terça-feira, 23 de setembro de 2014

Keep calm que antes do galo cantar o leão rugiu 4 vezes

Excelente foi a resposta dada pela equipa em Barcelos, no estádio do Gil Vicente. Uma equipa concentrada nas suas responsabilidades, coesa e autoritária, que não permitiu à equipa da casa mais do que aceitar com naturalidade a superioridade do Sporting. Os receios de que a sequência de maus resultados pesasse na resposta da equipa felizmente não se confirmaram e esse é o principal mérito da exibição segura de ontem: O Sporting entrou de forma categórica no jogo, explorando de forma meritória as fragilidades do antagonista, não lhe dando tempo de ganhar confiança.

Hoje estas questões têm menos interesse, até porque a actualidade vai sobrepondo temas mais pertinentes. Mas este jogo deve funcionar como um ponto de ordem à mesa relativamente ao treinador. É exactamente o mesmo que comandou a equipa nos empates anteriores que serviram para por em causa a sua competência. Que responsabilidades tem Marco Silva nesta saída do Sporting de um ciclo de maus resultados, para as suas pretensões e responsabilidades, para uma goleada fora de casa?

Na minha opinião não há apenas uma resposta para esta pergunta, mas sempre me pareceram exageradas as criticas mais duras a Marco Silva. O Sporting não estava a jogar mal, os princípios de jogo sempre me pareceram correctos, sem prejuízo de considerar que a equipa tinha que evoluir em alguns aspectos do seu jogo. Mas, como qualquer outra, precisa de tempo e de resultados favoráveis para fortalecer a confiança individual e colectiva. Olhe-se para o percurso de equipas que mudaram de treinador e o tempo que levam a consolidar processos.


Voltando à pergunta feita acima, uma das respostas está dada logo no parágrafo de entrada e tem a ver com a postura da equipa. O valor do adversário não pode deixar de ser levado em linha de conta. Este Gil Vicente é um dos mais frágeis dos últimos tempos e está numa fase de transição, com entrada de um novo treinador. Não deixará de ser uma equipa em luta constante pela despromoção mas será uma equipa mais aguerrida, mais fiel à imagem do seu treinador. Marcar golos - e o Sporting marcou dois de rajada - e não sofrer faz toda a diferença, e isto são dois factos que, para o campeonato, só com o Arouca se havia registado. Não por acaso, foi a única vitória contabilizada até ao jogo de Barcelos.

A verdade é que Marco Silva acabou por mexer mais do que esperado. Se a entrada de Jonathan era "obrigatória" e a "morte" de André Martins era uma crónica há muito tempo anunciada, a saída de Carrilo deve-se inscrever numa natural rotação de jogadores, face ao calendário apertado. Se a escolha de João Mário rendeu altos dividendos ao treinador, e a todos nós, obviamente, parece-me exagerada a despromoção de André Martins para a bancada.

Não se confirmaram as tão pedidas mexidas no centro da defesa. Tal como disse no post anterior, compreendo que Marco Silva não o tenha feito, pelas razões então expressas. Isso não invalida considerar que continua a ser visível a falta de ligação - eu até acho mais do que isso... - entre os nossos centrais e que esta me parece insanável. Tal como digo também no post referido, a avaliação feita aos centrais tem estado mais concentrada nos resultados - o do derby em particular  - do que nas performances. O mesmo se poderá dizer agora, em função do sucedido ontem: pela segunda vez não sofremos golos, o que pode ser parecer uma aposta inteiramente ganha. Contudo os sinais deixados ontem e nos jogos anteriores estão longe de ser tranquilizadores.

Aqui a posição do treinador continua difícil, até porque não há sequer tempo para treinar outra dupla. A prazo continua a residir aqui a nossa maior fragilidade e os próximos dois jogos serão esclarecedores. Um daqueles casos em que agradeço encarecidamente ter uma visão errada dos factos...

Algumas análises individuais, com uma nota comum para as reacções às exibições de  Jonathan e João Mário: um bom começo na titularidade que requer certificação com adversários mais exigentes.

Cédric - sempre muito concentrado a defender, teria sido quase perfeito se não tivesse que centrar.

Jonathan - Expressei o meu receio aqui no post anterior, por temer que, com a companhia de Sarr, formasse o buraco na muralha que Mota exploraria. Esse temor não teve origem num conhecimento profundo do jogador, mas sim no preconceito, tantas vezes justificado, que os laterais sul-americanos se esquecem frequentemente que a principal preocupação de um defesa deve ser defender bem. Saiu melhor do que a encomenda, veremos como responde a desafios mais exigentes. Se quando chamado a defender esteve bem, sempre preocupado a fechar dentro, a atacar ofereceu mais do que Jefferson tem dado (fazendo sobretudo a linha e muito displicente a defender), procurando ser uma referência por dentro a triangulações e baralhando por isso as marcações. Pode sentar o brasileiro.

William- muito abaixo do que é normal nele na eficácia no passe, mas importante a por ordem no campo. Saiu para ser protegido do segundo amarelo. 

Adrien - ganhou com a presença João Mário e de um Nani inspirador e ainda fez um golão.

João Mário - Contrariamente ao que suponha, o Gil Vicente não foi uma equipa como é tradicional serem as equipas de Mota. João Mário teve assim mais tempo e espaço e assim o mérito de por no relvado tudo o que sabe e é muito. Dos seus pés as bolas saem com olhos, ficando a tarefa dos avançados muito facilitado.

Capel - Já provou que, apesar do que lhe falta, pode ser muito mais importante do que tem sido. Ontem e nos jogos anteriores.

Slimani - A entrega é total mas continuo a pensar que Montero, com estes Nani, João Mário, Carrillo e Adrien nas costas, voltaria a aproximar-se do melhor Montero que conhecemos.

Os adeptos presentes, apesar de em menor número que no ano passado, também perceberam a importância do momento e foram incansáveis no apoio à equipa. O resultado acabou por proporcionar uma festa. Do ponto de vista pessoal foi extremamente gratificante poder rever alguns amigos de longas caminhadas bem como o privilégio de ter conhecido pessoalmente dois jovens leões com quem me cruzo diariamente nas redes sociais, o @davidmarinho90 e a @miss_lyanna. O futuro é deles e o Sporting terá sempre o seu assegurado enquanto poder contar com a generosidade de adeptos assim, que não hesitam em fazer mais 700 km para estar com o clube quando ele mais necessita.

Nota: este post estava já escrito ontem, mas a colocação do post do Virgílio impôs o seu adiamento. É natural por isso que o post tenha algumas incorrecções temporais. Por falta de oportunidade só hoje pôde ser publicado.

Relativamente ao tema do post do Virgílio,  não fiz qualquer comentário pela simples razão que não vi ainda as declarações de Bruno de Carvalho e de Manuel Fernandes. Pelas reacções expressas até pondero não ver, uma vez que não me parece que o Sporting Clube de Portugal ganhe alguma coisa com isso e eu também não.

Seja como for tenho a duas certezas: o Sportinguismo de Manuel Fernandes é intocável, tal como o do meu amigo Virgílio. E isso irá sobreviver ao  justicialismo reinante e Sporting de opinião única que se tenta impor por estes dias.

16 comentários:

  1. Tive pena de esta vez não ter estado presente em Barcelos na vossa companhia!

    Esta equipa (Treinador e jogadores) continuará a crescer, as limitações existem e são visíveis, no entanto a sua aceitação será um primeiro grande passo para a sua resolução (William mais próximo dos centrais?), por outro lado o prazer de ver João Mário finalmente a titular (perdoa-me AM mas o futebol é mesmo assim!), ao contrário do AM o JM dá se por completo ao jogo e apresenta outro poder de choque e passe no último terço do terreno que AM teimava em não dar à equipa, outro ponto é que com a saida de AM do onze MS fica com uma substituição para ir lançando outros jogadores ao terreno de jogo.

    P.S: o Solar do Norte vai organizar deslocações a Alvalade para o jogos do FCP e Chelsea ... infelizmente não poderei estar presente mas de certo que outros bravos leões estarão!

    SL,

    ResponderEliminar
  2. Concordo que o Sporting fez tanto para ganhar este jogo, mais do que suficiente, como todos os anteriores, onde não conseguiu 3 pts. Acho é que desta vez também não se deve desvalorizar o circunstancialismo de termos chegado ao golo mais cedo, numa fase em que o Gil e o Mota se virem primeiro privados de um central e depois para equilibrar a defesa, do trinco. Facilitou muito, eu pelo menos acho que o jogo podia ter sido outro, não obstante toda a dinâmica do jogo do Sporting.

    ResponderEliminar
  3. Discordei veemente da entrada de Capel no 11 em vez do Mané que já a merecia.

    De resto, continuo a dizer que prefiro o André Martins no lugar do Adrien.

    ResponderEliminar
  4. Boa crónica!

    João Mário e Nani estiveram soberbos.

    Acho que para este jogo de Barcelos não poderíamos pedir mais: assistimos a períodos de bom futebol, a uma equipa comprometida e alguns excelentes golos.

    Só reforçar a estreia absoluta de Jonathan Silva que me surpreendeu muito positivamente. Apareceu muito bem fisicamente, o que lhe permitiu fazer o corredor com mt dinâmica. Pareceu-se ser um jogador raçudo e não acusou a estreia pelo SCP, o que é revelador de carácter e coragem... Mt bons indícios. Oxalá se confirmem. A merecer testes mais complicados.

    Obrigado pela nota, LdA, mas não fazia falta... Reencontros e novos conhecimentos de malta que sente o SCP como nós. É tb disto que se faz o nosso sportinguismo e que só o SCP nos poderia proporcionar: as amizades que se fazem, mesmo à distancia. Abç

    ResponderEliminar
  5. A estreia de Jonathan Silva veio confirmar ( ainda que não goste de mandar foguetes precocemente ) o seu potencial e, quiçá, começar a fazer ruir a teoria de que dos que vieram, nenhum tem valor sem ser o Nani, É preciso calma e ponderação nas avaliações definitivas numa fase tão inicial da temporada.

    ResponderEliminar
  6. Anda tudo a cascar forte e feio no cepo do Maurício, perdão do Xerife mas quem faz sempre as maiores azelhices nos jogos é o Sarr, como aqueles grandes atrasos para o Patrício de qq lado. Desta vez foi só uma grande pantufada num jogador do Gil na área do SCP. E quando havia 1-0, o ideal para trazer o Gil de volta ao jogo. Grande é mas não é grande coisa. Mas ainda vai crescer mais não é?

    ResponderEliminar
  7. o anónimo das 16:32 está equivocado.
    o penalty que Sarr faz é depois do 2-0 e depois de ter sido anulado um golo a Mauricio, que foi empurrado pelas costas quando saltou para cabecear.
    Sarr não é grande coisa? aposto o que o anónimo quiser, que vai engolir essas palavras que tresandam a uma dor qualquer.
    Digo-lhe mais. quando o egipcio estiver em condições, Sarr e Rabia vão ser a nossa dupla de centrais o resto da época.
    Sarr vai estar na Liga Inglesa dentro de 1 ano ou 2, saindo por bem mais do que a ridícula cláusula que puseram ao Dier...

    Parabéns ao autor do texto.

    ResponderEliminar
  8. O Sarr também vai para a Liga Inglesa? Qual Liga? E de que desporto?

    ResponderEliminar
  9. Mas que justicialismo reinante e Sporting de opinião única ???

    O Manel tem a sua opinião, assim como o virgilio, assim como todos que aqui veem comentar

    Criticam a unanimidade no Sporting e queriam a unanimidade no blog ?

    Mesmo assim, continuo a pensar que nos une é muito maior do que o que nos divide !!!

    ResponderEliminar
  10. "Criticam a unanimidade no Sporting e queriam a unanimidade no blog ?"

    Jorge, uma vez que mencionou o meu nome, permita que lhe diga isto: o Jorge Alemão é a prova provada de que aceitamos outras opiniões e de que não queremos 'unanimidade'. Qts vezes debatemos consigo (redactores e/ou outros leitores? Ng o critica por ter opinião diferente, apenas rebatemos qd não concordamos com ela, o que nem sp será o caso. E sem recorrer ao insulto, nem o ofendendo. Quem procura unanimidade de opinião e o tal "justicialismo", mais do que BdC , que vd seja dita não aceita (ou aceita mal) opiniões divergentes da dele, são os cavalheiros blogosfericos que perseguem quem diga um ui do "Bruno". Não digo que seja o seu caso, mas certamente que sabe que existem mt malta entre nós a agir assim... Mas este problema não é exclusivo de BdC e seguidores, parece ser mal geral no SCP dos últimos largos anos...

    Sabe o que mais me incomoda? É o BdC, que tinha excelente condições para cortar com esse mal duma vez por todas, não só desprezar e estar a malbaratar completamente essa possibilidade, como ainda instiga a divisão...

    Concordo com a ultima frase do seu comentário.

    SL

    ResponderEliminar
  11. Caro Virgilio

    Sobre o seu comentario da divisão, confesso que estou ... dividido

    Concordo que o BC não seja o mais aglutinador dos lideres, mas não tenho duvida que certa malta (não digo que seja o seu caso) estão e estarão sempre contra o presidente, a prova disso é que em cada disputa, seja com a Doyen, seja com algum jogador, ou empresario - aparecem logo uns tantos defensores dessas entidades e nunca de BC que representa o Sporting

    Mesmo quando a guerra é aberta a inimigos insuspeitos como arbitros ou o porto - critica-se o presidente porque está a ser ingenuo e vamos pagar caro esse atrevimento

    Mas o que me chateia mais é em certos blogs é querer-se passar a ideia que quem não é assim tão critico de BC ou está a soldo deste ou lavaram-lhe o cerebro como numa seita religiosa

    Somos 2M ou 3M - cada um terá a sua ideia sobre o Sporting seja ela anti ou pro BC, seja mais ou menos moderada

    E não tenha duvidas que BC como outro qualquer presidente está sempre dependente dos resultados desportivos e financeiros para continuar ou abandonar o SPorting e não há blogosfera (seja ela anti ou pró) que possa mudar isso

    ResponderEliminar
  12. Caro Jorge,

    Tem toda a razão, qd afirma que não é o meu caso. Se esteve atento ou não for "cego" poderá mt facilmente confirmar isso mesmo da minha parte. Elogiei, por varias vezes, actos de gestão e decisões de BdC e/ou da sua equipa, incluindo decisões da SAD. Exemplo: quer apoiante mais entusiástico do que eu sobre a contratação de Marco Silva, desde o início? Dificilmente encontrará... E até hoje não me leu uma critica ao jovem treinador… Eu até o defendo, pq continuo a achar que não foi suficientemente servido com matéria-prima de qualidade para lutar de igual para igual pelo título contra porto e Benfica… O caso dos centrias é o mais visível, mas há mais situações que merecem análise critica.

    Outro exemplo: da Doyen não critico nem deixo de criticar, se reparar eu apenas alertei para o risco que corremos. Aliás, é assunto que nem me pronunciei com profundidade, pq tenho mt mais incerteza do que convicções sobre esse episódio. Agora não tenha dúvidas que o que eu fortemente desejo é que se vier a confirmar-se litígio nos tribunais, como td parece indicar, é que estes dêem razão à SAD do SCP... E sinceramente, não tenho a certeza absoluta de que isso possa acontecer, daí o meu receio. Pq se tal não acontecer, vamos levar uma marretada de todo o tamanho... (bater na madeira 10 vezes).

    Qd BdC ataca apafs, PdC e/ou Luís FlipeOrelhas, p. e., das duas uma ou calo-me (qd julgo que não tem razão) ou junto-me de corpo e alma à luta e sou mais um apoiante acérrimo, qd julgo ser uma luta justa. Aliás, agi sp assim, independentemente do presidente que tivesse no SCP. Mts vezes critiquei foi o contrário: ver o SCP atacado sem qlq defesa!!! Acredite que tenho muita pena que ele não utilize o seu temperamento combativo apenas contra os inimigos externos e se desgaste, quase tanto ou mais, a combater outros sportinguistas só pq estes não estão de acordo com ele em determinada(s) matéria(s) ou assunto(s).

    Já tivemos presidentes que miavam para fora e rugiam para dentro (JEB, p.e.), outros que miavam para fora e para dentro (GL), agora temos um que ruge para todo o lado, por vezes com especial incidência para dentro… é uma evolução, mas não é o que eu acho correcto. Este caso com o MF foi chocante…

    Olhe, o que eu queria era que BdC continuasse a rugir para fora, de preferência acompanhado de inteligência, e miasse para dentro, tb com tacto e inteligência. Não sei se será possível. Infelizmente, até hoje, não tem acontecido…

    ResponderEliminar
  13. Caro Virgilio

    Nada do que eu disse foi dirigido especificamente a si - aliás sei perfeitamente diferenciar o que é dito por sí ou pelos outros "escribas" e o que é escrito por meros comentadores cujo unico objectivo é atacar BC, sem se preocupar com o Sporting

    Dito isso concordo no geral com a apreciação que faz sobre GL e BC, embora isso não signifique obrigatoriamente que este ultimo não preste como pessoa como acusou no ultimo post.

    BC esteve mal no caso com MF, mas não foi o unico, principalmente porque e apesar de eu não ver esses programas - estão lá 2 imbecis para atacar o Sporting e um para o defender e naquele dia foram 3 a atacar (3 pessoas porque o numero de imbecis continuava em 2)

    Criticou-se tanto (e com razão) Eduardo Barroso e agora MF está a com o mesmo registo ?

    ResponderEliminar
  14. Caro Jorge,

    Quer mesmo continuar a falar do carácter de BdC? Lamento dizê-lo, mas quem faz o que ele fez, para mim, não presta. Revelou-se mesquinho, rancoroso, vingativo... Tenha a humildade de fazer um pedido de desculpas público (já que enxovalhou um símbolo vivo do SCP tb em público…) e sobe na minha consideração. Tds cometemos erros, mais ou menos graves, mas temos que ter a modéstia e a grandeza de carácter para, podendo, tentar desfazê-los. O presidente não podia manchar daquela forma um símbolo do clube. Ponto final.

    E, por favor, não me venha com processos de intenções até pq BdC foi suficientemente claro e o que criticou foi a opinião que MF tinha manifestado de véspera na TSF sobre o jogo da Eslovénia. Todo o seu argumentário critico incidiu sobre essas afirmações de MF e não sobre as considerações que MF faz no programa semanal onde comenta. E fê-lo de forma desadequada e exagerada, qd nem sequer deveria tocar no assunto (explico mais à frente). Repare ainda que mts outros comentadores sportinguistas criticaram a exibição da equipa, mas só MF mereceu a “atenção” de BdC… Pq? È a questão que ainda está por explicar… No último domingo MF surgiu a defender a sua honra no tal programa televisivo, dps de se ver atacado na tv do nosso clube! Queria o quê, que ele esperasse um convite da SportingTV para se defender dos ataques de BdC??? Era ali que tinha a oportunidade de limpar a sua imagem. Qlq um, dps de tamanho ataque, tinha o direito de defender a sua honra usando, caso a isso tivesse acesso, as mesmas armas com que foi atacado. Foi isso de MF fez.

    No fundo o que menos interessa aqui é a apreciação que cada um de nós tem da figura de BdC. O que eu não tolero é ataques a símbolos do SCP, seja de quem for, ainda para mais qd completamente injustificáveis. Se MF é mau comentador ou o ROC ou Paulo Andrade ou Rogério Alves é pc importante. Umas vezes concordamos com o que dizem, outras não… Eu tenho a minha opinião, vc terá a sua. Normalmente gosto de espreitar e ver Paulo Andrade e do pc que vou vendo gosto de Rogério Alves tb. De ROC e EB detesto (deixei de acompanhar). Mas, explico agora pq acho que BdC não deve intervir (a não ser em casos de gravidade extrema, do tipo ataque à sua honra pessoal ou à do clube, o que não foi, claramente o que se passou neste triste episódio): o presidente do SCP não pode surgir a atacar uns comentadores ou a defender outros conforme a sua própria conveniência… Por motivos que de tão óbvios, me escuso a adiantar!...

    Por fim, caro Jorge, tente compreender o seguinte: já no post anterior tinha dado por encerrado este assunto mas se agora lhe respondi foi por respeito a si. Para bem de todos nós, não vou continuar a bater na mesma tecla indefinidamente.

    ResponderEliminar
  15. Caro Virgilio

    Por mim, está mais que encerrado, já que é um tema que me entristece muito

    Sobre BC, só espero que a proxima critica seja por exemplo à forma exagerada como festejou a nossa vitoria na sexta-feira :)

    Saudações Leoninas

    ResponderEliminar
  16. :D

    Oxalá, Jorge...

    Pessoalmente já estou a perder. è um jogo que vejo sempre ao vivo e este ano é impossível por ser dia util. De qlq forma é por bons motivos que se antecipou o jogo: a nossa participação na CL.

    SL

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (14) Académica-SCP (1) adeptos (93) Adrien (18) AdT (1) adversários (81) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (33) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (3) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) arbitragem (88) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (2) Bastidores (68) Batota (16) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (95) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (64) Comunicação Social (20) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) djaló (10) Domingos (29) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (62) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) EquipaB (17) equipamentos (11) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (8) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (12) Francis Obikwelu (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (21) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (2) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (37) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (11) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (20) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Pereira (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (40) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (24) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (22) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (10) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) play-off (1) PMAG (3) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (2) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (3) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (5) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) SerSporting (1) Shikabala (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (1) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (89) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (3) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (2) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (95) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)