A pré-selecção de jogadores nacionais com possibilidades de representar Portugal no Campeonato do Mundo do Brasil já é conhecida.
Lista de pré-convocados:
Guarda-redes: Anthony Lopes (Lyon), Beto (Sevilha), Eduardo (SC Braga) e Rui Patrício (Sporting).
Defesas:
André Almeida (Benfica), Antunes (Málaga), Bruno Alves (Fenerbahçe),
Fábio Coentrão (Real Madrid), João Pereira (Valência), Neto (Zenit),
Pepe (Real Madrid), Ricardo Costa (Valência) e Rolando (Inter).
Médios:
André Gomes (Benfica), João Mário (Vitória FC), João Moutinho (Mónaco),
Miguel Veloso (D. Kiev), Raul Meireles (Fenerbahçe), Rúben Amorim
(Benfica) e William Carvalho (Sporting).
Avançados:
Cristiano Ronaldo (Real Madrid), Éder (SC Braga), Hélder Postiga
(Lazio), Hugo Almeida (Besiktas), Ivan Cavaleiro (Benfica), Nani
(Manchester United), Rafa (SC Braga), Ricardo Quaresma (FC Porto),
Varela (FC Porto) e Vieirinha (Wolfsburgo).
Ajuste irónico da história
As primeiras reacções não se fizeram esperar. Nota nas nossas hostes para a indignação pelas ausências de Cédric e Adrien e, com menor expressão, por Carlos Mané. Provavelmente muitos dos que agora se indignam passaram os últimos anos a proclamar aos quatro ventos a "falta de qualidade" dos dois primeiros para representar o Sporting. Os mesmos provavelmente que hoje pedem ao "manco" do Carriço que ganhe a Taça Uefa ao SLB, ou destratam o André Martins. Afinal a convocatória de Paulo Bento é apenas um ajuste directo e irónico com os que assim procederam.
Seguramente que nenhum dos referidos jogadores era então tão mau como advogavam, nem hoje tão bons, ao ponto de deterem o estatuto de incontestáveis na selecção nacional. Pelo menos para já, o futuro é bem capaz de se inclinar para lhes abrir as portas, basta olhar para a qualidade e idade dos que hoje os precedem nas escolhas.
Na cabeça de Paulo Bento
Não me surpreende a ausência de Cédric e Adrien embora a sua presença fosse mais do que justa. Terá pesado na cabeça de Paulo Bento a falta de contacto internacional de ambos os jogadores esta época, com a balança a pender para André Almeida e André Gomes, a somar à possibilidade de maior leque de funções a desempenhar. No contexto de uma competição curta e intensa como um campeonato do Mundo é um dado a não menosprezar. Veremos qual deles aguenta até aos 23 finais. André Almeida por exemplo é bem capaz de estar atrás de João Pereira e Ricardo Costa na lista de laterais direitos, não me surpreendendo até que este último esteja na cabeça de Paulo Bento para ser titular frente à Alemanha, se atendermos às especificidades desse jogo.
Também não me surpreende a ausência de Carlos Mané por troca com Cavaleiro ou Rafa. Qualquer um dos dois está alguns patamares acima, quer no plano técnico quer no físico, do nosso jovem extremo, que ainda tem muito que provar. É também muito provável que nenhum dos dois conste da lista final, o mesmo destino que seria provável com Mané.
O caso de Adrien é bem diferente. Se a minha avaliação do critério de Paulo Bento for correcta, a presença de João Mário é muito difícil de explicar, mais parecendo uma provocação. Paulo Bento ainda tem alguma coisa guardada do tempo que passou em Alvalade?
Não está em causa o valor do jogador, longe disso. Porém, no presente perde em quase toda a linha para Adrien. Tem apenas meia época jogada, o que em si mesmo não é determinante. E, embora supere Adrien na forma mais cerebral de decidir, é muito menos intenso e agressivo e perde também na polivalência: Adrien poderia desempenhar com ganho sobre ele qualquer posição no meio-campo.
Sem dúvida que contra todos contou a época em decrescendo da equipa e a última imagem é sempre a mais poderosa. Fosse o inverso e a realidade poderia hoje ser bem distinta.
A honestidade de Paulo Bento
Teorias da conspiração não faltam. Desde "agente de Jorge Mendes", que por sinal também o agencia, até submissão aos interesses da Nike, patrocinador da selecção. Qualquer uma delas plausível, embora menos plausível quando estamos a falar de Paulo Bento. Não queimarei as minhas mãos por ninguém, mas se há defeito que me parece mais difícil em Paulo Bento é a da falta de independência ou honestidade. A teoria do empresário é fraca face à realidade: quais dos melhores jogadores não são agenciados por ele? Já para a teoria da Nike fazer sentido teria que aferir quantos jogadores equipavam com aquela marca para não fazer acusações sem qualquer sustentação.
Portugal sempre!
Não será a desilusão provocada pela ausência de Cédric e Adrien que me afastará da selecção. Do ponto de vista estritamente Sportinguista ela até é favorável. É pouco provável que, a estarem presentes, jogassem, estendendo-se porém no tempo a sua indisponibilidade para começarem a época, logo a próxima... Pena pelos jogadores obviamente, porque sei o quão importante seria para eles e como o prémio era inteiramente merecido. Mas, sendo um português orgulhoso da sua nacionalidade, orgulhoso do seu País e da sua História, quando o hino nacional tocar estarei com o nó na garganta e a desejar que, acabe como acabar, a vitória seja nossa.
Ronaldo e mais vinte e dois
Para finalizar, uma análise breve à qualidade dos seleccionados.Como diria o jingle publicitário, há uma linha muito nítida a separar Ronaldo dos restantes. E onde ela se nota mais evidente é precisamente no seu sector, onde a mediania impera. Isso será ainda mais notório se Ronaldo chegar ao Mundial debilitado, como parece estar agora neste momento da época. Isto não é dizer que devamos jogar ao jeito de "Ronaldo e mais dez". Quanto melhores forem as soluções protagonizadas pelo conjunto melhores e maiores serão as possibilidades da selecção.
Foda-se, na muche.
ResponderEliminarTambém não me surpreende a ausência de Carlos Mané por troca com Cavaleiro ou Rafa. Qualquer um dos dois está alguns patamares acima, quer no plano técnico quer no físico, do nosso jovem extremo, que ainda tem muito que provar.
ResponderEliminarNão consigo perceber se isto é a sério ou não.
Concordo a 100%.
ResponderEliminarObrigado por este post. Apesar de não concordar com tudo (mal seria), é um oásis no deserto verde. As reacções à não convocatórias de dois jogadores que, quanto muito, nesta fase das suas carreiras, e tendo em conta os concorrentes, iriam aquecer banco para o Brasil mostraram o pior do actual sportinguismo (e, simultaneamente, o pior da net). JPT. SL!
ResponderEliminarObrigado. É exactamente isso que penso de Cédric e Adrien. Ainda não estão lá, mas vão estar certamente.
ResponderEliminarE quando estiverem, são claras mais valias, vão disputar o 11, não as convocatórias. O problema é não se aceitar que eles ainda não são tão bons. Não aceitam, no fundo x porque há outros que também não deviam lá estar. Mas, não é isso que faz com que os citados acima mereçam.
Eu não concordo com quase metade desta pré convocatória. E não tem nada a ver com clubes. Até porque o"meu" não é verde.
Posto isto, para mim,
B.Alves, Rolando, J.Pereira, J.Mario, A.Gomes, Veloso, Meireles, Rafa, Cavaleiro, Quaresma, Varela, H.Almeida, Eduardo são excedentes.
E pode até parecer estranho mas eu convocava Mane para os 23. Parece-me bem melhor que Cavaleiro a todos os níveis, e acho que o aí futuro me vai dar razão. A . Martins era quem eu juntava a William e Mane nos meus 23.
Isto do universo Sporting. Depois há outros nomes, que para esta casa pouco importância têm.
Cumprimentos e bom artigo.
Percebo a lógica de colocar alguma água na fervura do vulcão de emoções relativamente à convocatória de Paulo Bento...
ResponderEliminarNo entanto: "Também não me surpreende a ausência de Carlos Mané por troca com Cavaleiro ou Rafa. Qualquer um dos dois está alguns patamares acima, quer no plano técnico quer no físico, do nosso jovem extremo, que ainda tem muito que provar." parece-me exagerada quando coloca Ivan Cavaleiro na mesma equação.
Tudo o resto que escreveu, é como comecei este comentário...está a ser um fim de época penoso em termos de contra-informação e noticias menos agradáveis, ou menos convenientes ou menos alegres, pelo que, percebo da maneira como tenta esfriar os ânimos.
SL
Baggio,
ResponderEliminarEu é que agradeço.
Essa lista de excedentes quase que a subscrevia mas não creio que Paulo Bento alguma vez ousasse ir tão longe. Dela manteria Veloso, isto um pouco às escuras, pois não vi o que fez esta temporada. O melhor Veloso pode representar uma boa alternativa aos melhores em caso de necessidade quer a central, lateral e médio.
Sobre Cavaleiro e Rafa: não sou fã. O Rafa precisa de definir melhor, com a técnica em velocidade que em podia ser uma coisa especial. Não é. Cavaleiro é assim para o fraquito mas o peso mediático em crescendo do SLB em contraste com o percurso inverso do Sporting acaba por ditar as suas leis. É sobre esse prisma que faço a minha análise, o ponto de vista de Paulo Bento, embora me pareça que, num futuro muito breve (espero) Mané deixe Cavaleiro para trás.
Já agora e se por acaso cá voltares era muito bom para esta discussão e para o próprio blogue- que é apesar da natureza deste espaço sobre a selecção - que deixasses ficar a "tua" convocatória. Os 23, porque afinal é o que interessa.
Abraço
Tenho diversas discordâncias relativamente à (pré)convocatória, e alinho pelas teorias da conspiração, não sei se é Paulo Bento que está vendido a Mendes mas as selecções estão de certeza.
ResponderEliminarInicio logo pelos guarda-redes, Eduardo em vez de Ricardo nos 30 é de mau profissional, como foi no ano passado a ausência de Josué, Ricardo esteve absolutamente extraordinário este ano, como noutros, e só se compreende que não retire o lugar a Eduardo nos 30 porque os selecionadores se estão nas tintas para o que acontece no futebol nacional.
Pegando neste exemplo lapidar, tudo o que se segue é possível. Numa competição curta, disputada no final da época com cansaço acumulado o selecionador abdica do meio campo nacional mais rotinado que tem à disposição, William, Adrien e Martins, ainda por cima um grupo de jogadores que fisicamente não estão esgotados.
Nunca percebi a validade de Ricardo Costa na selecção, entra a tapar buracos e em jogos onde temos miúfa do adversário e como nunca é titular nem cria rotinas na posição de LatDireito encava a defesa. Há laterais direitos e centrais com qualidade suficiente para não nos preocuparmos com polivalências.
João Mário vs Adrien é gozar com o pagode e já agora o Bebé, Wilson Eduardo, Marinho e o Agra já fizeram mais em Portugal que Cavaleiro e Vieirinha algum dia irão fazer. Mas a selecção gosta de estar dependente na finalização de CR7.
Uma excelente noticia, meio Rafa vale muito mais do que 4 Micael's, parece-me o único ponto de melhoria. Para terminar e para as palavras não serem ocas, deixo aqui aquela que seria a minha selecção:
Rui Patrício (Sporting)
Beto (Sevilla)
Ricardo (Académica)
Fábio Coentrão (Real Madrid)
João Pereira (Valencia)
Antunes (Málaga)
Pepe (Real Madrid)
Bruno Alves (Fenerbahçe)
Neto (Zenit)
Sereno (Kayserispor)
João Moutinho (AS Monaco)
William Carvalho (Sporting)
Miguel Veloso (D. Kiev)
Adrien Silva (Sporting)
Fernando (FC Porto)
André Martins (Sporting)
Cristiano Ronaldo (Real Madrid)
Nani (Manchester United)
Quaresma (FC Porto)
Rafa (SC Braga)
Hélder Postiga (Lazio)
Éder (SC Braga)
Bebé (Paços Ferreira)
LdA,
ResponderEliminarHá várias coisas com as quais não concordo e acho que os assalariados da FDPF são "useiros e vezeiros" nas politiquices que visam inflacionar os jogadores dos outros e menosprezar os nossos. Isso é evidente.
O PB pré-convoca o Cavaleiro que quase nada jogou na 1.ª Liga em deterimento do Mané? O André Almeida e não o Cedric? E, escandalosamente, prescinde do Adrien que é muito mais e melhor jogador que o André Gomes (e até que o Meireles, diga-se), colocando uma cerejinha no topo da afronta ao Adrien que foi pré-convocar o João Mário, tendo aquele tido uma época muito melhor e de uma regularidade assinalável!?! Mais,quando é certo e sabido que ele faz uma dupla temível com o William!
Não há qualquer coerência. Sem meias palavras acho que o PB pura e simplesmente se vendeu aos interesses do carnide e quis dar uma mãozinha ao clube do coração e inflacionar os passes de alguns dos pré-convocados.
Outro sinal de que se vendeu aos interesses foi a não convocatória do Danny, um dos melhores jogadores do campeonato russo.
Nunca tive particular interesse nos grupos de jogadores da FDPF, desde logo porque nem nos AA, nem nos outros escalões há uma verdadeira preocupação com a criação de uma selecção. Quando vejo os jogos, vejo-os com um distanciamento incomparavelmente maior do que com o Sporting e apenas por causa do Ronaldo e do Rui Patrício, e agora, eventualmente, pelo William.
Não tenho duvida nenhuma que esta convocatória é das coisas mais ordinarias que já aconteceram no futebol português.
ResponderEliminarÉ basicamente uma lista de favores, não tenham duvidas disto. Que o clube que menos joga com portugueses acabe por ser quem vai levar mais jogadores, ainda por cima grande parte deles não são melhores dos que ficam de fora, é para mim uma prova de que houve aqui muito favor e compadrio.
André almeida melhor que Cedric...em que mundo? polivalencia para que, se vão o antunes e o coentrão.
André gomes melhor que adrien? só se foi a partir da unica coisa que fez, o golo ao Porto. Para isso deviamos ter ficado com o Paíto à uns anos...
E depois levar o João Mario é gozar meus amigos, é badalhoquiçe pura e dura.
Ivan Cavaleiro...lol este então nem digo nada. é tão incompreensivel ou mais do que se estivesse o mané, com a agravante de jogar numa equipa B. Levar este homem ao inves do Bébé por exemplo...meus amigos...não ha milagres, é favor. Simples.
E o william só vai porque um senhor chamado Fernando fica de fora, senão tambem nao ia. Não tenham duvidas.
A partir do momento em que estes homens enverguem a camisola portuguesa, eu não vejo clubes. São todos portugueses, e a vitoria deles é a minha vitoria.
Mas pelo amor de Deus...não mandem areia para os olhos de ninguem.
Já sabemos quem vai mandar nisto nos proximos anos...
PedroC,
ResponderEliminarConsiderações pessoais à parte, estás a levar em linha de conta que destes 30 vão sair 7?
Baggio,
ResponderEliminardesculpa, os teus eleitos já tinha lido no Lateral Esquerdo. Mas pensei que eram os do Maldini.
Esses eram os 23 dos 30 do PB. Mas, os meus seriam
EliminarPatrício
Beto
Lopes
Almeida
Antunes
Bosingwa
Coentrão
Carriço
Neto
Pepe
R . Carvalho
William
Amorim
Moutinho
Tiago
M.Fernandes
A.Martins
Danny
Nani
Eder
Ronaldo
Vierinha
Mane
Completamente de acordo
ResponderEliminarTambém não me surpreende a ausência de Carlos Mané por troca com Cavaleiro ou Rafa. Qualquer um dos dois está alguns patamares acima, quer no plano técnico quer no físico, do nosso jovem extremo, que ainda tem muito que provar
ResponderEliminaristo deve ser brincadeira, onde esta o cavaleiro a um nivel superior de Mane?
esta afrimaçao e quase tao ridicula como esta convocatoria
mitaka,
ResponderEliminarmais ridícula do que a afirmação ou a convocatória é tua falta de respeito pela opinião. Se a quiseres rebater com argumentos ainda entenderia, limitar-se a fazer uma acusação é muito pobre, para ser simpático.
acahas que existem argumentos para tao ridicula afirmaçao? desculpa la mas nao da sequer para discutir nada com quem diz uma barbaride destas, ainda por cima vinda de um sportinguista, num blog de sportinguistas! patamar acima onde? na equipa b? porque sempre que apareceu na principal nem metade da qualidade do mane demonstrou,
ResponderEliminarcomo te disse nem sei, lolol, faltam argumentos para o que nem sequer tem discusao possivel de tao obvio que as coisas sao
Isto de discutir os 23 é mais para nós que somos treinadores de bancada que outra coisa.
ResponderEliminarPB deve estar mais a pensar nos 11 que vai/deveriam jogam e mais 2/3 que venham do banco para completar.
Isto do Mundial vai ser para disputar 3 jogos e dps logo se vê,
Acho que PB deve andar agora mais preocupado com a forma de Nani ou Postiga, jogadores importantes nesta selecção.
E aqui entre nós, que pena que nem Tiago nem Danny façam parte deste grupo. Tinhamos com uma equipa bastante jeitosa....
Um seleccionador que convoca o Cédric para um jogo em Alvalade, deixa-o de fora e mete o André Almeida a titular só pode ser uma pessoa pouco pessoa, mas mesmo pouco... ou nada
ResponderEliminarLeão de Alvalade, posso vir-me a enganar, mas acredito que quase todos os jogadores do Benfica pré convocados vão nos 23.
ResponderEliminarMeus amigos o circo já estava montado a muito tempo, basta ver as inumeras capas dedicadas a estes jogadores. Eles precisam de provar a aposta no "jogador português" como de pão para a boca, e as rameiras de serviço fazem-lhes o favor.
Eu acho que o plantel do Sporting não tem muita qualidade individual.
Mas acho que tem o suficiente para jogadores como Adrien,cedric,mané ou até mesmo andré martins não serem preteridos, pelo menos na pré convocatoria, por segundas escolhas e jogadores da equipa B de outras equipas...
E quase que aposto que se não fossem os jogadores do campeão nacional, eram do 3º classificado, com os seus josués e licás ou o fernando. Tenho a certeza.
William só vai porque é de tal maneira bom que se não fosse ao mundial dava muito estrilho troca-lo pelo custodio por exemplo.
Isto na minha opinião é um "abre olhos" à nossa direcção pela sua cruzada contra os empresários...e os rapazes acabaram por ser os sacrificados nesta luta. Não tenho duvidas...
mitaka,
ResponderEliminarjá sabia que não tinhas argumentos. É a falta deles que já te inclina para discutires a qualidade o meu Sportinguismo. Porque aí já te sentes mais confortável. Passa bem.
PedroC,
ResponderEliminar"Isto na minha opinião é um "abre olhos" à nossa direcção pela sua cruzada contra os empresários...e os rapazes acabaram por ser os sacrificados nesta luta."
Mas sermos mansinhos também não é alternativa, porque o futuro não pode passar por aí.
Quanto aos nossos jogadores há que apoiá-los e dar-lhes as melhores condições e visibilidade com vitórias. Façamos do nosso clube a verdadeira selecção.
nao puz em causa o teu sportinguismo! lolol
ResponderEliminarpuz em causa as tuas palavras, paulo bento honesto? cavalleiro patamar acima? sentes mesmo isso? oh tambem trabalhas para o jorge mendes, por amor de deus
Os 30, ou os 23, são mais importantes economicamente do que os 11. Os 11 salvo honrosas exceções já facturaram os 30 ou os 23 ainda não... é neste aspecto que discuto as opções, como um dia discuti as ausências BÁRBARAS de Manuel Fernandes, Moutinho ou Capucho...
ResponderEliminarE por mais que creiam não estamos num âmbito de clubes, mas de quem realmente representa o sistema do futebol. Quem foi, mais uma vez, o clube que iniciou uma cruzada contra o sistema?
O post está bem escrito, as ideias claras como sempre, tenta por água na fervura com algumas formas de ver bastante válidas, mas no seu todo não concordo com ele.
ResponderEliminar10 A
Concordo com quase tudo o que escreveu.
Kovacevic
Escolheu A.Almeida em detrimento de Cédric com a justificação de que este era mais alto e melhor para o jogo aéreo. O adversário se não me engano era a portentosa equipa do Luxemburgo...Talvez a melhor equipa que joga de cabeça no Mundo...E arredores. No jogo seguinte jogou com João Pereira (que é quase metade do A. Almeida) a titular e A. Almeida foi para o banco!...A cereja no topo do bolo (e pode ter muitas interpretações) foi a convocação de J.Mário não tendo sido convocados Adrien e A. Martins.
10A estou completamente de acordo consigo. Não foi minha intenção criticar a direcção, antes sim constatar um facto.
ResponderEliminarNão podemos mesmo ser mansos, temos de exigir respeito, temos de po-los no seu lugar.
Mas...estas são as invitaveis balas com que vamos levar...
Boas!
ResponderEliminar1.ª reação à convocatória de P. Bento: sabor a injustiça para com Cédric e, principlamente Adrien.
2.ª reação, mais a frio encontra-se aqui esplanada:
"Não será a desilusão provocada pela ausência de Cédric e Adrien que me afastará da selecção. Do ponto de vista estritamente Sportinguista ela até é favorável. É pouco provável que, a estarem presentes, jogassem, estendendo-se porém no tempo a sua indisponibilidade para começarem a época, logo a próxima... Pena pelos jogadores obviamente, porque sei o quão importante seria para eles e como o prémio era inteiramente merecido. Mas, sendo um português orgulhoso da sua nacionalidade, orgulhoso do seu País e da sua História, quando o hino nacional tocar estarei com o nó na garganta e a desejar que, acabe como acabar, a vitória seja nossa."
Lembrei-me de qd Bento convocou Adrien e Cedric para a seleção e andaram os doias a passear de avião sem sequer jogarem 1 minuto que fosse... Se é para passear e ajudar nos treinos, o melhor é ficarem a descansar em Portugal e prepararem-se para dar ainda mais ao SCP na próxima época.
SL!