sexta-feira, 23 de maio de 2014

Um Marco novo para um novo marco no Sporting

A apresentação (algumas notas)
Não é de hoje ou de ontem, já o digo há anos, que as apresentações de jogadores ou treinadores deviam decorrer em momentos diferentes para adeptos e profissionais da comunicação social. As razões e presenças de uns e outros são substancialmente diferentes e creio que todos ficariam a ganhar. Os adeptos poderiam ter melhor acesso ao apresentado, os profissionais teriam melhores condições para fazer o seu trabalho. 

 O que é dito acima não significa que a cerimónia tenha decorrido mal ou com problemas. Antes pelo contrário. A duração foi correcta, sem se alongar em demasia. Marco Silva esteve bem, bem como Bruno de Carvalho, ao deixar os focos incidirem sobre o homem do momento. O ano passado, pela ocasião da apresentação de Leonardo Jardim, tinha criticado o excesso de protagonismo Bruno de Carvalho, particularmente quando interrompeu Jardim e este insistiu em falar. Desta feita deu os holofotes ao homem do momento, evolução que me apraz registar. Não percebi a necessidade da referência ao inimigo interno "O Sporting tem um projecto, um rumo muito bem definido. Acho que algumas pessoas estão desatentas, algumas dentro do clube" pela momento e pela ambiguidade da declaração. Para quem foi o remoque?

A duração do contrato
Algo surpreendente, a duração de quatro anos, por se tratar de um contrato longo e sobretudo por ultrapassar a vigência do actual mandato. Se tal pode ser facilmente aceite no caso dos jogadores, mais difícil é quando se trata de um treinador, pela sua importância numa organização. Como sempre, serão os resultados a determinar o juizo sobre o acerto da decisão. Serão também eles e não a duração do contrato a pautar a estabilidade da relação de Marco Silva com o Sporting. A sua extensão protege o clube caso Marco Silva venha a despertar a cobiça de terceiros.

A estratégia por trás da aquisição de Marco Silva
O facto de o Sporting ir buscar o melhor treinador da Liga disponível é importante para a auto-estima dos adeptos e pode ter uma importância estratégica superior à mera ocupação do lugar deixado vago por Jardim. Pode tratar-se, o tempo o dirá, da inversão dos papéis quando o Sporting (ao tempo Bettencourt) podia ter contratado Jorge Jesus e preferiu a renovação com um Paulo Bento esgotado. Erro que viria a agravar com o abrir mão do compromisso firmado com AVB para ir buscar... Paulo Sérgio. São dois momentos em que o Sporting não só ficou pior servido como viu os seus rivais saírem reforçados. Marco Silva é, indiscutivelmente a melhor escolha neste momento.

O entusiasmo em volta de Marco Silva
Excelente, como quase sempre, a resposta dada pelos adeptos, sempre dispostos a abrir o peito e deitar para trás das costas o mau agoiro. Muitas criticas se podem fazer relativamente à postura no auditório, mas a generalidade delas é injusta. Não fazia sentido receber o novo treinador em ambiente de depressão, os adeptos quiseram dizer a Marco Silva que pode contar com eles.

Euforia sim, irracionalidade não
É muito árdua a tarefa de Marco Silva, como seria obviamente a de Leonardo Jardim. Mudou o nome, mudará até a forma de jogar, mas as dificuldades manter-se-ão. O próximo ano será muito difícil, muito mais difícil até. Quem vê facilidades na chegada de Lopetegui ao Dragão é bem capaz de ter uma surpresa... desagradável. Na continuidade ou não de Jorge Jesus, mais do que a continuidade deste ou daquele jogador, estará, ou não, a manutenção da vantagem de quem acaba de ser campeão.

O Sporting continua, a meu ver, a correr por fora. A euforia em volta de Marco Silva é natural porque o Sporting, para a maioria dos seus adeptos, é paixão. Sentimento que, para fazer sentido, tem que ser temperado com doses de racionalidade. Essa é a racionalidade que nos obriga a reconhecer as nossas dificuldades e a vantagem dos rivais pela superioridade dos meios à disposição. Reconhecê-la não me custa  nem me desmobiliza, antes reforça a importância de cada vitória, cada conquista.

O que vale Marco Silva
O trabalho feito pelo treinador é absolutamente notável. As melhores classificações de sempre do Estoril sob o seu comando. A subida na classificação depois de perder os melhores titulares e se ver privado, em Janeiro, de jogador ancora do seu modelo, Luís Leal. Um trabalho possível não apenas pelo seu valor como técnico, mas também pelo trabalho da SAD estorilista. Marco Silva estará também dependente dos meios que a SAD do clube lhe proporcionar, da sorte e, inevitavelmente, da relação de forças com os principais rivais. 

A surpresa dos números
Uma nota de mera curiosidade mas que poderá ser um dado com algum interesse na avaliação do trabalho de Marco Silva. Se houvesse um campeonato apenas a 4, isto é, apenas com o registo dos jogos entre os quatro primeiros, o Estoril seria o segundo classificado com 8 pontos, numa classificação assim alinhada:
SLBenfica: 13 pontos;
Estoril: 8 pontos;
FCPorto: 7 pontos;
Sporting: 5 pontos;
Este são dados importantes que permitem avaliar o bom trabalho de Marco Silva. E obriga-nos à inevitável reflexão, muitas vezes aqui feita, sobre o real valor do Sporting e a importância dos resultados alcançados. É muito difícil pensar que as dificuldades sentidas com os mais fortes foram meramente casuais. Uma reflexão obrigatória para perceber o real ponto de partida para a próxima época.

O que mudará com Marco Silva
Abordagem em algumas pinceladas, há um campeonato inteiro para registar as alterações. Mudará o estilo de jogo. O Sporting procurará ter mais posse, defenderá mais subido, defenderá mais cedo, logo a seguir à perda de bola e com mais gente. Provavelmente aumentará a presença no último terço do campo, bem como a procura por espaços mais ao centro, perdendo as alas a preponderância que tinham com Jardim. Aumentará, por consequência, a exposição ao risco no momento imediato à perda de bola. Poderão mudar  alguns dos protagonistas, mudarão pelo menos muito do que lhes foi pedido durante este ano.

Um Marco novo para um novo marco no Sporting
Boa sorte Marco Silva! Que a união que agora se inicia seja uma união de factos e de histórias gloriosas para contar!

5 comentários:

  1. Lda,

    Sinto-me como um miudo sem conseguir controlar a ansiedade de ver in loco o SCP e MS!

    A irracionalidade é muita mas acaba por ser natural, já que a paixão é imensa :).

    Ontem já tinha a mulher a buzinar-me aos ouvidos, que basta haver uma mudança no meu clube que eu fico logo desligado de tudo o que se possa passar à minha volta, é nestas alturas que lhe lembro que ela teria a ganhar se tivessemos as mesmas cores :).

    Venha lá o mundial para desanuviar um pouco.

    SL,

    ResponderEliminar
  2. LdA, pegando nos teus sub-titulos dar a minha opinião

    A apresentação (algumas notas)
    Como adepto, acho que este é um momento para nós, para o profissional (treinador ou jogador) sentir os seus adeptos e para existir um raro momento de intimidade entre o público e o profissional que vai representar o seu clube. Os jornalistas têm, depois, todo o tempo do mundo para perguntas, conferencias de imprensa, entrevistas, etc..

    Gostei sempre das intervenções de Marco Silva a quente, naturais e saídas do seu intimo, na sua apresentação pareceu-me muito contido, com discurso preparado e treinado, talvez daí o pequeno nervosismo que se notava.

    A duração do contrato

    Eu que sou um adepto do forever quando se reconhece qualidade ao profissional acho um grande risco os 4 anos de contrato, normalmente só acontece quando o clube não chega às verbas pretendidas pelo profissional (não me parece o caso). Mas como eu ando a rezar há anos por uma direcção que faça mais que um mandato e um treinador que faça mais que uma época... Siga, mas tentava tudo para ser 2+2 de opção.

    A estratégia por trás da aquisição de Marco Silva

    Marco Silva seria também a minha escolha, se fosse confrontado com a saída de Jardim, só seria mais cauteloso na duração do contrato, mas como dizia um amigo meu por alturas do Villas Boas, "Se é aquele que o Sporting escolheu e quer, não é caro nem é barato, é para contratar e ponto final!". Estrategicamente fico mais satisfeito com os timings e rapidez de reacção, numa palavra, perfeito. Sendo que sobre AVB eu continuo a preferir Domingos.

    O entusiasmo em volta de Marco Silva

    Mas a alegria já paga imposto? Tanta gente com falta de uns jogos vistos da bancada...

    Euforia sim, irracionalidade não

    É muito árdua a tarefa do Sporting, seja lá quem for o treinador. Há uma evolução tremenda relativamente ao passado recente, mas a luta do Sporting continua a ser contra ele próprio (o melhor exemplo é o desabafo enigmático do Presidente). Ainda não superamos a barreira dos 70 pontos e já estamos a chamar último ao segundo.

    Adoro quando se vai buscar como exemplo as excepções, os Atletic, Dortmund, Braga, para demonstrar que é possível fazer mais com menos, o meu problema é que eu quero ser o Real Madrid, quero ser o gajo que ganha mais e é favorito sempre, maior como os maiores da europa e para isso ainda nos falta muito adubo.

    Dos nossos adversários directos não espero nada de bom, têm ambos melhores condições do que nós para vencer, só quero que percebam que nunca mais vão vencer sem ter de lutar connosco. O não ser favorito nada impede de ser ambicioso e de vender caro cada ponto que nos queiram conquistar. Até porque eu na próxima época só quero 82, ouviste Marco?

    O que vale Marco Silva

    O valor que lhe dou é de lhe reconhecer competência, mas ele que não pense que p.ex. o Paços vai voltar a jogar contra ele como jogou quando treinava o Estoril, além do "tempo" também lhe roubaram o "espaço". Welcome to the Bus Tactics Marco, can you break them? Jesus can...

    A surpresa dos números

    Para um treinador que joga futebol positivo é fácil jogar contra os grandes (se vires os números de Pedro Emanuel com a Académica contra os grandes...), eu quero que ele me arranje soluções para ganhar a jogar... contra ele.

    O que mudará com Marco Silva

    Boa pergunta. Estou preparado para alguma dose de asneiras no inicio, principalmente por excesso de ambição e coragem. Espero que seja suficientemente inteligente e pragmático, para perceber rapidamente a diferença entre um clube de futebol e um candidato ao titulo, na primeira condição apenas tem que vencer, na segunda continua a ter de vencer só que agora tem de o fazer SEMPRE.

    Um Marco novo para um novo marco no Sporting

    Boa sorte Marco Silva! Lá estarei a apoiar, SEMPRE!

    ResponderEliminar
  3. boas.. já há meses que não comento aqui... feliz por voltar. concordo com o texto na integra.

    de facto Marco Silva trará um futebol menos seguro mas mais criativo. e estou entusiasmado com esta chegada.

    compreendo a extensão do contrato para lá da duração do mandato. se fosse a acabar no mesmo ano, teriam de ficar à espera da resolução das eleições para saber se ficava ou não. depois, se ficasse BdC e o contrato com Marco Silva acabasse, poderia ser tarde para renovar. além disso, é provável que haja uma qualquer clausula para cessação do contrato em caso de mudança de direcção.

    SL

    ResponderEliminar
  4. Excelente post, LdA. Excelente comentário, LMGM. É isto mesmo.

    Td dito, nada a acrescentar, a não ser, novamente: Toda a sorte do mundo Marco Silva! A partir de ontem tu és, para mim, o melhor treinador do mundo.

    FORÇA, SCP!

    ResponderEliminar
  5. Como escreveu o LdA "corremos por fora". Concordo pois, não temos o orçamentos dos outros dois, não temos ninguém nos órgãos de decisão da Liga ou FPF, e temos tido a hostilidade da apaf. Apesar de neste último ano termos ganhado respeito, consideração e mostrado a grandeza do Sporting Clube de Portugal, temos que continuar nessa senda. Este contrato longo com MC mostra vontade de um trabalho profundo que de uma vez por todas torne o Sporting um candidato sério a ganhar todas as provas. Mas, se aos primeiros e até segundos maus resultados e até desaires os sportinguistas assobiarem e depois quiserem a demissão do treinador...Não vamos a lado nenhum! Há que ter paciência com a equipa que continua jovem e o treinador. Temos que apoiar sempre, sempre. Temos que estar unidos no interesse do Sporting, pois adivinho uma época difícil, porquanto a época passada não nos ligaram muito pensavam que estávamos moribundos. Agora vendo a nossa força todos os interesses contrários vão mover a sua influencia para nos travar. O mais importante é estarmos unidos, vigilantes e lutarmos. Independentemente de se gostar do presidente, deste ou daquele membro da direcção, jogador ou equipa técnica. O mais importante é o SPORTING CLUBE DE ALVALADE! Saudações Leoninas. A. Oliveira.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (4) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (6) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (2) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)