quinta-feira, 19 de setembro de 2013

O(s) caso(s) da equipa B

A derrota ontem em Portimão da equipa B, nas circunstâncias em que ocorreram - uma arbitragem despudorada à anos 80 - não deve ser razão suficiente para desviarmos o olhar do que tem sido o percurso irregular deste estágio final da etapa de formação dos nossos jogadores.

Devo dizer que ainda não consegui ver um jogo deste escalão até ao fim, mas não por falta de oportunidade. Não tendo qualquer possibilidade de ver os jogos em casa, tenho que me cingir aos jogos fora que, em regra, são televisionados.

Não tive oportunidade de ver o jogo com o Atlético, na jornada inaugural, pelo que não me posso pronunciar. Mas com os jogos com o Penafiel e Leixões acabei por não os conseguir ver até ao fim. Num deles adormeci e no outro levantei-me do meu sofá e acabei por só me lembrar que o jogo estava a decorrer já este tinha terminado. Ontem, tentei ver o jogo que havia previamente gravado mas acabei por desistir. Não apenas pela irritação que me provocavam as decisões do sr. Laranjeira, mas sobretudo pela total ausência de uma ideia condutora que ligue o nosso jogo. Tem sido penoso assistir aos jogos da equipa B, por vezes um verdadeiro suplicio. 

Sejamos claros. Para que serve este escalão? No meu entendimento a equipa B deve ser o último estádio de formação para os dos jogadores da Academia, pode ser também um espaço de estágio e afirmação para jovens jogadores com algum potencial, que possam ser descobertos pelo scouting do clube na fase final da sua formação, e pode também ser o espaço adequado para recuperar o ritmo dos jogadores que pertençam ao escalão superior. Os resultados são o menos importante, desde que cumpram aquele que me parece ser o objectivo mínimo: a manutenção na II Liga. 

Para que os primeiros objectivos acima descritos se cumpram é fundamental que a qualidade do nosso jogo melhore substancialmente, sob pena de se desperdiçar o talento disponível, que não é assim tão pouco. Não se percebe, até ao momento, o que pretende Abel implementar. 

Defensivamente, que é por onde as equipas devem ser construídas, a equipa revela deficiências constrangedoras, exibindo a solidez de manteiga derretida. Não conheço os dados estatísticos da posse de bola, é provável que até sejam equilibrados, mas a ideia que prevalece é que os jogadores não sabem o que fazer com ela. Por isso os nossos ataques raras vezes incomodam. 

Isto são problemas estruturais, colectivos, e não deste ou daquele jogador. Quem sabe Leonardo Jardim, que terá assistido ao jogo ontem in loco, possa ajudar mas, até ao momento, dá pena olhar para esta equipa, tamanha é a sensação de desperdício. João Mário, Esgaio, Tobias, Iuri, Chaby e outros têm sido uma sombra do que já mostraram serem capazes de produzir.

Analisadas, mesmo que superficialmente, as questões colectivas olho agora para algumas decisões de cariz mais individual.

Marcelo Boeck: sempre que possível - como foi o caso de ontem - parece-me uma boa medida dar-lhe tempo. Não só porque, como foi ontem demonstrado, ele precisa, como nunca sabemos quando a equipa A precisará dele no melhor da sua forma. E essa não se alcança sentado no banco.

Piris - pelo que li, não fez o que se chama de pré-temporada normal, pelo que precisa de tempo a jogar. Estranho é que se opte por colocar a jogar do lado esquerdo, onde existem 2 opções (Rojo e Jefferson) e não do lado contrário, onde apenas "existe" Cedric, uma vez que Welder quanto mais joga mais mostra o equívoco que foi a sua contratação.

Magrão: o mesmo que é dito de Welder aplica-se a este jogador. Magrão é o apelido para nomear aquilo que dá à equipa: muito pouco, quase nada. Muitas dúvidas que possa vir a recuperar o nível que exibiu em Kiev, nos melhores momentos.

Cissé - Nitidamente abaixo do nível de Betinho, embora qualquer um deles esteja a sofrer com a falta de metros do nosso futebol. 

Não termino sem falar do caso que hoje vários meios de comunicação social abordam: a marcação do jogo de Olhão, a par do jogo com o Sta. Clara, da equipa B, o que irá contra o que está estipulado nos regulamentos. Não sei de quem é a responsabilidade, creio que não será difícil de perceber que os serviços administrativos do Sporting deveriam estar mais atentos a estas matérias, sabendo, como se sabe, da "tradicional boa vontade" que os órgãos tutelares do futebol nacional nos devotam. Mas, mesmo que exista responsabilidade nossa, o que não estou em condições de ajuizar, não deixo de perguntar como pôde a Liga validar as respectivas alterações, estando estas em desacordo com os regulamentos que deveria defender.

7 comentários:

  1. Muito bom!

    Pouco há a acrescentar. A equipa B pode ser utilizada para cirurgicamente algum elemento da A ganhar ritmo por isso espero que os Magrões e Welder's não vão para lá tirar lugares a outros. Porque o que quero mesmo é ver evoluir Mica, Betinho, Kikas, João Mário e por aí fora...

    O Abel tem de começar a mostrar mais trabalho!

    ResponderEliminar
  2. Ele no fim disse que vai ganhar, ok até ao fim do campeonato ainda faltam muitos jogos..

    ResponderEliminar
  3. Não estou a gostar do que tenho visto da equipa B. Penso que há capacidade e qualidade para muito mais! Reconheço que os resultados são o menos importante (para além da garantia da manutenção), mas o que é mesmo importante é uma boa equipa técnica para que os miúdos continuem a evoluir. Não sei se Abel será a pessoa certa para o lugar...

    Espero que Leonardo Jardim possa ter uma influência positiva na equipa B e seu treinador. desconheço até que ponto se pode esperar a sua participação nos trabalhos da B, mas que dava um jeitão, dava! Veremos os próximos jogos... Percebe-se que também há uma diferença entre os jogos em casa e fora! Mas, independentemente de tudo isso, conto com melhorias...

    ResponderEliminar
  4. LdA, sei que não está directamente relacionado com o post, mas ainda a propósito da Equipa B... Porque carga de água surgem notícias de ilegalidades e infrações por parte do Sporting por ter realizado o jogo da equipa B com o Sta Clara no mesmo dia de jogo da equipa principal.
    Ainda por cima quando o mesmo sucedeu com outros clubes sem que ninguém o referisse! É inacreditável! ... Ultrapassa-me, esta constante tentativa de desestabilizar o nosso clube!

    ResponderEliminar
  5. ""Portanto, quando se fala que o Sporting podia incorrer numa infração de uma regra disciplinar não faz sentido. Não existe qualquer infração disciplinar. Aliás a norma não contém qualquer sanção sobre o seu incumprimento, porque ela está sempre no âmbito da disposição do próprio clube que detém a equipa B", explicou o presidente da LPFP."

    Aqui: http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Sporting/interior.aspx?content_id=844880

    ResponderEliminar
  6. no fundo, cabe ao clube que terá os dois jogos no mesmo dia, decidir se sim ou se não!! nada nem de anormal, nem de complicado!

    ResponderEliminar
  7. Bom dia,

    Eu habituei-me o ano passado a ser um fiel seguidor da nossa equipa B, vendo sempre os jogos em casa através do site do nosso clube e acompanhando pela TV os jogos realizados fora. E fazia-o porque dava gosto ver jogar a nossa equipa, com os jogadores vindos dos juniores (alguns ainda juniores) a demonstrarem qualidade, raça e vontade.

    Pois este ano e à excepção do jogo em casa com o Trofense, vi todos os jogos e a diferença relativamente ao ano passado é como da noite para o dia.

    Que vemos nós este ano? Vemos a equipa sem fio de jogo, defensivamente sempre com o credo na boca quando os adversários chegam perto da nossa área e em termos ofensivos zero, como comprova não termos marcado qualquer golo nos 4 jogos realizados fora.

    E que razões para esta mudança?
    A mim parece-me claramente um défice de qualidade (treinador incluído) e uma falta de estratégia clara, tal como o post menciona.

    Senão vejamos, da equipa do ano passado faltam Arias, Dier, Llori, Zezinho, Rubio, Etock e Bruma. King ainda não jogou por lesão, Fokobo, Kikas, Chaby e Betinho são utilizados de forma intermitente para dar lugar aos jogadores da equipa A menos rodados.
    Aqui e à excepção de Marcelo Boeck discordo do post, na minha opinião a equipa B é para ter uma filosofia igual à do ano passado, ou seja, jogarem os jogadores vindos da formação e assumir algumas contratações não conseguidas para a equipa A (Magrão e Weldon). Dá a sensação que bons jogadores como João Mário, Esgaio, Tobias e Iuri (tem de perceber que só há uma bola em campo) estão a jogar desmotivados e isso deve-se ao facto da equipa ser uma manta de retalhos, não há continuadade de um onze, todas as semanas se muda metade da equipa. Assim não me parece a filosofia correcta.

    Por outro lado tenho algumas duvidas que Abel seja o treinador indicado para esta equipa, não gosto do seu discurso, nos jogos que perdeu frisou sempre que tinham sido com equipas que lutam para subir. Ora, na Liga de Honra a competitividade é tal que parece que todas as equipas lutam para subir. Isso quer dizer que podemos perder os jogos todos fora?

    Na minha opinião urge definir qual o rumo que se quer para esta equipa sob pena de se perderem valores que existem efectivamente no plantel.

    Saudações leoninas

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (4) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (5) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (2) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)