segunda-feira, 30 de junho de 2014

Tanaka do Japão e outras novelas deste verão


Junya Tanaka
Junya Tanaka foi ontem confirmado como jogador do Sporting, assinando um compromisso válido para os próximos cinco anos. Tanaka tem 26 anos, tem uma internacionalização pelo Japão e, embora os números não tenham tido divulgação oficial, estima-se que a operação tenha rondado valores entre os 500 mil e os 700 mil euros. Mais informações sobre o perfil do jogador podem ser lidos no post da semana passada "a contratação de Tanaka".

Sobre o valor do jogador nada a dizer, atendendo ao profundo desconhecimento geral do futebol nipónico, mesmo atendendo a que alguns dos seus jogadores já alinham em alguns dos melhores campeonatos europeus. A ideia de que se trata apenas de uma jogada de marketing semelhante à de Sunil Chhetri não me parece fazer sentido, tendo em conta a diferença de valor entre o futebol praticado nos dois países. Enquanto na Índia o futebol ainda dá os primeiros passos, o Japão tem competições organizadas há muito tempo, o pais já co-organizou  um campeonato do Mundo e a sua selecção tem presenças no evento mais importante de selecções. Dificilmente se poderá enquadrar esta contratação numa óptica experimental meramente comercial e os valores envolvidos são também um forte indicio: superam o que foi pago por Slimani.

Algumas reservas à extensão do contrato (5 anos) para um jogador que se apresta para completar 27 anos esta semana, o que estende a sua ligação até aos 32 anos. O mesmo relativamente à cláusula de rescisão, ficando sem perceber o alcance pretendido com um valor tão disparatado. A menos que o objectivo seja precisamente este: o valor é tão absurdo para um desconhecido que toda a gente se interroga e enquanto o faz fala-se no Sporting e no jogador.

Sporting TV
Muitos comentários se geraram já depois do post da semana passada sobre a rábula do logótipo da Sporting TV. Alguns deles a raiar o ignóbil, diga-se, como por exemplo os que foram feitos sobrea vida pessoal de alguns elementos da equipa de redacção. O escrutínio feito às preferências clubistas foi contudo o resultado da porta deixada em aberto pela direcção quando, no processo de adjudicação do outsourcing do dossier da comunicação. O que me parece decisivo na escolha de um profissional não deve ser o facto de aquele ser ou não Sportinguista, embora seja óbvio que a peneira deva começar a ser usada aí, tendo em conta que os há no mercado e, alguns deles, excelentemente reputados. O que me parece ser de evitar são profissionais com passado dúbio no que à qualidade diz respeito, ou marcados por uma ligação a clubes rivais. Isso sim seria intolerável. Da equipa já divulgada o Diogo Beja, a Rita Matos, o Fernando Correia e o Nuno Graça Dias são os nomes que conheço e qualquer um deles de Sportinguismo inquestionável. Uns com carreiras mais curtas, outros mais longas, mas qualquer um deles são nomes sólidos que me parecem boas escolhas. 

A outro nível está o adiantamento das emissões. O facto de a emissão não poder arrancar no dia 1 - amanhã - é um revés, mas não um revés decisivo, um mero contratempo, mesmo que algo embaraçoso para imagem do clube, que havia assumido publicamente que as emissões arrancariam a amanhã, por ocasião do aniversário do clube. Por mais necessário que se entenda ser a televisão não foi a sua falta que obstou a que o clube complete 108 anos de história e muitos deles de Glória para o clube e para Portugal. 

Grande parte das reacções que vi ao adiamento são "corporativas", alijando responsabilidades à Entidade Reguladora para a Comunicação Social. Esta contudo parece estar muito segura da sua posição quando remete para os Corpos Sociais quaisquer reacção afirmando que "não comenta" em que fase está o processo e muito menos a carta que escreveu ao clube, adiantando que "enquanto os responsáveis do clube não falarem, não serei a revelar o conteúdo da mesma". 

O Sporting porém, no seu comunicado, escolhe uma posição defensiva, evitando qualquer responsabilização da entidade reguladora, o que é sintomático. 

Alguém acha que o comunicado seria este se o Sporting suspeitasse sequer de tratamento desigual ou de negligência?

E o comunicado não explica porque divulgou o inicio das emissões para o dia 1, amanhã, quando só apresentou na passada quarta-feira, dia 25, o pedido para inicio das emissões experimentais, desconhecendo se estas seriam autorizadas ou não. (i) Porque o fez, (ii) quem é a World Channel, (iii) que responsabilidades lhe podem ser assacadas neste embaraçoso contratempo, (iv) quanto tempo demorará até que as emissões sejam possíveis, são algumas questões a carecer outra resposta que um mero comunicado anódino não realiza.

William Carvalho, parte 9859834, prodígio turco, Carrizo, Jonathan Silva, novo Balloteli e, sem terminar, já estou quase a ficar sem fôlego
William Carvalho, Slimani e Patricio merecerão provavelmente um post próprio, atendendo à sua especificidade. O primeiro apenas para dizer que há noticias que avançam a estadia em Lisboa de uma delegação do Manchester United para o contratar. Esta seria de facto uma noticia, pois as anteriores são meros rumores. Porém não há confirmação oficial e os rumores continuam, avançando que o jogador até vai para o Chelsea. Vamos ter que esperar, não é?

Sobre os restantes, o simples facto de ser noticiado o interesse do Sporting diminui a possibilidade de êxito. Os valores que o Sporting pode pagar pelas respectivas aquisições são passíveis de ser suportados por centenas de clubes pelo Mundo fora, pelo que o dinheiro não será de todo determinante. O prestigio do clube, as competições onde se inscreve serão factores relevantes na hora de escolher porque, neste estrato onde o Sporting concorre nem todos têm tanto para oferecer.

Mas quando as noticias terminam afirmando que o clube X da Premier League ou Y da La Liga também está interessada no jogador o meu interesse no seguimento da respectiva novela desaparece. Aliás, se estivesse inscrito logo no inicio da noticia nem teria completado a respectiva leitura.

14 comentários:

  1. Tanaka: Não conheço, nc ouvi falar. Incógnita completa. O facto de com praticamente 27 anos, apenas somar uma internacionalização por uma selecção fraca como o Japão não é mt abonatório desta nova contratação, mas temos que lhe dar a oportunidade de mostrar o que vale. Bem vindo e Boa sorte.

    Sporting TV: mais um episódio rocambolesco em que é a imagem do SCP que sai beliscada... E mais um sacudir a água do capote do CD liderado por BdC. Começa a ser sintomático... Os nomes de Diogo Beja, Fernando Correia e Nuno Graça Dias agradam-me. Principalmente dos dois últimos que me parecem ser excelentes jornalistas! Os restantes elementos desconheço, mas não posso deixar de notar que temos lá leoas que fazem jus à beleza das mulheres sportinguistas! :)

    William: parece inevitável a sua saída. E tb me parece mt difícil que consigamos substituto com a sua qualidade. Resta confiar que seja realizado um bom negócio com ele e que Rosell seja semelhante, em qualidade futebolística, ao Fredy Montero. Escola (barça) não lhe falta.

    O resto dos nomes aflorados no post: para já só podemos aguardar...

    SL

    ResponderEliminar
  2. Acho que o Tanaka é um negócio perspectivado nos mesmos moldes de Slimani por exemplo.
    Ambos já nas casas dos 26/27 com carreiras exclusivas nos campeonatos dos seus paises, contrados por valores quase irrisórios comparado até com o nosso campeonato.
    A única diferença relevante que vejo é o facto de um quase não ter jogado pela selecção do seu país e o outro ser a principal referência ofensiva da Argélia.

    Quanto ás clausulas de rescisão, pergunto-me do porquê de valores tão disparatados.
    Será que haverá algum critério de contabilização dos activos que tem em conta estes valores?

    ResponderEliminar
  3. Tanaka: Deve haver melhores jogadores do que este japonês para aí aos pontapés. Com quase 27 anos, foi internacional pela banalíssima selecção do Japão apenas uma vez, e ainda lhe dão um cláusula de rescisão de 60 milhões de euros. Está lá uma "estrela" que fachavor. E andamos nós a falar nas maroscas do Benfica?

    Sporting TV: O Sporting não tem razão nenhuma, é lógico. Veremos se a TV chega mesmo a ver a luz do dia...

    William Carvalho: A admiração era se não fosse vendido.

    ResponderEliminar
  4. J.,

    Em relação aos valores elevados das clausulas, parece-me que é mais para proteger a possivel venda do jogador, do que outra coisa qualquer. Só mesmo para impedir que venham cá e o levem por qualquer valor. Isto se o jogador se mostrar a um bom nível, claro.

    ResponderEliminar
  5. A cultura de rigor e exigência tantas vezes usada como auto-promoção começa por se constatar até na qualidade das fotografias das aquisições, que são de amadorismo gritante mas onde nunca não falta o carismático líder. Como ele estava de férias só quando regressou é a que aquisição foi dada por concluída. O Tanaka até pode ser um bom jogador mas oferecer-lhe um contrato até aos 32 anos é dar-lhe o sossego da pré-reforma à vista. Os 60 mil euros de indemnização deve ser como aquela história do professor a dar notas: dá-se a que cai no tapete, desta vez não foi a etiqueta dos 40K foi a dos 60k.

    Saber quem é a World Channel é menos importante do que saber quem é está por trás desse projecto para saber a que mãos vai parar o dinheiro.

    A equipa da redacção está contratada e a receber há quanto tempo?

    Quanto ao William não o vendam não equanto está em alta que depois quero ver. O resto enfim os jornais têm que ter com que pagar aos jornalistas, certo?


    ResponderEliminar
  6. Não compreendo todo esta alarido em volta das clausulas de rescisão. Já na época anterior manteve-se o mesmo esquema, todos os novos jogadores, sejam contratados ou da formação têm uma clausula base de 45 milhões, excepção feita aos avançados, como aconteceu com Slimani, Cissé, Montero e Betinho, cujas clausulas são sempre de 60 milhões.

    Este é apenas um valor de referência que o Sporting CP usa para negociar os seus jogadores, claro que podem sair por menos, mas estas clausulas permitem uma maior margem de manobra, de forma a que não vendamos jogadores ao desbarato e por meia dúzia de tostões como vinha a acontecer. Os nossos rivais também fazem o mesmo, só porque a imprensa ignora as deles e dá destaque às nossas, isto não significa que nós é que estamos errados.

    Quanto às eventuais vendas, parece-me que entre Slimani, Rojo e William, dois vão ser vendidos. É quase inevitável. No caso do William apostaria no Zézinho e no Rosell, já Rojo ou Slimani vão precisar de alternativas à altura.

    ResponderEliminar
  7. O Bruno já disse que o valor das cláusulas não interessa para nada, mais ou menos como o comentário enviado às 14:30. Foi 60 mas podia perfeitamente ser 30 mas assim até a Gazzetta dello Sport goza o prato. O japonês é mais um que chegou através de um daqueles fundos, de que nem se podia ouvir falar há pouco tempo. A vantagem da duração dos contratos, de já para aí duas ou três dezenas de jogadores, é que tão depressa nem precisamos de ir ao mercado. E ainda por cima são todos baratinhos. Pudera!

    ResponderEliminar
  8. Não acho que neste momento o Sporting não esteja a contratar com dinheiros de fundos. E ao mesmo tempo, tudo que vier para o bem e para o mal, será o cluber a ter que colher esses mesmos resultados.
    Por isso é que fomos buscar o Tanaka e não o Derley por exemplo. Porque não temos dinheiro para mais.
    Mas continuo a preferir assim que os Bojinov´s e Elias desta vida.
    Se der mal, perdemos 650 mil euros. Se acertamos, ganhamos milhões como no caso de Slimani.

    ResponderEliminar
  9. Só vejo comentários derrotistas... Ou é a clausula que é astronómica (se não existisse clausula era porque não estavam salvaguardados..), Ou a TV que não vai arrancar de forma nenhuma, ou a direcção preparou mal o lançamento, Ou os jogadores vão ser todos vendidos e não temos jogadores, ou não se vende agora em alta e depois não ganhamos nada e etc...

    Mas o mais importante nunca se frisa, tanto a recuperação financeira, como a recuperação desportiva como a possibilidade de todos os sportinguistas poderem acompanhar as modalidades e as estruturas jovens através da futura Sporting TV (para mim é para isso que ela serve).

    A aí um comentarista então é o cumulo. Assume que devido a ainda não podermos ter a TV a dia 1 é porque cúmulos dos cúmulos esta já não vai existir..

    Enfim

    ResponderEliminar
  10. António Gomes, você é que no mínimo é precipitado. Qual recuperação financeira? Aquela que nem permite renovar com o Matheus Pereira? Quanto à recuperação desportiva, vamos ver qual será a classificação da próxima época.

    ResponderEliminar
  11. Relativamente aos 5 anos, acho algo estranho mas sem saber valores de contractos é difícil de comentar. Poderá haver algo relacionado com prémios por objectivos/jogos por época que seja melhor que, por exemplo, 3 anos a ganhar mais (por ano).
    Já quanto à cláusula não percebo o "alarido", cito aqui do forumscp uma opinião que partilho:

    "Agora o passo lógico que muita gente não está a conseguir dar. Não se trata do jogador A ou B valer aquele valor. Trata-se de uma política. Um padrão. Que serve para mostrar ao Mundo, de forma totalmente transparente, qual o valor das cláusulas. E, principalmente, serve para facilitar a negociação de futuras contratações! Amanhã temos um novo Ronaldo na academia. Na negociação de contrato, em relação à cláusula, o seu agente diz: quero uma cláusula de 15 milhões (porque não se sabe quando é que aí vem o Ronaldo). Qual a resposta negocialmente mais forte:
    a) Nós gostávamos mais que fosse 42.5 milhões. É um número mais redondo e achamos que vales isso (aposto que agente até vai baixar as exigências salariais "ah acham que ele vale muito? então ele joga por uma sandes de torresmos").
    b) Ele terá uma cláusula de 60 milhões. É avançado e é a política do clube - todos os profissionais que aqui jogam aceitaram estas condições.

    É principalmente por isto que faz sentido a harmonização das cláusulas. Além de se proteger em relação ao jogador concreto, protege-se o clube em negociações futuras!
    E evita-se de se vender o Ronaldo por 15 milhões."

    P.S. - Louvo a paciência de quem perde tempo a responder a anónimos. Já mesmo quem coloca o nome apenas (como eu) estará sempre protegido por um manto de anonimidade, que não abrange os autores do blog, por ex.

    ResponderEliminar
  12. Vão ver que o Bruno descobriu mais uma vez a pólvora e as super cláusulas ainda vão fazer a escola. Já fazem fila para terem todos as maiores cláusulas do mundo... na China.

    ResponderEliminar
  13. Anónimo, o que diria sua excelência se no ano passado a cláusula de rescisão de um desconhecido William de Carvalho tivesse sido fixada em 10M€?

    A sério que ficam tão preocupados por o SCP defender os seus interesses? Elucidativo...
    Talvez preferissem os actos de gestão de topo como vender passes das jovens promessas ao desbarato e em bloco. Enfim.

    Olhe que com as cláusulas de rescisão dos outros não ficam espantados e até há quem faça "avaliações" do plantel recorrendo às mesmas (ahahah):
    http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Benfica/interior_premium.aspx?content_id=834988

    Bem, vamos lá ver se este meu comentário passa...

    SL

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)