segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Sobre a crise instalada: o que foi, como devia ter sido, o que virá a seguir

O que foi que aconteceu para o treinador passar da melhor escolha possível a "dispensado"?
Exporei abaixo algumas das razões que me parecem estar na raiz dos problemas entre Marco Silva e Bruno de Carvalho.


Erro de auto-avaliação
Não me parece que os problemas de Marco Silva com o BdC tenham começado aquando da tão famosa conferência de imprensa ou sequer no igualmente famoso desabafo no Facebook do presidente. O problema começa num erro de auto-avaliação quando o presidente e o seu braço direito, Inácio, decidiram serem eles os únicos responsáveis pelas contratações. Uma decisão legitima, mas cuja responsabilidade não deve deixar de ser assumida no contexto dos resultados até agora obtidos, especialmente quando alguns desses jogadores não justificam a preferência.

Erro na escolha do perfil do treinador
Quando uma direcção decide rescindir com um treinador ao fim de meio ano de trabalho, ao qual ofereceu um projecto de 4 anos,  está a confessar publicamente um erro na avaliação do perfil do treinador que desejou. Quando os defeitos apontados ao treinador não se resumem a questões de habilitação técnica e profissional, mas ao qual se apontam de falhas de carácter, o erro é ainda maior. Foi isso que nos vieram dizer, em jeito de serviço de catering ou de diagnóstico médico, dois consócios com relações privilegiadas com a direcção, Eduardo Barroso e José Eduardo. 

Quanto a mim o maior erro foi a escolha não ter recaído num treinador que funcionasse como uma mera extensão dos autores das contratações. O que o José Eduardo e demais moços de recados nos têm feito saber é que o presidente e o Inácio acham que não só são capazes de descobrir talentos, como têm ideias próprias sobre como, onde e quando os por a jogar. Cada convocatória de Marco Silva em que Slavchev, Gauld, Geraldes, Sacko e muitas vezes Tanaka ficavam na bancada era uma afronta a essas qualidades, facto que deve ter sido a ignição para o mal-estar que hoje se transformou no divórcio adiado que está à vista de todos. Falta saber quem deveria sair para entrarem os jogadores referidos. A pressão da classificação na Liga fez o resto.

O que aconteceu mesmo?
Com passar dos tempos tendemos a esquecer as circunstâncias em que os eventos ocorrem, com as suas causas a serem sepultadas sobre a poeira das opiniões, especulações e novas noticias. Mas tudo se resume ao momento em que o presidente impensadamente decide proferir uma declaração, nas vésperas de um jogo importante, deixando isolados e expostos treinador e grupo de trabalho.


Como devia ter sido?
Há duas perguntas que se tornam necessárias para avaliar a qualidade da decisão tomada ao proferir as referidas declarações e o respectivo impacto e consequências:

- Que treinadores - Jesus, Lopetegui,  Jardim, Vitor Pereira, por exemplo - aceitariam sem reacção declarações com a gravidade como as de BdC tiveram, sobretudo do impacto que as mesmas têm na sua qualidade de líderes de um grupo de trabalho? Marco Silva não ficou encostado à parede, perdendo se as contestasse e perdendo se, calado, as assentisse?

- Que dirigentes ganharam desta forma, expondo os seus profissionais? Não é nos maus momentos e nos de maior pressão que se deve fazer exactamente o oposto que BdC fez, protegendo e aligeirando essa mesma pressão? Não foi essa uma das melhores qualidades apontadas exactamente a BdC e uma das razões do sucesso na época transacta?

Dito isto julgo que se torna desnecessário estender mais a argumentação neste parágrafo.

O que virá a seguir?
O pior desta crise é precisamente a indefinição e uma dolorosa constatação: será difícil de debelar, sem evitar consequências gravosas para o clube. Que treinadores que de facto interessem ao Sporting quererão estar no lugar de Marco Silva? Que jogadores olham para o Sporting como uma boa aposta profissional, incluindo os que gostaríamos que continuassem connosco?

É difícil imaginar que a actual situação se mantenha por muito mais tempo. Cada dia que passa sem que a direcção, em particular o presidente, se mantenha calada ante os inqualificável ataques ao carácter do  treinador, sem se desmarcar de uma associação que a deveria envergonhar, não apenas cava o fosso de um possível desanuviamento e armistício, como sobretudo concorre para o insucesso do clube. 

Não se trata, como erradamente muitos querem fazer crer, de ter que escolher entre o presidente e o treinador. Antes sim de escolher o que é o melhor para o clube. E aqui não tenho dúvidas que o melhor seria que, mesmo sem declarações publicas, houvesse a humildade, mas sobretudo a grandeza, de perceber que o melhor para o clube era TODOS reconhecerem os seus erros e perceberem que TODOS perderão de outra forma. 

Bruno de Carvalho perderá se acabar por deixar cair o treinador de maduro, deixando claro que essa era a sua intenção inicial, só tendo recuado pela pressão exercida pelos adeptos. Onde fica então a convicção de estar a tomar a melhor decisão em prol dos interesses do clube? Ou era meramente uma questão pessoal?

Marco Silva perderá se sair agora, desta forma. Mas quem mais perderá será o Sporting, pois não creio nas virtudes de uma chicotada psicológica, desta forma , neste momento. Até porque as razões de uma campanha menos favorável na Liga não se esgotam no trabalho do treinador. Esta seria sempre uma época de transição, com o regresso, logo pelo melhor mas mais exigente caminho, das competições internacionais. E se a posição na Liga é a que é, a participação na Champions foi mais do que honrosa. Na Taça de Portugal eliminámos em casa um favorito. A Taça da Liga só não será melhor por causa de uma decisão mais do que questionável.

O balneário
É impossível que estes tristes episódios não tenham repercussões no balneário. Ao contrário do que se possa pensar, um balneário está quase sempre dividido pelas fracções que o compõem. O jogador profissional é tendencial e naturalmente egoísta: a sua carreira é curta, as boas oportunidades passam poucas vezes debaixo do nariz. A consciência colectiva, de grupo existe, mas apenas enquanto lhe é útil. As divisões também são naturais. Um treinador tem consigo os jogadores que jogam mais vezes e contra si os que ficam fora das suas escolhas por isso a possibilidade de o treinador sair é vista como uma oportunidade por uns e uma ameaça por outros. É esta a divisão permanente num balneário, mas, pelo que se vai vendo, o treinador merece a confiança da maioria.

O papel da comunicação social na crise
Diz-se de forma recorrente que o Sporting tem a generalidade da comunicação social contra si. Apesar de alguns casos pontuais o confirmarem, esta é uma queixa também muito comum entre os adeptos nossos rivais. Neste caso concreto, da actual crise, e da actuação geral da direcção e sobretudo do presidente, tem sido o Sporting o grande amigo dos meios de comunicação, ao fornecer diariamente alimento permanente para rotativas, gravadores e microfones. Alguns deles até descobrem comentadores nas filas de embarque dos aeroportos (RTP), deixando no ar um cheiro a frete e uma muito questionável gestão dos dinheiros públicos. Outros, como a Bola, continuam a fazer inquéritos de opinião sob a forma de noticias. Primeiro foi o despedimento de Marco Silva, agora é o Carlos Azenha.

10 comentários:

  1. Queria só recordar alguns factos para que quem puder tentasse encontrar a racionalidade da política desportiva desta administração da SAD.

    Em Julho, Augusto Inácio disse que o Sporting era candidato ao título e que partia na "pole position". O Sporting tem toda a legitimidade de se afirmar como candidato ao título. Isso nem deveria ser um assunto, e só o é porque todos sabemos que o Sporting tem muito menos recursos do que os seus rivais para atacar o campeonato. A afirmação sobre a "pole position" foi um momento de grande euforia, até porque nessa altura os sportinguistas só viam os benfiquistas a perder jogadores e o porto ainda a vender. Só que até final de Agosto muito coisa mudou, já que entretanto chegou a "armada" espanhola ao Dragão, e o benfica conseguiu estancar a debandada, ficando ainda com uma equipa competitiva para a frente interna. Mais uma vez deitaram-se foguetes antes da festa em Alvalade.

    Nisto o Sporting foi-se reforçando para a "pole position", chegando mais uma cabazada de jogadores que não entusiasmaram ninguém. Basta recordar o jogo de apresentação e as bancadas despidas de público para assistir à apresentação individual dos jogadores antes do início da partida. Como esses reforços não se afirmaram, decaíram para a equipa B (onde foram tapar os miúdos da formação), e em resultado o discurso oficial mudou (isto claro, antes de se atirarem ao Marco Silva). Os reforços para a "pole position" passaram a reforços para o "médio prazo", pois agora já não era possível ser campeão de imediato.

    Posteriormente, como resultado das embrulhadas em que o Bruno de Carvalho meteu o Sporting na Liga, a voz do dono passou a avisar que afinal não deveríamos esperar vitórias nos próximos anos, porque "isto está tudo minado". A exigência desportiva foi metida na gaveta e os "exigentes" aceitaram, para "salvar" o clube (com que "receitas" estaríamos cá para ver). Se entretanto graças ao "milagre" dos sorteios pós-Dragão viermos a ganhar a Taça de Portugal, isto deixa de estar tudo minado.

    Quanto ao caso Marco Silva, já tanta coisa foi dita, mas só acrescentava que toda a gente tem o direito de errar, de se precipitar, inclusive o presidente. Já a inventona que o Bruno de Carvalho intentou contra o treinador não foi um erro, foi um traço de (falta) de personalidade, e isso é o mais grave. E acrescento ainda que relativamente às contratações que este presidente fez, e a pressão que fez junto do treinador para que esses jogadores jogassem, se isto se passasse com anteriores direcções a esta hora estava "meio mundo" a acusar a direcção de ter feito essas contratações para receber comissões, mas como é o Bruno estão caladinhos. Quem vai pagar a factura será o clube do costume.

    ResponderEliminar
  2. o que aconteçeu mesmo? tu é que sabes, hehehehe. és o dono da razão. O presidente fez tudo mal o Marco é o melhor treinador do mundo. Era mandar já o presidente embora e ficavamos com o Marco que fez um enorme trabalho no estoril (esse colosso). Tambem podemos pedir ao Marco que faça a restruturação finançeira, que faça regressar o Hoquei e depois que vá acabar o pavilhão.
    Zé das palas, comes tudo o que a CS te dá mas até ai dizes que a culpa é nossa. Tens mesmo a certeza qual o clube que apoias? Nunca li um post teu em que defendeses algo que o presidente tenha feito, é inacreditável o homem não faz nada de jeito. Espero que não vás festejar alguma taça que ganhemos por acaso porque te ficaria muito mal, cheiraria a falso.

    ResponderEliminar
  3. "A Taça da Liga só não será melhor por causa de uma decisão mais do que questionável." O questionável começou com foguetes antes da festa que se transformaram rapidamente em represálias à Liga. Que depois acabamos a apoiar mas nunca levantamos as represálias. Entretanto mudou a Liga e os Conselhos de Justiça e Disciplina e o SCP ou não deu conta ou continuou a manter as represálias até todos perceberem que nem os regulamentos o SCP conhecia. E ninguém diz nada? O bombeiro da MAG já não acha que é tempo de pôr um ponto final a este circo todo?

    ResponderEliminar
  4. Meus Amigos,

    Como sócio do nosso clube estou a sofrer com esta novela. Neste momento não sei o que se passa no meu clube. Não acredito em muitas das coisas que vêm na CS, mas também sei ver que as coisas não estão nada bem dentro do nosso clube.
    Para o bem de todos, espero que hoje a nossa equipa faça um grande jogo e que a seguir tanto o nosso presidente como o nosso treinador vão para uma sala fechados e so saiam de lá quando existir fumo branco.....treinador continua ou treinador saí....vão os 2 para a SportingTV e sentados lado a lado dizem o que têm a dizer.
    como eu gostava de ver este episodio chegar ao fim.....
    Estou ao lado do Presidente e do treinador do meu clube, mas se não conseguem resolver este problema da tanga, então podem sair os dois!
    Realmente somos um grande Clube com estes adeptos seremos sempre GRANDES!
    Qual o clube que resistia a estes episodios durante mais de 30 anos ?
    Tenho orgulho no meu clube, mas que está a doer está.

    ResponderEliminar
  5. Quer dizer que o Barroso já não tem idade para jogar hoje? Que pena.

    ResponderEliminar
  6. Quando será que o badocha ordinário vai despedir o treinador? Ou será que foi ele que orientou o Sporting hoje, aos saltos no banco, na tal Taça que era para desvalorizar?

    Ó Bruno anda, vai treinar o Sporting! Seria um duelo "épico": de um lado o Couceiro a treinar o Estoril, do outro o Bruno, pela primeira vez a praticar a profissão de treinador, ou por interposta pessoa. Paga-se tanto pela língua, por vezes. Aqueles que diziam que o Couceiro era um treinador e nunca poderia ser um presidente, hoje têm um "presidente" a armar-se em treinador.

    Boa sorte para o Marco Silva, que sai de cara lavada, ao contrário dos bagaceiros que puseram em causa o seu profissionalismo.

    ResponderEliminar
  7. Este site tem esta característica que é gira: lê-se o comentador anónimo anterior e fica.-se sem saber e é um lampião ou um habitué aqui do Norte. SL!

    ResponderEliminar
  8. "lê-se o comentador anónimo anterior e fica.-se sem saber e é um lampião ou um habitué aqui do Norte."

    Olha um bruneco que não desmente nada.

    ResponderEliminar
  9. Factos : zero!
    Tudo o que lê no texto são opiniões e palpites. Mais nada.
    Eu até entendo que numa situação "normal " a malta goste de mandar a sua "bojarda". Só que isto de normal não tem nada!
    Tudo nesta história está mal contado. Ninguém sabe de nada.
    Nem jornais, nem ninguém. A não ser o restrito número de pessoas da direcção e mais 3 ou 4.
    Eu não sei, mas alguém se lembrou que o zé Eduardo pode ter razão? E se assim for quer dizer que tas a dar apoio a quem quer destruir o Sporting!
    Este caso é de tal forma complicado, que o melhor é que toda a gente pare de opinar. União em torno da equipa e apoio é isso que os jogadores precisam!
    Este tipo de post baseados em nada, só servem para criar mais divisão e mais conflitos entre sportinguistas. E esse o objectivo?
    Querem falar sobre o caso? Deixem a poeira passar e depois voltem a carga.
    Sinceramente, neste momento não é preciso mais discórdia.

    MLV

    ResponderEliminar
  10. Quem não desmente nada é o lampião (espero eu, sinceramente) que escreveu o comentário. SL!

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Leitores em linha


Seguidores

Leitura recomendada

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (14) Académica-SCP (1) adeptos (93) Adrien (18) AdT (1) adversários (81) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (33) André Geraldes (1) André Marques (2) André Martins (6) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (3) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) arbitragem (88) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (2) Bastidores (68) Batota (16) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (94) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (6) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (63) Comunicação Social (20) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (41) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) djaló (10) Domingos (29) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (61) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) EquipaB (17) equipamentos (11) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (8) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (12) Francis Obikwelu (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (21) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (2) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (4) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (2) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (36) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (11) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (20) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Pereira (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (40) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (24) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (22) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (1) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (10) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) play-off (1) PMAG (3) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (2) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (3) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (5) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) SerSporting (1) Shikabala (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (1) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (89) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (3) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (2) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (95) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)