sábado, 28 de setembro de 2013

Obrigado e parabéns Futebol Clube do Porto!

Não se espantem, tenho mesmo que dar os parabéns ao FCPorto que entretanto celebra 120 anos. E essa vontade de lembrar tão importante data não tem nada a ver com essa forma tão sui géneris de estar e de conseguir feitos impossíveis como é o facto de ter sido fundado em 1906 e conseguir envelhecer mais rápido do que nós, Sporting Clube de Portugal, que nascemos para o mundo precisamente no mesmo ano. 

Comecei a ir ao futebol muito cedo, ao tempo que não havia revistas de adeptos, very-lights, separação de claques, que não haviam também. As diferenças de opinião, que também então se extremavam e terminavam em pancada, resolviam-se entre os próprios adeptos de cores diferentes. Porque, acima de tudo, estávamos ali para "ver a bola", desejo comum que não colidia com o de ver as nossas camisolas triunfar. 

Era o tempo da inocência do futebol. O árbitro era também cego e ladrão quando falhava e outras vezes apenas porque perdíamos. Mas ninguém acreditava que cada uma dessas falhas era produto de uma maquinação, de uma montagem ensaiada, como se de uma peça de teatro se tratasse. Ninguém acreditava que,por melhores que fossem os argumentos técnicos dos jogadores, o que contava para o resultado final era o argumento previamente tratado nos bastidores por uma súcia, em troca de favores em cadeia: tu dás-me os 3 pontos, eu garanto-te a progressão na carreira e se preciso for, o dinheiro para a casa, o colégio dos meninos ou as meninas do colégio, o que precisares.

É isto que estou aqui a agradecer. A perda da inocência em acreditar que o futebol -  the beautiful game, como com toda a propriedade lhe chamam os seus criadores - é feito de falhas e de execuções sublimes. É a imprevisibilidade que daí lhe advém que o  fez tão popular e faz com que os adeptos acorram aos estádios sem saber qual o resultado final, mesmo quando o dinheiro desequilibra os pratos da balança das decisões. 

O que o FCP conseguiu nestes últimos 30 anos foi a minha desconfiança permanente e, com  ela, a redução do inapelável fascínio que o futebol exerce sobre nós, adeptos de futebol. E eles, os adeptos portistas, embora nem ao travesseiro o confessem, sabem que nós sabemos que também eles preferiam que não lhes tivessem roubado essa inocência.

Quando o museu do FCP for inaugurado, junto das lustrosas taças dos campeões europeus e da UEFA ganhas com brilho figuram as dos campeonatos nacionais da mentira. Mandaria o rigor e o gosto pela verdade que estivessem ladeadas por enorme apito dourado. Que, se ainda não constar no acervo, facilmente será conseguido através de subscrição pública: os adeptos do futebol, eu sou um deles, estão, estou certo, dispostos a mais um sacrifício.

20 comentários:

  1. Pouco a acrescentar, a não ser que as vitórias europeias e mundiais (não esquecer a Taça Intercontinental e Mundial de Clubes) só se deveram aos "campeonatos nacionais da mentira", tanto aqueles que venceram e levaram a jogar essas competições, como aqueles que se jogavam na mesma época dessas conquistas europeias (podendo resguardar jogadores para esses embates).

    ResponderEliminar
  2. Meu caro LdA,
    Não posso estar mais de acordo consigo. Neste post, como em tantos outros que regularmente leio. Parabéns.
    Hoje, ao contário de muitas outras ocasiões, não resisto a subscrever publicamente o que acaba de escrever. Revi-me na sua nostálgia da inocência. Na minha meninnice de ouvir os relatos, sofrer pelo nosso sporting, acreditar que os "ladrões" dos árbitros não passavam disso:meros incompetentes ao serviço, eventualmente, da sua clubite.
    De facto, o que estes "artistas" das Antas, modernamente do dragão, nos ensinaram foi que tudo pode ser comprado, tudo podem ser habilidades, subrepticiamente, às claras, ou nos bancos sórdidos de uma casa de alterne de 2ª classe se decidem campeonatos, inimigos pontuais a abater.
    Tudo sórdido, tudo nojento.
    Reparou que ontem o defesa central (não escrevo o nome porque temo nem o saber corretamente) emprestado ao Guimarães ficou incapacitado? Ficam sempre...azares, bem sei.
    É esta saloiíce, esta chico-espertíce constante que me nauseia.
    Os adeptos deste velho de 120 anos, que quando nasceu já tinha 7, funcionam, na prática, como receptadores, figura jurídica, que consubstancia um crime, e que se preenche quando alguém aceita algo que sabe ser de prveniência duvidosa, isto é que foi furtado ou roubado. Dir-se-á que eles, adeptos, aparentemente, não têm culpa. Porém, são só aparências. Na verdade, com algumas excepções, todos estão muito felizes com o presidente, adoram o seu chico-espertismo e a sua boçalidade. Amam a mentira.
    Parbéns então aos adeptos pelos 120 anos, pelo presidente que elegem, pela mentira que que os enche de campeonatos

    ResponderEliminar
  3. Parabéns, consegues dar destaque aos 120 anos que nem muitos portistas. Se sonhas com o FC Porto, pelo menos não deves ousar pensar que falas pelos seus adeptos. A tua conversa, como diz o Roboredo candidato na tua cidade, "vem de carrinho". Nada do que dizes é verdade, só nos teus sonhos de menino que era inocente quando o Sporting ganhava muitos títulos e deixou de ser quando passou a ganhar menos - mas os que ganhou, como em 200 e 2002 foram decerto limpos, em contraponto a outros. Os do Benfica pensam o mesmo e é por isso que da capital só cheiro nauseabundo com uma conversa que não enxergam e umas tretas para continuarem a pensar que são inocentes. Eu fujo é das virgens ofendidas, mas as putas devem ser só no Calor da Noite e não no Elefante Branco.

    ResponderEliminar
  4. Zé Luis,

    Obrigado por vires complementar o meu post. Esqueci me-me de falar naqueles que, por ignorância ou conveniência, negam a realidade.

    ResponderEliminar
  5. o cheiro da capital é "nauseabundo" mas os cânticos devem cheirar bem.
    vocês não sabem mais? deve ser mesmo do cheiro.

    LdA

    Perfeito

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. vocês podem ser sportinguistas, mas por favor não sejam ignorantes.

    http://portistasanonimos.blogspot.pt/2013/09/a-polemica-fundacao-do-futebol-clube-do.html

    ResponderEliminar
  7. Museu na minha opinião , é para conhecer realidades que não tive oportunidade de ver, viver, assistir,etc,etc...mas os portistas são uns seres super felizardos, pois quase tudo o que lá vão ver , vivenciaram num passado bem recente...uns sortudos...quase que nem precisámos de museus...festejámos in loco quase tudo o que lá está...já os lampiões bem pelo contrário...é o único local onde no meio de teias de aranha conseguem saber o que era ganhar e no tempo dos Eusébios, Calabotes e Salazares...:-)) Eu a visitar seria o deles só para ver uma Taça Lucílio Baptista, coisa que no do FC Porto estará em falta e é uma lacuna lamentável...:-)) museu do Porto não devia ser chamado assim, já que a maioria do que lá está nós portistas testemunhamos ao vivo e a cores.
    Se calhar, voces façam como o orelhas fez em 2012.
    Em 2014 lancem vinhos e posters comemorativos dos 50 anos sobre a última vitória na europa, para que vossos filhos e netos saibam que na pré-história voces ganharam uma tacita na europa...
    O texto deste post é só azia e inveja...

    ResponderEliminar
  8. LdA, de nada, tu é que continuas a assobiar para o ar, vocês vendem, melhor dão só virtudes. Parabéns! Como diria Antero, a vocês só faltam os defeitos, ao contrário dos portugueses. á sabemos o que a casa gasta. É só para conferir. A propósito, escusas de dizer-me quando o SCP faz anos, dou-lhes menos importância do que tu ao FCP, mas o mérito é teu. Eu ando só a ver a bola, tu asperges bênçãos e água benta embora choca. Continua a pensar que és melhor do que os outros, tens moral e os outros não, tens currículo e os outros não, tens idade e memória e os outros não. Eu acho que tens é inveja e dormes a pensar no FCP. Porque te ocorre isso? Distorces a realidade. Os títulos europeus do Porto? Se vires bem, nasceram daqueles títulos nacionais terminados com muitos e muitos pontos de avanço, mas para ti devem ser só gamanço. Vocês sois uns puros, quiçá cubanos...

    nota: se calhar vejo bola há mais tempo do que tu, não acordei anteontem e via bola antes de passarem os jogos na tv, que quando passavam era entre clubes de Lx...

    ResponderEliminar
  9. Não dá mt importância ao SCP, mas dá-se ao trabalho de comentar e rebater argumentos em blogues sportinguistas. Tá bem abelha! Ó Zé Luís, e que tal festejares o aniversário do teu clube com as primas da esposa do bufas? Seria bem mais adequado, da tua parte...

    ResponderEliminar
  10. meu amigo, LdA

    mais 3 pontinhos. Grande abraço

    Sporting sempre

    ResponderEliminar
  11. Um grande abraço amigo. Importante vitória!

    ResponderEliminar
  12. Já agora, para falar de futebol, vi que acabaram por merecer e justificar a vitória em Braga. Estão melhor do que o futebol portista. Parabéns e não é ironia.

    ResponderEliminar
  13. Concordo com o post. Gostei especialmente da parte do travesseiro. Será mesmo assim?

    Boa vitória hoje, sem dúvida. A jogarem melhor do que o Benfica. As voltas que a bola dá.

    ResponderEliminar
  14. Será por ignorância, frustação, inveja ou conveniência que negam a realidade?
    http://memoriaporto.blogspot.pt/2013/09/rui-guedes-heroi-portista-da-reposicao.html

    ResponderEliminar
  15. Concordo com o luis.
    Eu até acho que se riem para o travesseiro. Remorsos? Peso na consciência?
    Olhem que também há pré-requesitos para ser adepto do FC Porto...

    ResponderEliminar
  16. Apito dourado ?!

    É uma brincadeira de miúdos se comparado com:
    - Mário Luís, mais conhecido por 'chinês';
    - Paulo Pereira Cristóvão;
    - Era dourada do Jardel, JVP & Associados, com records mundiais de pênaltis assinalados favor?..
    - Décadas em que o presidente da FPF tinha que ser de slb/scp ou belem...

    Nunca um epiteto como como o de calimeros foi tão bem aplicado a alguém.

    ResponderEliminar
  17. O Costa teve que se esforçar mesmo muito para conseguir arranjar dois casos para o Sporting. Sim, porque o de presidente da FPF não conta e o segundo nem foi suborno, foi uma tentativa mal amanhada de fazer uma armadilha a um árbitro, desmascará-lo, e que, como sabemos, se virou contra o feiticeiro... Gostas de fazer o pessoal rir, não gostas? Tens jeito!

    ResponderEliminar
  18. Costa,

    os seus tópicos, para quem não percebeu foram estes (agora já estão traduzidos):

    - Guarda Abel;
    - Reinaldo Teles, Adelino Caldeira, Fernando Gomes, António Araújo
    - Era dourada de Paulinho Santos, André, Couto, Aloísio, Jorge Costa, Bandeirinha, etc (tudo gente que cumpria as leis do jogo);
    - Anos e anos de presidências da Liga com Valentim Loureiro e José Guilherme Aguiar e presidência da FPF com Fernando Gomes, para não falar da importância da de Lourenço Pinto junto da FPF; Pinto de Sousa na liderança da Arbitragem.

    ResponderEliminar
  19. Para um adepto do 1º clube a pagar viagens a árbitros, do 1º clube a ter um PR fugido, do único clube a ter um dirigente a entrar no balneário do árbitro armado, de um clube que arma ciladas a árbitros.
    Cantinho quais são os requisitos para ser adepto do 2º clube de uma das dez cidades mais desonestas da Europa?

    ResponderEliminar
  20. LdA:
    Eu que já algumas vezes critiquei os seus textos, parabenizo-o por este excelente texto. Por outro lado é triste ver que o que escreveu se encaixa tão bem na realidade que vivemos.

    Acrescentaria que achei piada à quase poética e muito irónica coincidência de haver uma brutal proençada no mesmo fds destas mentirosas celebrações. Penso que compõe o ramalhete duma forma bem ilustrativa do que tem sido o fcp do bufas.

    SL

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (4) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (6) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (2) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)