terça-feira, 30 de setembro de 2014

Recepção ao Chelsea: Golias não ganhou a David

Porque o tempo é muito escasso (é essa a razão pela qual tenho estado impedido de actualizar o blogue) deixo meia dúzia de linhas sobre o jogo de mais logo em Alvalade, com o Chelsea.

Convocados: Marco Silva refinou as escolhas, prescindindo de um número mais elevado de jogadores, ao deixar de fora Mané, Esgaio e Tanaka. talvez possa surpreender a ausência de Mané, a mim não me parece estranha a preferência por André Martins a oferecer mais soluções ao meio-campo. Já Esgaio e Tanaka parece-me natural.

Equipa provável: É bem capaz de subir ao relvado a mesma equipa do passado fim-de-semana, com eventual substituição de Jonathan por Jefferson. O argentino vai já no segundo jogo seguido, é muito provável que Jefferson regresse à titularidade. Se assim for, veremos se o "chá de banco" produziu algum efeito e regressa mais focado e menos displicente. Não é muito provável que se registem mais alterações embora tenha que repetir que me parece que Montero de inicio, com a qualidade que existe agora nas suas costas, poderia pelo menos aproximar-se ao melhor de que lhe conhecemos.

Audácia e capacidade de sofrimento: Será tão importante saber sofrer como ser audacioso.O Chelsea deste ano é um piores adversários que nos podia calhar mas, tal como qualquer outro, tem que justificar o favoritismo subindo ao relvado e jogando. Não haverá facilidades, o Sporting disporá de poucas oportunidades para atingir o adversário, terá que ser letal quando tal suceder. Reduzir espaços, ser incómodo, não deixar pensar muito, tentar "aborrecer" o meio-campo azul é uma tarefa extremamente desgastante mas será por aí que as nossas hipóteses poderão crescer.

O pior que pode acontecer: Ter medo, do adversário, do cenário. Sofrer golo(s) cedo. Ser goleado.

Conclusão: contrariamente ao habitual não tenho um feeling declarado, apenas uma enorme vontade que a hora do jogo chegue e a equipa honre o nosso longo e honroso historial . Em frente Sporting".

8 comentários:

  1. "...Montero de inicio, com a qualidade que existe agora nas suas costas, poderia pelo menos aproximar-se ao melhor de que lhe conhecemos."

    Para mim, Slimani é só para jogar em caso da equipa estar a bombear bolas para a área. Ainda por cima ele nem sequer está tão certo com o golo como na época passada.

    ResponderEliminar
  2. LdA, muito embora seja um assumido fã do Marco Silva, creio que o tema Montero/Slimani é um daqueles em que a gestão (pelo menos para fora) não me parece ter sido a indicada. Até acredito que dentro de portas tudo tenha sido muito bem explicado ao Montero, mas convém recordar que perdeu o lugar para um companheiro que, após o início da competição, esteve a trabalhar com a equipa B. E voltou aos treinos na semana do derby - mal comparado, faz lembrar aquele russo que por lá andou, quase sempre lesionado, e que no último clube por onde passou em Portugal ficou "recuperado" para a final da Supertaça depois de falhar toda a pré-época por "lesão".

    O Slimani já era persona non-grata, mau profissional, pesetero, enfim, tinha tudo para ser o famoso exemplo do jogador que "treina no pinhal até ao fim do contrato qué pá aprender"...

    De repente, faz 2 treinos e é titular no derby. Faz um golo e ganha o lugar.

    Isto não invalida que o Montero tenha que fazer a parte dele, como é evidente. No clássico pareceu-me sinceramente ver um Montero desligado e claro que não gostei. Mas um jogador em seca desde Dezembro de 2013 que joga os dois primeiros jogos, no primeiro até joga bastante bem em condições muito complicadas, e é substituído da forma como foi, é normal que ande desecontrado com a sua própria confiança.

    Cabe ao Marco Silva fazer com que o Montero sinta que "vale a pena" fazer a parte dele.

    ResponderEliminar
  3. Concordo com a tua análise sobre o Montero. Agora que o MS parece ter acertado a agulha em termos tácticos, faria mais sentido ter o Montero na frente do que o Slimani, ainda que o argelino me pareça este ano um jogador muito mais ligado ao futebol da equipa e mais completo que o ano passado, Infelizmente também está menos certeiro.

    SL e vamos a eles SPORTING !

    ResponderEliminar
  4. David não ganhou a Golias e o Manchester City não eliminou o Sporting... foi há menos tempo e mais perto de nós :-)

    ResponderEliminar
  5. Koba,

    o processo que levou a chegada de Slimani à titularidade foi bem lembrado. Quer-me parecer que Marco Silva estaria a contar com ele não fosse o problema quando chegou. É a única forma de explicar tão meteórico regresso. Eu, que também gosto do MS, registo aqui e no caso dos centrais a minha perplexidade.

    Quanto ao Montero assisti a várias criticas o desempenho dele no clássico. A menos que esteja equivocado, quer-me parecer que não é uma questão de maior ou menor empenho, o estilo dele sempre foi mais ou menos esse. O problema maior, quanto a mim, está nos momentos em que tem entrado, em que normalmente não encontra a equipa no seu melhor período. Sem nada que sirva para o provar a não ser a minha intuição, o Montero teria sido muito mais útil logo no inicio do jogo, em que estivemos por cima. Para o Slimani dava a sensação que tudo estava a acontecer demasiado rápido, parecia tratar-se de um corpo estranho.

    ResponderEliminar
  6. Não gramo o Chelsea, nem quando estava recheado de portugueses, quanto mais agora reduzido ao sr. estrelinha que ainda gramo menos. Tenho apreciado o discurso manso e cheio de elogios do adversário de hoje, só falta afirmar que o crocodilo é um óptimo animal doméstico, perfeito para quem tenha piscina e crianças para nadar com o ternurento animal.

    Hoje há um conjunto de equipas (o Chelsea é uma delas) que em dia de engate oferecem uma goleada seja a que adversário for, mesmo a equipas de igual valia em termos de recursos.

    Não me vai ser possível ver o jogo em directo e ainda menos ao vivo, é infelizmente impensável fazer duas deslocações a Lisboa em dias de semana, com os custos directos e laborais implicados. Alvalade não sentirá a minha falta, o estádio estará cheio de Sportinguistas que espero sejam muito mais intensos no apoio do que na sexta passada (já não me lembrava da curva tão "mole" como no clássico).

    É jogo para usufruir, todos, jogadores, técnicos, público, dirigentes, no final seja qual for o resultado, cautelas e caldos de galinha, se vencermos reprimir as euforias, se perdermos controlar a desilusão.

    O jogo importante é o próximo, principalmente, porque dele (e dos das jornadas seguintes) depende a nossa permanência ano após ano nesta competição a receber e enfrentar os brinquedos de um russo magnata que se nos atravessem pela frente.

    Boa sorte Sporting! Divirtam-se!

    ResponderEliminar
  7. HY,
    felizmente a nossa história tem vários registos de superação semelhantes ao do City. Foi uma noite memorável. Ou melhor, 2 noites.

    ResponderEliminar
  8. Mais uma vez: gostei da dinâmica ofensiva. Merecemos marcar golo(s).

    De resto: a sorte é termos o ENORMEEEEE Rui Patrício a acudir aos "azares" dos defesas centrais... Quantos duelos ganhou o Rui contra adversários isolados? A sério... perdi o conto...

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (14) Académica-SCP (1) adeptos (93) Adrien (18) AdT (1) adversários (81) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (33) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (3) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) arbitragem (88) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (2) Bastidores (68) Batota (16) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (95) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (64) Comunicação Social (20) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) djaló (10) Domingos (29) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (62) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) EquipaB (17) equipamentos (11) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (8) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (12) Francis Obikwelu (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (22) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (2) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (37) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (11) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (20) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Pereira (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (40) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (24) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (22) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (10) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) play-off (1) PMAG (3) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (2) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (3) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (5) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) SerSporting (1) Shikabala (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (1) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (89) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (2) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (95) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)