quarta-feira, 14 de maio de 2014

Infelizmente a convocatória de Paulo Bento veio dar razão a muitos Sportinguistas

A pré-selecção de jogadores nacionais com possibilidades de representar Portugal no Campeonato do Mundo do Brasil já é conhecida. 

Lista de pré-convocados:

Guarda-redes: Anthony Lopes (Lyon), Beto (Sevilha), Eduardo (SC Braga) e Rui Patrício (Sporting).

Defesas: André Almeida (Benfica), Antunes (Málaga), Bruno Alves (Fenerbahçe), Fábio Coentrão (Real Madrid), João Pereira (Valência), Neto (Zenit), Pepe (Real Madrid), Ricardo Costa (Valência) e Rolando (Inter).

Médios: André Gomes (Benfica), João Mário (Vitória FC), João Moutinho (Mónaco), Miguel Veloso (D. Kiev), Raul Meireles (Fenerbahçe), Rúben Amorim (Benfica) e William Carvalho (Sporting).

Avançados: Cristiano Ronaldo (Real Madrid), Éder (SC Braga), Hélder Postiga (Lazio), Hugo Almeida (Besiktas), Ivan Cavaleiro (Benfica), Nani (Manchester United), Rafa (SC Braga), Ricardo Quaresma (FC Porto), Varela (FC Porto) e Vieirinha (Wolfsburgo).

Ajuste irónico da história
As primeiras reacções não se fizeram esperar. Nota nas nossas hostes para a indignação pelas ausências de Cédric e Adrien e, com menor expressão, por Carlos Mané. Provavelmente muitos dos que agora se indignam passaram os últimos anos a proclamar aos quatro ventos a "falta de qualidade" dos dois primeiros para representar o Sporting. Os mesmos provavelmente que hoje pedem ao "manco" do Carriço que ganhe a Taça Uefa ao SLB, ou destratam o André Martins. Afinal a convocatória de Paulo Bento é apenas um ajuste directo e irónico com os que assim procederam. 

Seguramente que nenhum dos referidos jogadores era então tão mau como advogavam, nem hoje tão bons, ao ponto de deterem o estatuto de incontestáveis na selecção nacional. Pelo menos para já, o futuro é bem capaz de se inclinar para lhes abrir as portas, basta olhar para a qualidade e idade dos que hoje os precedem nas escolhas.

Na cabeça de Paulo Bento
Não me surpreende a ausência de Cédric e Adrien embora a sua presença fosse mais do que justa. Terá pesado na cabeça de Paulo Bento a falta de contacto internacional de ambos os jogadores esta época, com a balança a pender para André Almeida e André Gomes, a somar à possibilidade de maior leque de funções a desempenhar.  No contexto de uma competição curta e intensa como um campeonato do Mundo é um dado a não menosprezar. Veremos qual deles aguenta até aos 23 finais. André Almeida por exemplo é bem capaz de estar atrás de João Pereira e Ricardo Costa na lista de laterais direitos, não me surpreendendo até que este último esteja na cabeça de Paulo Bento para ser titular frente à Alemanha, se atendermos às especificidades desse jogo. 

Também não me surpreende a ausência de Carlos Mané por troca com Cavaleiro ou Rafa. Qualquer um dos dois está alguns patamares acima, quer no plano técnico quer no físico, do nosso jovem extremo, que ainda tem muito que provar. É também muito provável que nenhum dos dois conste da lista final, o mesmo destino que seria provável com Mané.

O caso de Adrien é bem diferente. Se a minha avaliação do critério de Paulo Bento for correcta, a presença de João Mário é muito difícil de explicar, mais parecendo uma provocação. Paulo Bento ainda tem alguma coisa guardada do tempo que passou em Alvalade?

Não está em causa o valor do jogador, longe disso. Porém, no presente perde em quase toda a linha para Adrien. Tem apenas meia época jogada, o que em si mesmo não é determinante. E, embora supere Adrien na forma mais cerebral de decidir, é muito menos intenso e agressivo e perde também na polivalência: Adrien poderia desempenhar com ganho sobre ele qualquer posição no meio-campo.

Sem dúvida que contra todos contou a época em decrescendo da equipa e a última imagem é sempre a mais poderosa. Fosse o inverso e a realidade poderia hoje ser bem distinta. 

A honestidade de Paulo Bento
Teorias da conspiração não faltam. Desde "agente de Jorge Mendes", que por sinal também o agencia, até submissão aos interesses da Nike, patrocinador da selecção. Qualquer uma delas plausível, embora menos plausível quando estamos a falar de Paulo Bento. Não queimarei as minhas mãos por ninguém, mas se há defeito que me parece mais difícil em Paulo Bento é a da falta de independência ou honestidade.  A teoria do empresário é fraca face à realidade: quais dos melhores jogadores não são agenciados por ele? Já para a teoria da Nike fazer sentido teria que aferir quantos jogadores equipavam com aquela marca para não fazer acusações sem qualquer sustentação.

Portugal sempre!
Não será a desilusão provocada pela ausência de Cédric e Adrien que me afastará da selecção. Do ponto de vista estritamente Sportinguista ela até é favorável. É pouco provável que, a estarem presentes, jogassem, estendendo-se porém no tempo a sua indisponibilidade para começarem a época, logo a próxima... Pena pelos jogadores obviamente, porque sei o quão importante seria para eles e como o prémio era inteiramente merecido. Mas, sendo um português orgulhoso da sua nacionalidade, orgulhoso do seu País e da sua História, quando o hino nacional tocar estarei com o nó na garganta e a desejar que, acabe como acabar, a vitória seja nossa.

Ronaldo e mais vinte e dois
Para finalizar, uma análise breve à qualidade dos seleccionados.Como diria o jingle publicitário, há uma linha muito nítida a separar Ronaldo dos restantes. E onde ela se nota mais evidente é precisamente no seu sector, onde a mediania impera. Isso será ainda mais notório se Ronaldo chegar ao Mundial debilitado, como parece estar agora neste momento da época. Isto não é dizer que devamos jogar ao jeito de "Ronaldo e mais dez". Quanto melhores forem as soluções protagonizadas pelo conjunto melhores e maiores serão as possibilidades da selecção.

27 comentários:

  1. Também não me surpreende a ausência de Carlos Mané por troca com Cavaleiro ou Rafa. Qualquer um dos dois está alguns patamares acima, quer no plano técnico quer no físico, do nosso jovem extremo, que ainda tem muito que provar.

    Não consigo perceber se isto é a sério ou não.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado por este post. Apesar de não concordar com tudo (mal seria), é um oásis no deserto verde. As reacções à não convocatórias de dois jogadores que, quanto muito, nesta fase das suas carreiras, e tendo em conta os concorrentes, iriam aquecer banco para o Brasil mostraram o pior do actual sportinguismo (e, simultaneamente, o pior da net). JPT. SL!

    ResponderEliminar
  3. Obrigado. É exactamente isso que penso de Cédric e Adrien. Ainda não estão lá, mas vão estar certamente.
    E quando estiverem, são claras mais valias, vão disputar o 11, não as convocatórias. O problema é não se aceitar que eles ainda não são tão bons. Não aceitam, no fundo x porque há outros que também não deviam lá estar. Mas, não é isso que faz com que os citados acima mereçam.

    Eu não concordo com quase metade desta pré convocatória. E não tem nada a ver com clubes. Até porque o"meu" não é verde.

    Posto isto, para mim,

    B.Alves, Rolando, J.Pereira, J.Mario, A.Gomes, Veloso, Meireles, Rafa, Cavaleiro, Quaresma, Varela, H.Almeida, Eduardo são excedentes.

    E pode até parecer estranho mas eu convocava Mane para os 23. Parece-me bem melhor que Cavaleiro a todos os níveis, e acho que o aí futuro me vai dar razão. A . Martins era quem eu juntava a William e Mane nos meus 23.
    Isto do universo Sporting. Depois há outros nomes, que para esta casa pouco importância têm.

    Cumprimentos e bom artigo.

    ResponderEliminar
  4. Percebo a lógica de colocar alguma água na fervura do vulcão de emoções relativamente à convocatória de Paulo Bento...
    No entanto: "Também não me surpreende a ausência de Carlos Mané por troca com Cavaleiro ou Rafa. Qualquer um dos dois está alguns patamares acima, quer no plano técnico quer no físico, do nosso jovem extremo, que ainda tem muito que provar." parece-me exagerada quando coloca Ivan Cavaleiro na mesma equação.

    Tudo o resto que escreveu, é como comecei este comentário...está a ser um fim de época penoso em termos de contra-informação e noticias menos agradáveis, ou menos convenientes ou menos alegres, pelo que, percebo da maneira como tenta esfriar os ânimos.
    SL

    ResponderEliminar
  5. Baggio,

    Eu é que agradeço.

    Essa lista de excedentes quase que a subscrevia mas não creio que Paulo Bento alguma vez ousasse ir tão longe. Dela manteria Veloso, isto um pouco às escuras, pois não vi o que fez esta temporada. O melhor Veloso pode representar uma boa alternativa aos melhores em caso de necessidade quer a central, lateral e médio.

    Sobre Cavaleiro e Rafa: não sou fã. O Rafa precisa de definir melhor, com a técnica em velocidade que em podia ser uma coisa especial. Não é. Cavaleiro é assim para o fraquito mas o peso mediático em crescendo do SLB em contraste com o percurso inverso do Sporting acaba por ditar as suas leis. É sobre esse prisma que faço a minha análise, o ponto de vista de Paulo Bento, embora me pareça que, num futuro muito breve (espero) Mané deixe Cavaleiro para trás.

    Já agora e se por acaso cá voltares era muito bom para esta discussão e para o próprio blogue- que é apesar da natureza deste espaço sobre a selecção - que deixasses ficar a "tua" convocatória. Os 23, porque afinal é o que interessa.

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Tenho diversas discordâncias relativamente à (pré)convocatória, e alinho pelas teorias da conspiração, não sei se é Paulo Bento que está vendido a Mendes mas as selecções estão de certeza.

    Inicio logo pelos guarda-redes, Eduardo em vez de Ricardo nos 30 é de mau profissional, como foi no ano passado a ausência de Josué, Ricardo esteve absolutamente extraordinário este ano, como noutros, e só se compreende que não retire o lugar a Eduardo nos 30 porque os selecionadores se estão nas tintas para o que acontece no futebol nacional.

    Pegando neste exemplo lapidar, tudo o que se segue é possível. Numa competição curta, disputada no final da época com cansaço acumulado o selecionador abdica do meio campo nacional mais rotinado que tem à disposição, William, Adrien e Martins, ainda por cima um grupo de jogadores que fisicamente não estão esgotados.

    Nunca percebi a validade de Ricardo Costa na selecção, entra a tapar buracos e em jogos onde temos miúfa do adversário e como nunca é titular nem cria rotinas na posição de LatDireito encava a defesa. Há laterais direitos e centrais com qualidade suficiente para não nos preocuparmos com polivalências.

    João Mário vs Adrien é gozar com o pagode e já agora o Bebé, Wilson Eduardo, Marinho e o Agra já fizeram mais em Portugal que Cavaleiro e Vieirinha algum dia irão fazer. Mas a selecção gosta de estar dependente na finalização de CR7.

    Uma excelente noticia, meio Rafa vale muito mais do que 4 Micael's, parece-me o único ponto de melhoria. Para terminar e para as palavras não serem ocas, deixo aqui aquela que seria a minha selecção:

    Rui Patrício (Sporting)
    Beto (Sevilla)
    Ricardo (Académica)

    Fábio Coentrão (Real Madrid)
    João Pereira (Valencia)
    Antunes (Málaga)
    Pepe (Real Madrid)
    Bruno Alves (Fenerbahçe)
    Neto (Zenit)
    Sereno (Kayserispor)

    João Moutinho (AS Monaco)
    William Carvalho (Sporting)
    Miguel Veloso (D. Kiev)
    Adrien Silva (Sporting)
    Fernando (FC Porto)
    André Martins (Sporting)

    Cristiano Ronaldo (Real Madrid)
    Nani (Manchester United)
    Quaresma (FC Porto)
    Rafa (SC Braga)
    Hélder Postiga (Lazio)
    Éder (SC Braga)
    Bebé (Paços Ferreira)

    ResponderEliminar
  7. LdA,

    Há várias coisas com as quais não concordo e acho que os assalariados da FDPF são "useiros e vezeiros" nas politiquices que visam inflacionar os jogadores dos outros e menosprezar os nossos. Isso é evidente.

    O PB pré-convoca o Cavaleiro que quase nada jogou na 1.ª Liga em deterimento do Mané? O André Almeida e não o Cedric? E, escandalosamente, prescinde do Adrien que é muito mais e melhor jogador que o André Gomes (e até que o Meireles, diga-se), colocando uma cerejinha no topo da afronta ao Adrien que foi pré-convocar o João Mário, tendo aquele tido uma época muito melhor e de uma regularidade assinalável!?! Mais,quando é certo e sabido que ele faz uma dupla temível com o William!

    Não há qualquer coerência. Sem meias palavras acho que o PB pura e simplesmente se vendeu aos interesses do carnide e quis dar uma mãozinha ao clube do coração e inflacionar os passes de alguns dos pré-convocados.

    Outro sinal de que se vendeu aos interesses foi a não convocatória do Danny, um dos melhores jogadores do campeonato russo.

    Nunca tive particular interesse nos grupos de jogadores da FDPF, desde logo porque nem nos AA, nem nos outros escalões há uma verdadeira preocupação com a criação de uma selecção. Quando vejo os jogos, vejo-os com um distanciamento incomparavelmente maior do que com o Sporting e apenas por causa do Ronaldo e do Rui Patrício, e agora, eventualmente, pelo William.

    ResponderEliminar
  8. Não tenho duvida nenhuma que esta convocatória é das coisas mais ordinarias que já aconteceram no futebol português.

    É basicamente uma lista de favores, não tenham duvidas disto. Que o clube que menos joga com portugueses acabe por ser quem vai levar mais jogadores, ainda por cima grande parte deles não são melhores dos que ficam de fora, é para mim uma prova de que houve aqui muito favor e compadrio.

    André almeida melhor que Cedric...em que mundo? polivalencia para que, se vão o antunes e o coentrão.

    André gomes melhor que adrien? só se foi a partir da unica coisa que fez, o golo ao Porto. Para isso deviamos ter ficado com o Paíto à uns anos...
    E depois levar o João Mario é gozar meus amigos, é badalhoquiçe pura e dura.

    Ivan Cavaleiro...lol este então nem digo nada. é tão incompreensivel ou mais do que se estivesse o mané, com a agravante de jogar numa equipa B. Levar este homem ao inves do Bébé por exemplo...meus amigos...não ha milagres, é favor. Simples.

    E o william só vai porque um senhor chamado Fernando fica de fora, senão tambem nao ia. Não tenham duvidas.

    A partir do momento em que estes homens enverguem a camisola portuguesa, eu não vejo clubes. São todos portugueses, e a vitoria deles é a minha vitoria.

    Mas pelo amor de Deus...não mandem areia para os olhos de ninguem.

    Já sabemos quem vai mandar nisto nos proximos anos...

    ResponderEliminar
  9. PedroC,

    Considerações pessoais à parte, estás a levar em linha de conta que destes 30 vão sair 7?

    ResponderEliminar
  10. Baggio,

    desculpa, os teus eleitos já tinha lido no Lateral Esquerdo. Mas pensei que eram os do Maldini.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esses eram os 23 dos 30 do PB. Mas, os meus seriam

      Patrício
      Beto
      Lopes

      Almeida
      Antunes
      Bosingwa
      Coentrão

      Carriço
      Neto
      Pepe
      R . Carvalho

      William
      Amorim
      Moutinho
      Tiago
      M.Fernandes
      A.Martins

      Danny
      Nani
      Eder
      Ronaldo
      Vierinha
      Mane

      Eliminar
  11. Completamente de acordo

    ResponderEliminar
  12. Também não me surpreende a ausência de Carlos Mané por troca com Cavaleiro ou Rafa. Qualquer um dos dois está alguns patamares acima, quer no plano técnico quer no físico, do nosso jovem extremo, que ainda tem muito que provar

    isto deve ser brincadeira, onde esta o cavaleiro a um nivel superior de Mane?
    esta afrimaçao e quase tao ridicula como esta convocatoria

    ResponderEliminar
  13. mitaka,

    mais ridícula do que a afirmação ou a convocatória é tua falta de respeito pela opinião. Se a quiseres rebater com argumentos ainda entenderia, limitar-se a fazer uma acusação é muito pobre, para ser simpático.

    ResponderEliminar
  14. acahas que existem argumentos para tao ridicula afirmaçao? desculpa la mas nao da sequer para discutir nada com quem diz uma barbaride destas, ainda por cima vinda de um sportinguista, num blog de sportinguistas! patamar acima onde? na equipa b? porque sempre que apareceu na principal nem metade da qualidade do mane demonstrou,
    como te disse nem sei, lolol, faltam argumentos para o que nem sequer tem discusao possivel de tao obvio que as coisas sao

    ResponderEliminar
  15. Isto de discutir os 23 é mais para nós que somos treinadores de bancada que outra coisa.
    PB deve estar mais a pensar nos 11 que vai/deveriam jogam e mais 2/3 que venham do banco para completar.
    Isto do Mundial vai ser para disputar 3 jogos e dps logo se vê,
    Acho que PB deve andar agora mais preocupado com a forma de Nani ou Postiga, jogadores importantes nesta selecção.

    E aqui entre nós, que pena que nem Tiago nem Danny façam parte deste grupo. Tinhamos com uma equipa bastante jeitosa....

    ResponderEliminar
  16. Um seleccionador que convoca o Cédric para um jogo em Alvalade, deixa-o de fora e mete o André Almeida a titular só pode ser uma pessoa pouco pessoa, mas mesmo pouco... ou nada

    ResponderEliminar
  17. Leão de Alvalade, posso vir-me a enganar, mas acredito que quase todos os jogadores do Benfica pré convocados vão nos 23.

    Meus amigos o circo já estava montado a muito tempo, basta ver as inumeras capas dedicadas a estes jogadores. Eles precisam de provar a aposta no "jogador português" como de pão para a boca, e as rameiras de serviço fazem-lhes o favor.

    Eu acho que o plantel do Sporting não tem muita qualidade individual.

    Mas acho que tem o suficiente para jogadores como Adrien,cedric,mané ou até mesmo andré martins não serem preteridos, pelo menos na pré convocatoria, por segundas escolhas e jogadores da equipa B de outras equipas...

    E quase que aposto que se não fossem os jogadores do campeão nacional, eram do 3º classificado, com os seus josués e licás ou o fernando. Tenho a certeza.

    William só vai porque é de tal maneira bom que se não fosse ao mundial dava muito estrilho troca-lo pelo custodio por exemplo.

    Isto na minha opinião é um "abre olhos" à nossa direcção pela sua cruzada contra os empresários...e os rapazes acabaram por ser os sacrificados nesta luta. Não tenho duvidas...

    ResponderEliminar
  18. mitaka,

    já sabia que não tinhas argumentos. É a falta deles que já te inclina para discutires a qualidade o meu Sportinguismo. Porque aí já te sentes mais confortável. Passa bem.

    ResponderEliminar
  19. PedroC,
    "Isto na minha opinião é um "abre olhos" à nossa direcção pela sua cruzada contra os empresários...e os rapazes acabaram por ser os sacrificados nesta luta."

    Mas sermos mansinhos também não é alternativa, porque o futuro não pode passar por aí.

    Quanto aos nossos jogadores há que apoiá-los e dar-lhes as melhores condições e visibilidade com vitórias. Façamos do nosso clube a verdadeira selecção.

    ResponderEliminar
  20. nao puz em causa o teu sportinguismo! lolol
    puz em causa as tuas palavras, paulo bento honesto? cavalleiro patamar acima? sentes mesmo isso? oh tambem trabalhas para o jorge mendes, por amor de deus

    ResponderEliminar
  21. Os 30, ou os 23, são mais importantes economicamente do que os 11. Os 11 salvo honrosas exceções já facturaram os 30 ou os 23 ainda não... é neste aspecto que discuto as opções, como um dia discuti as ausências BÁRBARAS de Manuel Fernandes, Moutinho ou Capucho...

    E por mais que creiam não estamos num âmbito de clubes, mas de quem realmente representa o sistema do futebol. Quem foi, mais uma vez, o clube que iniciou uma cruzada contra o sistema?

    ResponderEliminar
  22. O post está bem escrito, as ideias claras como sempre, tenta por água na fervura com algumas formas de ver bastante válidas, mas no seu todo não concordo com ele.

    10 A
    Concordo com quase tudo o que escreveu.

    Kovacevic

    Escolheu A.Almeida em detrimento de Cédric com a justificação de que este era mais alto e melhor para o jogo aéreo. O adversário se não me engano era a portentosa equipa do Luxemburgo...Talvez a melhor equipa que joga de cabeça no Mundo...E arredores. No jogo seguinte jogou com João Pereira (que é quase metade do A. Almeida) a titular e A. Almeida foi para o banco!...A cereja no topo do bolo (e pode ter muitas interpretações) foi a convocação de J.Mário não tendo sido convocados Adrien e A. Martins.

    ResponderEliminar
  23. 10A estou completamente de acordo consigo. Não foi minha intenção criticar a direcção, antes sim constatar um facto.

    Não podemos mesmo ser mansos, temos de exigir respeito, temos de po-los no seu lugar.

    Mas...estas são as invitaveis balas com que vamos levar...

    ResponderEliminar
  24. Boas!

    1.ª reação à convocatória de P. Bento: sabor a injustiça para com Cédric e, principlamente Adrien.

    2.ª reação, mais a frio encontra-se aqui esplanada:

    "Não será a desilusão provocada pela ausência de Cédric e Adrien que me afastará da selecção. Do ponto de vista estritamente Sportinguista ela até é favorável. É pouco provável que, a estarem presentes, jogassem, estendendo-se porém no tempo a sua indisponibilidade para começarem a época, logo a próxima... Pena pelos jogadores obviamente, porque sei o quão importante seria para eles e como o prémio era inteiramente merecido. Mas, sendo um português orgulhoso da sua nacionalidade, orgulhoso do seu País e da sua História, quando o hino nacional tocar estarei com o nó na garganta e a desejar que, acabe como acabar, a vitória seja nossa."

    Lembrei-me de qd Bento convocou Adrien e Cedric para a seleção e andaram os doias a passear de avião sem sequer jogarem 1 minuto que fosse... Se é para passear e ajudar nos treinos, o melhor é ficarem a descansar em Portugal e prepararem-se para dar ainda mais ao SCP na próxima época.

    SL!

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (14) Académica-SCP (1) adeptos (93) Adrien (18) AdT (1) adversários (81) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (33) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (3) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) arbitragem (89) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (2) Bastidores (68) Batota (16) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (99) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (64) Comunicação Social (20) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) djaló (10) Domingos (29) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (62) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) EquipaB (17) equipamentos (11) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (13) Francis Obikwelu (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (22) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (2) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (41) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (11) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Pereira (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (40) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (10) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) play-off (1) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (2) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (1) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (89) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (3) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (97) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)