quinta-feira, 26 de junho de 2014

Paulo Bento (e com ele, muitos) parece não ter aprendido com o Sporting



As razões de Paulo Bento
O que leva um homem experimentado como Paulo Bento, com décadas nas pernas e na cabeça a lembrar-lhe que no futebol não há "amanhãs" a proferir a frase infeliz que proferiu, o tal " aconteça o que acontecer, não me demito"? 

Infeliz por que aconteceram já demasiadas coisas para o seu trabalho se poder furtar a uma avaliação aberta a qualquer decisão. E porque, infelizmente, a equipa que comanda tem dado de si mesma uma imagem de confrangedora e inesperada fragilidade - trata-se de um grupo em que a opção pela experiência sacrificou outras opções - está longe de dar garantias de o resultado do último jogo deste Mundial não faça recrudescer entre o público as ganas de o ver pelas costas.

A resposta à pergunta formulada no primeiro parágrafo parece-me justificar-se em duas razões: a questão da sua continuidade foi aberta no dia anterior por um superior hierárquico, o vice Humberto Coelho. E com demasiada amplitude, parece-me, deixando Paulo Bento sem a sustentação necessária. Ora Paulo Bento sabe muito bem que  o pior que pode acontecer a um treinador é o balneário ser contaminado pelo odor a debandada e fim de ciclo. Não há clarividência táctica que se oponha a descredibilização de um líder. Tudo o que Paulo Bento não precisava para acrescer às dificuldades do jogo com o Gana e que permitam uma saída honrosa do Brasil. 

A abertura de Humberto Coelho na véspera introduziu a dúvida da sua continuidade, que mais não foi do que uma tentativa patética de apagar a fogueira atirando-lhe gasolina. Os balanços fazem-se depois da travessia e não quando o barco navega pelos rápidos e, aparentemente, ao sabor dos elementos.

A hora dos profetas do passado e dos especialistas do dia seguinte
Sem dúvida que os resultados da selecção nacional, e particularmente as exibições frágeis da selecção, apanharam de surpresa a generalidade dos portugueses. Creio, contudo, que grande parte das reacções, em particular as dirigidas a Paulo Bento, primaram pelo exagero e pelo destempero. E com uma contradição de assinalar: a generalidade dos comentários sustentam-se em afirmações de repórteres a quem não se atribui grande credibilidade, embora se repitam até à exaustão os seus argumentos.  De repente ficamos a saber que Portugal é um país de especialistas em climatologia, que muitos conhecem melhor o Brasil sem dele ter visto mais de um país semi-continental que umas quantas telenovelas. Isto sem descurar que em cada um de nós vive um treinador que acertaria no totobola... todas as terças-feiras.

As culpas de Paulo Bento
Muito do que temos visto e que tanto nos tem desgostado na prestação da selecção escapou ao controlo de Paulo Bento, como escaparia ao controlo de qualquer outro treinador. A atitude de Pepe, as lesões de Patrício, Coentrão e de Hugo Almeida foram contrariedades a mais a um jogo que até não estava a correr mal. Porém aquelas contribuíram para um resultado que nos deixou demasiado expostos. O volume do resultado, entenda-se, não a derrota com a Alemanha. Um costume, se atendermos ao histórico.

Não foram também as decisões de carácter individual que determinaram os desfechos negativos. Podemos discutir se William não fazia melhor do que Veloso (o que parece uma evidência, mas não com o desnível que se quer fazer crer), se Almeida devia sequer estar ali (não foi tão mau como o pintam). Podemos discutir se Meireles, Bruno Alves e Postiga merecem ainda a convocatória mas, como muito bem me lembrou um caro amigo, o que se diria hoje se não tivessem jogado e os resultados fossem mais ou menos os mesmos...

O que me parece acima de qualquer discussão foi a fragilidade revelada ante os Estados Unidos e essa sim determinante para a situação de malas feitas em que nos encontramos. E essa é uma matéria em que um treinador inevitavelmente tem de ver o seu trabalho questionado. Um jogo terrível, de total incapacidade de controlo de uma equipa  vulgar - não há jogos nem adversários fáceis num Mundial - transformando-o numa espécie de rodeio yankee, em que nós fizemos a figura do vaqueiro sempre no chão, no meio do pó. A ilusão de facilidades do golo madrugador do Nani também me parece ter ajudado pouco. A tragédia no Brasil tem sido a total ausência de uma equipa e de um grupo incapaz de se opor às contrariedades.

O abismo de Ronaldo
Quem sai mais beliscado deste naufrágio à vista é indiscutivelmente quem mais tinha a perder: Ronaldo. Do lugar que alcançou há um enorme abismo a separá-lo do resto dos colegas. Ser-lhe-ia muito mais vantajoso esquivar-se, o que não está na sua natureza. Mas é também indiscutível que não vive os seus melhores momentos, o que já se arrasta desde Madrid. O que podia ser disfarçado com o suporte de uma equipa que, porém, não tem existido. Já Ronaldo fazer sozinho o que compete a uma equipa nunca seria impossível. O mais que se vai dizendo sobre o jogador são comentários de gente ressabiada pela sua ligação ao Sporting, origens que não renega, ou pela atávica inveja tuga sobre os que triunfam. Mas esse é capaz de ser o menor dos problemas, Ronaldo é um exemplo de superação e voltará a aparecer forte, quem sabe ainda mais forte.

Paulo Bento, sim ou não?
Quer ele queira quer não o assunto vai estar na actualidade nos próximos tempos. Com sorte, as atenções voltam-se a centrar nos clubes e até às primeiras convocatórias, ninguém se vai lembrar dele. Até porque, ao que parece, os portugueses lembram-se mais da selecção quando ela ganha. 

Ouvir falar em Fernando Santos - parece-me haver algum spin... - é motivo de sorriso. Em matéria de competência a figura de Paulo Bento sai agora diminuída pelo insucesso, naturalmente. Mas não me parece que possa haver ganhos evidentes aí, que é onde a decisão se deve centrar. Já em questões de seriedade e carácter equivalem-se.

Houve algo que aprendi na passagem de Paulo Bento pelo Sporting: mudar por mudar não é um bom negócio. Nem Paulo Bento era então tão mau nem hoje tão bom que não possa ser substituído. Mas  parece-me consensual hoje que ele e a equipa que então lhe dava suporte no Sporting - técnica e directiva - não soube fazer a necessária autocrítica e em tempo útil, deixando-se cair de maduro, até apodrecer no chão. Talvez Paulo Bento deva hoje lembrar-se disse e demonstrar que aprendeu alguma coisa com o passado.

30 comentários:

  1. Segurar Paulo Bento para além do seu prazo de validade vai ter o mesmo efeito que teve no Sporting. O Paulo Bento tinha de ter deixado de ser treinador do Sporting no dia 10 de Março de 2009. A sua continuidade deu no que deu.

    ResponderEliminar
  2. Excelente post, LdA, tenho pena de não ter agora tempo para o comentar em detalhe.

    Queria apenas deixar uma nota - o Pedro Sousa, no domingo, disse algo que entretanto me vieram "soprar" também: o Rui Patrício já estava limitado fisicamente quando jogou com a Alemanha. E isso já não pode entrar na categoria "escapou ao controlo de Paulo Bento".

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. O próximo selecionador nacional vai ser o JJ ;) e não, não estou a brincar com ele a seleção poderá ir longe.

    É claro que o Paulo Bento como treinador é sempre o principal responsável pelo o que acontece durante uma competição mas não é o único. Foram muitos os erros que cometeram e o resultado final vai ser a eliminação de Portugal. O problema da seleção começa nos clubes porque muito sinceramente o Paulo Bento não tinha e não tem muito por onde escolher, isso acontece porque os clubes nacionais desinvestiram da formação do jogador português e quem paga é a seleção. Venha quem vier, quem quer que seja o selecionador nacional vai ter o mesmo problema do Paulo Bento. A continuarem assim nem ao euro 2016 Portugal vai.

    ResponderEliminar
  4. Koba, obrigado.

    Sabia isso do Rui pelo F3 :-)

    De facto há decisões infelizes de PB mas só falamos delas porque começou a correr mal com a Alemanha e foi talvez ainda pior com os USA, com quem não temos desculpa para um jogo tão fraquinho da nossa parte e é aqui que Paulo Bento surpreendeu negativamente.

    Com sinceridade era bem possível estarmos numa situação aflitiva como estamos - basta ver o quanto correram ontem os equatorianos atrás de um resultado melhor, acabando por sair de forma injusta - dando uma melhor imagem de nós próprios. Seria mais facilmente deglutível.

    ResponderEliminar
  5. Segundo o treinador da Alemanha "a melhor equipa do mundo a jogar em contra ataque" vai jogar hoje contra um Gana que precisa de vencer para se qualificar...

    Sinceramente acho que está tudo em aberto e o desenrolar dos dois jogos vão estar condicionados pelo que se irá passar em cada campo. Ao contrário de outros grupos, nada está decidido no nosso grupo, podendo no final registar-se surpresas e qualquer das 4 selecções pode ainda qualificar-se.

    Pelo meu primeiro paragrafo e pelo que tenho visto no mundial não temos muito a ganhar em tentar dominar o jogo e o adversário, estamos fracos fisicamente e a defender pessimamente... mas hoje há William!!!!

    Venham de lá as sortes e se um dia fiz questão de ir apoiar a selecção liderada por Ruy Seabra, não é de certeza hoje que vou virar as costas à minha selecção que me tem oferecido momentos de superação inesquecíveis.

    ResponderEliminar
  6. Peço desculpa em discordar, mas penso que o Paulo Bento aprendeu (e muito!) no Sporting. Dai ter dito, quando saiu, que os sportinguistas precisam de acabar com os complexos em relação ao SLB. Isto demonstra profundo conhecimento sobre o sportinguismo.

    ResponderEliminar
  7. "Houve algo que aprendi na passagem de Paulo Bento pelo Sporting: mudar por mudar não é um bom negócio. Nem Paulo Bento era então tão mau nem hoje tão bom que não possa ser substituído."

    Convençam-se por favor, Paulo Bento não é bom treinador.
    Chega deste gajo na selecção.

    JRamos

    ResponderEliminar
  8. "Peço desculpa em discordar, mas penso que o Paulo Bento aprendeu (e muito!) no Sporting. Dai ter dito, quando saiu, que os sportinguistas precisam de acabar com os complexos em relação ao SLB. Isto demonstra profundo conhecimento sobre o sportinguismo."

    Paulo Bento não tendo qualidade como treinador tenta disfarçar com conversa da treta. Surpreende-me que ainda haja sportinguistas a dar crédito a um gajo que pôs o SCP a jogar de tal forma que a média de assistência em alvalade se tornou ridícula para a dimensão do clube.

    JRamos

    ResponderEliminar
  9. Antes de mais, bom post. Ficará para sempre a dúvida sobre o que algumas almas diriam caso Ronaldo tivesse marcado hoje 2 das 5 colossais oportunidades de que dispôs. Ficará para sempre a dúvida sobre o que algumas pessoas diriam caso Éder, que hoje foi o melhor ganês, não tivesse sido convocado, ou não fizesse parte do 11. Ficarão para sempre muitas dúvidas. Com se lê acima, é possível dizer tudo, até que o que aconteceu ao futebol do SCP nos quatro anos após PB se ter demitido (repito, se ter demitido) aconteceu, não por ele se ter demitido, mas por não se ter demitido antes! Acredito que PB apresentará a demissão. Acredito que o que ele disse ontem tem a ver com o facto de termos um jogo hoje, decisivo. Que trampa de comandante diria, "ou ganhamos, ou vou-me embora"? Espero, claro, que a demissão não seja aceite. Que não venha aí um Carvalhal, um Paulo Sérgio, um Couceiro, um Domingos, um Sá Pinto, um Oceano, um belga qualquer, e um Jesualdo antes de (finalmente) voltarmos a arranjar algum com um nível de competência (e de honestidade intelectual) comparável. Mas tenho pouca fé. SL! JPT

    ResponderEliminar


  10. Nada como deixar um treinador fraco à frente da selecção e depois ficar à espera de milagres.

    O que é isso de honestidade intelectual? Isto é conversa da treta. O que tem que se saber é potenciar o máximo de uma selecção, levar os melhores jogadores e não repetir erros. Que porcaria de honestidade intelectual é que depois da exibição de Meireles contra a Alemanha, coloca Meireles de volta a titular contra os EUA e deixa o William no banco? Que porcaria de honestidade intelectual é que leva o André Almeida que ainda sequer tinha dado provas de consistência no benfica? Que porcaria de honestidade intelectual não leva um jogador que pudesse substituir o Moutinho depois de se perceber que não estava a render? Que tipo de honestidade intelectual deixa Adrien e Quaresma em Portugal?

    Como é que toda a gente que se interessa minimamente por futebol percebeu desde o início que os escolhidos não eram os melhores que tínhamos menos o treinador.

    "Que não venha aí um Carvalhal, um Paulo Sérgio, um Couceiro, um Domingos"

    Quem chamou esta malta no SCP foi a mesma que achava que PB era o maior. É isso que não entendem. Carvalhal e Paulo Sérgio no SCP vem das mesmas cabecinhas que achavam que o SCP sem o PB iria ao fundo. Chega desta porcaria. Vamos ver o PB sem favores da federação? Vamos ver o PB onde se tem de responder mais a sério perante os adeptos? Vamos ver o PB a treinar em cluver para ver o sucesso que vai ser? Não vai ser nada. O porto não o quer, o benfica com certeza sabe que dali também não evolui nada. Só alguns sportinguistas é que pelos vistos até queriam de volta o pontapé para a frente do PB.

    Não acham estranho que, tal como era no Sporting, também na selecção é tudo na base do passe longo da defesa para o ataque? O homem não dá mais que isto.



    JRamos.

    ResponderEliminar
  11. Eish LMGM! Do que me fui lembrar com o seu comentário... creio que o primeiro jogo a que assisti ao vivo da seleção nacional foi um Portugal-Suécia no Jamor em que empatámos 1-1, estivemos a perder mas um jogador do Boavista, de seu nome Coelho, empatou na 2ª parte com uma chapelada ao GR sueco.

    Tínhamos uma seleção abaixo da crítica nesses tempos, há que dizê-lo...

    ResponderEliminar
  12. Ó Leonel e anónimo lampiões, vão dar banho ao cão!
    O lampião PB o que aprendeu no Sporting foi: Esforço, Dedicação, Devoção e Glória! Não ganhou nenhum campeonato por que não o deixaram: golo de Ronny do PF com a mão e o golo de Luisão contra o Sporting (que Pier Luigi Collina, o melhor árbitro do Mundo disse que marcaria falta a Luisão), seriam 2 Campeonatos que o Sporting merecia! Para além disso ganhou algumas taças de Portugal e Supertaças, a maioria delas contra os andrades!!! Infelizmente a a Selecção é outra coisa...

    ResponderEliminar
  13. PB também levou o Sporting à maior goleada agregada nas eliminatórias da Champions league. O urso depois de ter perdido 7-1 não conseguiu sequer perder por poucos no segundo jogo, vai lá e leva mais 5.

    Então recordo os sportinguistas que ainda tentam impingir o PB:

    Sporting 1 - Bayern 12. Doze a um!!! É isto que deixa saudades?


    JRamos

    ResponderEliminar
  14. Bem... O PB até já perde campeonatos injustamente com o José Peseiro a treinar o SCP!!!

    "Paulo Bento, sim ou não?"


    Não porra! Não, não e novamente... NÃO!


    Não tem agelidade mental para ser bom treinador. è rigido, é casmurro e não aprende com os erros. O PB do SCP é o PB da seleção. recupera equipas quebradas mentalmente com aquele espirito de grupo que consegue impor (dos pcs aspectos posítivos) mas com o tempo, tds as limitações técnicas e de liderança rígida vêm ao de cima e as equipas estagnam, numa primeira fase e, qd os maus resultados acompanham as péssimas exibições, as equipas dele regridem até dar dó. Ou mt me engano, ou será o que vai acontecer com PB...

    A unica esperança advém do facto de que gde parte do seu grupinho estar já a cair de podre de tal forma, que a renovação será, até para PB, o unico caminho a seguir... Mas, mesmo isso não dou por garantido...Farto de PB.


    Por fim jogou com o meio campo que se impunha: William Carvalho, Ruben Amorim e João Moutinho e a diferença foi abissal... Mais uma vez, PB apercebe-se do mal e altera a situação tarde e a más horas com os resultados que se conhecem...

    ResponderEliminar
  15. Honestidade intelectual seria dizer que, "histórico" não é o Bayern golear, coisa que faz mês sim mês não, seja na Europa ou na Alemanha, nos últimos 10 anos. Histórico foi o Sporting ter sido goleado nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões, onde nunca tinha estado (desde que existe fase de grupos) e nunca mais voltou a estar. Honestidade intelectual seria dizer que as melhores médias de espectadores em Alvalade foram sob a "gestão de topo" do Eng.º Godinho Lopes, pelo que, se calhar, há mais coisas a determiná-las do que a qualidade do futebol. Honestidade intelectual é quem critica a convocatória do Pepe por ser "emocionalmente instável" ou do Meireles por não aguentar meio jogo (o que é verdade) não vir dizer que o Quaresma, que é emocionalmente instável e não aguenta meio jogo, devia ser convocado. As opções são criticáveis? Claro: por mim, era o William e mais dez; por mim, tinha convocado o Bebé (pior que o Eder não é); por mim o Ruben Amorim, pelo que mostrou no final da época e nos particulares, tinha jogado em vez do Meireles. Agora, convém não escrever numa semana que o Éder tem de jogar, e na semana seguinte que o Éder não é jogador para a selecção; numa semana que o Pepe é o melhor central do mundo, na seguinte que nunca o convocariam, num ano que o Cedric, o André e o Adrien não sáo jogadores para o Sporting, meses depois, que é um escândalo eles não estarem na selecção, tudo coisas que li e leio por aí... SL! JPT

    ResponderEliminar
  16. Koba, era Jorge Plácido + 10!!!!

    Em resumo da nossa participação neste Mundial, somos piores do que a nossa posição actual no ranking e melhores do que a prestação no Mundial. Apesar do grupo difícil onde estávamos existiam naturais e claras possibilidades de passar a fase seguinte. Falhou e há culpas para distribuir por toda a estrutura.

    Aparentemente não vai mudar nada... o que será o pior que pode acontecer dada a missão que teremos pela frente para nos apurarmos para o Euro 2016. Este será o nosso grupo:

    Portugal,
    Dinamarca,
    Sérvia,
    Arménia,
    Albânia

    Num Euro que terá 24 selecções na fase final, é o momento perfeito para renovar a estrutura da selecção aproveitando um grupo que não é excessivamente complicado para ser possível errar e corrigir.

    Paulo Bento tem nas suas virtudes os seus maiores defeitos e veremos se sobrevive ao próximo processo eleitoral federativo que se prevê pelo menos tão picante como o da Liga.

    Já agora, com as carências notórias que temos em vários sectores, não é por acaso que temos de recorrer a jogadores naturalizados (como várias selecções europeias) já era altura de alguém, que não exclusivamente o Sporting, pensar mais seriamente na formação e já agora empatar o dinheiro necessário para revitalizar o campo de escolha de atletas à disposição de um seleccionador.

    ResponderEliminar
  17. No nosso grupo do Euro, e ao contrário do que anda a ser vendido, não haverá, praticamente, um jogo fácil, "para fazer experiências". O nosso historial com a Dinamarca e a Sérvia, em duas recentes fases de apuramento, é de zero vitórias em quatro jogos; a Arménia é a tal equipa que, para Low, "joga como Portugal" (ou seja, é excelente a estacionar o autocarro e esperar que o génio de Mkhitaryan e Movsisyan decidam) e a Albânia, em casa, é um bico de obra. Ah, e, no intervalo, para "moralizar", somos obrigados a jogar duas vezes com a França. Face a este cenário, se o primeiro jogo não fosse em casa com a Albânia, o mais certo era equipa ser seja exactamente a mesma que defrontou a Alemanha no Recife (com Postiga no lugar de Almeida). JPT

    ResponderEliminar
  18. JPT, eu estou a contar que Portugal não se qualifique para o EURO 2016... é esta a minha opinião sobre "grupos" ou "jogos" "fáceis". Mas também tenho dificuldade de encontrar melhor situação (ou grupo) onde apesar das dificuldades ainda assim conseguir o apuramento.

    ResponderEliminar
  19. "Honestidade intelectual seria dizer que, "histórico" não é o Bayern golear, coisa que faz mês sim mês não, seja na Europa ou na Alemanha, nos últimos 10 anos. Histórico foi o Sporting ter sido goleado nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões, onde nunca tinha estado (desde que existe fase de grupos) e nunca mais voltou a estar."

    Para mim o que é histórico é levar 12 a 1. É a maior goleada agregada na Champions. Ir aos oitavos de final não é histórico, é relativamente banal. Só é histórico porque os Sportinguistas habituaram-se a premiar a mediocridade e a incompetência.


    JRamos

    ResponderEliminar
  20. JRamos,

    atendendo ao histórico do Sporting na competição pode-se concluir pelas suas palavras que "os Sportinguistas habituaram-se a premiar a mediocridade e incompetência" desde sempre. Se há alguma coisa de histórico aqui é o seu insulto aos Sportinguistas de forma gratuita e leviana.

    ResponderEliminar
  21. E Pronto! Mais uma salganhada:

    http://www.noticias-do-futebol.com/content/sporting-tv-n-o-pode-arrancar-no-dia-1-de-julho


    Shiuuuuu... Pc barulho, a ver se ng dá por nada. E nada de criticas ao Sr. Bdc que, coitado, não contava com mais um boicote do mundo "mal cheiroso" do futebol tuga. Ups, mas será que a ERC tb se insere nesse mundo?

    Não interessa! Shiuuuu.... pc barulhinho... façam, por favor, mt pc barulhinho. A bem do SCP, certo?

    ResponderEliminar
  22. LdA,

    Acho mais insultuoso julgar que perder 12 a 1 é aceitável e que ir aos oitavos da champions histórico.

    JRamos

    JRamos

    ResponderEliminar
  23. Virgílio,

    O que o pessoal dá conta é que mais semana menos semana o canal está aí.

    JRamos

    ResponderEliminar
  24. JRamos:

    O aniversário do SCP tb se comemora mais semana, menos semana? E o evento que era para ser transmitido em directo, a 1.ª Gala Honoris Sporting, tb? Mas olha, não vamos comentar, que ainda alguém dá por isso. Shiuuu...

    ResponderEliminar
  25. Virgílio, para mim a questão do adiamento do canal Sporting não é importante se o canal for adiante nos próximos tempos. Mas ninguém tem que se calar, quem julgar que este adiamento é causa para uma campanha de críticas à direcção que siga em frente.

    JRamos

    ResponderEliminar
  26. Não concordo minimamente com esta teoria que o jogo da alemanha até estava a correr bem mas que por obra do acaso/azar é que nos vimos a perder 4-0.
    Qualquer pessoa com 2 dedos de testa (e daqui retiro imediatamente 95% dos jornalistas, painlereiros, ex-jogadores, etc. que andam na comunicação social a debitar lugares-comuns) percebia até pelos jogos de preparação que não havia qualquer fio de jogo ou preparação cuidada da equipa para o Mundial.

    Para quem pensa que foi só azar ou infelicidades a nos lixar, recomendo a leitura de blogs que realmente percebem e discutem futebol. Isto foi uma vergonha, a começar pela convocatória, a passar pela escolha do 11, até à táctica (?) usada.
    E não seria pelo Ronaldo marcar 5 golos que isto ia ao sítio, como sugeriram por aí. Basta ver a Argentina: péssima organização, mas chega aos oitavos só por causa do Messi. Alguém quereria o Sabella para seleccionador? Deus me livre...

    ResponderEliminar
  27. Bem este caso da Sporting TV é das maiores argoladas, se não mesma a maior, do mandato de Bruno de Carvalho. Desde logo começa com a selecção das três operadoras que iam ao concurso final. Fiz uma pesquisa pela net e nenhuma tinha site. Só isto é anormal. Hoje em dia até os cabeleireiros têm site na net, quanto mais empresas de multimédia. Depois foi selecionada essa World Channels que lá abriu um website depois de ser escolhida pelo Sporting. Vai-se a ver o site, e não tem portfolio. Caramba, nada? Qualquer chafarica tem um portfolio, menos a empresa que vai fazer a TV do Sporting Clube de Portugal. Pesquisa-se as notícias sobre essa gente e a única coisa que encontramos é que no ano perderam uma licença que a ERC lhes havia dado em 2011 para fazer o canal House TV. Canal que, como é óbvio, nunca chegou a ir para o ar. Têm uma reputação do caraças...

    E então agora chegamos ao que foi apresentado aos sportinguistas. Depois da palhaçada com o logotipo, aparecem com um fotografia no jornal do clube em que todas as raparigas aparecem com vestuário em que parece que vão para a "night"... O nosso canal vai ser o quê, bola e gajas? É que a maneira como as mulheres foram inseridas neste projecto é digna de boçais. É até ofensivo para o público feminino. E claro, de imediato a maralha começou a caça aos perfis de facebook delas, a ponto de terem de ser desactivados. Uma coisa miserável, do pior.

    Agora andam para aí a inventar uma teoria da conspiração, de que a ERC favoreceu o Benfica e está a prejudicar o Sporting. Qualquer pessoa com três dedos de testa vê que isto tudo não bate certo e que só podia dar barraca. Mas se for mesmo para o ar, até tenho medo do que aí vem...

    ResponderEliminar
  28. Caro LMGM, com 2 apurados directos e o 3.º ir a play-off, seria chocante não nos apurarmos. O problema é voltarmos ao discurso de que somos tão bons que temos "obrigação" de ganhar um grupo com a Dinamarca e a Sérvia, nem 5 minutos depois de dizermos que não temos jogadores, nem fio de jogo, nem nada! Esta alternância entre sermos tão bons que somos candidatos a Campeões do Mundo, e sermos tão maus que "envergonhamos" um país é, não há outra palavra, infantil. Tão infantil como dizer que é "banalíssimo" o melhor resultado de sempre do SCP na melhor prova da Europa (seguido, é claro, infelizmente, do pior). Tal como "esse" Sporting, Portugal tem uma boa equipa, que, num boa dia, com toda a gente a 100%, consegue competir a quase todas as outras (tal como "esse" Sporting competiu com o Inter, a Roma, o Man United, o Shakhtar e mesmo o Bayern). Mas não é tão boa que possa resistir à má forma simultânea dos seus 4 melhores jogadores e a mais meia dúzia de lesões, especialmente contra equipas de topo, e especialmente quando os "incidentes" do jogo correm mal. Isto não quer dizer que não se possa, e deva, criticar (porque algumas destas limitações eram evidentes e não se fez nada para as corrigir), mas, lá está, com honestidade intelectual, e não omitindo evidências. JPT

    ResponderEliminar
  29. Falar em 12-1 com Bayern é desonestidade intelectual, visto tratar-se de 2 jogos. Pior para os lampiões é levar 7 a 0 num só jogo para as competições europeias com o colosso mundial: Celta de Vigo, que agora até esta na 2ª divisão!!!eh,eh,eh...Atiram uma pedra e levam com um calhau, eh,eh,eh...

    ResponderEliminar
  30. "Falar em 12-1 com Bayern é desonestidade intelectual, visto tratar-se de 2 jogos."

    Eu disse agregado e eu ouvi na tv, aqui no Brasil, os comentadores a mencionarem esse nosso record.

    Desde quando é que PB é o dono da honestidade intelectual? Desde quando é que os outros treinadores são menos honestos intelectualmente do que ele? E que importa a honestidade intelectual se PB sequer admitiu os erros que cometeu. Alguém que me explique a honestidade intelectual de não levar o Adrien, médio titular da equipe que ficou em segundo para levar Rafa médio de uma equipe que ficou a trinta pontos de nós. Honestidade intelectual vale apenas para quem não tem nada melhor para dizer por PB mas ainda assim quer continuar a impingir esse gajo.

    Então está aí a honestidade intelectual: eliminados na fase de grupos, ultrapassados pelos EUA.

    JRamos

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)