quinta-feira, 22 de maio de 2014

«O Sporting tem de dominar os jogos, comandar em posse, procurar o golo sistematicamente»

«O Sporting tem de dominar os jogos, comandar em posse, procurar o golo sistematicamente. Ser uma equipa equilibrada mas ambiciosa, a querer vencer todos os jogos»

As palavras não contam muito quando não têm sustentação em resultados, mas contam alguma coisa. Neste sentido a apresentação de Marco Silva não poderia ter sido melhor: discurso claro, ambicioso e muito bem preparado para as diversas perguntas que a comunicação social lhe haveria de colocar. O nervosismo foi o quanto baste, isto é, compreensível pela importância do momento e pela dimensão de um cenário a que não estará habituado, sem comprometer.

Voltarei mais tarde à apresentação do nosso novo treinador, de forma mais especifica, uma vez que a sua contratação é um momento definidor da época. Escolhi a frase que titula o post bem como as duas que estão em destaque no seu inicio porque me parecem essenciais. 

Os treinadores podem dizer coisas muito bonitas, as que os adeptos dos clubes gostam de ouvir. Essa é a sua tarefa mais fácil, basta conhecer um pouco da história do clube, algo que até o empresário pode ensinar em cinco minutos de breefing a um treinador que acabe de chegar dos antípodas.

O importante porém são as suas ideias e a forma como as operacionaliza, de forma a resultar num modelo de jogo que sirva os objectivos do clube. Por isso é importante que o treinador tenha em conta o plantel à disposição e, não menos importante, perceber o clube a que acaba de chegar, os seus objectivos, a sua personalidade social, o sentir e forma de estar dos seus adeptos. 

Por tudo isto considero as duas frases que destaco muito importantes. Porque identifico nelas a base de um Sporting à altura das expectativas dos seus adeptos e de acordo com as características que favorecem  a base que constitui o actual plantel, bem como os jogadores que aí poderão chegar via formação, considerada estratégica nos propósitos dos corpos sociais.

É apenas um começo, mas é indiscutivelmente um bom começo.

11 comentários:

  1. Totalmente de acordo!
    Dificilmente o Sporting teria melhor altura para mudar de treinador.
    É claro que é pena que nao tinhamos visto LJ uma segunda época no clube. Ficará para sempre a dúvida sobre como teria sida com ele ao comando, sabendo que no ano passado conseguiu uma primeira volta de alto nível e uma segunda volta mais fraca a nivel de exibiçoes mas ainda assim com bons resultados.
    Talvez poderiamos ter lucrado mais com a sua saída (ou talvez ainda nos dê mais milhoes a ganhar recomendando contrataçoes como a de Patricio ou de W.Carvalho para o Mónaco,por exemplo! lol), mas vendo que Marco Silva estava disponivel já este ano, acho que tivemos tb sorte nesse mm timing.
    Tenho mta confiança ( esperança até) no trabalho de Marco Silva!!!

    ResponderEliminar
  2. "Até porque equipa começou a jogar bem até ao jogo com o Valência em Alvalade."... Grande equipa... jogou bem metade da pré-época.

    ResponderEliminar
  3. Marco Silva foi uma boa opção para substituir Jardim. É ambicioso, demonstrou qualidade nos últimos 3 anos no Estoril, conhece bem a realidade da Liga Portuguesa, sabe potenciar jogadores e tem um modelo de jogo atractivo.

    Em Alvalade, nos últimos anos, só vi 2 equipas pequenas a roubar a posse de bola ao Sporting e a geri-la a seu belo prazer. A Académica de Villas-Boas e o Estoril de Marco Silva.

    Continuo no entanto a pensar que o Benfica mantendo o Jesus, independentemente de algumas saídas que possa ter, é o principal favorito a ganhar o título nacional.

    ResponderEliminar
  4. Não contava com um contrato tão longo... É uma boa aposta perante a surpresa da saída de Jardim. mas ainda assim uma aposta, sem garantias de sucesso (e não estou a falar em títulos) e com uma dose de risco associado.

    Não tenho dúvidas da qualidade de Marco Silva para desempenhar as funções para que foi contratado, mas o universo Sporting é um upgrade muito grande relativamente às suas (poucas) experiências anteriores. Agora a sua vida passa a ser uma roda viva, todos os pormenores serão observados e qualquer pequeno tique será analisado atá à exaustão.

    Acabou o "tempo", no Sporting não há "tempo", há ganhar ou ganhar, o mais pequeno deslize passa a dar direito a primeira capa de jornal e horas infindáveis de rádio e televisão.

    Boa sorte...

    ResponderEliminar
  5. LdA, respeito a forma como dás a cara neste blogue, diariamente, ou quase, sem fugir aos temas.

    Não deixa de ser curioso, contudo, que um post sobre o novo treinador tenha 4 comentários.

    Já o de ontem, quando ainda se podia especular e criticar à vontade, soma 25.

    ResponderEliminar
  6. Kovacevic,

    não é um fenómeno recente, bem antes pelo contrário. O post tem um carácter mais técnico que politico e são estes últimos que rendem muitos comentários. As visitas e páginas visualizadas não diferem muito dos dias anteriores.

    ResponderEliminar
  7. Bem vindo Marco Silva. Acredito que seja capaz de reproduzir e continuar o seu excelente trabalho como treinador ao serviço do nosso grande clube.

    LdA, trago para este post de boas vindas ao Marco um raciocínio rápido, possivelmente estúpido, mas que para uma adepta supersticiosa diz muito! ;)

    Admito, sou supersticiosa. Sobretudo no que toca ao nosso sporting. Sou daquelas que troco de lugar o intervalo quando a "coisa" não está a correr bem, coloco o cachecol de determinada maneira para "dar sorte" e coisas afins.

    Neste sentido, Marco traz consigo uma áurea extremamente positiva ao contrário dos treinadores anteriores que recrutamos no mercado interno. Senão vejamos...

    Paulo Sergio, por exemplo. O que fez ele ao comando do guimarães no seu ultimo jogo antes de rumar a alvalade (2009/2010). Perdeu... depois de uma época excelente ao serviço do guimarães, perdeu o ultimo jogo e falhou inclusive um lugar europeu. Mau sinal... diziam os menos optimistas.

    Domingos, outro exemplo. O que fez ele ao comando do braga na ultima jornada, quando já todos sabíamos do seu provável destino em alvalade na época seguinte. Perdeu... contra, precisamente, o sporting. Lá está!

    O proprio Paulo Fonseca, o outro jovem treinador que muitos tentam comparar ao Marco e que rumou ao Porto após época fantástica em Paços de Ferreira. O que fez ele na ultima jornada ao serviço da sua anterior equipa? Perdeu, pois é... precisamente frente ao porto. Muitos desculparam como tendo sido propositado, como se já estivesse ao serviço do seu futuro clube.

    E agora, Marco Silva: O que fez ele, ao serviço da sua anterior equipa, na ultima jornada, sabendo de antemão que clube iria treinar no futuro, e quando o próprio jogo em questão já não contava para nada, e em que a própria teoria do "já não conta para nada" poderia servir de desculpa para ilibar jogadores e treinadores se o resultado fosse menos positivo?
    Ganhou... precisamente contra o sporting.
    Lá conseguiu motivar os seus pupilos, mesmo sabendo que seria o último jogo no clube e roubou a invencibilidade do leão em Alvalade. O clube que agora o recebe como treinador principal.
    E eu confesso, essa última derrota custou-me horrores. Eu própria, no meio das minhas superstições, comentei entre os meus que esta derrota na ultima jornada não era de todo positiva para Leonardo Jardim, no que respeita ao arranque da próxima época.
    Uma má imagem deixada por jogadores e treinador neste jogo de despedida e agradecimento aos adeptos.

    Retomando Marco Silva e a sua última vitoria enquanto treinador do estoril... fiquei com uma certeza. Motivador e ambicioso é, sem sombra de dúvida!

    Estes são, quanto a mim, claros sinais positivos!

    ResponderEliminar
  8. Alma Leonina,

    Sou cada vez menos dado a superstições porque elas me fazem ser muito... supersticioso. :-)
    Ora isso dá-me insegurança e obriga-me a pensar mais do que já faço: olha o pé direito, olha as escadas, o gato preto, a luz que se apagou o espelho que se partiu. (O Sporting deve partir espelhos em barda!)

    Ontem gozavam com o Sporting (os lampiões) pelo facto de o Marco já saber ganhar em Alvalade. Ora isso é muito bom, é importante que ele saiba ganhar na casa onde esperamos esteja os próximos 4 anos. Mas se a ideia é de ele saber ganhar ao Sporting não é menos importante destacar que ele já sabe como se roubam títulos ao SLB. Ora isso é muito importante para nós.
    SL

    ResponderEliminar
  9. Alma:

    Bem-vinda ao clube...dos supersticiosos! :)

    LdA:

    "Mas se a ideia é de ele saber ganhar ao Sporting não é menos importante destacar que ele já sabe como se roubam títulos ao SLB."

    LOL!!!

    Kova:

    Querendo comentários, basta fazer um post com uma leve critica que seja ao Bruno. É receita certa. Tem-se logo à perna os(mts) incondicionais do presidente…

    Por falar nisso, aproveitando para entrar no post propriamente dito:

    Ontem, BdC não se portou mal na CI... deu protagonismo a quem de direito: o novo treinador Marco Silva, e falou o mínimo indispensável. Finalmente revela indícios de que começa a aprender como se faz... Desta vez, nem sequer divulgou valores sobre eventuais clausula(s) de Rescisão(ões)... Vá lá!

    O único senão para mais um “recardo interno" logo no início do seu discurso. Que sinceramente incomoda. E incomoda, primeiro pelo tom enigmático: não se percebe a quem se destina, a não ser que são uns certos e (in)determinados... sportinguistas. E segundo porque este comportamento reiterado de BdC só produz um efeito: desunião e desconfiança no seio leonino... Enfim…

    A CI correu muito bem e deixou-me satisfeito. Sinceramente, acho que BdC escolheu bem o treinador. Seria tb a minha escolha, pelo que por mim, está de parabéns. Já tinha dito que das hipóteses que se vislumbravam, preferia MS. Claro que é arriscado, mas qlq escolha tem sempre um risco associado. De qlq forma, são 3 anos sp com sucesso e com o Estoril a ter, não só resultados históricos, como a produzir um futebol com qualidade. Equipa mt compacta, bem posicionada no relvado, com uma posse de bola agradável e segura… O Estoril de MS não é um epifenómeno. Não foi um acaso. Como exemplo, basta recuar até ao nosso ultimo jogo da época para perceber que o Estoril teve mais qualidade em posse que o SCP… Depois, mais uma vez, agradou-me a sua postura e o seu discurso. Não notei um gde nervosismo. O normal, nas circunstancias em que decorreu a CI. Do discurso (fluido) pode-se perceber que a sua filosofia de jogo é a mais adequada para o que se pretende para o SCP. Falta agora implementar. Veremos se a consegue operacionalizar… Costuma-se dizer que há males (saída de Jardim) que vêm por bem (entrada de Marco Silva). Oxalá que assim seja. Tenho esperança e confiança no MS. Acho que tem arcaboiço para o desafio que tem pela frente. Que seja Bem-vindo e que tenha toda a sorte do mundo!

    ResponderEliminar
  10. O Evandro já assinou pelo Porto?
    Claramente o jogador talismã de Marco Silva esta temporada...

    Vejamos agora o que vai acontecer no clube. Quem sai, quem entra, quem permanece.
    Para já temos 2 reforços e 3 dispensas, e espero que não haja muitas mais mudanças.
    Não gostaria de ver uma revolução em Alvalade.

    ResponderEliminar
  11. Virgílio,
    Achei que efetivamente estava algo nervoso, mas o ambiente não ajudou.
    No resto, subscrevo integralmente (mesmo no tema "cláusula de rescisão").
    SL

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (14) Académica-SCP (1) adeptos (93) Adrien (18) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (3) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (1) arbitragem (90) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (2) Bastidores (69) Batota (17) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) djaló (10) Domingos (29) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (62) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) EquipaB (17) equipamentos (11) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (13) Francis Obikwelu (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (22) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (2) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (42) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (11) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (40) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (10) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) play-off (1) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (1) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (3) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (97) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)