terça-feira, 1 de julho de 2014

Os primeiros passos de 108 anos de história, 108 anos de enorme orgulho!

Em 1902, por iniciativa de Francisco da Ponte e Horta Gavazzo e de seu irmão José Maria, foi fundado oSport Clube de Belas, na sequência de umas férias de Verão passadas naquela localidade, em que Eduardo Ferreira Pinto Basto e seu irmão Fernando centralizaram as atenções dos rapazes em férias, jogando a bola no pátio da Quinta do Bonjardim, propriedade dos seus avós maternos, Marqueses de Borba. As actividades do Clube não foram muitas, assinalando-se somente um grande encontro de futebol travado com um grupo de rapazes de Sintra, e disputado em 26 Agosto de 1902 nos Seteais, na presença do Rei D. Carlos, da Rainha D. Amélia e do Príncipe D. Manuel, além de vários Dignatários da Corte. O grupo de Sintra, reforçado com alguns ingleses e ainda com João e Francisco Vieira, irmão do nosso Jorge Vieira, não conseguiu vencer, tendo-se jogado duas partidas com o intervalo de 25 minutos com dois êxitos do Sport Club de Belas que marcou três golos.
O entusiasmo foi enorme, a equipa sobrevalorizada, e isso os levou a convidar, de novo, o grupo de Sintra para outro encontro, que se veio a realizar a 14 de Setembro de 1902.

Prepararam um festival desportivo e compraram valiosas medalhas que deviam ser disputadas por diversas modalidades: corridas de bicicletas, de sacos, pedestres e o jogo de futebol. Com faltas de alguns dos convocados e com o reforço que o grupo de Sintra apresentou dessa vez, o resultado foi estrondoso (14-0), e a fama de Francisco Gavazzo como guarda-redes, que o anterior encontro ainda mais vincara, foi-se por água abaixo e a verdade é que Francisco Gavazzo nunca mais quis jogar a guarda-redes!

No Museu Mundo Sporting, pode ver-se a medalha conquistada por Francisco Vieira neste encontro.

Nesse inverno, os irmãos Pinto Basto e Carlos Villar fundariam o Foot ball Club Swifts, que a partir de Janeiro de 1905 se viria a chamar Club Internacional de Foot Ball; enquanto isso, nos princípios de 1904 já a maioria dos apaniguados do Spot Club de Belas, residentes da área do Campo Grande, centrou neste Bairro o convívio, ainda que sem actividade desportiva de Clube. A ideia foi-se ampliando, os seus componentes foram cimentando a amizade e, sem solução de continuidade, só com uma mudança de 'rótulo', todos se passaram para o Campo Grande Foot-Ball Club que se fundara nesse ano, numa das habituais reuniões da Pastelaria Bijou, da Avenida da Liberdade, sob a influência dos irmãos Gavazzo, José Alvalade, Alberto Lamarão, António Felix da Costa Junior, Carlos Bom de Souza Carneiro, Eduardo Mendonça, Fernando Barbosa, José Stromp, Frederico Kohn e Carlos e Fernando Motta Marques.

O local exacto das conversas havidas para a concretização da fundação do Campo Grande Foot-Ball Club foi o quarto de Francisco Gavazzo, à data situado no belo Solar da Família Pinto da Cunha, ainda hoje existente no fim do Campo Grande, à esquina da Alameda das Linhas de Torres. O campo desportivo ficava na Quinta do Visconde de Alvalade, no Sítio das Mouras, junto à Assistência Nacional aos Tuberculosos, com serventia pelo nº 27 da Alameda das Linhas de Torres, à data, nº 12 da Alameda do Lumiar. Este campo situava-se nos terrenos que depois foram conhecidos como Lumiar-A, utilizado também pelo Grupo Desportivo 'Os 13' e pela CUF, anos mais tarde.

Este Campo Grande Foot-Ball Club tinha como sócios jovens das melhores famílias de Lisboa e funcionava, já, com algumas estruturas, pois tinha uma Direcção de que José Alvalade era o tesoureiro e Francisco Gavazzo o secretário, o qual substituído por seu irmão José, quando ele viveu em Paris. A quota mensal era de 300 reis, efectuavam-se Assembleias e as respectivas actas eram redigidas.

Como pormenor é de notar que o equipamento desportivo era o mesmo que tinham trazido do Sport Club de Belas (camisas de flanela branca, calções azuis e cinto e meias da mesma cor) mas, normalmente jogavam com qualquer camisa branca pois foram raros os encontros em que se equiparam a rigor. O Clube teve uma actividade interessante, não só no futebol como corridas e saltos (o Atletismo da época), ténis e, algumas vezes esgrima com a colaboração dos irmãos Martins, filhos do Mestre de Armas António Martins. Era, de facto, um Clube de elite cujas festas tinham requintada elegância pois reunia também os familiares dos sócios que, como se disse, pertenciam às melhores famílias lisboetas.

A última festa do Campo Grande Fott-Ball Club teve lugar em 19 Março de 1906, com atraente programa, tendo figurado na assistência nomes sonantes da Sociedade, como o Marquês de Borba, Conde da Esperança, Visconde de Maiorca e o Visconde de Alvalade. Estiveram presentes cerca de 500 pessoas! Nesta altura da vida do Clube notava-se já uma divergência de opiniões quanto à localização da Sede pois que os de Lisboa queriam que ela ficasse na Baixa e os do Campo Grande, neste local.

Igualmente se notava disparidade de critérios quanto às finalidades do Clube que os primeiros desejaram primordialmente apontar para festas sociais e os do Campo Grande para as práticas desportivas. Esta situação de efervescência deflagrou logo a seguir pois que, em 12 Abril de 1906, José Alvalade organizou um piquenique à Quinta do Correio-Mor, em Loures. A lista elaborada pelo Visconde de Alvalade não incluía os nomes da facção de Lisboa e esse foi o pretexto para que, em 13 Abril, no 1º andar das Cocheiras dos Condes de Sabrosa, à Rotunda, se tivesse realizado uma efervescente Assembleia na qual José Gavazzo, em seu nome e de seu irmão, declarou demitir-se no que foi imitado por vários dos presentes. José Alvalade secundou esta atitude e proferiu as palavras que estão na origem do Sporting 'Eu vou ter com o meu avô e ele me dará dinheiro para fazer outro Clube'.

O Visconde de Alvalade disponibilizou dinheiro e terrenos, de tal modo que em Maio nasce o Sporting Clube de Portugal. Para concretizar o seu sonho, também os jovens fundadores (José Alvalade tinha, imagine-se, 21 anos) contribuíram com as quantias que podiam. A data da Assembleia Geral na qual se elegeu a primeira Direcção foi 8 Maio de 1906 e como nota curiosa deve-se dizer que o Clube não tinha ainda, nessa data, o seu nome definido! Foi nela que José Alvalade proferiu a frase que ficou célebre: ‘Queremos que o Sporting seja um grande Clube, tão grande como os maiores da Europa’. A esta frase histórica, juntou a cor verde da esperança.

Esvaziou-se, assim, o Campo Grande Foot-Ball Club, que findaria pouco depois.

Os dissidentes do Campo Grande Foot-Ball Club que acompanharam José Gavazzo e José Alvalade para o lançamento desse novo Clube, ainda que continuidade, afinal, do Sport Club de Belas e do Campo Grande Foot-Ball Club, que se extinguiram, foram 17, completando assim os 19 futuros 'leões':

 José Alfredo Holtreman Roquette (José Alvalade) 
 José Maria da Ponte e Horta Gavazzo
 Frederico Seguro Ferreira 
 Alfredo Augusto das Neves Holtreman (Visconde de Alvalade) 
 Fernando Soares Cardoso Barbosa
 José Stromp
 Henrique d’ Almeida Leite Júnior 
 John Henrique Scarlett
 Eduardo Francisco Quintela de Mendonça
 Afonso Botelho
 António Stromp
 Augusto Barjona de Freitas
 Augusto Carlos Cruz Seguro
 Francisco da Ponte e Horta Gavazzo
 Francisco Stromp
 Sérgio Rolin Geraldes Barba
 José Seguro Borges de Castro
 José Cordeiro Ferreira Roquette
 João Serrão de Moura

Só na Assembleia Geral de 1 Julho de 1906 ficou firmada a designação de Sporting Club de Portugal, embora José Alvalade preferisse Grande Sporting Club de Portugal.

Temos pois presente de que estas duas datas são históricas no Clube pois que se a fundação é de facto, em 8 Maio de 1906 a existência do Sporting Club de Portugal é de 1 Julho de 1906.

E assim se viveu até 1920, ano em que, numa Assembleia Geral para reforço dos Estatutos, António Nunes Soares Júnior propôs, e por maioria foi aprovado, que se considerasse como data da fundação 1 Julho de 1906, na rigorosa defesa da verdade, que não se encontra em grande parte de outros clubes desportivos, cujos dirigentes foram recuar a data da fundação dos seus clubes a pretexto das mais paradoxais descobertas das origens.

A história tem vindo a dar razão a José Alvalade, e os dirigentes que se seguiram tudo têm feito para preservar não só esse seu desejo, mas sobretudo consegui-lo através dos princípios e valores constantes nos primeiros Estatutos do clube, em 1907.

O Sporting Clube de Portugal de hoje, mais de um século depois da sua fundação, honra as suas origens, sendo uma fortíssima potência desportiva nacional, a quem o país muito deve, não só na razão dos títulos internacionais conquistados, mas pelo seu ecletismo e excelência dos seus praticantes, sendo um clube conhecido e respeitado na Europa e no Mundo."

(in site do clube)

4 comentários:

  1. E do passivo, meus caros, não se fala do astronómico passivo?!? E com uns activos tão curtos o futuro é tudo menos risonho.

    ResponderEliminar
  2. Para a madrassa do fórum não há instâncias judiciais, eles é que decidem o que está bem, que normalmente é o que o Bruno diz, como já foi o que dizia PPC. Qualquer puto que venha a ser jogador a sério e ganhe só 20 paus na hora da saída recorre à UEFA e logo se vê o que pensa o organismo que tutela o futebol na Europa sobre as novas cláusulas no SCP. Aqueles que já são jogadores a sério normalmente não têm problemas nenhuns com grandes cláusulas e grandes ordenados. Já vimos poucos manguitos.

    ResponderEliminar
  3. Se há dia em que, por muitos pontos de vistas diferentes que possamos ter sobre a vida no nosso grande clube, devemos dar e receber felicitações, hoje é o dia.
    Parabéns ao grande Sporting Clube de Portugal e parabéns igualmente à maior massa adepta do mundo.
    Venham mais 108 anos.
    Saudações Leoninas e cordiais

    ResponderEliminar
  4. Orgulho enorme e infindável por pertencer a esta família centenária!

    Parabéns SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!

    Pelo Sporting, sempre.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (14) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (18) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (91) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (2) Bastidores (69) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (62) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (43) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (2) play-off (1) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (7) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (4) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)