domingo, 14 de setembro de 2014

Empastelados

Sem grande surpresa, face ao trajecto das duas equipas, o Sporting deitou mais dois pontos fora dos muitos que precisa para o campeonato. O sucedido pode-se resumir numa palavra: ineficácia. 

Ineficácia na hora de concretizar as oportunidades criadas e ineficácia a defender, expressa na forma como permitiu ao Belenenses chegar ao golo e construir as melhores oportunidades do jogo. Isto enquanto Nani dava um recital, cavando um fosso abissal entre ele e todos os outros 27 jogadores que pisaram o relvado. A excepção foi São Patrício.

Uma palavra especial de solidariedade para a família e amigos do sócio Ilídio Manuel Nunes Esteves, ontem falecido em pleno estádio. Ficamos mais pobres quando um de nós parte. Mas ainda mais pesarosos e chocados quando alguém nos deixa de forma tão trágica e tão cedo, com apenas 43 anos. 

8 comentários:

  1. Uma equipa que se pretende discutir o campeonato tem, necessariamente, de ter jogadores de meio campo e avançados capazes de rematar de forma eficaz. A equipa, muito por intermédio de Nani (enorme jogo), A Martins e Carrillo, construiu situações suficientes para finalização.

    É certo que ainda persistem muitos cruzamentos mal direccionados mas, se formos justos, temos de admitir que Marco Silva acrescenta muito mais jogo interior em relação à época transata.

    Mas os jogadores simplesmente não acertam nem nos cruzamentos (mal medidos), nem na baliza! Múltiplos remates na estatística final (para lá de 20?), a maioria mal direccionados (para a bancada) ou fracos. Uma reduzida % foi dirigida à baliza mas, ainda assim, sem se conseguir desviar do GR.
    Foram muitas as situações de potencial perigo, mas com a má qualidade do último passe ou da finalização, o número de verdadeiras chances de golo foi muito inferior ao número de ataques e de remates!

    E a qualidade de finalização (ou falta dela) não se restringe ao avançado centro: extremos e médios devem, igualmente, participar na hora de finalizar. E, por mais qualidade que reconhecemos aos nossos jogadores, falham redondamente neste aspecto.

    Ou se arranja maneira de ultrapassar "os autocarros" que a maioria das equipas vai montar frente ao sporting (o que demonstra também a capacidade de domínio e posse por parte do sporting, pois estas equipas não colocam os mesmos "autocarros" frente a Braga ou Guimarães, por exemplo) e a capacidade de finalização melhora significativamente, ou os dissabores vão persistir.

    Já o tinha dito. Não concordei totalmente com o discurso ambicioso de candidatura ao título, ainda por cima renovado quase semanalmente. Acho que não era preciso encher notícias e jornais com a candidatura ou não do clube. Até poderíamos ter assumido a candidatura, por questões históricas e de exigência, mas não contribuir para esmiuçar o assunto até à exaustão. Poderíamos e deveríamos ter sido mais discretos.
    Agora, creio que se devia colocar um pouco de "água na fervura", baixar um pouco as expectativas até para retirar pressão e ansiedade, esta última notória por parte de jogadores e do próprio treinador.
    Pessoalmente não exijo vitória no campeonato por parte de Marco Silva. Ele está a conseguir por a equipa a jogar bom futebol durante largos períodos do jogo. Viram-se jogadas de grande qualidade e há jogadores que têm obrigação de evoluir e fazer muito melhor (William e Adrien).

    Portanto, acho que há espaço para melhorar. Creio que temos futebol para ficar nos 3 primeiros lugares e será esse o nosso objectivo (no meu ponto de vista) para esta época.

    Começo a concordar mais contigo no aspecto da dupla de centrais. Continuo a não concordar que seja a pior de há muitos anos, mas este jogo mostrou fragilidades novamente. Não que os centrais não sejam úteis individualmente. Pessoalmente, continuo a acreditar bastante na evolução de Sarr e continuo a considerar que Mauricio foi na época passada, e continua a ser, um central muito útil, fiável, dependendo do parceiro do lado. Mas a combinação não parece resultar muito bem. Não sei... creio não deu a devida tranquilidade à equipa, pese embora as raras situações de golo do adversário. Faz-nos falta Rojo e Dier. Vamos ver durante a época se esse sector não sofre alterações.

    SL

    ResponderEliminar
  2. Não há resultado que valha o valor de uma vida humana! Posto isto, nem vale a pena falar do jogo.
    RIP consócio Ilídio, condolências à familia.
    SL.

    ResponderEliminar
  3. As melhores oportunidades do jogo forma do Belenenses?
    Não vimos certamente o mesmo jogo...

    ResponderEliminar
  4. O que se está a passar do ponto de vista das exibições e dos resultados confirma as análises mais lúcidas feitas após o arranque da temporada. O Sporting exibe os defeitos que a segunda metade da época anterior mostraram, particularmente na (in)capacidade ofensiva, e não mostra as qualidades então amplamanente salientadas, em particular a segurança defensiva. Nani é de outro planeta e não fala a mesma linguagem de jogadores como Slimani. Ontem evidenciou-se essa incomunicabilidade. Como refere no post apenas Patrício se aproxima. Julgo que alguma coisa tem que mudar e quer-me parecer que um jogador como Nani precisa de companheiros como João Mário e Montero para que a qualidade do jogo aumente. O problema dos centrais, no quadro das opções disponíveis, é um problema insolúvel e um problema que os próximos jogos da Champions irá, provavelmente, colocar a nu com toda a violência. As coisas não estão fáceis.

    ResponderEliminar
  5. O golo de Belém é paradigmático do que um defesa não deve nunca fazer: aquela "desmarcação" de Sarr é qlq coisa do outro mundo... Deixou o avançado completamente sozinho qd no inicio da jogada o estava a marcar... É o que dá preocupar-se apenas com a trajectória da bola e não ligar pevide nem ao adversário (Directo!!!) nem à racional ocupação do espaço defensivo. Aquela movimentação foi para quê? Substituir o Rui Patricio caso este não chegasse ao remate? E só não contribuiu decisivamente para a vitória do Belém, pq São Patricio salvou um golo certo, isto após uma perda de bola inaceitável. De certeza que é o mesmo homem que esteve na selecção sub-21 de França? Custa a acreditar tal a ingenuidade demonstradas até ao momento. Nem parece que veio de uma das melhores escolas de formação da Europa. Mt tem Marco Silva para ensinar àquele rapaz...Pode começar pelo básico, que nem isso ele dá mostras de percepcionar, qt mais compreender.

    De resto é como dizes: enorme Nani. Foi por ele que o SCP começou a jogar mt mais pelo interior do campo. Basta adicionar mais um elemento na participação / construção pelo centro do relvado, ainda por cima com a sua qualidade, e logo se multiplicam as possibilidades de combinações ofensivas. Apesar do resultado e da ineficácia, notou-se evolução nesse aspecto. Por falar em ineficácia, está visto que a "culpa" não é da falta de pontaria de Montero... Slimani ontem, esteve bem mais desastrado do que me lembro de ver Montero noutro jogo qlq desde que entrou no Sporting. Mais dois pontos que voaram, a este ritmo, o jogo da 6.ª jornada será quase decisivo na manutenção da luta pelo titulo...

    Ah! 180 minutos de jogo, dois golos resultado de incríveis ofertas de jogadores adversários...

    Abç, LdA.

    ResponderEliminar
  6. Outra estatística a dar que pensar: 25 remates, 1 golo.

    ResponderEliminar
  7. Sobre o trágico acontecimento: sentidos pêsames à família e amigos do Ilídio Esteves. Um choque perder um dos nossos em pleno Estádio. Td piora, qd este acontecimento nos povoa a mente de mt más recordações.

    ResponderEliminar
  8. excelente analise, abismo entre nani e os outros.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (4) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (5) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (2) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)