quinta-feira, 18 de junho de 2015

Cédric e a gratidão

Cédric acaba de se vincular ao Southampton, deixando assim o Sporting, depois de 17 anos de clube. Ao fazer estas contas não deixei de me perguntar que idade tem ele hoje. Pois, apenas 23, completará 24 em Agosto próximo. 

Sei que as opiniões de dividirão quando se falar do seu valor como jogador e que discutirá se o valor a receber (no máximo 6,5 milhões) é ou não um bom negócio. Eu, que sempre gostei do jogador, mesmo reconhecendo-lhes as falhas que o seu jogo ainda revelava, vejo com pena que apenas lhe falta o título de campeão nacional sénior no curriculum. 

Mas há algo que é caro a qualquer adepto e que não oferece discussão: para lá de ter sido sempre um profissional exemplar soube escolher o caminho que entende ser o melhor para ele não sem antes deixar uma impressionante manifestação de gratidão e respeito pelo clube e pelos adeptos.

Da sua página no Facebook, de onde também foi retirada a fotografia do post:

Obrigado Sporting!
Obrigado por me teres formado.
Obrigado por me teres tornado na pessoa que sou hoje.
Obrigado pela oportunidade.
Obrigado por me ajudares a concretizar os meus sonhos
Obrigado a toda a estrutura da formação e do futebol profissional, a todos os técnicos de equipamentos, enfermeiros, medicos, fisioterapeutas, treinadores que me ajudaram a evoluir, e permitiram chegar onde estou hoje.
Obrigado ao Presidente,
Obrigado aos meus colegas de equipa e amigos com quem tive o prazer de jogar.
Obrigado a todos os adeptos, sócios e simpatizantes que me apoiaram, vocês são muito importantes. Continuem a dar o maior apoio à equipa, eu vou continuar a apoiar e a torcer pelo clube do meu coração!
Obrigado pelos fantásticos 17 anos de leão ao peito!

Obrigado Cédric e boa sorte!

13 comentários:

  1. Com 22 anos, pode vir a ser um jogador de top mundial. Espero que tenha sorte em Inglaterra, oportunidades de jogar acima de tudo.
    Grande profissional e sportinguista.

    ResponderEliminar
  2. É um dia feliz para o Cédric e isso é muito importante.

    Infelizmente não é um dia feliz para o Sporting que vê alguém com 17 anos de casa sair por um valor irrisório, face à sua qualidade, idade e margem de progressão (ainda mais integrando o lote de seleccionáveis).
    Sai, sabendo que para o seu clube (por via dos ordenados que paga) é inferior a Miguel Lopes e, quem sabe, Geraldes. Algo que no campo se verifica exactamente o contrário, quer tenha sido ontem, hoje ou amanhã.

    Boa sorte, Cédric! E que só voltes para jogar pelo Sporting.

    (agora venha de lá o Esgaio e o Pereirinha)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Dier foi por causa da cláusula e o CédrIc?

      Eliminar
    2. Nem todos os clubes conseguem vender os jogadores a "preço-Cancelo".
      É bem vendido atendendo à sua situação contratual. Não, não quis renovar...foi um excelente negócio...

      Noddy

      Eliminar
  3. Boa sorte Cedric.

    Espero que a aposta agora seja Riquicho, se alguém tem duvidas sobre a sua qualidade revejam o recente jogo com o Brasil, que muito provavelmente vai ganhar o titulo.
    Aquilo durante o jogo foi uma humilhação total, nunca tinha visto o Brasil (em qualquer idade) ser tão mas tão dominado que até o seu treinador admitiu isso mesmo. Pena Portugal não se ter preparado para os penaltis.
    O Riquicho nesse jogo foi enorme.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Achar que 6.5M mesmo que com objectivos é irrisório parece 1 pouco exagero não?!

      Cedric fez uma péssima época e acabou ppor ser até suplente de ML mas tenho pena da saída porque acredito que com JJ o seu nível podia voltar a subir.

      acredito que ML seja o próximo e que com uma contratação e o regresso de esgaio fechamos a DD.

      Eliminar
    2. Cantinho,

      Parece que vamos ter Esgaio e que JJ quer apostar no rapaz. Fico contente com isso até porque, acho-o melhor que ML e Cedric

      Eliminar
    3. RG,

      vamos ver. Tenho muita confiança em Esgaio.
      Preocupa-me que não comece a pré-época ao mesmo tempo que outros.
      Preocupa-me que na pré-época estejam Lopes e Geraldes.
      É mau.

      Lopes tem de sair.

      Eliminar
  4. Ao que parece não queria renovar, e daqui a 6 meses ia assinar com outro clube, sem compensação financeira para o cliente. Acaba por ser um negócio razoável.
    Esgaio esta na linha para assumir o posto. Riquicho e Miguel Lopes continuam no clube. E até o Geraldes, que fez bons jogos na taça da liga. Estamos portanto servidos para o lugar.
    Gostei de ler o que cedric escreveu. Cai bem.

    MLV

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Ao que parece não queria renovar, e daqui a 6 meses ia assinar com outro clube, sem compensação financeira para o cliente. Acaba por ser um negócio razoável."

      MLV,

      entendo esta posição. Mas e o Danilo, que também acabava o contrato para o ano, queria renovar ou sair?
      e o Alex Sandro?
      e o Jonas?

      Porquê que estes negócios são bons para nós mas nos outros é logo nas dezenas?

      Eliminar
    2. Nao queira-mos comparar o cedric com os jogadores acima referidos por si. Infelizmente nao esta para ja ao mesmo nivel.

      Eliminar
  5. Tenho pena, é um dos meus jogadores favoritos, deu-me (como o Adrien) dois títulos, um pelo Sporting outro pela Académica. Não é um jogador perfeito, longe disso, mas é daqueles que faz das fraquezas forças, o que lhe falta técnica e tacticamente sobra-lhe em ganas e irreverencia.

    Recordo a revolução que a sua chegada a Coimbra (junto com Adrien) fez na forma como a equipa "atacava" o jogo, de inicio deu muito nas vistas porque corria mais, dava-se mais ao jogo, antecipava mais que todos os colegas, com o tempo a equipa apanhou o "vírus da atitude competitiva" e ... acabou num titulo contra seu o Sporting...

    Obrigado Cedric! Até já!

    ResponderEliminar
  6. Noutra avaliação, é mesmo para isto que serve a formação, valorizar bons jogadores (se Cedric fosse extraordinário já cá não estava) e retirar valor quando há substitutos à altura com a mesma origem.

    A substituição de Cedric não implica qualquer investimento, o ou os seus substitutos naturais já estão no Sporting e podem agora iniciar percurso idêntico. Também não são nenhuns fora de série mas têm qualidade mais do que suficiente para jogar ao mais alto nível em Portugal, serem valorizados e um dia serem rentabilizados.

    Para mim isto é apostar na Academia, um clube com esse recurso de formação jamais devia gastar fundos em defesas direitos e uma posição onde obrigatoriamente nascem soluções no nosso viveiro, nem que sejam adaptações, como Pereirinha. Os fundos devem ser canalizados para "coisas" mais difíceis e menos passiveis de ser treinadas durante um percurso de formação.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (14) Académica-SCP (1) adeptos (93) Adrien (18) AdT (1) adversários (81) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (33) André Geraldes (1) André Marques (2) André Martins (6) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (3) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) arbitragem (88) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (2) Bastidores (68) Batota (16) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (94) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (6) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (63) Comunicação Social (20) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (41) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) djaló (10) Domingos (29) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (61) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) EquipaB (17) equipamentos (11) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (8) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (12) Francis Obikwelu (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (21) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (2) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (4) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (2) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (37) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (11) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (20) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Pereira (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (40) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (24) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (22) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (1) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (10) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) play-off (1) PMAG (3) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (2) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (3) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (5) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) SerSporting (1) Shikabala (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (1) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (89) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (3) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (2) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (95) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)