sexta-feira, 30 de maio de 2014

12 perguntas sobre o Sporting

O Bruno Jacinto é um Sportinguista que conheço de uma das redes sociais, neste caso o Twitter. É o autor de um blogue de opinião generalista, "O Sino". O Bruno decidiu ouvir alguns dos seus seguidores que com ele partilham a paixão pelo Sporting Clube de Portugal, colocando-lhes  perguntas. Deu-me a honra de auscultar a minha opinião, consideração que agradeço. São essas perguntas e as respostas que dei que aqui coloco hoje, convidando os leitores a deixarem as suas próprias respostas. Mais uma vez os meus agradecimentos ao Bruno Jacinto, a quem deixo um caloroso abraço leonino.

Como classificas a tua presença na Internet, e redes sociais no que toca ao Sporting?
Antes de responder directamente à pergunta gostava de contextualizar o que é a minha presença nas redes sociais. Tenho um blogue, o A Norte de Alvalade, um perfil do mesmo blogue no Facebook e um perfil no Twitter. Além disso tenho perfis de cariz pessoal no Facebook e no Twitter. O perfil pessoal no Facebook criei-o para poder acompanhar alguns familiares que vivem há muitos anos no estrangeiro e em diversas partes do globo. O perfil pessoal no Twitter é usado para tudo e mais alguma coisa. Na verdade não tenho qualquer estratégia de comunicação por detrás de qualquer desses perfis. O do Twitter, especialmente, é uma ferramenta de escape, onde, em 140 caracteres aproveito para dizer coisas sérias e os maiores disparates, tentanto uma abordagem humorada e falando quase sempre do Sporting.

Não tenho qualquer pretensão em ter audiências, ser uma referência, muito menos fazer opinião. Represento-me apenas mim mesmo. Mas tenho consciência que o meu nick (leaodealvalade) e o facto de escrever em ritmo quase diário sobre o Sporting me proporciona uma visibilidade muito maior do que a minha representatividade, como individuo. É essa noção, especialmente quando escrevo sobre o Sporting, que define a generalidade das minhas intervenções. Não procuro ser um exemplo, obviamente, mas uma abordagem que seja fiel aos valores que a história do clube nos transmite: respeito pelo desporto, pelos adversários e que não há pior derrota do que pelo menos não tentar. 

Que modalidades acompanhas regularmente?
O futebol é a modalidade que acompanho com maior proximidade e assiduidade. Mas tento acompanhar todas em que o Sporting está envolvido. Este ano foi contudo dos que teve prestação mais pobrezinha da minha parte, futebol incluído. Isto por razões de ordem pessoal que gostaria muito não se voltassem a repetir nos próximos tempos. 

Como classificas a prestação da equipa durante esta época?
Se tivesse que dar uma nota de 10 a 20 daria um 16. Um Bom claro portanto. A carreira foi de todo surpreendente. Se fosse levasse apenas em conta os resultados a nota seria mais elevada e o mesmo sucederia se fosse apenas pelo empenho dos jogadores, técnicos e dirigentes. O nível praticado arredonda por baixo a nota. 

Que terias mudado na abordagem que o Sporting teve esta época?
Essa é a pergunta mais fácil de responder depois da época acabar, porque há uma perspectiva clara do que foi realizado. Porém, não diria muito diferente do que disse antes e durante a época. Sendo um ano de transição e de grande tolerância, talvez tivesse dado maior protagonismo a jogadores da casa que viram os seus lugares ocupados por jogadores que não lhes são superiores, como Dier/Maurício João Mário/Magrão, antes pelo contrário. Creio que este fenómeno na B ainda se fez sentir mais. Talvez não tivesse dispensado os mesmos jogadores, mesmo considerando a dificuldade do processo e a necessidade de reduzir custos. Podia mencionar outros aspectos, mas pouco importantes neste momento, tendo em conta os resultados alcançados que, há um ano, pareciam apenas uma miragem. 

Qual a melhor coisa feita pelo presidente Bruno de Carvalho neste primeiro ano?
Antes de responder gostaria de dizer que é difícil responder em termos absolutos. Para uma organização as grandes coisas, o excepcional, tal como as más, as catastróficas, não se atingem com uma decisão mas com um punhado delas a contribuírem para o desfecho final. Daí que não nomeie apenas uma mas um conjunto de decisões que passam pela escolha de Jardim e pelo núcleo muito restrito conseguido em torno do futebol. Os resultados são essenciais e sem eles tudo fica em causa e, neste momento particular da sua história, o Sporting precisa de estabilidade para, paulatinamente, poder repor o clube no patamar que é seu de direito, pelos sua grandeza e pelos seus adeptos. 

E a pior?
Esta pergunta e anterior podiam ser respondidas no mesmo parágrafo com este preâmbulo: é muito difícil ser espectador da história e apreendê-la em toda a sua abrangência. E é muito fácil julgar, desconhecendo-se em profundidade as circunstâncias que levam às decisões. Um ano é muito pouco para julgar e até mesmo para se perceber a direcção em que se vai. Mais do que eleger a pior coisa que Bruno de Carvalho tem feito vou dizer o que tenho gostado menos. E isso tem sido a quase total subjugação de um clube à figura do seu presidente e correspondente endeusamento. Desconfio sempre do excesso de poder e da ausência de espírito crítico. Tenho algumas dúvidas relativamente à sua capacidade de ouvir outros que não apenas os que concordam com ele. 

Que jogador da equipa principal, que tenha sido titular regularmente, te parece menos indicado para permanecer neste plantel?
Talvez Capel, pelo que representam os seus vencimentos e o que foram este ano as suas prestações. 

Acompanhas as camadas jovens ou equipa B? Se sim, quem te parece pronto para ser o próximo jogador a agarrar o lugar na equipa principal?
Este ano acompanhei menos que em anteriores. Talvez Dramé ou Esgaio. Com pena minha que não seja o Iuri Medeiros ou mesmo Chabi. Talento não lhes falta. 

Achas que o titulo esta época foi justamente entregue?
Acho que o campeão tem o melhor plantel, é a melhor equipa, a que melhor futebol praticou. Nem sempre isso significa reunir todas as condições para ser campeão. Acho que o momento decisivo foi a vitória no “derby das placas voadoras”. A distância que se estabeleceu a partir daí deu segurança não antes vista e que permitiu o embalar para o titulo. 

Notas mudanças na maneira como os adeptos dos nossos rivais nos tratam nas redes sociais, em relação à época passada?
Noto algumas, sobretudo em relação aos do FCP, por razões óbvias. Já em relação aos do SLB notei sobretudo no inicio da época, especialmente quando andamos na frente. Depois depressa voltaram ao normal. Neste capitulo gostava de dizer que há algumas características que destingem os diversos grupos de adeptos, mas estas, nas redes sociais, tendem a esbaterem-se cada vez mais. O anonimato “dá” muita coragem… 

Que expectativas tens da nova estrutura do Jornal Sporting? Concordas com as mudanças feitas?
Do jornal do Sporting espero que melhore. Não parece dificil, tendo em conta um longo passado, mas a verdade é que dificilmente isso acontece sempre que se efectuam mudanças. Sobre as mudanças feitas mais do que certezas tenho perguntas como as que fiz no meu blogue em artigo sobre o assunto. Pode ser lido aqui (seguir link) 

E o que esperas da Sporting TV? O que esperas que contenha, e o que ficarás desiludido se não tiver?
Espero que tenha qualidade suficiente para orgulhar os adeptos do clube. Os projectos dos clubes rivais tornam a tarefa complicada porque as comparações serão inevitáveis. Isso é obviamente importante, quase tão importante como a qualidade dos conteúdos. Se estes me permitirem inteirar com maior facilidade das actividades do clube e estiverem à altura do que representa o Sporting dar-me-ei por satisfeito.

1 comentário:

  1. Vamos então!

    Como classificas a tua presença na Internet, e redes sociais no que toca ao Sporting?

    No futebol descobri há muito tempo que aquilo que faço de melhor é ser adepto de bancada. Na Internet e redes sociais, sou um comentador activo em alguns blogs e editor esporádico do A Norte de Alvalade. Tenho maior facilidade em responder a textos do que na sua criação.

    Que modalidades acompanhas regularmente?

    Futebol, Futsal, Basquetebol e Rugby.

    Como classificas a prestação da equipa durante esta época?

    A roçar o excelente, tinha apontado os 70 pontos como objectivo máximo e ficámos muito perto. Aquele último jogo onde perdemos este meu objectivo virtual é para mim o exemplo perfeito do que ainda nos falta para crescer. Relaxámos, não tivemos "fome" para querer mais e querer mais sempre, até quando a vindima já está feita ... mas ainda falta lavar os cestos... Deixamos os cestos mal lavados!

    Que terias mudado na abordagem que o Sporting teve esta época?

    Montes de coisas! As principais, não teria procurado mudar de treinador e teria feito tudo para manter Bruma (assentava nesta equipa como uma luva).

    Qual a melhor coisa feita pelo presidente Bruno de Carvalho neste primeiro ano?

    O silêncio que conseguiu na sua equipa directiva e nos bandos de notáveis.

    E a pior?

    Ter aceite, sem benefícios evidentes para o Sporting o 2º jogo na Luz.

    Acompanhas as camadas jovens ou equipa B? Se sim, quem te parece pronto para ser o próximo jogador a agarrar o lugar na equipa principal?

    Acompanho via internet. Esgaio! E o João Mário, estranhei o seu ocaso no inicio da época e acabou a provar que está mais que maduro para atacar a primeira equipa do Sporting!

    Achas que o titulo esta época foi justamente entregue?

    Sim. Mas, há sempre um mas... aquele jogo com o Nacional e o jogo de Setúbal cavaram uma passadeira sem pressão para o Campeão. Provavelmente em nada alteraria o resultado final, mas... O Sporting seria igualmente um justo campeão.

    Notas mudanças na maneira como os adeptos dos nossos rivais nos tratam nas redes sociais, em relação à época passada?

    Não, noto diferenças nos Sportinguistas nas suas picardias com os rivais nas redes sociais.

    Que expectativas tens da nova estrutura do Jornal Sporting? Concordas com as mudanças feitas?

    Não sou consumidor do Jornal Sporting, nem de qualquer outro desportivo. Já fui de jornais desportivos e sempre preferi publicações plurais a publicações próprias.

    E o que esperas da Sporting TV? O que esperas que contenha, e o que ficarás desiludido se não tiver?

    Não espero nada... não vejo que tenha viabilidade económica. Se tiver e se for avante, espero a transmissão das competições onde o Sporting participe, dos infantis aos seniores, do berlinde ao futebol.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (14) Académica-SCP (1) adeptos (93) Adrien (18) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (3) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (1) arbitragem (90) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (2) Bastidores (69) Batota (17) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) djaló (10) Domingos (29) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (62) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) EquipaB (17) equipamentos (11) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (13) Francis Obikwelu (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (22) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (2) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (42) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (11) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (40) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (10) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) play-off (1) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (1) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (3) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (97) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)