A arte de jogar e oferecer foi um clássico dentro do clássico
Mais uma vez a eficácia
Nos primeiros quarenta e cinco minutos o Sporting não apenas controlou como em muitos momentos dominou completamente o antagonista. Isto muito por força de uma equipa muito concentrada e pressionante, não tendo consentido muito mais que um par de transições sem grande perigo. Na frente construiu oportunidades suficientes para assegurar o resultado antes de voltar às cabines. Particularmente Nani, que, nas condições que dispôs, não falhará muitas vezes. Neste período o Sporting deu uma demonstração de classe na produção de jogo atacante, variando o seu jogo de forma pouco previsível, deixando o FCP à mercê de um K.O. técnico iminente.
Mais uma vez a generosidade defensiva
A segunda parte não traria um Sporting tão dominante e superior. Isso aliás seria muito difícil de suceder porque já se suponha que o FCP iria reagir ao resultado adverso e manter a pressão do primeiro tempo teria custos físicos elevados. O Sporting tinha a ganhar se agora, em situação vantajosa, alternasse a procura assumida do golo com a espera do erro do adversário, gerindo com mais inteligência e menos "sangue" os ritmos do jogo. Como aliás todas a boas equipas têm necessidade de fazer.
Acontece que para isso o Sporting precisaria de ter o que não tem e dificilmente terá com as opções de Marco Silva para o centro da defesa: uma defesa que permita aguentar resultados. Não vou rebater o tema aqui tantas vezes abordado já este ano, ou sequer explorar o azar de Sarr, que podia acontecer a qualquer um. Mas as entradas de Oliver e Telo deixaram bem claro, para quem ainda tenha dúvidas, que o perigo e as situações de golo na nossa baliza serão sempre possíveis enquanto a bola rolar no relvado e para isso nem é preciso uma acção muito assertiva dos adversários. Contabilizem-se as ofertas desde o inicio de época para se perceberem algumas das principais razões para contarmos, neste momento, com apenas duas vitórias.
Breve análise individual
Patrício - Enorme é pouco, muito pouco.
Mauricio / Sarr - Não são centrais para uma equipa que quer ser campeã, os dois juntos muito menos. Em relação ao segundo, se era para aprender já cá estavam vários e ele é pior do que eles.
Cedric - Seguro, sem grandes rasgos a atacar mas sem comprometer a defender.
Jonathan - confirmou a boa impressão deixada em Barcelos com a felicidade e saber de estar no sitio certo para marcar. Sentiu dificuldades na segunda parte com o crescimento do adversário, mas não esteve pior do que já vínhamos vendo em Jefferson.
João Mário - Está a justificar a chamada. O eclipse da segunda parte explica-se pelo esforço gasto na primeira e pelo menor espaço que dispôs para pensar o jogo. Quando o teve mostrou a qualidade que se lhe reconhece.
William - Aos poucos vai regressando aos lugares onde foi feliz o ano passado.
Adrien - Há muita responsabilidade sua no melhor período do Sporting e isso foi ainda mais notório quando foi ficando esgotado e o meio-campo perdendo consistência.
Carrillo / Nani - Pode parecer um sacrilégio que os dois melhores jogadores de campo (Patricio tem que estar incluído nos melhores) não tenham destaque individual. Mas se Nani é Nani e está acima das nuvens da nossa equipa e até da Liga, o Carrillo de ontem mostrou que o futuro que sempre se lhe augurou está cada vez mais perto de ser uma realidade.
Slimani - Confirmou o que disse no jogo anterior. Marco Silva está aqui com as ideias invertidas. Quando andamos a bombear bolas para a área jogou Montero, com os resultados que se sabem. Agora com a bola a ser melhor tratada joga Slimani, que mais não consegue do que ser um apêndice de reduzida utilidade. E se não é Montero, muito menos será Tanaka.
Capel - Aquele tiro à barra teria sido o golo de uma carreira e emprestado ao resultado alguma justiça. Ambas as equipas dividiram alguns períodos de superioridade a do Sporting foi mais duradoura e inequívoca.
LdA,
ResponderEliminarA nossa fragilidade defensiva é *o* erro na construção deste plantel: um central de 'topo' e poderíamos contar com vitórias todos os jogos desta época, pelo que fizemos em cada um deles, exceptuando, talvez, o da luz.
Ainda assim, fica um sabor agridoce, uma primeira parte verdadeiramente de luxo, os melhores 45 mnts de há muito tempo, foi um verdadeiro regalo apreciar a equipa.
Acima de tudo, creio que o 'pormaior' que falta agora será ganhar inércia de vitórias. Há alturas em que se vence só porque sim, porque já é hábito e isso simplesmente facilita o gerir do jogo. Pode parecer estúpido, mas estou convencido que se tivéssemos alguns títulos ganhos nos últimos tempos, pelo menos mais uma daquelas bolas da 1a parte tinha entrado e íamos para o intervalo com uma vantagem maior. Falta o "killer instinct" final, mas esse precisa de vitórias consecutivas para se alimentar.
Abraço e viva o Sporting!
Nao percebo a insistencia no Montero.... é um mono, sem vontade. Parece aquelas gajas, que se acham muito boas e se fazem de dificeis. No fundo, nao interessam a ninguem. Tinhamos muito mais a ganhar em lançar o Tanaka. Tem bons pés, garra e bom tiro. E, sobretudo, muito mais vontade do que Montero. Se querem um gajo para tabelar vao buscar o Postiga. Um avançado serve para marcar golos e, no minimo, para meter a adversaria em sobressalto. Nao é para andar por lá a passear.
ResponderEliminarConcordo no essencial. Também acho que o Sporting ganharia em jogar com Montero de inicio e apostar em Slimani no final quando bombear bklas parece ser o ultimo recurso. Uma análise que gostaria de ver feita era a do grau de participação de Slimani na produção ofensiva na primeira parte do jogo. Continuo com a expectativa de ver Montero com Nani, com João Mário com Adrien e com este Carrilho a jogar de inicio.
ResponderEliminarTenho de me conformar que mesmo tendo Patrício, William, Adrien, João Mário, Nani e este Carrillo (Cédric e Jonathan também estiveram bem), o Sporting estará sempre mais perto de não vencer do que vencer. Em 6 jogos, 2 vitórias. 5 golos sofridos/oferecidos.
ResponderEliminarSe dos centrais já nem vale a pena falar, a insistência em Slimani é algo que me ultrapassa (vejam bem onde começa a jogada que isola Jackson). Mas uma coisa também é certa, conseguiu-se "matar" o Montero. Primeiro foi a CS, depois foi o Sporting (Jardim, adeptos, Alvalade e Marco Silva). É um jogador sem confiança, sem garra e sem tempo para demonstrar que é, realmente, muito melhor (e mais útil, ainda mais com Nani, Carrillo e J. Mário) que o argelino.
Corre-se o risco de perder um ano com grandes jogadores mas sem se conseguir o mais importante, Vencer.
Concordo! Nani e Carrillo, claramente os melhores do SCP... Confesso que quando entrou Capel não entendi a substituição, mas segundos depois bateu-me.... Jonathan estava a sentir grandes dificuldades em parar o lado esquerdo do Porto, dada a menor ajuda do extremo (umas vezes Carrillo e outras vezes Nani). Capel ajudou mais e a equipa re-equilibrou-se um pouco melhor...
ResponderEliminarMas eu lembro-me de ter pensado durante a 1ª parte que o Sporting não conseguiria aguentar aquele ritmo o jogo todo (ninguém consegue)... e a segunda parte do Porto acho que foi em grande parte devido a esse facto... Pena foi que não tivessemos feito mais um golito na 1ª parte... Tinhamos acabado com o jogo.
SL
Marco Silva vai-nos deixar à seca durante uns anos será que vai valer a pena?
ResponderEliminarCantinho,
ResponderEliminarO que diz sobre o Montero até pode ser tudo verdade, agora o próprio tem que fazer por ele.
Cédric é uma verdadeira nódoa , é só o que tenho a dizer , ele não defende , ele fica a andar para trás quando os extremos avançam para cima dele até ser fintado , não sabe nem de perto o que é ser um lateral direito , é muito fraco mesmo.
ResponderEliminarToda a defesa do Sporting é fraca , e o Jonathan pese embora o golo e a boa exibição na primeira parte , na segunda mostrou falhas técnicas fruto de algum nervosismo , como as recepções de bola por exemplo, mas sinceramente estou tão desgastado com o Jefferson , que quero ver este jogador que vem bem referenciado a ter oportunidade de vingar em Alvalade.
O Sporting ou deixa o Miguel Lopes entrar nas contas , ou em Janeiro tem de comprar um lateral direito.
Adrien confirma apenas o que os seus críticos dizem dele , é um jogador sobrevalorizado , tecnicamente banal , luta muito e corre muito , mas com falhas de posicionamento incompreensíveis , e depois tem pouco gás , no ano passado parecia ter ultrapassado o problema da molenguice , mas parece que ela voltou. Tem estilo e boa imagem , mas não é o que o SCP precisa a este nível, só porque mostra os dentes e grita.
Ali o Sporting precisa de um médio de alta rotação , que podia na minha opinião ir a base buscar , falo do Mallmann. Tem acima de 1,80m , tem choque , tem boa intensidade , e chega lá a frente com qualidade.
Um dos problemas do Sporting é falta de consistência dos 2 médios centros , Adrien e Martins (antes) , que não jogadores para uma equipa que deseje o titulo.
Sei que esta opinião choca muita gente , pois Adrien (ate para mim) é visto como o símbolo do Sporting em campo.
Quanto aos centrais , juntos são de facto um problema.
William está a voltar ao seu melhor , João Mário está a subir de intensidade e a mostrar que só precisava de jogar. Nani e Carrillo excelentes.
Slimani ? É um cepo lutador , eu acho que já chega de lutadores , temos de ter uma equipa de artistas. O Slimani certamente em Janeiro terá um substituto , já que vai para a CAN.
Espero que se contrate um matador à altura da grandeza do clube , como disse o Aguas do Benfica.
Quanto aos que falam do Montero , bem , é um jogador que é sempre apoiado pelos adeptos , eu nunca ouvi em Alvalade assobios para o Montero , e há muito que o merece.
Montero não tem capacidade mental para ser jogador de futebol a este nível , e isso é fácil ver , até mesmo quando marcava golos , se via que era fraco mentalmente e a nível de atitude, como se via na cara de desanimo que metia em cada golo falhado.
O Tanaka já merecia o seu lugar no banco , pois este Montero quando entra , não luta não faz nada , está ali parece um traumatizado.
"Quanto aos que falam do Montero , bem , é um jogador que é sempre apoiado pelos adeptos , eu nunca ouvi em Alvalade assobios para o Montero , e há muito que o merece."
ResponderEliminarAté gostava de saber quais são os critérios para um jogador do Sporting merecer assobios da sua massa adepta.
É muito simples , o tribunal de Alvalade já castigou outros por muito menos , mas como se diz mais vale cair em graça do que ser engraçado , o Montero entra sem garra , sem atitude , parece que está quase apatico em campo , arrasta-se , e o publico apoia quase como se fosse um bebé chorão.
ResponderEliminarTem um bom toque de bola , tem técnica , mas é muito débil para jogar num clube como o Sporting. Em Janeiro deve ser dispensado , porque duvido que alguém pague alguma coisa por ele , nem uma grande de cervejas.
Os comentários do m1950 são, simplesmente, surreais.
ResponderEliminarAliás são, só, cómicos.
Alguém que menciona Miguel Lopes como opção credível não pode ser levado a sério.
Octavio , obrigado pelo reconhecimento , Miguel Lopes pode não ser grande coisa , mas mais fraco que Cédric não pode ser. Não acredito que Lyon , Tottenham e etc queiram um lateral pior que o Cédric.
ResponderEliminar"Não acredito que Lyon , Tottenham e etc queiram um lateral pior que o Cédric."
ResponderEliminarClaro. Por isso é que ele está na Equipa B do Sporting.
É quase um sacrilégio não ter ganho um jogo que durante a primeira parte não me lembro de ver tão desequilibrado entre Sporting e Porto...
ResponderEliminarDesequilibrado está tb o SCP. É demasiado notória a diferença de qualidade que a equipa apresenta entre sectores. Diz-se que são as defesas que ganham campeonatos.... E este SCP tem sido o paradigma mais fiel dessa famosa frase feita. Quatro empates. Desse quatro, tivemos três jogos em que fomos nitidamente superiores e que perdemos pontos for falhas defensivas individuais e/ ou colectivas gritantes. Azar? Qd os azares se repetem, não pode ser só azar...
Dito isto, vale a pena continuar a bater no ceginho? Vale... Pq eu, no meu optimismo, acredito que nos aguentemos até Janeiro, para tentar remediar a situação... Se acredito que esta equipa dificilmente irá para de sofrer golos parvos, mais acredito, a ter em conta a espantosa exibição da primeira parte de sexta-feira á noite, que passará a marcar mais que a maioria dos adversário que terá para enfrentar a nível interno.
É verdadeiramente ingrato e castigador que a politica de contratação "cirúrgica" da SAD, não tenha passado pelos centrais... Jonathan Silva é o exemplo do que é um contratação cirúrgica: bastou um jogador para fortalecer uma posição onde estávamos nitidamente carenciados... em contraponto ao que se passou para os centrais... A diferença esteve no dinheiro gasto. Estes 2,5M€ estão a ser muito mais baratos que o dinheiro que se despendeu na contratação e despenderá no pagamento de salários em centrais que não estão preparados para serem titulares, no imediato, num clube com a ambição do SCP.
Amanhã é um jogo diferente... Ambicionamos a vitória, como sempre, mas dado o poderio do adversário e com o jogo por disputar, não me importava somar mais um empate a um golo...
Força, rapazes. Força SCP!