Excelente foi a resposta dada pela equipa em Barcelos, no estádio do Gil Vicente. Uma equipa concentrada nas suas responsabilidades, coesa e autoritária, que não permitiu à equipa da casa mais do que aceitar com naturalidade a superioridade do Sporting. Os receios de que a sequência de maus resultados pesasse na resposta da equipa felizmente não se confirmaram e esse é o principal mérito da exibição segura de ontem: O Sporting entrou de forma categórica no jogo, explorando de forma
meritória as fragilidades do antagonista, não lhe dando tempo de ganhar
confiança.
Hoje estas questões têm menos interesse, até porque a actualidade vai
sobrepondo temas mais pertinentes. Mas este jogo deve funcionar como um
ponto de ordem à mesa relativamente ao treinador. É exactamente o mesmo
que comandou a equipa nos empates anteriores que serviram para por em
causa a sua competência. Que responsabilidades tem Marco Silva nesta saída do Sporting de um
ciclo de maus resultados, para as suas pretensões e responsabilidades,
para uma goleada fora de casa?
Na minha opinião não há apenas uma
resposta para esta pergunta, mas sempre me pareceram exageradas as criticas mais duras a Marco Silva. O Sporting não estava a jogar mal, os princípios de jogo sempre me pareceram correctos, sem prejuízo de considerar que a equipa tinha que evoluir em alguns aspectos do seu jogo. Mas, como qualquer outra, precisa de tempo e de resultados favoráveis para fortalecer a confiança individual e colectiva. Olhe-se para o percurso de equipas que mudaram de treinador e o tempo que levam a consolidar processos.
Voltando à pergunta feita acima, uma das respostas está dada logo no parágrafo de entrada e tem a ver com a postura da equipa. O
valor do adversário não pode deixar de ser levado em linha de conta.
Este Gil Vicente é um dos mais frágeis dos últimos tempos e está numa
fase de transição, com entrada de um novo treinador. Não deixará de ser
uma equipa em luta constante pela despromoção mas será uma equipa mais
aguerrida, mais fiel à imagem do seu treinador. Marcar golos - e o Sporting marcou dois de rajada - e não sofrer faz toda a diferença, e isto são dois factos que, para o campeonato, só com o Arouca se havia registado. Não por acaso, foi a única vitória contabilizada até ao jogo de Barcelos.
A verdade é que Marco Silva acabou por mexer mais do que esperado. Se a entrada de Jonathan era "obrigatória" e a "morte" de André Martins era uma crónica há muito tempo anunciada, a saída de Carrilo deve-se inscrever numa natural rotação de jogadores, face ao calendário apertado. Se a escolha de João Mário rendeu altos dividendos ao treinador, e a todos nós, obviamente, parece-me exagerada a despromoção de André Martins para a bancada.
Não se confirmaram as tão pedidas mexidas no centro da defesa. Tal como disse
no post anterior, compreendo que Marco Silva não o tenha feito, pelas razões então expressas. Isso não invalida considerar que continua a ser visível a falta de ligação - eu até acho mais do que isso... - entre os nossos centrais e que esta me parece insanável. Tal como digo também no post referido, a avaliação feita aos centrais tem estado mais concentrada nos resultados - o do derby em particular - do que nas performances. O mesmo se poderá dizer agora, em função do sucedido ontem: pela segunda vez não sofremos golos, o que pode ser parecer uma aposta inteiramente ganha. Contudo os sinais deixados ontem e nos jogos anteriores estão longe de ser tranquilizadores.
Aqui a posição do treinador continua difícil, até porque não há sequer tempo para treinar outra dupla. A prazo continua a residir aqui a nossa maior fragilidade e os próximos dois jogos serão esclarecedores. Um daqueles casos em que agradeço encarecidamente ter uma visão errada dos factos...
Algumas análises individuais, com uma nota comum para as reacções às exibições de Jonathan e João Mário: um bom começo na titularidade que requer certificação com adversários mais exigentes.
Cédric - sempre muito concentrado a defender, teria sido quase perfeito se não tivesse que centrar.
Jonathan - Expressei o meu receio aqui no post anterior, por temer que, com a companhia de Sarr, formasse o buraco na muralha que Mota exploraria. Esse temor não teve origem num conhecimento profundo do jogador, mas sim no preconceito, tantas vezes justificado, que os laterais sul-americanos se esquecem frequentemente que a principal preocupação de um defesa deve ser defender bem. Saiu melhor do que a encomenda, veremos como responde a desafios mais exigentes. Se quando chamado a defender esteve bem, sempre preocupado a fechar dentro, a atacar ofereceu mais do que Jefferson tem dado (fazendo sobretudo a linha e muito displicente a defender), procurando ser uma referência por dentro a triangulações e baralhando por isso as marcações. Pode sentar o brasileiro.
William- muito abaixo do que é normal nele na eficácia no passe, mas importante a por ordem no campo. Saiu para ser protegido do segundo amarelo.
Adrien - ganhou com a presença João Mário e de um Nani inspirador e ainda fez um golão.
João Mário - Contrariamente ao que suponha, o Gil Vicente não foi uma equipa como é tradicional serem as equipas de Mota. João Mário teve assim mais tempo e espaço e assim o mérito de por no relvado tudo o que sabe e é muito. Dos seus pés as bolas saem com olhos, ficando a tarefa dos avançados muito facilitado.
Capel - Já provou que, apesar do que lhe falta, pode ser muito mais importante do que tem sido. Ontem e nos jogos anteriores.
Slimani - A entrega é total mas continuo a pensar que Montero, com estes Nani, João Mário, Carrillo e Adrien nas costas, voltaria a aproximar-se do melhor Montero que conhecemos.
Os adeptos presentes, apesar de em menor número que no ano passado, também perceberam a importância do momento e foram incansáveis no apoio à equipa. O resultado acabou por proporcionar uma festa. Do ponto de vista pessoal foi extremamente gratificante poder rever alguns amigos de longas caminhadas bem como o privilégio de ter conhecido pessoalmente dois jovens leões com quem me cruzo diariamente nas redes sociais, o @davidmarinho90 e a @miss_lyanna. O futuro é deles e o Sporting terá sempre o seu assegurado enquanto poder contar com a generosidade de adeptos assim, que não hesitam em fazer mais 700 km para estar com o clube quando ele mais necessita.
Nota: este post estava já escrito ontem, mas a colocação do post do Virgílio impôs o seu adiamento. É natural por isso que o post tenha algumas incorrecções temporais. Por falta de oportunidade só hoje pôde ser publicado.
Relativamente ao tema do post do Virgílio, não fiz qualquer comentário pela simples razão que não vi ainda as declarações de Bruno de Carvalho e de Manuel Fernandes. Pelas reacções expressas até pondero não ver, uma vez que não me parece que o Sporting Clube de Portugal ganhe alguma coisa com isso e eu também não.
Seja como for tenho a duas certezas: o Sportinguismo de Manuel Fernandes é intocável, tal como o do meu amigo Virgílio. E isso irá sobreviver ao justicialismo reinante e Sporting de opinião única que se tenta impor por estes dias.
Tive pena de esta vez não ter estado presente em Barcelos na vossa companhia!
ResponderEliminarEsta equipa (Treinador e jogadores) continuará a crescer, as limitações existem e são visíveis, no entanto a sua aceitação será um primeiro grande passo para a sua resolução (William mais próximo dos centrais?), por outro lado o prazer de ver João Mário finalmente a titular (perdoa-me AM mas o futebol é mesmo assim!), ao contrário do AM o JM dá se por completo ao jogo e apresenta outro poder de choque e passe no último terço do terreno que AM teimava em não dar à equipa, outro ponto é que com a saida de AM do onze MS fica com uma substituição para ir lançando outros jogadores ao terreno de jogo.
P.S: o Solar do Norte vai organizar deslocações a Alvalade para o jogos do FCP e Chelsea ... infelizmente não poderei estar presente mas de certo que outros bravos leões estarão!
SL,
Concordo que o Sporting fez tanto para ganhar este jogo, mais do que suficiente, como todos os anteriores, onde não conseguiu 3 pts. Acho é que desta vez também não se deve desvalorizar o circunstancialismo de termos chegado ao golo mais cedo, numa fase em que o Gil e o Mota se virem primeiro privados de um central e depois para equilibrar a defesa, do trinco. Facilitou muito, eu pelo menos acho que o jogo podia ter sido outro, não obstante toda a dinâmica do jogo do Sporting.
ResponderEliminarDiscordei veemente da entrada de Capel no 11 em vez do Mané que já a merecia.
ResponderEliminarDe resto, continuo a dizer que prefiro o André Martins no lugar do Adrien.
Boa crónica!
ResponderEliminarJoão Mário e Nani estiveram soberbos.
Acho que para este jogo de Barcelos não poderíamos pedir mais: assistimos a períodos de bom futebol, a uma equipa comprometida e alguns excelentes golos.
Só reforçar a estreia absoluta de Jonathan Silva que me surpreendeu muito positivamente. Apareceu muito bem fisicamente, o que lhe permitiu fazer o corredor com mt dinâmica. Pareceu-se ser um jogador raçudo e não acusou a estreia pelo SCP, o que é revelador de carácter e coragem... Mt bons indícios. Oxalá se confirmem. A merecer testes mais complicados.
Obrigado pela nota, LdA, mas não fazia falta... Reencontros e novos conhecimentos de malta que sente o SCP como nós. É tb disto que se faz o nosso sportinguismo e que só o SCP nos poderia proporcionar: as amizades que se fazem, mesmo à distancia. Abç
A estreia de Jonathan Silva veio confirmar ( ainda que não goste de mandar foguetes precocemente ) o seu potencial e, quiçá, começar a fazer ruir a teoria de que dos que vieram, nenhum tem valor sem ser o Nani, É preciso calma e ponderação nas avaliações definitivas numa fase tão inicial da temporada.
ResponderEliminarAnda tudo a cascar forte e feio no cepo do Maurício, perdão do Xerife mas quem faz sempre as maiores azelhices nos jogos é o Sarr, como aqueles grandes atrasos para o Patrício de qq lado. Desta vez foi só uma grande pantufada num jogador do Gil na área do SCP. E quando havia 1-0, o ideal para trazer o Gil de volta ao jogo. Grande é mas não é grande coisa. Mas ainda vai crescer mais não é?
ResponderEliminaro anónimo das 16:32 está equivocado.
ResponderEliminaro penalty que Sarr faz é depois do 2-0 e depois de ter sido anulado um golo a Mauricio, que foi empurrado pelas costas quando saltou para cabecear.
Sarr não é grande coisa? aposto o que o anónimo quiser, que vai engolir essas palavras que tresandam a uma dor qualquer.
Digo-lhe mais. quando o egipcio estiver em condições, Sarr e Rabia vão ser a nossa dupla de centrais o resto da época.
Sarr vai estar na Liga Inglesa dentro de 1 ano ou 2, saindo por bem mais do que a ridícula cláusula que puseram ao Dier...
Parabéns ao autor do texto.
O Sarr também vai para a Liga Inglesa? Qual Liga? E de que desporto?
ResponderEliminarMas que justicialismo reinante e Sporting de opinião única ???
ResponderEliminarO Manel tem a sua opinião, assim como o virgilio, assim como todos que aqui veem comentar
Criticam a unanimidade no Sporting e queriam a unanimidade no blog ?
Mesmo assim, continuo a pensar que nos une é muito maior do que o que nos divide !!!
"Criticam a unanimidade no Sporting e queriam a unanimidade no blog ?"
ResponderEliminarJorge, uma vez que mencionou o meu nome, permita que lhe diga isto: o Jorge Alemão é a prova provada de que aceitamos outras opiniões e de que não queremos 'unanimidade'. Qts vezes debatemos consigo (redactores e/ou outros leitores? Ng o critica por ter opinião diferente, apenas rebatemos qd não concordamos com ela, o que nem sp será o caso. E sem recorrer ao insulto, nem o ofendendo. Quem procura unanimidade de opinião e o tal "justicialismo", mais do que BdC , que vd seja dita não aceita (ou aceita mal) opiniões divergentes da dele, são os cavalheiros blogosfericos que perseguem quem diga um ui do "Bruno". Não digo que seja o seu caso, mas certamente que sabe que existem mt malta entre nós a agir assim... Mas este problema não é exclusivo de BdC e seguidores, parece ser mal geral no SCP dos últimos largos anos...
Sabe o que mais me incomoda? É o BdC, que tinha excelente condições para cortar com esse mal duma vez por todas, não só desprezar e estar a malbaratar completamente essa possibilidade, como ainda instiga a divisão...
Concordo com a ultima frase do seu comentário.
SL
Caro Virgilio
ResponderEliminarSobre o seu comentario da divisão, confesso que estou ... dividido
Concordo que o BC não seja o mais aglutinador dos lideres, mas não tenho duvida que certa malta (não digo que seja o seu caso) estão e estarão sempre contra o presidente, a prova disso é que em cada disputa, seja com a Doyen, seja com algum jogador, ou empresario - aparecem logo uns tantos defensores dessas entidades e nunca de BC que representa o Sporting
Mesmo quando a guerra é aberta a inimigos insuspeitos como arbitros ou o porto - critica-se o presidente porque está a ser ingenuo e vamos pagar caro esse atrevimento
Mas o que me chateia mais é em certos blogs é querer-se passar a ideia que quem não é assim tão critico de BC ou está a soldo deste ou lavaram-lhe o cerebro como numa seita religiosa
Somos 2M ou 3M - cada um terá a sua ideia sobre o Sporting seja ela anti ou pro BC, seja mais ou menos moderada
E não tenha duvidas que BC como outro qualquer presidente está sempre dependente dos resultados desportivos e financeiros para continuar ou abandonar o SPorting e não há blogosfera (seja ela anti ou pró) que possa mudar isso
Caro Jorge,
ResponderEliminarTem toda a razão, qd afirma que não é o meu caso. Se esteve atento ou não for "cego" poderá mt facilmente confirmar isso mesmo da minha parte. Elogiei, por varias vezes, actos de gestão e decisões de BdC e/ou da sua equipa, incluindo decisões da SAD. Exemplo: quer apoiante mais entusiástico do que eu sobre a contratação de Marco Silva, desde o início? Dificilmente encontrará... E até hoje não me leu uma critica ao jovem treinador… Eu até o defendo, pq continuo a achar que não foi suficientemente servido com matéria-prima de qualidade para lutar de igual para igual pelo título contra porto e Benfica… O caso dos centrias é o mais visível, mas há mais situações que merecem análise critica.
Outro exemplo: da Doyen não critico nem deixo de criticar, se reparar eu apenas alertei para o risco que corremos. Aliás, é assunto que nem me pronunciei com profundidade, pq tenho mt mais incerteza do que convicções sobre esse episódio. Agora não tenha dúvidas que o que eu fortemente desejo é que se vier a confirmar-se litígio nos tribunais, como td parece indicar, é que estes dêem razão à SAD do SCP... E sinceramente, não tenho a certeza absoluta de que isso possa acontecer, daí o meu receio. Pq se tal não acontecer, vamos levar uma marretada de todo o tamanho... (bater na madeira 10 vezes).
Qd BdC ataca apafs, PdC e/ou Luís FlipeOrelhas, p. e., das duas uma ou calo-me (qd julgo que não tem razão) ou junto-me de corpo e alma à luta e sou mais um apoiante acérrimo, qd julgo ser uma luta justa. Aliás, agi sp assim, independentemente do presidente que tivesse no SCP. Mts vezes critiquei foi o contrário: ver o SCP atacado sem qlq defesa!!! Acredite que tenho muita pena que ele não utilize o seu temperamento combativo apenas contra os inimigos externos e se desgaste, quase tanto ou mais, a combater outros sportinguistas só pq estes não estão de acordo com ele em determinada(s) matéria(s) ou assunto(s).
Já tivemos presidentes que miavam para fora e rugiam para dentro (JEB, p.e.), outros que miavam para fora e para dentro (GL), agora temos um que ruge para todo o lado, por vezes com especial incidência para dentro… é uma evolução, mas não é o que eu acho correcto. Este caso com o MF foi chocante…
Olhe, o que eu queria era que BdC continuasse a rugir para fora, de preferência acompanhado de inteligência, e miasse para dentro, tb com tacto e inteligência. Não sei se será possível. Infelizmente, até hoje, não tem acontecido…
Caro Virgilio
ResponderEliminarNada do que eu disse foi dirigido especificamente a si - aliás sei perfeitamente diferenciar o que é dito por sí ou pelos outros "escribas" e o que é escrito por meros comentadores cujo unico objectivo é atacar BC, sem se preocupar com o Sporting
Dito isso concordo no geral com a apreciação que faz sobre GL e BC, embora isso não signifique obrigatoriamente que este ultimo não preste como pessoa como acusou no ultimo post.
BC esteve mal no caso com MF, mas não foi o unico, principalmente porque e apesar de eu não ver esses programas - estão lá 2 imbecis para atacar o Sporting e um para o defender e naquele dia foram 3 a atacar (3 pessoas porque o numero de imbecis continuava em 2)
Criticou-se tanto (e com razão) Eduardo Barroso e agora MF está a com o mesmo registo ?
Caro Jorge,
ResponderEliminarQuer mesmo continuar a falar do carácter de BdC? Lamento dizê-lo, mas quem faz o que ele fez, para mim, não presta. Revelou-se mesquinho, rancoroso, vingativo... Tenha a humildade de fazer um pedido de desculpas público (já que enxovalhou um símbolo vivo do SCP tb em público…) e sobe na minha consideração. Tds cometemos erros, mais ou menos graves, mas temos que ter a modéstia e a grandeza de carácter para, podendo, tentar desfazê-los. O presidente não podia manchar daquela forma um símbolo do clube. Ponto final.
E, por favor, não me venha com processos de intenções até pq BdC foi suficientemente claro e o que criticou foi a opinião que MF tinha manifestado de véspera na TSF sobre o jogo da Eslovénia. Todo o seu argumentário critico incidiu sobre essas afirmações de MF e não sobre as considerações que MF faz no programa semanal onde comenta. E fê-lo de forma desadequada e exagerada, qd nem sequer deveria tocar no assunto (explico mais à frente). Repare ainda que mts outros comentadores sportinguistas criticaram a exibição da equipa, mas só MF mereceu a “atenção” de BdC… Pq? È a questão que ainda está por explicar… No último domingo MF surgiu a defender a sua honra no tal programa televisivo, dps de se ver atacado na tv do nosso clube! Queria o quê, que ele esperasse um convite da SportingTV para se defender dos ataques de BdC??? Era ali que tinha a oportunidade de limpar a sua imagem. Qlq um, dps de tamanho ataque, tinha o direito de defender a sua honra usando, caso a isso tivesse acesso, as mesmas armas com que foi atacado. Foi isso de MF fez.
No fundo o que menos interessa aqui é a apreciação que cada um de nós tem da figura de BdC. O que eu não tolero é ataques a símbolos do SCP, seja de quem for, ainda para mais qd completamente injustificáveis. Se MF é mau comentador ou o ROC ou Paulo Andrade ou Rogério Alves é pc importante. Umas vezes concordamos com o que dizem, outras não… Eu tenho a minha opinião, vc terá a sua. Normalmente gosto de espreitar e ver Paulo Andrade e do pc que vou vendo gosto de Rogério Alves tb. De ROC e EB detesto (deixei de acompanhar). Mas, explico agora pq acho que BdC não deve intervir (a não ser em casos de gravidade extrema, do tipo ataque à sua honra pessoal ou à do clube, o que não foi, claramente o que se passou neste triste episódio): o presidente do SCP não pode surgir a atacar uns comentadores ou a defender outros conforme a sua própria conveniência… Por motivos que de tão óbvios, me escuso a adiantar!...
Por fim, caro Jorge, tente compreender o seguinte: já no post anterior tinha dado por encerrado este assunto mas se agora lhe respondi foi por respeito a si. Para bem de todos nós, não vou continuar a bater na mesma tecla indefinidamente.
Caro Virgilio
ResponderEliminarPor mim, está mais que encerrado, já que é um tema que me entristece muito
Sobre BC, só espero que a proxima critica seja por exemplo à forma exagerada como festejou a nossa vitoria na sexta-feira :)
Saudações Leoninas
:D
ResponderEliminarOxalá, Jorge...
Pessoalmente já estou a perder. è um jogo que vejo sempre ao vivo e este ano é impossível por ser dia util. De qlq forma é por bons motivos que se antecipou o jogo: a nossa participação na CL.
SL