sexta-feira, 16 de maio de 2014

A saída de Jardim: a substituição, cláusula de rescisão, relação com BdC



A relação com Bruno de Carvalho e a cláusula de rescisão
Serão provavelmente as maiores interrogação a ocorrer neste momento na cabeça dos Sportinguistas: 

Como será neste momento a relação entre BdC e Jardim ?
Este aspecto, que em grande parte da época pareceu crucial no desempenho da equipa, parece agora ter-se derretido com a gradual subida da temperatura. A primeira parte do vídeo acima, um excerto da entrevista do presidente à TVI em finais de Março confirma esse bom relacionamento. É muito pouco provável que esse bom relacionamento, a ter existido, ainda se mantenha. Muito dificilmente Bruno de Carvalho gostará de ter sido surpreendido com a saída do treinador, precisamente quando já tinha deixado entender que pretendia que renovasse. Que importância pode vir a ter no desfecho da transferência é a outra pergunta que fica.

Havia ou não uma cláusula de rescisão no contrato de Jardim e de que valor?
Sem termos acesso ao contrato propriamente dito o único documento válido que atesta a existência de uma cláusula de rescisão é a palavra do presidente dada na entrevista à TVI no passado mês de Março (minuto 2:20s do vídeo). Quinze milhões de euros, sem mencionar qualquer especificidade, contrariamente ao que já vi afirmar, sem qualquer sustentação. Este valor não aparece por acaso na pergunta feita pela entrevistadora da TVI, uma vez que várias vezes já a tinha visto circular. Ora os valores que se falam para a transferência para o Mónaco variam entre três e cinco milhões. Se se confirmar ficará por explicar o porquê do desconto. Matérias que seguramente serão abordadas aquando da comunicação pública do negócio.

O último Jardim na terra
A saída do treinador é vista pela generalidade da opinião pública, Sportinguista e não só, como um revés e até como uma derrota para Bruno de Carvalho. Não sou capaz de ser tão drástico como a segunda das classificações.  Será provavelmente uma contrariedade importante, sem dúvida. Mas que tem um reverso que não deve ser descurado: é um profissional que vê reconhecido o seu valor e uma transferência com grande mediatismo que porá foco positivo no clube, além de uma importante verba para os cofres do clube. Atendendo à posição do clube na cadeia alimentar do futebol europeu - da generalidade dos clubes portugueses, entenda-se -  o negócio está longe de representar uma má referência.

Do ponto de vista pessoal eram muitas as minhas dúvidas sobre a adequação perfeita de Jardim ao Sporting, excepto num ponto terrivelmente importante: os resultados. Este factor não é importante, no futebol de alta competição é quase tudo. E, não deixando de lhe estar grato pelo que conseguiu esta temporada, cada vez eram maiores as minhas dúvidas sobre a capacidade de representar uma melhoria imprescindível de qualidade ao nosso futebol, sobre algumas das suas escolhas e do melhor aproveitamento das características dos nossos jogadores. E depois, um clube como o Sporting, não pode olhar para Leonardo ou para ninguém como o último Jardim na terra.

A substituição de Jardim: há nome ideal?
O que sucedeu este ano ao FCP está também na mente de muitos Sportinguistas. Ora esta é uma matéria em que nos podemos ter tornado já catedráticos, tantos são os erros repetidos nas escolha de um treinador. A escolha é fundamental para o sucesso e aí o mais importante são os critérios que a definirão.

O nome mais falado tem sido Marco Silva. As dúvidas sobre a sua idade não fazem sentido, Jardim tem apenas mais dois anos que ele. O seu passado é muito breve e condicionado sempre à mesma envolvente, o Estoril, o que adensa as dúvidas sobre o que conseguirá fazer num contexto tão mais complexo e exigente como o do Sporting. As recentes declarações de Paulo Fonseca - uma confissão expressa da sua impreparação para dar o passo que deu - sobre a gestão de egos numa equipa grande, é apenas um aviso de quão diferentes são os mundos de um Estoril ou Paços de Ferreira e os grandes.

Não há um nome ideal mas, dos treinadores disponíveis, (Vítor Pereira não parece estar) Marco Silva parece ser o mais interessante. Até pelo perfil de jogo da sua equipa, talvez mais adequado às características do que encontrará no actual plantel ou na Academia. E, a menos que lhos impinjam, dificilmente veremos chegar jogadores como Welder, Cissé e outros.

A oportunidade
Pronto, cá vai o lugar-comum. A chegada de um novo treinador, Marco Silva ou não, representa uma oportunidade. A de ajustar o discurso à realidade e à que me parece também ser a estratégia adequada. O Sporting até pode assumir a sua candidatura ao título mas vinculando maior responsabilidade a quem está dotado de mais e melhores meios para o conseguir. E é assim mesmo que vejo a chegada de Marco Silva: a oportunidade de crescer de forma sustentada, mesmo que isso não signifique o sucesso imediato. Que, todavia, não tem qualquer deliberação agoirenta que o impeça. O impacto da chegada de um treinador com boas ideias num clube não tem que passar necessariamente por muitos anos de maturação de um projecto.

Critérios
É muito interessante procurar perceber as escolhas de Bruno de Carvalho. A sua primeira opção foi Van Basten, nas primeiras eleições a que concorreu. Mas, quando estava já investido do poder de decidir, optou por Leonardo Jardim. Uma decisão feliz que tenho muitas dúvidas ser do mesmo teor caso voltasse à casa de partida com o holandês. Se agora se confirmar Marco Silva seguramente que não é o perfil de jogo em comum a linha condutora das suas escolhas.

Nota importante: No momento da colocação deste post não ficaram inscritos o parágrafo "oportunidade" nem o vídeo que o ilustra. As minhas desculpas a quem já o leu.

18 comentários:

  1. Há tb que verificar o tempo que está a demorar tudo isto...já desde segunda feira que se anuncia LJ no Mónaco e Marco Silva no Sporting.
    E até agora não há nenhuma comunicação oficial. Eu até estranho a CMVM ainda não ter pedido esclarecimentos...
    O certo é que se o Mónaco pagasse qq tipo de claúsula de rescisão, este negócio já estaria fechado á mto tempo. Penso então que BdC estará a tentar sacar o máximo que puder, nao sendo possivel os tais 15 milhões...

    ResponderEliminar
  2. Este vídeo é bem elucidativo da facilidade com este homem mente. Já o fez antes continuará a fazê-lo no futuro. E o tom fanfarrão com que fala fica-lhe mal, sobretudo porque não tem nada feito que o justifique.
    Mas como mais depressa se apanha um mentiroso que um coxo quero ver como é que se vai justificar agora. Mentiu, enganou-se? E preparemo-nos que vêm aí mais teorias da conspiração para sacudir a água do capote e mandar as culpas para outro lado.

    ResponderEliminar
  3. É esperar para ver quem é que mente e como terá sido conduzido todo este processo.
    Até lá, JPM, palavras como essas mostra apenas e só uma vontade de dizer mal por dizer...

    ResponderEliminar
  4. LdA, não será fácil recuar na candidatura ao título sem que os OCS o aproveitem para menorizar o novo treinador

    Já estou a ver o Manha a dizer que a saída de Jardim foi um golpe para BC porque acreditava no título com Jardim e com o novo treinador tem dúvidas

    Concordo com a "oportunidade" e já o escrevi também. Mas, a meu ver, é mais difícil do que parece...

    ResponderEliminar
  5. JPM, em questões de mentir, temos por ai muitos exemplos. Mais importante que o treinador, está o presidente. Confio no presidente.

    ResponderEliminar
  6. Em que é que BDC já mentiu??se o Jardim sair é apenas porque decidiu aceitar a proposta do Monaco. Queriam ficar com um treinador contrariado? O jardim já demonstrou uma tendencia muita grande para não cumprir contratos.


    Sl
    DOM

    ResponderEliminar
  7. Realmente é uma tentaçao especular sobre a relaçao entre o presidente e o treinador. É verdade que o discurso sempre foi de protecçao mútua. Por outro lado também é verdade que o presidente tem uma presença muito próxima, dominadora e que assumidamente em várias ocasioes entrou no campo de acçao e de discurso do técnico. Sao alguns exemplos as directrizes sobre gestao desportiva de jogadores (por exemplo Labyad), a promessa por escrito da utilizaçao de juniores na Taça da Liga, a rectificaçao do seu discurso em declaraçoes sobre a arbitragem.

    Mas nao creio que seja (só) por aí a explicaçao da separaçao. Só por ingenuidade se poderia pensar que o Sporting seria, para Jardim, a excepçao e nao a regra, tanto no seu percurso pessoal, como naquilo que tem sido a vida recente do futebol do Sporting. Jardim pegou na equipa numa tempestade perfeita, uma conjunçao inédita entre baixas expectativas e apoio mediático à equipa e sobretudo à direcçao e sobretudo ao presidente (que substituiu os símbolos desportivos na funçao de representaçao da identidade do clube) e é muito pouco credível que nao previsse uma subida de expectativas no segundo ano sem que isso implicasse investir mais e melhor.

    Pensar isto, acreditar nisto, é supor que Jardim esperava que o seu trabalho e o da equipa desse apenas para os mínimos estabelecidos - um 3º ou um 4º lugar - e só aceitaria ficar se fossem esses os objectivos para um segundo ano. Ora, para alguém que assinou dizendo cumprir um sonho de criança e prometeu devolver o Sporting ao seu lugar, há no mínimo uma contradiçao involuntária. No máximo, há uma gestao cuidadosa da carreira por parte de alguém que sabia uma época acima das expectativas lhe abriria outras portas. E francamente, olhando para o passado recente (que é o único que tem), nao surpreende que assim seja e que só por soberbia o responsável pela sua contrataçao nao desse esse cenário como possível.

    Como dizes no post, e acho que bem, o perfil de jogo nao parece ser um critério de escolha do sucessor. Acho que nisto de encontrar um treinador, o Sporting tem problemas novos diante do desafio de sempre (o de encontrar um treinador cada época que começa, já lá vai uma série de anos): menos qualidade e talento na base da equipa em relaçao a outros anos (como o ano passado), uma gestao mais errática da equipa B e um estilo de jogo mais distante dos restantes escaloes (uma diferença importante em relaçao ao pasado), a convicçao reforçada que nao é preciso investir para atrair talento porque os resultados sao *suficientes* (e por investir nao falo só em ir ao mercado mas sim em proteger os próprios jogadores) e um presidente ratificado nas interferências técnicas e desportivas por quem está no clube e por boa parte dos adeptos.

    É possível que o perfil seja entao de alguém de passagem: que nao ambicione trabalhar com mais e melhor, que nao sinta necessidade de resultados a médio-longo prazo na gestao da B e da formaçao, que se sinta cómodo em manter os resultados atingidos e que se adapte ao estilo de governaçao da direcçao vigente do clube.

    Pessoalmente, custar-me-á confiar plenamente em qualquer treinador que se adapte a estes critérios, por isso anseio por uma surpresa muito grande. Marco Silva, por outro lado, surpreende pouco.

    saudaçoes leoninas,
    tiago

    ResponderEliminar
  8. Seja como for, vai ser uma pena que LJ não possa fazer pelo menos uma segunda época no Sporting.
    Todas as dúvidas que possamos ter, acerca da sua capacidade de fazer a equipa crescer, não apagam o inestimável trabalho que fez em Alvalade.
    E vai-se embora, deixando nos sportinguistas a dúvoda de como poderia ser com ele.
    Deixo aqui um post, de um dos bloggers que tengo seguir, semanalmente:

    http://comandoc.com/a-gomes-de-sa-o-anti-cristo-da-madeira/

    ResponderEliminar
  9. Já agora aconselho também a leitura deste post:
    http://comandoc.com/a-gomes-de-sa-carta-aberta-ao-paulo-bento/

    Este parágrafo então, é fabuloso:
    Agora, gostava era de saber o que os sportinguistas te fizeram. Pronto! Está bem! Assobiámos-te e mostrámos uns lencinhos brancos. Se calhar não te protegemos o suficiente…mas foda-se, Paulo! Tu chacinaste os extremos da melhor escola de extremos que existe no Mundo! Isso é como ser convidado para um encontro com a Sofia Vergara, chegar lá e despachá-la dizendo que és mais um “gajo de rabos”. Não se faz

    ResponderEliminar
  10. Koba, não me parece boa politica preocupar-nos com o que os Manhas e Cia desta vida possam ou não dizer porque alguma coisa dirão sempre e, mantendo o critério seguido, dirão sempre algo de desfavorável em qualquer circunstância ou decisão. O recuo meramente estratégico parece-me mais sensato.

    Tiago,
    O receio que esse acabe por ser o perfil - alguém que não tem nada ou muito pouco a perder - também o partilho.

    ResponderEliminar
  11. LDA,

    Bem apanhado o vídeo.
    Isto é muito mais simples do que parece. O BdC não disse acho que até na mesma entrevista que quem quiser é só bater a massa das cláusulas de rescisão na secretaria do clube. Ou era só bazófia?
    VitorSRibeiro

    ResponderEliminar
  12. Não compreendo tantos anti-corpos de muitos a BdC. Eu nunca votei nele, mas ele trouxe de volta, o respeito, a Raça leonina, a grandeza e em certos momentos a unidade Sportinguista! Só por isto, já se podia ir já embora que tinha valido a pena a sua presidência. Agora, não faz tudo bem, não é perfeito, tem que aprender. Mas quem teve como presidentes FSF, JEB, e GL tem que considerar BdC, em comparação, um génio...Eu não sou partidário do culto da personalidade, mas também não sou partidário da terra queimada. Tenhamos nós os sócios o bom senso de achar que o mais importante é o Sporting. Os presidentes vão e vêm o Sporting é eterno! Apesar de nunca o ter apoiado penso que BdC está a mostrar-se um presidente à altura do Sporting, tem tido bons resultados no futebol e modalidades, tem resolvido inúmeros berbicachos da anterior gestão, ganhou para o Sporting o respeito e admiração dos adversários e rivais e devolveu a milhões o orgulho de ser sportinguista! Agora ninguém é perfeito e os sportinguistas devem estar atentos e criticar construtivamente quando for caso disso, pois como já disse o mais importante é o Sporting Clube de Portugal!!! SL

    ResponderEliminar
  13. Já a agora vejamos o que disse Jardim ao longo destes ultimos dias:

    "Considerando que o treinador atual tem de ser "um gestor de recursos e egos", garantiu que a relação com a direção de Bruno de Carvalho foi sempre "extremamente positiva": "Foi sempre uma relação pacífica. Tivemos união e cumplicidade ao longo da época, tanto com o Augusto Inácio como com o presidente, sempre cada um na sua função. O ambiente foi sempre extremamente positivo"
    13/05/2014

    "Comigo ninguém falou, mas isso não me preocupa porque assinei por dois anos. Acreditei que nestes dois anos podíamos reerguer o Sporting e alterar o panorama desportivo. O trabalho está a meio e ainda temos muito que crescer. Foi bom, ultrapassámos a expetativas iniciais, mas ainda existe um percurso para percorre"
    09/05/2014

    Há ainda muito por explicar nesta história...

    ResponderEliminar
  14. Para quem sabe ver as coisas já á muito tempo que LJ esta fartinho da dupla BDC e Inácio, essa a principal razão da saida de LJ, que desde de Janeiro que decidiu não continuar, embora BDC andasse sempre a mentir e a dizer que LJ ficaria muitos anos, LJ é um profissional sério e já á muito tempo que não tolera estas 2 personagens, e quando aparece um clube que ainda por cima paga bem, é natural que se queira ver livre de pessoas em quem não confia, agora veremos qual será a próxima vitima destas 2 personagens.

    ResponderEliminar
  15. Esperemos ainda que o senhor BDC explique porque mentiu dizendo aos sportinguistas que havia uma clausula de rescisão de 15 MILHÕES DE EUROS, quando se começa a perceber que não passou de uma mentira do senhor BDC, que tem muita facilidade em mentir como já se viu por diversas promessas que fez e que até hoje continuam por cumprir, dizer se que se tem um projeto é muito mais que escrever folhas, pois na pratica percebe se bem que anda ao sabor do vento, de projetos para o clube e estratégia até agora viu se zero.

    ResponderEliminar
  16. Há aqui pessoal que nao sabe ler ou que quer só e apenas dizer mal:

    Aqui vai outra vez LJ dixit:

    "Foi sempre uma relação pacífica. Tivemos união e cumplicidade ao longo da época, tanto com o Augusto Inácio como com o presidente, sempre cada um na sua função. O ambiente foi sempre extremamente positivo"
    13/05/2014

    "Comigo ninguém falou, mas isso não me preocupa porque assinei por dois anos. Acreditei que nestes dois anos podíamos reerguer o Sporting e alterar o panorama desportivo. O trabalho está a meio e ainda temos muito que crescer. Foi bom, ultrapassámos a expetativas iniciais, mas ainda existe um percurso para percorre"
    09/05/2014

    E dps é o BdC que é mentiroso?

    ResponderEliminar
  17. ATENÇÃO !!!
    Está-se a querer perpetuar uma mentira e nós não podemos deixar. Diz-se que o SLB ganhou o 1º triplete da história do futebol Português, mas isso não é verdade. Nós é que ganhamos o 1º em 1982 ao ganhar o Campeonato, a Taça de Portugal e s Supertaça.

    Espalhem isto por todo o lado.

    ResponderEliminar
  18. Só não se percebe porque é que tem que ser o L a explicar isso? BdC está com medo de abortar a saída ou de perder alguma coisa?

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (13) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (94) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (72) Batota (19) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (9) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (68) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (5) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (22) Slimani (11) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (2) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)