Sempre defendi que o Sporting deveria ter uma comunicação muito mais interventiva e pro-activa do que aquela que, em algumas ocasiões, se limitava a ser passiva, reactiva e em tantas outras simplesmente ausente. Essa postura ignorava as melhores práticas da comunicação recomendada para uma entidade como o Sporting, concorrendo em prejuízo do clube.
Ora a actual prática, de constante bombardear de comunicados, vai no mesmo sentido. E pior do que a frequência é a falta de sentido de alguns deles, vivendo-se em permanente cacafonia e agitação que, ao invés de produzir algum efeito benéfico, só provoca ruído, instabilidade e prejudicam a imagem do clube. Não menos importante é constatar que a rajada de comunicados nem sempre cuida de informar sócios e adeptos como deveria. Repare-se no que aconteceu recentemente com as noticias da possível extinção da equipa B, que se soube através dos jornais e que não mereceu uma linha a desmentir.
Dois exemplos recentes de comunicações desnecessárias, que ainda por cima têm por base decisões lesivas dos interesses do clube:
O comunicado sobre a Supertaça de Andebol
A Supertaça de Andebol disputa-se amanhã no pavilhão de Águas Santas, Maia, e tem como adversário o FCP. O Sporting
alega em comunicado falta de condições de segurança e protesta contra o critério que tem por base a atribuição de um local tão próximo de um dos contendores. Como se sabe, o concelho da Maia é limítrofe do Porto, confundindo-se em muitos casos onde termina um e começa o outro.
O Sporting teria mais razão na contestação deste critério, não fosse dar-se o facto de estarmos a
falar precisamente do mesmo recinto onde conquistou o direito a estar presente na final de amanhã, quando bateu o ABC de Braga no passado dia 13 de Abril. À altura, lembre-se, não se conheceu qualquer protesto. Pior parece-me ainda que se tenham
disponibilizado os bilhetes aos adeptos dias antes mas agora, no referido comunicado, se tenha adiantado já que não haverá qualquer representante do clube. Como se defende os interesses do clube desta forma, deixando ao abandono equipa e adeptos, é que caberá agora demonstrar.
A comunicação do Presidente
Bruno de Carvalho
proferiu hoje uma extensa declaração que no essencial, dá conta da realização de uma AG no próximo ano para legitimação do mandato da actual direcção. A necessidade desta comunicação auto-extingue-se logo na sua primeira linha quando se reconhece a legitimidade dos eleitos. Se ela é reconhecida e ninguém a contesta para quê a AG?
Como diria o outro, o que Bruno de Carvalho quer sei eu!... Dito de outra forma, se Bruno de Carvalho soubesse que o seu lugar estaria em causa, duvido que o seu próximo acto fosse por o seu lugar à disposição.
O que Bruno de Carvalho persegue é a unanimidade em torno dos seus actos e confunde a critica necessária e legitima em torno dos actos da sua gestão com afrontas à legitimidade, remetendo todo e qualquer desacordo para o "aumento exponencial dos inimigos internos." Este é talvez o ponto mais lamentável de uma declaração quase toda ela proferida em tom semelhante. Igualmente lamentável é o carácter difuso de acusações sem destinatário explicito, abrindo o caminho à especulação. Um exercício muito interessante consistiria em saber como foi recebido este comunicado pelos profissionais que trabalham no clube.
Num momento particularmente difícil, embora não crítico, do nosso futebol, a mola real do clube, preferiria da actual direcção mais sinais de estabilidade e serenidade que promoção do ruído e agitação. Pessoalmente não quero nem ver cair esta direcção nem eleições, mas sim que quem foi eleito honre os seus compromissos e o mandato que recebeu dos sócios há bem pouco tempo.
Sobre os quatro pilares que Bruno de Carvalho diz assentar a sua acção:
Necessidade de criar uma cultura de exigência
"Colocar o clube acima de tudo e de todos" Ninguém pode deixar de concordar com esta afirmação. Porém na prática, a actuação do presidente, está muito longe de se circunscrever nela. Desde logo a permanente confusão do Sporting com o seu presidente e respectivos interesses. E houvesse "cultura de exigência" e "luta contra a inércia e incompetência" e muito do que se passa no futebol profissional e na formação não estaria a ocorrer, por exemplo. É que os "inimigos internos" não jogam, não contratam, não tomam decisões.
Criar estruturas profissionais:
Basicamente ameaçam-se novos despedimentos.
É preciso lutar por valores
Não me lembro do autor, mas lembro-me da citação: "Estratégia é onde decides lutar". Bruno de Carvalho contesta a ideia de auto-isolamento com as recepções em organismos internacionais e a recente organização em Alvalade do I Congresso Internacional "O Futuro do Futebol". A organização é meritória mas não ilude o essencial: as alterações que o Sporting persegue têm que ocorrer aqui em Portugal, os resultados práticos destes simpósios são em geral quase nulos. O auto-elogio implícito quando se afirma, sem qualquer prova, que o evento "teve uma repercussão internacional relevante, considerado um dos mais importantes feitos no Mundo a nível de clubes" é mais do que questionável.
Para terminar os reforços de inverno não são muitos dos que foram enunciados. Mas concordo com o essencial: no actual momento é muito duvidoso que quem viu em Sarr, Slavchev, Sacko, Rabia, Geraldes reforços para um Sporting na Liga dos Campeões, possa encontrar muito melhor para nos fazer superar os atrasos e compromissos que ainda restam.
Bruno de Carvalho incomoda-se naturalmente com os que não lhe vão comer à mão. Mas, essencialmente, preocupa-se com aqueles que, aplaudindo o seu modelo presidencial, podem abandoná-lo quando determinadas fragilidades na sua capacidade de gestão se tornarem evidentes.
ResponderEliminarPor agora, BdC enquanto ainda domina o tempo e o modo da vertiginosa sucessão dos acontecimentos, procura fomentar falsas polémicas, definir os protagonistas e os coadjuvantes, estigmatizar personagens, disseminar versões e boatos e, sobretudo, de omitir factos e números que o prejudiquem ou levantem qualquer dúvida sobre a sua missão divina no Sporting.
O modus operandi de BdC tem um ponto fraco: exige permanente unanimidade em torno de si próprio. Quando isso não se verifica, BdC que revela grande instabilidade emocional não suporta o contexto e parte para novo lance… que, ciclicamente, gera instabilidade agravada em estruturas e personalidades do Sporting.
Grande "comunicado" Zargo :-)
ResponderEliminarSubscrevo na íntegra!!!
SL
já vi disto em qualquer lado, tenho impressão que foi uns quilómetros acima na 2ª circular.
ResponderEliminarSubscrevo integralmente. Fico no entanto com a pulga atrás da orelha,pois cheira-me a qualquer coisa de grave para o Sporting.Será que o homem já teve "espírito santo de orelha" da decisão do caso Rojo?
ResponderEliminarÉ o momento de te chegares à frente.
ResponderEliminarUma vez que tudo o que é feito por esta Direcção é para ti uma merda, espero que apareças na AG a dizer aquilo que pensas.
Vê lá que o homem até te poupou o trabalho da recolha de assinaturas como fizeram o Patrão e o Paím. Assim só tens de te juntares com todos aqueles que pensam como tu e marcarem presença na AG para retirar a confiança a esta Direcção.
Espero por ti e pelas tuas ideias.
"...preferiria da actual direcção mais sinais de estabilidade e serenidade que promoção do ruído e agitação. Pessoalmente não quero nem ver cair esta direcção nem eleições, mas sim que quem foi eleito honre os seus compromissos e o mandato que recebeu dos sócios há bem pouco tempo."
ResponderEliminarParece que, afinal, a "Estrutura" não é assim tão sólida.
Deixemo-nos de rodeios: já sabemos como é que isto vai acabar.
Será uma Passagem de Ano bem penosa...
Aqui todos falam... mas nas AG ou não vão ou vão e calam-se!!!
ResponderEliminarMas o que é que interessa falar aqui ou noutro sítio qualquer? Não são os sócios do Sporting que têm de resolver isto, porque o estado do futebol não se emenda numa Assembleia Geral. O sócios não têm culpa de o presidente ser incapaz de se relacionar com os treinadores e que os jogadores não o respeitem.
ResponderEliminarO que se passa é que antecipando que pode haver merda no Domingo, o Bruno de Carvalho já procura a vitimização para salvar a pele. Mas claro que se o Sporting ganhar, os acólitos dirão que foi por causa do (ridículo) comunicado. Patético.
"Cantinhos", "Virgílios", "Leoes de Alvalade", já devem ter as palmas das mãos brancas de tanto esfregar depois do comunicado de BdC. "Eu bem vos avisei, seguidores do ditador BdC", dirão...
ResponderEliminarO que eu gostava era de os ver a apresentar soluções nas AG's...ah espera!
Noddy
Eu encaro isto como uma oportunidade para os sócios do Sporting dizerem aquilo que pensam directamente a quem o devem dizer, e fazerem as criticas/elogios que acharem conveniente serem feitas.
ResponderEliminarSe existe alternativa, se existe alguém que acha que pode fazer melhor, é este o momento de se chegar a frente, assim como este Sr. Bruno de Carvalho fez a uns anos atrás.
Vamos agora ver se há gente com tomates ou se é paleio por paleio.
Espero e acredito que agora não existiram membros das claques a ameaçar como em tempos já houve...
não existem o que?.lol
ResponderEliminarbem se existe uma espécie de policia e guarda pretoriana pelas redes sociais e blogosfera e pelo que já ouvi de relatos de quem esteve em ags desta direção , a forma como foram tratados que ousou criticar a direção( inclusive ex atletas do clube que provavelmente serão mais sportinguistas e já deram mais ao clube e ao pais do que quem está a direção alguam vez irá fazer), sim os críticos podem falar a vontade....
esta ag não passa de uma palhaçada para uma adoração publica ao querido lider
Vamos lá a ver uma coisa:
ResponderEliminarEm primeiro lugar acho esta AG completamente desnecessaria e inoportuna
BC está a arranjar lenha para se queimar numa altura em que se devia concentrar em lutar pelos objectivos que ainda temos em cima da mesa
´
Mas há com cada comentario por aqui ...
Zargo
"e, sobretudo, de omitir factos e números que o prejudiquem ou levantem qualquer dúvida sobre a sua missão divina no Sporting"
Os factos e numeros desportivos sãos os que conhecemos e têm os seus pontos altos e baixos, os financeiros também os conhecemos e merito de BC ou não são realmente de aplaudir e não me parece que possam levantar suspeitas
Francisco Fernandes
Mesmo que o negocio Rojo corra pelo pior, a Sporting SAD apresenta desde a entrada de BC, resultados positivos, até porque não necessitamos de mega-transferencias todos os anos para ter resultados fiananceiros mais ou menos equilibrados
Riga -
o que é isso da policia e guarda pretoriana das redes sociais? é que eu vi pessoas à minha frente a serem agredidas pela Juveleo por criticarem GL
Essa milicia das redes sociais faz o que ? discorda da tua opinião ?
Para além disso se o trabalho de BC é assim tão mau e só tem o apoio de meia duzia de lacaios, não sera dificil de imaginar que todas as suas propostas e ideias sejam liminarmente rejeitadas
Quem muito fala pouco acerta. E o Bruno fala muito, demais. E se já me incomodava as permanentes farpas aos adversários, estes tiros caseiros tiram-me do sério. O homem cansa. Trabalhe na recuperação do clube, em que já fez coisas boas, e deixe-se lá guerras e guerrinhas com tudo e com todos. É presidente, tem de saber lidar com o elogio e com a crítica. São ocorrências inerentes ao cargo. Sempre foi assim, sempre assim será. Se se vai pôr a convocar AGs a pedir votos de confiança de cada vez que se sentir posto em causa...
ResponderEliminarQuanto à questão de protestar a localização do jogo de andebol, é óbvio que é só porque o jogo é contra o FCP. A norte há muitos sportinguistas que lá se deslocarão. A equipa não estará em desvantagem à conta de falta de apoio.
ResponderEliminaressa milícia faz o que? ataca toda a gente que ouse criticar o deus bruno, e andam em todos os blogues, muitas vezes a mesma pessoa com vários nicks.
ResponderEliminare não acredito que o Jorge alemão seja ingenuo e naif para acreditar em historia do pai natal......... que é o caso desta palhaçada desta ag.
que não,não é para ter voto de confiança nenhum( isso teve-o há 2 anos quando ganhou as eleições , em que teve o voto de confiança para fazer o que bem entendesse), o que se pretende é ver quem são os críticos, para poder apontar o dedo e arranjar mais uma frente de batalha e sim poder iniciar mais uma "purga" contra esses críticos.
o que o presidente pretende é um beija mao estilo norte coreano de forma a poder alimentar o seu já enormeego, narcisismo e culto de personalidade crónico.
o presidente é alguém que adora o elogio , mas não suporta a critica e tem nos seus súbditos de certos blogues os veneradores leais do seu deus
A minha opinião sobre a AG já a dei - acho que não é preciso repetir
ResponderEliminarSobre o resto - cada Sportinguista tem a sua opinião sobre BC, há quem seja um defensor fervoroso, há quem o critique só porque sim, mas não duvide que este presidente, tal como todos os outros, será sempre julgado pelos resultados desportivos e financeiros que tiver
Noddy, é um orgulho fazer parte dessa short list tão restrita (e prestigiante) de sportinguistas. Agradeço o obséquio.
ResponderEliminarMais uma atitude ridícula (mesmo infantil) de BdC. A questão que me assalta é se este "voto de confiança" funciona como aqueles que as direcções costumam dar aos treinadores...
"Vê lá que o homem até te poupou o trabalho da recolha de assinaturas como fizeram o Patrão e o Paím. Assim só tens de te juntares com todos aqueles que pensam como tu e marcarem presença na AG para retirar a confiança a esta Direcção."
ResponderEliminarÉ preciso ser-se anjinho ou de má fé, acreditar que na sua "coragem" em fazer uma AG!
Se ele soubesse que seria posto em minoria na dita, nunca pediria a organização da mesma.
"Mesmo que o negocio Rojo corra pelo pior, a Sporting SAD apresenta desde a entrada de BC, resultados positivos, até porque não necessitamos de mega-transferencias todos os anos para ter resultados fiananceiros mais ou menos equilibrados"
O Soares Franco, por quem eu nunca votei, também apresentou resultados financeiros positivos - e com títulos no futebol - e isso nunca impediu que fosse contestado pela mesma franja que hoje apoia o BdC e que está pronta a votar nas suas opções cegamente, na próxima AG.
O maior inimigo do BdC tem sido e continuará a ser o próprio BdC.
O homem já não pode viver sem protagonismo. Foi apanhado pela "bebedeira" delirante
de se ver na CS. Acredito mesmo, que logo que perca a presidência do Sporting, enverederá
por uma carreira que lhe dê um protagonismo idêntico, como por exemplo, o de político.
Grande post!! É por haver ainda Sportinguistas assim que estamos como estamos há 30 anos.Mas alegrem-se Sportinguistas já são só meia duzia a pregar no deserto.SPORTING SEMPRE!!!
ResponderEliminar