quarta-feira, 7 de maio de 2014

O que nos interessa saber da contratação de Lopetegui

O FCP anunciou ontem a contratação de Julen Lopetegui para o lugar de técnico principal. Uma escolha que surpreendeu a generalidade da critica e até dos adeptos, azuis-e-brancos ou não.

Como adversário do FCP o que retenho desta contratação:

O timing da comunicação poderá ser considerado como uma tentativa - bem sucedida, parece-me - de colocar os adeptos a pensar no futuro, assim tirando o foco do annus horribilis e dando-lhes mais do que pensar do que escrever nas paredes das casas de alguns correlegionários. Assinale-se porém que não se trata de uma decisão de cariz populista. Seria mais fácil a Pinto da Costa, neste momento, apresentar um nome seguro na praça, com curriculum.

O que de mais importante retenho é que parece estarmos na presença de uma decisão pensada e amadurecida. Por trás do perfil do treinador há uma ideia de jogo, que se baseia num modelo que dá importância à posse e circulação de bola, que cola bem com o estilo de jogo do clube da Invicta, por oposição a outros critérios, como o futebol da força e da altura. A decisão de um novo técnico, este ou outro qualquer, envolveria sempre um risco elevado, esta decisão tem um cariz estratégico que é importante reter.

Mais importante do que o curriculum ou a experiência, porque nos falam do passado e de uma realidade muito diversa da que o treinador basco irá encontrar no FCP, será a idealização de um modelo que sirva as necessidades da sua equipa no contexto muito especifico do campeonato português e que seja adaptável, compreendido e interpretável pelos jogadores à sua disposição.

O nome, este ou outro qualquer, não nos diz nada sobre o sucesso da decisão que, inevitavelmente se terá que traduzir em resultados, e está dependente de uma imensidão de factores, que não dependem apenas do treinador, mas também da qualidade do plantel que lhe será colocado à disposição. 

Mas parece-me pelo menos sensato não menosprezar o FCP e a respectiva candidatura ao próximo campeonato. Não sé porque seria incorrer no mesmo erro que o FCP cometeu com o Sporting este ano. Depois do que sucedeu esta época, a vontade e a importância de voltar a ganhar é agora mais premente. Ao Sporting certamente que interessava mais um FCP sobranceiro e acomodado da época passada que pensava que para chegar a campeão qualquer treinador pegaria de estaca.

18 comentários:

  1. Confesso que não fiquei nada contente com esta contratação.
    Acompanhei de perto o seu trabalho nas selecções sub-19 e sub-21 de Espanha, onde foi vencedor. Embora o trabalho de seleccionador não pode ser muito bem medido porque treinam pouco (recebem o trabalho de outros), há uma ideia de jogo, de futebol e o que é um jogador que só pode ser positiva para o Porto (e negativa para os seus adversários).

    Lopetegui conviveu com talentos, como jogador e treinador. Sabe o que isso é, porque jogou, treinou e, por fim, trabalhou com eles.

    E o plantel do Porto (tal como o do Sporting da época passada) vale muito mais (mas muito mais) do que aquilo que demonstrou esta época.
    Parece-me não ser um treinador "à Porto". Pode ser que nunca queira ser e aí está uma vantagem para nós.

    Estou certo que quem vai jogar muito melhor serão o Josué, Quintero e o Ghilas, os melhores jogadores do Porto, de longe (porque Jackson deve sair).

    ResponderEliminar
  2. LdA, Cantinho,

    Desculpem o off-topic, mas... http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=476195

    Ficaria muito, mas mesmo muito, surpreendido.

    ResponderEliminar
  3. "Confesso que não fiquei nada contente com esta contratação."

    Idem aspas...

    Nada contente mesmo...

    SL

    ResponderEliminar
  4. Virgílio e Cantinho,

    Só nos resta mesmo desejar que 1 Paulo Fonseca II ou semelhante. Mas para já também não vejo razões para euforias supondo que isso é 1 dado adquirido.

    Koba,
    Não me surpreenderia mesmo nada. Basta olhar para o trajecto de LJ - Beira-Mar, Braga, Olympiakos... Provavelmente vamos voltar a falar disto de forma mais sustentada.

    ResponderEliminar
  5. Um pouco contra a corrente, acho que é mais um tiro no pé. Longe de mim querer menosprezar o fcporto, continua e continuará a ser o nosso principal adversário.

    Depois de um ano mau, onde a quantidade de jogadores insatisfeito terá contribuído bastante para a má prestação dos treinadores, haverá uma mais que provável "revolução". Ir buscar um treinador jovem, estrangeiro (desconhece, e sendo espanhol despreza o nosso campeonato), que vem de uma rotina trabalho em selecções e não em clubes e para finalizar com um contrato de 3 anos... é um somatório de asneiras como já não me lembro de ver vestidas de azul e branco.

    Acho que vão começar cheios de ganas, mas se surgir um percalço cedo, p.ex. um empate em Guimarães, desmorona tudo, se aguentar até janeiro pode ser uma boa surpresa mas tem de fazer um percurso sem mácula o que será difícil caso saiam todos os atletas que pretendem "$altar para fora do barco" e reconstruir uma equipa sem Fernando, Mangala, Jackson, etc..

    Num cenário destes e sabendo que as bancadas estão no limite da paciência seria mais seguro (re)apostar em figuras como Fernando Santos ou mesmo Jesualdo.

    ResponderEliminar
  6. Koba,

    Tal como diz o Leão, o trajecto de LJ vai nesse sentido. Eu não acredito, agora. Daqui a 1 ano talvez saia. Vamos aguardar.
    Se assim for, não podendo ser o Jesus, que seja o Vítor Pereira ou o Marco Silva.
    Voltar a ficar sem treinador ou começar (quase) tudo outra vez seria um retrocesso enorme.

    ResponderEliminar
  7. Também um pouco contra a corrente, subscrevo as palavras do LMGM. Parece-me a aposta num "perfil" e num "projeto" a fazer lembrar as que nós fazíamos há não muito tempo. Pode correr muito bem ou muito mal, mas em Portugal normalmente não há paciência para projetos, muito menos no FCP.

    ResponderEliminar
  8. Fundamentalmente o nome do empresário e nas mudanças que o super agente sempre implica, nomeadamente no que concerne ao Porto das últimas épocas.

    ResponderEliminar
  9. Longe de subestimar a capacidade de recuperação do Porto, mas também não estou especialmente preocupado. Parece-me um tiro no escuro: é um treinador sem experiência de clubes, o Porto não tem propriamente tido experiências brilhantes com treinadores estrangeiros e o campeonato português é tudo menos fácil para quem chega de fora.

    Sinceramente, estou muito mais preocupado com os zunzuns à volta do Leonardo Jardim.

    ResponderEliminar
  10. LMGM:

    Lopetegui não é espanhol... É basco! :)

    De qlq forma oxalá o gajo se espalhe ao comprido como prevês. Seria, digamos...bombástico...

    Qt às (re)apostas... Mau, mas não és tu que defendes para não se voltar aos sítios onde se foi feliz??? :P

    ResponderEliminar
  11. "Lopetegui não é espanhol... É basco! :)"

    Pois! Basco mas espanhol, tal como eu sou beirão, mas português.

    Há cada um!

    ResponderEliminar
  12. A escolha do FCP para além de indicar uma aposta na formação (não vejo assim tantos valores jovens na equipa B mas nunca se sabe), parece-me mais revelador da falta de capacidade financeira para contratar um treinador de curriculum, estrangeiro que de certo iria exigir contratações de jogadores de qualidade comprovada!

    Para mim é uma escolha condicionada à realidade atual do FCP ... sem guito!

    SL.

    ResponderEliminar
  13. A escolha do FCP para além de indicar uma aposta na formação portuguesa ou espanhola? Se da fornada dos primeiros campeões europeus já há muitos fora do alcance como Isco ou Rodrigo, para citar um mais familiar, da 2ª fornada há vários desejosos de mais minutos num grande clube. E desengane-se quem pensa que o Porto vai-se ficar só pelos miúdos, está-se aliás tudo a conjugar para o Yarmulenko ser já o primeiro a chegar mas quem deve saber mais é o Marinho Neves, o novo assalariado dos lampiões, que bastou o sistema mudar de côr para os muitos avençados darem outra vez lugar aos verdadeiros jornalistas nas redacções.

    ResponderEliminar
  14. Sérgio, nem de propósito. Lembraste daquela piada que nos diziam há uns anos, quando estávamos sempre à espera de um treinador estrangeiro famoso, e depois nos saía o Paulo "Serge" ou o Carvalhal (este mesmo assim, menos mal)? Era assim: «Sabem que o novo treinador do Sporting vai ser um japonês? É o "não-há-guito!».

    Agora toca-lhes a eles...

    ResponderEliminar
  15. Bem... eu podia gastar um tempinho a tentar educar algumas mentes e a explicar noções histórico-geográficas sobre os povos ibéricos e, vá lá, tb o que significa escrever com recurso a figuras de estilo... Mas, deu para perceber, que não ía valer a pena. É que ele há cada um!

    ResponderEliminar
  16. Não estou muito preocupado com a escolha do treinador do FCP. Independentemente de quem fosse o escolhido, teríamos sempre um adversário direto mais motivado que esta época, pois tornou-se claro que os jogadores é que não queriam (quer dizer, queriam...fazer a cama ao Fonseca). Temos de contar com todos os adversários no máximo e nós teremos de melhorar pelo menos um pouco em relação a esta época. É certo que o presidente já disse que seremos candidatos, mas dentro do balneário penso que Jardim não deve abdicar do "jogo-a-jogo".
    Quanto ao assunto trazido pelo Koba, espero que seja apenas mais um rumor, e nada mais do que isso! Mas não me parece que Jardim queira rechear a conta bancária no Mónaco, quando já tinha abdicado de dinheiro para cumprir um sonho e fazer do Sporting campeão!

    http://grandeartistaegoleador.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  17. Há mais duas boas noticias nesta contratação:

    1- Não contrataram o Marco Morais (acho que este vai substituir o Profeta da Táctica)
    2- Não contrataram o Nuno Espirito Santo

    Como também refere o Sérgio, um contrato de 3 anos é raríssimo, primeiro revela dificuldades financeiras, depois elimina à partida o numero habitual do PC de renovar contratos quando as coisas começam a correr mal.

    ResponderEliminar
  18. Fosse eu demasiado egocêntrico e pagarias caro essa colagem ao Benfica :D Ainda que goste que o meu nome esteja nas coagitações para algo bem pago, o mais normal é que te quisesses referir ao Marco Silva.

    Abraço!

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (4) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (5) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (2) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (4) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)