No que à comunicação diz respeito o Sporting parece ter entrado numa fase de "cada cavadela, cada minhoca". Agora recorre-se novamente a essa figura de estilo "pintodacosteana", o blackout, tentando alijar as culpas próprias a terceiros, quando tem sido o próprio Sporting, em particular o seu presidente, a fornecer munições de elevado calibre que, ao fim e ao cabo, têm representado tiros nos próprios pés.
Contudo o silêncio auto-imposto, apesar da aproximação aos piores exemplos da história recente do futebol português, se for respeitado, tem pelo menos o mérito de parar a hemorragia, a agitação. Quem sabe as rabanadas e os licores não introduzam agora a calma e o discernimento que tem faltado.
Como dizia ontem, como sócio e adepto do clube, acho este espectáculo deprimente. O discurso de Bruno de Carvalho foi-o, em particular a parte em que coloca publicamente em causa o trabalho do treinador sem que, ficamos a saber depois, o tenha feita em privado sequer. Alguns pormenores do discurso assemelham-se a letras pequeninas numa futura carta de despedimento.
Não há no Sporting, dentro dos que lhes são mais próximos, quem o chame à terra, ou é tudo parecido com aqueles cãezinhos de trazer atrás nos automóveis, sempre a abanar a cabeça?
Compreendo o incómodo de Marco Silva e, como se costuma dizer, quem não se sente não é filho de boa gente. Mas não posso deixar de questionar o facto de ter feito exactamente o mesmo que o que tanto justificadamente lhe doeu: dizer em público o que lhe competia dizer na cara do presidente mas no recato de um gabinete.
A ambos o ego inflamado roubou o discernimento, esquecendo-se que por trás deles está um nome e uma bandeira muito maior do que eles. Esquecem-se que cá fora há milhares de pessoas que sofrem se agitam sempre que o nome do Sporting está em causa, não menos nem mais do que se tratasse de um assunto de família.
De nada serve virem contarem-nos histórias da carochinha, dizendo que "é só poeira". Pois talvez seja, mas ao que se vai vendo, é radioactiva e deixará sequelas. Despedir um treinador com 4 anos de contrato ao fim de cinco meses é o maior atestado de incompetência que uma direcção pode passar a si mesma.
Bombas a prazo deixadas por Bruno de Carvalho:
ResponderEliminar- Saída do Marco Silva e mais uma indemnização a pagar;
- Jogadores que não aceitam renovar;
- A sentença do caso Doyen;
- A quebra brutal na receita dos direitos de transmissão televisivos;
- A incapacidade de encontrar um patrocinador à altura do patrocínio que se recebia da PT (e quando soubermos o que os nossos rivais vão apresentar maior ainda será o contraste com a nossa situação);
- And last, but not least, onde é que anda o investidor do Bruno de Carvalho? Cadê o dinhêro, gentchi?
Calma... estaremos a falar de medidas a adoptar pelo Bruno de Carvalho, o mesmo que é hoje reconhecido no plano internacional pela capacidade de gestão, uma reputação que apenas pede meças àquela que tem a formação de um clube que formou vários dos melhores jogadores do Mundo?
ResponderEliminarhttp://abola.pt/euro2012/ver.aspx?id=518630
Eu sei que foi o próprio Bruno a referir o reconhecimento internacional da sua gestão, mas não duvido que alguém lho tenha referido insistentemente.
O grande gestor que colocou o Sporting no epicentro de todos os "ataques", resolveu fazer um blackout. Seguramente mais uma fenomenal medida de gestão, fenomenalmente contrária à sua capacidade de alimentar diariamente os jornais com as suas declarações, ou brilhantemente contrária à forma como gostou de ir minando o trabalho dos seus antecessores.
Grande Bruno! É isso mesmo camarada. Os funcionários só servem enquanto se adequarem aos superiores interesses dos sócios do Sporting, conforme corporizados pela vontade de Carvalho. Siga mais uma reunião do soviete... euuhh... da AG, para validar os actos da RP de Carvalho. E que tal pôr o Movimento B*sta a manifestar-se na sede dos OCS? Ou abrir de novo o palanque no Estádio de Alvalade para mais uma sessão de terapia colectiva? O céu é o limite!!!
O Bruno de Carvalho anda a tentar manter as "tropas" na linha n'A tasca do Cherba. Mas que espécie de presidente é este que escreve em blogues? Isto é SURREAL!!! Mas porque é que acontece tudo ao Sporting? Como é que este indivíduo pôde chegar a presidente, mesmo com a merda que os outros fizeram?
ResponderEliminarSomos a chacota do país. O único clube ainda presente em todas competições, que vai despedir o treinador e abrir uma crise interna. Mas a razão de fundo é que a realidade impõe-se sempre, e com o passar do tempo viria sempre ao de cima o que Bruno de Carvalho na realidade é.
"Não há no Sporting, dentro dos que lhes são mais próximos, quem o chame à terra, ou é tudo parecido com aqueles cãezinhos de trazer atrás nos automóveis, sempre a abanar a cabeça?"
ResponderEliminarLdA,
Há qt tempo venho eu (e mts outros) repetindo essa questão?
Para mim está mais que visto que não há! Se houvesse alguém que conseguisse meter juízo na cabeça egocentrica do BdC, já o teria feito por esta altura... Ou então o caso não tem mesmo solução: BdC não ouve ninguém, não passa cartuxo nem a quem tem mais próximo... Julga que já sabe tudo e que é dono da razão e, assim sendo, estamos conversados... Seja uma ou outra a situação (culpa de quem o rodeia ou exclisivamente do BdC), são ambas extremamente graves e, parece-me que só qd se precipitar com estrondo contra qlq um dos obstaculos que vai criando a ele próprio e em consquência ao SCP, é que BdC tomará consciência do prejuizo que o seu “feitio” estará a provocar.
Repito: existe uma regra básica de gestão de recursos humanos que passa por elogiar os seus colaboradores em publico e criticar em privado. Isto é apenas senso comum e aplica-se em qlq actividade profissional. É este o B A BA que BdC, enquanto auto-proclamado gestor bem sucedido, parece não dominar…
Sobre a reação de MS, apesar de aceitar a critica que lhe fazes, parece-me que é compreensível esta reação mais radical… É dificil ver-se acusado publicamente por diversas vezes e calar sempre. Mais ainda qd, pelos vistos, não terá oportunidade de falar “cara a cara” com quem o acusa… A poeira tem sido sucessivamente sido levantada por BdC. MS, desta vez, não a deixou assentar o que poderá indiciar desgaste da sua parte e auto-preservação da sua própria condição de treinador. Enfim, tudo isto existe, tudo isto é triste, tudo isto é fado… sportinguista.
Aproveitar para desejar um Bom Natal a todos os leitores do “Anorte”.
SL
OS jornais de hoje apresentam noticias um pouco contraditorias
ResponderEliminarAbola apresenta a saida de MS como bastante provavel o Record salienta que apesar da reunião de ontem ter decorrido de em clima tenso, não está em causa a continuação do treinador
Ao menos falaram cara a cara - vamos ver no que isto dá, mas quem sofre somos sempre nós
O Marco Silva só respondeu a uma questão do jornalista. Digamos que sem essa pergunta, a coisa tinha passado até esfriar a emoção criada pelos disparates que o BdC diariamente planta nos jornais.
ResponderEliminarProvavelmente já há muito desgaste. O Carvalho em vez de reduzir as tensões do futebol profissional, amplifica-as e não há quem o ature nos seus delírios narcisísticos.
Jardim só o suportou porque os resultados estavam acima das expectativas. Era visível a falta de empatia entre ambos.
Carvalho não tem estaleca para presidente do Sporting. Isso era mais que notório antes de ser eleito e agora, depois de eleito, é iniludível.
Mentiu. Não tem um tostão e é um elefante numa loja de loiças. Vai deixar estrago.
"Vai deixar estrago."
ResponderEliminarResta saber a extensão. É que quem vier a seguir vai apanhar o clube numa data de guerras e sem um tostão furado. O caso dos direitos de transmissão é gravíssimo pelo que significa de marginalização e depauperação do Sporting.
O plantel deve estar em polvorosa. É que os tipos defenderam o treinador, ainda por cima. O comunicado na sexta-feira foi para deitar a escada para despedir o Marco Silva, pois estava toda a gente à espera que o Sporting não ganhasse na Choupana, como é hábito. Só que o Sporting não só ganhou, como os jogadores lutaram muito. Nunca vi o Carrillo fazer um jogo de sacrifício como aquele. Fartou-se de correr cima abaixo, defendeu, prendeu a bola; até parecia que estava a lutar pela vida!
Daí a dificuldade do BdC. Agora está no blogue da Tasca a virar os apaniguados contra o treinador. Mas ainda falta arranjar o dinheiro para a rescisão, e aí é que a banca lhe pode puxar o tapete...
soubessem vocês o que se passa no SCP. Em qq uma das 3 equipas profissionais (ou semi profissionais)... o líder parece um puto de 15 anos maravilhado por dirigir o seu grande amor, mas sem qualquer habilidade ou competência para o fazer... vai tudo cair e com estrondo...
ResponderEliminarAnonimos da hora de almoço (se não for a mesma pessoa)
ResponderEliminarEstavamos tão bem até o sacana do Carvalho chegar, não é ?
"Estavamos tão bem até o sacana do Carvalho chegar, não é ?"
ResponderEliminarEsse é o melhor argumento que consegues? E não, não é a mesma pessoa. Nem todos os blogues são como os do Bruno.
Achar que um treinador que nunca foi respeitado ainda tem que ser o bode expiatório de uma gestão desportiva de merda e caladinho... Não há palavras. Isto já deixou de ter remédio há muito tempo. Agora tenta-se fugir à indemnização.
ResponderEliminarJorge Alemão,
ResponderEliminarLi hj no café um artigo do Nuno Santos no ‘Rascord’ que acenta que nem uma luva à recente gestão de BdC...
Até quem elogiava com regularidade a gestão de BdC, como é (era) o caso de NS, é incapaz de evitar notar a derrapagem ruidosa de BdC nesta época... Parece que qt mais barulho BdC faz, de forma a atingir o unanimismo à sua volta, mais ele afasta as pessoas… Neste momento só msm os radicais, os irredutíveis, o séquito de tasqueiros e afins estão 100% com ele… A base de apoio estreita-se, a vdd é essa…
Neste momento, não tenho qlq dúvida de que a maioria dos sportinguistas está com MS nesta espécie de braço de ferro que BdC promoveu.
Agora o Bruno de Carvalho anda a dizer que o Marco Silva está feito com a Doyen! LOL
ResponderEliminarO (ainda) treinador do Sporting ainda vai ser acusado de estar feito com os "croquettes". Vale tudo!
Virgilio
ResponderEliminarJá o disse aqui, acho que BC tem estado mal em alimentar ou criar este comflito na praça publica
A culpa desta instabilidade é (não tendo eu acesso a mais informações) toda dele e é ele que tem de corrigir a trapalhada que fez
Essa é a minha opinião, apesar de concordar com o LDA que MS fez precisamente o mesmo a seguir ao jogo - e pelo que leio é a opinião da maior parte dos Sportinguistas o que atira logo por terra a maxima que eramos todos os vendidos ou membros de uma seita.
Outra coisa é aproveitar este momento menos bom da direcção (veremos como será daqui para a frente) para lançar farpas guardadas há 2 anos e para se queixar imagine-se de como eventualmente BC deixará o clube quando sair, quando para certas pessoas, falar de como GL deixou o Sporting, é apenas uma desculpa para incapacidade da actual direcção
Não sei o futuro proximo de BC, mas sei que se ele sair amanhã, quem vier a seguir apanha o clube numa situação bastante melhor do que estava quando ele entrou - quer em termos financeiro, quer nos resultados desportivos, nem no valor do plantel
Caro Jorge,
ResponderEliminarApenas queria partilhar ctg um artigo de jornal em que me revejo, dado que falaste na imprensa, nomeadamente o Rascord, deduzindo que tb terás lido.
Sobre o estado do SCP, nos seus múltiplos aspectos, não serei tão peremptório como tu... a elogiar, mas tb não vou defender que o clube está um caos... Limito-me a analisar mais um episódio lamentável na gestão do futebol (profissional) do SCP e com os mais que evidentes prejuizos no imediato que acarreta tal decisão presidencial.
SL e Boas Festas para ti e família.
Caro Virgilio
ResponderEliminarNão digo que estamos muito bem, apenas melhor que ha dois anos - muito tem de ser feito e preocupa.me que o feitio de BC desvie o Sporting de um rumo que na minha opinião tem sido de modo geral acertado
Eu li o artigo, mas não tenho o Nuno Santos como alguem que costuma elogiar BC, antes pelo contrario e salvo erro é até lampião
Boas Festas para tí e para os teus
Erraste. o NS é sportinguista confesso. :)
ResponderEliminarAbç
meios de comunicação oficiais do clube, site, tv e jornal proprios portanto estão a comentar o quê? Pseudo noticias. Comentem quando e se acontecer alguma coisa enquanto não se passa nada não alimentem. Falam da comunicação do presidente e já viram a vossa que vêm para aqui post atras de post criticar tudo. Façam black out se têm respeito pelos demais sportinguistas ou comentem só noticias confirmadas ou dos meios de comunicação oficiais do clube. Voçês devem comprar os jornais deportivos diariamente que não fazem mais que atacar o nosso clube, dos escandalos deste fim de semana não falam, do Orelhas 600 milhões tambem não. Voçês são sportinguistas?
ResponderEliminarAnónimo das17:10 Exactamente por sermos sportinguistas(alguns sócios há muitos e longos anos com quotas pagas) e sentirmos o clube e todas as suas vicissitudes em demasia é que nos preocupamos com o que se está a passar AQUI e AGORA no Sporting ,e não em casa dos outros como sugere!Preocupação essa que vem da desconfiança já antes manifestada, á medida que a era roquetista foi definhando cada vez mais o nosso clube,perante os cada vez piores "gestores de élite" que nos calhavam em "sorte".Talvez por isso muitos,onde me incluo eu e a minha família) resolverem ter dado o protagonismo a uma "cara" que nada nos dizia,mas que nos livraria da dita dinastia.Pensávamos nós que nada poderia ser pior do que o existente,mas não calhou logo! O engano foi no entanto suficiente para dar popularidade a quem tem enganado muita e boa gente,e que infelizmente arregimentou um bando de miúdos irresponsáveis por nem sequer conhecerem a realidade da vida,quanto mais a complexidade de governar o maior e melhor clube de Portugal.Àqueles que sentem e pensam Sporting pela sua cabeça já não caíram no engano de neles votarem na 2ª vez.,porque os sintômas de narcisismo e egocêntrismo eram por demais evidentes.O resultado está agora bem evidente e à vista de todos:o Sporting é dele e de mais ninguém,com a política do quem não é por mim é um falso sportinguista,um lambuças e outras coisas que tais.O divisionismo não foi instigado pelos sócios que vêem que o clube está ,e sempre estará acima de todo e qualquer presidente! Ai de quem pensar o contrário,pois estará a viver numa verdadeira utopia.
ResponderEliminar