Empastelados
Ineficácia na hora de concretizar as oportunidades criadas e ineficácia a defender, expressa na forma como permitiu ao Belenenses chegar ao golo e construir as melhores oportunidades do jogo. Isto enquanto Nani dava um recital, cavando um fosso abissal entre ele e todos os outros 27 jogadores que pisaram o relvado. A excepção foi São Patrício.
Uma palavra especial de solidariedade para a família e amigos do sócio Ilídio Manuel Nunes Esteves, ontem falecido em pleno estádio. Ficamos mais pobres quando um de nós parte. Mas ainda mais pesarosos e chocados quando alguém nos deixa de forma tão trágica e tão cedo, com apenas 43 anos.
Uma equipa que se pretende discutir o campeonato tem, necessariamente, de ter jogadores de meio campo e avançados capazes de rematar de forma eficaz. A equipa, muito por intermédio de Nani (enorme jogo), A Martins e Carrillo, construiu situações suficientes para finalização.
ResponderEliminarÉ certo que ainda persistem muitos cruzamentos mal direccionados mas, se formos justos, temos de admitir que Marco Silva acrescenta muito mais jogo interior em relação à época transata.
Mas os jogadores simplesmente não acertam nem nos cruzamentos (mal medidos), nem na baliza! Múltiplos remates na estatística final (para lá de 20?), a maioria mal direccionados (para a bancada) ou fracos. Uma reduzida % foi dirigida à baliza mas, ainda assim, sem se conseguir desviar do GR.
Foram muitas as situações de potencial perigo, mas com a má qualidade do último passe ou da finalização, o número de verdadeiras chances de golo foi muito inferior ao número de ataques e de remates!
E a qualidade de finalização (ou falta dela) não se restringe ao avançado centro: extremos e médios devem, igualmente, participar na hora de finalizar. E, por mais qualidade que reconhecemos aos nossos jogadores, falham redondamente neste aspecto.
Ou se arranja maneira de ultrapassar "os autocarros" que a maioria das equipas vai montar frente ao sporting (o que demonstra também a capacidade de domínio e posse por parte do sporting, pois estas equipas não colocam os mesmos "autocarros" frente a Braga ou Guimarães, por exemplo) e a capacidade de finalização melhora significativamente, ou os dissabores vão persistir.
Já o tinha dito. Não concordei totalmente com o discurso ambicioso de candidatura ao título, ainda por cima renovado quase semanalmente. Acho que não era preciso encher notícias e jornais com a candidatura ou não do clube. Até poderíamos ter assumido a candidatura, por questões históricas e de exigência, mas não contribuir para esmiuçar o assunto até à exaustão. Poderíamos e deveríamos ter sido mais discretos.
Agora, creio que se devia colocar um pouco de "água na fervura", baixar um pouco as expectativas até para retirar pressão e ansiedade, esta última notória por parte de jogadores e do próprio treinador.
Pessoalmente não exijo vitória no campeonato por parte de Marco Silva. Ele está a conseguir por a equipa a jogar bom futebol durante largos períodos do jogo. Viram-se jogadas de grande qualidade e há jogadores que têm obrigação de evoluir e fazer muito melhor (William e Adrien).
Portanto, acho que há espaço para melhorar. Creio que temos futebol para ficar nos 3 primeiros lugares e será esse o nosso objectivo (no meu ponto de vista) para esta época.
Começo a concordar mais contigo no aspecto da dupla de centrais. Continuo a não concordar que seja a pior de há muitos anos, mas este jogo mostrou fragilidades novamente. Não que os centrais não sejam úteis individualmente. Pessoalmente, continuo a acreditar bastante na evolução de Sarr e continuo a considerar que Mauricio foi na época passada, e continua a ser, um central muito útil, fiável, dependendo do parceiro do lado. Mas a combinação não parece resultar muito bem. Não sei... creio não deu a devida tranquilidade à equipa, pese embora as raras situações de golo do adversário. Faz-nos falta Rojo e Dier. Vamos ver durante a época se esse sector não sofre alterações.
SL
Não há resultado que valha o valor de uma vida humana! Posto isto, nem vale a pena falar do jogo.
ResponderEliminarRIP consócio Ilídio, condolências à familia.
SL.
As melhores oportunidades do jogo forma do Belenenses?
ResponderEliminarNão vimos certamente o mesmo jogo...
O que se está a passar do ponto de vista das exibições e dos resultados confirma as análises mais lúcidas feitas após o arranque da temporada. O Sporting exibe os defeitos que a segunda metade da época anterior mostraram, particularmente na (in)capacidade ofensiva, e não mostra as qualidades então amplamanente salientadas, em particular a segurança defensiva. Nani é de outro planeta e não fala a mesma linguagem de jogadores como Slimani. Ontem evidenciou-se essa incomunicabilidade. Como refere no post apenas Patrício se aproxima. Julgo que alguma coisa tem que mudar e quer-me parecer que um jogador como Nani precisa de companheiros como João Mário e Montero para que a qualidade do jogo aumente. O problema dos centrais, no quadro das opções disponíveis, é um problema insolúvel e um problema que os próximos jogos da Champions irá, provavelmente, colocar a nu com toda a violência. As coisas não estão fáceis.
ResponderEliminarO golo de Belém é paradigmático do que um defesa não deve nunca fazer: aquela "desmarcação" de Sarr é qlq coisa do outro mundo... Deixou o avançado completamente sozinho qd no inicio da jogada o estava a marcar... É o que dá preocupar-se apenas com a trajectória da bola e não ligar pevide nem ao adversário (Directo!!!) nem à racional ocupação do espaço defensivo. Aquela movimentação foi para quê? Substituir o Rui Patricio caso este não chegasse ao remate? E só não contribuiu decisivamente para a vitória do Belém, pq São Patricio salvou um golo certo, isto após uma perda de bola inaceitável. De certeza que é o mesmo homem que esteve na selecção sub-21 de França? Custa a acreditar tal a ingenuidade demonstradas até ao momento. Nem parece que veio de uma das melhores escolas de formação da Europa. Mt tem Marco Silva para ensinar àquele rapaz...Pode começar pelo básico, que nem isso ele dá mostras de percepcionar, qt mais compreender.
ResponderEliminarDe resto é como dizes: enorme Nani. Foi por ele que o SCP começou a jogar mt mais pelo interior do campo. Basta adicionar mais um elemento na participação / construção pelo centro do relvado, ainda por cima com a sua qualidade, e logo se multiplicam as possibilidades de combinações ofensivas. Apesar do resultado e da ineficácia, notou-se evolução nesse aspecto. Por falar em ineficácia, está visto que a "culpa" não é da falta de pontaria de Montero... Slimani ontem, esteve bem mais desastrado do que me lembro de ver Montero noutro jogo qlq desde que entrou no Sporting. Mais dois pontos que voaram, a este ritmo, o jogo da 6.ª jornada será quase decisivo na manutenção da luta pelo titulo...
Ah! 180 minutos de jogo, dois golos resultado de incríveis ofertas de jogadores adversários...
Abç, LdA.
Outra estatística a dar que pensar: 25 remates, 1 golo.
ResponderEliminarSobre o trágico acontecimento: sentidos pêsames à família e amigos do Ilídio Esteves. Um choque perder um dos nossos em pleno Estádio. Td piora, qd este acontecimento nos povoa a mente de mt más recordações.
ResponderEliminarexcelente analise, abismo entre nani e os outros.
ResponderEliminar