocidade que a policia queria, mesmo estando coxo e com joelho magoado.

    Muitos destes mereciam levar, mas levar a serio... Pena o JJ nao ter dado a serio, porque a castigado, porque punha o slb na lama e porque dava em quem muitas vezes merece.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (15) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (18) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (3) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (1) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (2) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)