quarta-feira, 3 de junho de 2015

Jesus, o Salvador, ou a repetição de uma longa tradição?

Este artigo estava já escrito ontem, antes de a capa de "A Bola" que ilustra o post ser conhecida.No entanto, como se verá, não era preciso conhecê-la para o escrever.

Jesus o Salvador?
As imagens que se sucederam à vitória no Jamor são bem elucidativas do que (não) são as relações entre Marco Silva e Bruno de Carvalho. Ora, neste momento, isso é um problema muito maior para o presidente do que para o treinador. Para o despedir o presidente teria que encontrar não apenas uma explicação para o acto, mas sim várias. Pelo menos duas de elevada dificuldade para merecerem aceitação da generalidade dos adeptos:

- Porque despede o treinador que pôs fim a um enorme jejum de títulos?
- Se existe a convicção de que o treinador não serve e sobre ele impendem graves acusações* sobre o seu carácter, porque não foi ele despedido logo em Dezembro?
É aqui que a contratação de Jesus entraria como mel. A contratação do melhor treinador em Portugal, que ainda por cima se acaba de sagrar bi-campeão no rival de sempre, reduziria consideravelmente as criticas. O valor do treinador e a componente psicológica associada  ao resgate do principal artífice da recuperação do clube rival - que, recorde-se, até à sua chegada, gastava rios de dinheiro para ficar atrás de nós - teria um efeito anti-inflamatório notável sobre abcesso que criaria o despedimento de um treinador que a generalidade dos adeptos reconhecem ter feito um trabalho pelo menos suficientemente meritório para continuar a cumprir o contrato.

Marco Silva, o fiel de duas balanças
Neste momento tudo leva a crer que ambas as situações - a continuidade JJ no SLB e o assumir do divórcio do Sporting com Marco Silva - possam estar ligadas e que será a segunda (o despedimento de Marco Silva) a ignição que falta para que tudo se clarifique. Uma jogada de elevado risco porque o final está longe de poder ser garantido. No pior dos cenários o Sporting poderia ver o seu actual treinador transitar uns quilómetros acima e ver JJ levantar voo para outras paragens. Esta teoria conspirativa justifica-se, atendendo às forças em confronto. A última coisa que o Sporting deverá fazer é menosprezá-las.

Acreditar em Jesus não é fácil
Não se pense contudo que a contratação de JJ, a ser possível, resolveria todos os nossos males e significaria o sucesso imediato, ao virar da esquina. Contratar o actual bi-campeão significará também um enorme desafio para a SAD do clube, uma vez que é facilmente intuível que JJ não se contentará com os mesmos meios que foram oferecidos a Jardim e a Marco Silva e muito menos assistirá mudo e quedo, sem ter uma palavra a dizer, sobre as aquisições e dispensas a efectuar. Não o imaginar é não lhe conhecer a ambição ou não antecipar problemas semelhantes aos que sucederam com Jardim e agora com Marco Silva.

Repetição de uma longa tradição em curso?
A jogada por trás de uma possível contratação de JJ é ousada mas até é compreensível, pelo valor do treinador em causa. Falta saber o que será Marco Silva no futuro, com condições que não teve agora. 

Não é por acaso que muitos Sportinguistas assistem com alguma perplexidade à actual indefinição sobre a sua continuidade e receiam estar em curso uma já longa tradição no nosso clube: quando parece haver condições para que, sobre alguma estabilidade, o clube possa prosperar, decisões precipitadas, incompreensíveis e sem atender aos superiores interesses do Sporting, empurram-nos para a estagnação e o retrocesso.

*Sobre as acusações ao carácter de Marco Silva é no mínimo inqualificável que se utilize este tipo de expediente como justificação para despedir o treinador e depois se afirme o Sporting como um arauto de valores e mudança. Que se use precisamente os instrumentos da Cofina, como hoje se vê no Correio da Manhã e Record é não ter memória nem amor próprio. Isso é revelador de neste momento qualquer meio é considerado legitimo para se atingir o fim que se pretende.
Sobre as qualidades humanas Marco Silva tem um passado curto mas que fala por si. Quer o testemunho de todos os que trabalharam com ele no passado, quer a trajectória conseguida este ano, apesar das dificuldades evidentes para todos, o confirmam. Do ponto de vista da valia técnica é bom lembrar que Marco Silva conseguiu alcançar sempre ou até superar os objectivos a que se propôs nos quatro anos que leva de carreira. E Marco Silva tem apenas 37 anos de idade. 

17 comentários:

  1. Atenção que a capa do pasquim apesar de tentar parecer o que não é, é fácil de desmontar, "Jesus mais longe da luz, Bryan Ruiz mais perto de Alvalade". Mais do mesmo, embora o nosso problema pareça ser real.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos ver se o Bryan Ruiz não acaba também lá mais acima. Pelo menos cheira mal tanta publicidade a um jogador que esteve já no passado associado ao SLB.

      Eliminar
    2. O Bryan Ruiz é um sonho muito antigo do Sporting. Já se fala na sua vinda desde os tempos em que jogava no Twente.

      LdA, isso não será confusão com o Joel Campbel?

      SL

      Eliminar
    3. Jô:

      http://www.mercafutbol.com/el-benfica-podria-tener-atado-bryan-ruiz-103574/

      http://relvado.sapo.pt/benfica/bryan-ruiz-nunca-recusaria-benfica-239846

      http://www.cmjornal.xl.pt/desporto/detalhe/bryan-ruiz-vai-jogar-no-benfica.html

      Eliminar
  2. Sinceramente não vejo como o Sporting pode sair vencedor de todo este processo.
    Falar em Jesus no Sporting é algo que só pode estar a acontecer ou para fortalecer uma capacidade negocial de alguém que não o Sporting ou para menosprezar ainda mais o clube.
    Se JJ ganha 4 milhões no Benfica, e não quer reduzir o salário, vai para o Sporting fazer o quê?
    Desconfio que nem 1 milhão lhe conseguiriamos dar com a nossa actual situação financeira.
    E mesmo que consigamos dar esses 4 milhões, seria reverter toda a nossa politica financeira e voltando assim ao passado.
    Depois, a sair MS neste momento, encontrem as desculpas que encontrarem, só servirá para expôr ainda mais BdC aos público e aos adeptos. Até agora as coisas têm-lhe corrido bem, mal tal qual como um qualquer imperador em Roma, quando as coisas começarem a correr mal, será ele o primeiro que os sportinguistas pedirão explicações e que porventura será a primeira cabeça que pedirão.
    Terrenos muito complicados estes que o clube está a entrar.
    E já daqui a 2 meses estaremos a jogar por titulos e milhões.....

    ResponderEliminar
  3. Que no SCP está tudo à espera de outro Mónaco para empandeirar outro treinador ainda vá lá, agora o resto...

    ResponderEliminar
  4. Não entendo a telenovela Marco Silva. Sobretudo a relutância em despedi-lo. Eu acho que MS fez um bom trabalho e que, em condições normais, devia continuar. Mas não havendo confiança entre ele e o Presidente, então nem hesito: é melhor sair o quanto antes.

    Ora, o presidente tem toda a legitimidade para tomar decisões destas. Porquê a tourada das notícias no record - obviamente encomendadas pela direção? Porquê alegar com episódios de quebra de confiança tão pouco convincentes e já ocorreram há mais de meio ano? Se eu fosse advogado do Marco, estava-me a rir... OK, será uma decisão impopular em muitos setores do clube. Mas a sério, tem assim tão pouca confiança no que já fez? Escolheu bem treinadores, devolveu competitividade à equipa de futebol, as modalidades estão a melhorar os resultados... Acha que não chega para a reeleição daqui a um ano? Honestamente, não percebo.

    Negoceiem como quiserem, paguem a indeminzação do Marco às prestações ou em géneros, mas acabem com o psicodrama! Tenho pena que não continue, mas MS não é o último treinador no mundo e BdC já provou que os sabe escolher.

    Quanto a Jesus, dream on. Esse comboio já passou há muito. O Sporting podia tê-lo ir buscar em 2009, mas alguém preferiu o "forever". Mais uma encruzilhada da história onde escolhemos o caminho errado. Mas já não há nada a fazer. Concentremos antes em escolher certo da próxima vez.

    ResponderEliminar
  5. Parece que o tempo está propicio para divórcios... Continuo a não dar grande credito à possivel saída de Marco Silva, por diversas razões, contrato de longa duração, capacidade, competência, juventude. Não é possível avaliar o desempenho do nosso treinador sem ter em linha de conta que para ele este ano foi também o seu ano de estreia ao mais alto nível, desperdiçar esse tirocínio sem maior lucro do que uma taça parece-me curto para tamanho investimento que lhe possibilitámos.

    Serei claro, o Sporting é extraordinariamente generoso com jovens, dá oportunidades como muito poucos para ilustres desconhecidos com alguma qualidade se projectarem na alta roda do futebol, é um bem raro para quem vive do futebol profissional.

    O normal deveria ser o Sporting contratar treinadores consagrados, com risco diminuído, mas não somos generosos e, até ver, com pouco lucro.

    Este momento da época é aquele que eu defino como fundamental para aquilo que vai ser a época seguinte, quanto mais cedo existirem certezas melhor. Antecipadamente sabemos que teremos uma pré-eliminatória que pode baralhar as previsões e as intenções, mais uma razão para rapidamente fechar dossiers.

    Vai ser um verão quente...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E também é preciso não esquecer que há 1 objetivo financeiro a atingir até final de Julho para não sermos multados pela UEFA nem termos o número de jogadores a inscrever reduzido.

      Eliminar
  6. Li as pretensas acusações do Sporting, leia-se Bruno de Carvalho, contra Marco Silva. Infelizmente, para qualquer pessoa de bom senso e com alguma experiência de vida e liderança, é sobretudo um atestado de incompetência a quem devia dirigir. E facilmente se percebem as razões de tanta "revolta" contra o treinador e propaganda que os seus srvidores andam a debitar. Tudo se centra à volta do umbigo de BdC, que não admite outra coisa que não ter sempre razão e falta de alguém que lhe seja cpaz de o confrontar e mediar conflitos. Estamos bem entregues.

    ResponderEliminar
  7. Tudo o que vai "transpirando" para a o opinião pública, plantado nos pasquins com o objectivo de queimar a imagem do técnico perante os sportinguistas, vem confirmar aquilo que BdC sp transpareceu: Ninguém o pode contrariar... Ai de quem o faça! MS fê-lo e como não se humilhou, não foi permissivo às pressões brunescas nem a pediu batatinhas perante o querido líder, está, mt provavelmente, de saída.

    Pegando, por exemplo, nesta "notícia" e tomando por verdadeiros tudo o que é descrito mas que está por validar: http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Sporting/interior.aspx?content_id=952685


    Vejamos então quais foram os “pecados” de MS:

    1 - “ Poucos jovens da B e da formação na lista para o estágio

    Em julho do ano passado, Marco Silva apresenta a lista de jogadores que pretende levar para estágio na Holanda. A SAD do Sporting entende que a convocatória dá pouco espaço a jovens da equipa B e da formação. Alertado para o facto, o técnico acaba por mostrar-se sensível aos argumentos e retifica o lote de opções.”

    Este episódio é tão ridículo que nem vale a pena dizer mais do que isto: Onde está aqui a ofensa se ele até acabou por convocar mais jovens dps de alertado?…


    2 – “Desautorização

    Durante o Troféu Teresa Herrera, o agente Carlos Gonçalves e o CEO da Doyen, Nélio Lucas, pediram a Bruno de Carvalho para que Rojo não jogasse, com o Nacional Montevideo, a 10 de agosto, devido à iminente transferência. BdC recusa mas Marco Silva desautoriza o presidente e poupa o central. Depois, terá pedido desculpa e disse que não se repetiria.”


    Ingerência no trabalho do técnico. Mas afinal quem faz as equipas? È o presidente ou o treinador? Vejamos como é tão básico desmontar tudo isto… MS tinha perdido Dier e estava na iminência de perder o outro elemento da dupla de centrais que vinha treinando na pré-época. Seria de toda a conveniência para ele e para a equipa de que era responsável técnico, aproveitar os pcs jogos que restavam para refazer a dupla. Sendo assim, teria toda a lógica que aproveitasse o torneio para apostar nos centrais que tinha certeza se manteriam no plantel…

    3 – “Tentativa de agressão

    No regresso do Teresa Herrera, e perante o impasse em torno da saída para Inglaterra, Rojo terá tentado agredir Bruno de Carvalho. O episódio, alegadamente, é presenciado por Marco Silva, que nunca reprova inequivocamente o ato do jogador, preferindo não tomar posição. Uma quebra de solidariedade, lamenta a SAD.”

    O que o BdC queria era que MS se colocasse contra o jogador, num assunto que não lhe dizia directamente respeito e de que não tem qlq responsabilidade… Dando um belíssimo exemplo ao resto do plantel!... MS optou (e bem) por não tomar partido, segurando a solidariedade que interessava: a dos homens que comandava. Se fosse hostil, logo no início com um dos jogadores, como reagiriam os restantes? Segunda questão, ainda mais pertinente, pq precisava BdC do apoio de MS na resolução deste episódio???


    (cont.)

    ResponderEliminar
  8. (Cont.)

    4 – “Autoridade em causa

    A 1 de agosto, antes do Troféu Cinco Violinos, Slimani terá recusado jogarcontra a Lazio, perante o treinador (e não foi utilizado). Aberto um inquérito disciplinar por comportamento incorreto, a administração da SAD entende que Marco Silva sacode a água do capote, ao defender que é um assunto do clube, protegendo o jogador.”

    E bem… Quem impõe disciplina são os dirigentes… Aos funcionários. Percebe-se agora que não é à toa que o plantel manteve-se sempre solidário com MS… De tal forma que se não fosse isso, hoje não estaríamos mt provavelmente a festejar a conquista de mais um título…


    5. “Recados inaceitáveis

    Após a derrota em Guimarães, a 1 de novembro, Bruno de Carvalho usa o Facebook para criticar a atitude da equipa. A partir desta data, o Sporting sente que Marco Silva recorre ao espaço das conferências de imprensa para enviar "recados", considerados inaceitáveis. E falham as tentativas de blindagem interna que se seguem.”


    Enfim… BdC abre as hostilidades. Foi ele que após ver que lidava com alguém com personalidade forte, que não se deixava manipular por ele, aproveitou a primeira oportunidade (derrota em Guimarães) para atacar publicamente treinador e plantel! Agora percebe-se porquê… Porque o treinador nc lhe fez as ‘vontadinhas’ ou lhe deu o Amen diário de que BdC necessita, e tb não aceitou bem que os jogadores se mantivessem juntos e solidários com o seu treinador. Vai daí, toca de cascar neles. Assim que pôde… Mas para atacar um símbolo vivo do SCP, pq este criticou um resultado europeu negativo, onde praticamente td a gente o fez, aí já utilizou o argumento de protecção do plantel!!! Viva a coerência… Percebe-se o pq de criticar Manuel Fernandes… Foi a vingança reles por o velho capitão nc lhe ter dado apoio nas eleições que disputou… De referir ainda que após tanto ataque, MS sentiu-se na necessidade de responder e preservar o seu orgulho profissional, a decência e a confiança que detinha no próprio trabalho e no dos futebolistas que comandava.


    No fundo é disto que se trata: MS sai, não pq seja um treinador ou uma pessoa fraca, sai pq não é um lambuças do senhor presidente, o querido líder que exerce o poder de forma despótica e autoritária… Temos à frente do clube alguém que não admite contraditório, que se julga infalível, que se julga mais conhecedor em matérias que nunca trabalhou profissionalmente. Mais ainda que os profissionais que contrata. E logo por 4 anos… Alguém, cujo carácter egocêntrico, coloca sempre o seu interesse à frente do interesse colectivo do SCP.

    Resumindo. São motivos fúteis, mesquinhos, miseráveis aqueles que BdC tem para apresentar afim de justificar o despedimento de um técnico que cumpriu, que foi profissional, mesmo com BdC a sabotar-lhe o trabalho por dentro e por fora através de papagaios amestrados (Zedu dos tachos e Dudu dos bisturis) nos OCS’s. Iste comportamento covarde e miserável durou meses! E ainda dura… E durou meses pq BdC se “borregou” todo com a onda verde que protegeu MS em Dezembro…. Por fim, resta-me acrescentar que gabo a paciência e a força de carácter de Marco Silva… Caso não fique, porque apesar de tudo, não vai ser fácil a BdC despedi-lo (talvez mais difícil ainda que em Dezembro), agradecer-lhe o seu meritório trabalho no SCP… Acredito ainda que o mais provável é que saia, até pq deverá estar fartinho de aturar td isto, e tb pq é também plausível que receba boas propostas para trabalhar noutros clubes…

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é a repetição do que o Bruno "Gimenez" de Carvalho andou a dizer na Tasca há seis meses. Ainda há dúvidas sobre a identidade desse "bloguista" e de qual é a fonte do Record? Anedótico.

      Eliminar
  9. Infelizmente o nosso presidente poderá ser o grande responsável pela saida do MS que nos deu um troféu ao fim de 7 anos de jejum.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deu-o? Mas esteve em campo a jogar? Porra! Estive tão distraído que nem dei por ele!

      Mas foi ele que orientou a equipa em campo? Não me diga que foi com essa função que ele se tem sentado no banco!

      Eliminar
  10. Não acredito que venha, mas se viesse o brunistas teriam de engolir não um sapo, mas um elefante!

    Quem não se recorda do que disseram quando numas das direcções anteriores foi posta a possibilidade de o JJ ingressar no Sporting, quando estava no Belém?

    ResponderEliminar
  11. Este arrastar da situação de Marco Silva transformou-se numa trapalhada com consequências para o Sporting. Qualquer dia alguém vai afirmar que co Bruno de Carvalho os contratos são para se cumprir… à conveniência!
    É sabido que BdC não quer o treinador... mas não arranja maneira de se livrar dele. É uma situação que se arrasta há longos 6 meses.
    Pode questionar-se que treinador é que o Sporting consegue contratar, a que preço e condições contratuais quando o cenário é o que se conhece e está ser diariamente escalpelizado na imprensa e nas redes sociais.

    O Sporting venceu a Taça de Portugal, no entanto as conversas entre sportinguistas vão dar sempre à questão do treinador.
    Compromete-se a imagem institucional do clube, a imagem do presidente do clube é questionada, o planeamento da próxima época vai-se atrasando. E tudo isto porque BdC anda à procura de uma solução que tarda para o imbróglio em que se meteu!

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (14) Académica-SCP (1) adeptos (93) Adrien (18) AdT (1) adversários (81) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (33) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (3) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) arbitragem (88) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (2) Bastidores (68) Batota (16) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (95) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (64) Comunicação Social (20) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) djaló (10) Domingos (29) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (62) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) EquipaB (17) equipamentos (11) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (8) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (12) Francis Obikwelu (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (22) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (2) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (37) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (11) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (20) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Pereira (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (40) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (24) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (22) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (10) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) play-off (1) PMAG (3) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (2) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (3) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (5) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) SerSporting (1) Shikabala (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (1) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (89) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (2) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (95) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)