quinta-feira, 11 de junho de 2015

Que mudanças trará Jesus?

Por certo muitos Sportinguistas não se importariam de ficar mais velhos um mês no imediato, de forma a que os dias que ainda nos separam do inicio dos trabalhos da equipa de futebol tivessem passado. Dessa forma já poderíamos estar a constatar quais serão as grandes diferenças que a chegada de Jesus representará no desempenho da equipa, em particular na resposta aos diferentes momentos que um jogo de futebol coloca.

Poucos não se lembrarão do impacto que aquele que é nosso actual treinador provocou na equipa do eterno rival logo à chegada e até de forma mais abrangente no futebol nacional, conquistando um campeonato em que não apenas venceu como o fez com elevada nota artística. Será possível conseguir repetir o mesmo feito, agora na equipa do seu coração? É tão impossível não o desejar como responder com segurança a esta pergunta. Mas é quase certo que, independentemente dos resultados, as diferenças serão notórias.

Que Jesus é este agora?
O Jorge Jesus que chega agora ao Sporting é um treinador no zénite da carreira. A ambição é a mesma de sempre, as responsabilidades são agora ainda maiores, devido ao estatuto adquirido. Algumas derrotas inesperadas e até dolorosas conferiram-lhe algum realismo e atitude mais cinica, provavelmente fundamentais no titulo acaba de conquistar.

Responsabilidade total
Uma das alterações imediatas é o afastamento de Inácio. O até agora responsável do departamento tem uma velha incompatibilidade pública com o novo treinador. Outra diferença radical relativamente ao que sucedeu nos dois anos anteriores será a responsabilidade no recrutamento de jogadores. Dificilmente Jorge Jesus assumirá a total responsabilidade na escolha quer dos jogadores a dispensar como a adquirir. Depois do muito que se disse sobre o novo treinador e a formação será particularmente curioso de observar o destino de alguns dos jogadores sobre os quais se reclamavam oportunidades na equipa principal. Ou que impressão causarão em JJ jogadores que, tendo chegado o ano passado com o selo de reforços, se ficaram pela desilusão. Algum deles terá direito a uma ressurreição?

442 ou 433?
Muito se fala já na possibilidade de a equipa abandonar o 433. Não me parecendo importante a disposição mas sim o equilíbrio e a eficácia é natural que para a escolha seja determinante os jogadores à disposição de JJ.

-Muita curiosidade para perceber quem chegará para o centro da defesa com estatuto de titular indiscutível e quem lhe fará companhia. Nomes como o de Bruno Alves causam alguma perplexidade, pela idade e pelas limitações, embora se trate de um bom profissional. Toda a equipa terá que defender, mas será com os elementos do sector que trabalhará mais até apurar das melhores armas das suas equipas, determinantes para o seu modelo de jogo, muitas vezes asfixiante para o adversário, que é a  transição e organização defensiva. O controlo da profundidade será um conceito que terá que ser completamente compreendido e dominado por uma equipa que jogará quase sempre em cima do meio-campo adversário.
-Se a escolha recair no 442 é muito natural que Adrien e William tenham de reciclar as funções até agora desempenhadas, habituando-se a jogar de forma ainda mais coordenada. Adrien poderá ser um dos jogadores que melhores benefícios poderá recolher, para tal terá que melhorar a qualidade das suas decisões quer no que diz respeito à condução e entrega da bola quer no posicionamento e reacção à perda. Que oportunidade terá André Martins para se afirmar?
- A qualidade individual dos elementos mais criativos é outro factor fundamental nas equipas de JJ. É ela a responsável por desmontar os tradicionais autocarros do nosso campeonato. Criatividade e velocidade de execução serão palavras que veremos mais vezes pronunciar. Para que tal aconteça é importante não falhar na escolha do substituto de Nani assim como a permanência de Carrillo. Este não só poderá manter a preponderância no nosso jogo como registou este ano pelo número de assistências como antecipo que possa ainda crescer no número de finalizações.
-Sendo também de esperar a chegada de um novo homem para o centro do ataque, será também curioso de perceber qual o perfil escolhido. Optará JJ pelo homem de referência no ataque, à semelhança do que fazia Cardozo, ou a escolha recairá numa dupla menos posicional? Quem será o segundo nome do ataque é outra das questões a atrair a atenção. Fala-se muito em Montero, também em João Mário. Não descartaria a possibilidade de Labyad, conseguindo este debelar muito rapidamente as suas debilidades no momento de decidir, vir a ter um papel de destaque. E não me surpreenderia que João Mário recuasse no campo.
- Uma mudança que se estima venha a ocorrer e que poderá ter importância decisiva em alguns jogos é uso de jogadas estudadas, o que se convencionou chamar bolas paradas. São uma marca nas equipas de JJ.

Num campeonato cujos potenciais vencedores ficam quase sempre definidos nas jornadas que levam o campeonato até ao Natal, falta saber quanto tempo precisará JJ para montar uma equipa à imagem e semelhança do melhor que já foi capaz.

12 comentários:

  1. Curiosa entrevista do (ex-)futuro Dirigente Inácio !!!

    - Admite treinar o Benfica ou o FC Porto?
    - Não vejo qualquer problema. Colocaram-me um rótulo de sportinguista ...

    - Da Luz para o outro lado da Segunda Circular. Como olha para a crise do ‘seu’ Sporting?
    - Do meu...? [risos] Agora já não é meu. Aliás, nunca foi.

    Ler mais em: http://www.cmjornal.xl.pt/desporto/detalhe/jorge-jesus-nao-merece-o-meu-respeito.html

    ResponderEliminar
  2. Até acho que André Martins vai ter mais importância do que se julga. É quem mais sabe de todos os médios do Sporting, quer defensivamente quer ofensivamente. Ficaria admirado se não fosse titular na Supertaça.

    Adrien vai melhorar defensivamente, porque isso Jesus consegue ensinar. Ofensivamente melhorará um pouco, mas não tanto quanto se julga. Vai ter melhores decisões porque será condicionado para as tomar, quer pelo seu posicionamento quer pelo dos colegas. Mas não vai ter um melhor poder de decisão. Isso era para ser feito na formação, não aos 26 anos.

    ResponderEliminar
  3. Respostas
    1. Batota, não sei porquê. Vamos ser tão, mas tão bons, que nem vamos precisar do guarda-redes fixo na baliza. E sabemos que o Jajus é craque a desenvolver polivalentes. O Patrício vai desempenhar não uma mas três funções num só jogo!

      Eliminar
  4. Leão de Alvalade,

    Os melhores jogadores do Sporting são desde há 2 anos Montero e Carrillo (a anos-luz de quaisquer outros) e estes serão os mais rapidamente beneficiados pela entrada de Jesus. Não faço ideia se Carrillo já renovou e se a eventual não-renovação poderá levar o comentador residente do facebook a afastá-lo do plantel no último ano de contrato mas em condições normais demonstrarão a enorme categoria que têm. Idem para André Martins. São 3 jogadores claramente de outras ligas e demonstrá-lo-ão com Jorge Jesus de forma imediata. Para outros bons jogadores mas não tão talentosos demorará mais tempo certo sendo que atingirão igualmente níveis muito acima dos exibidos nas últimas 2 temporadas. Parece-me também - como diz post - que virá mais um jogador para o ataque já que Slimani não é (na minha opinião) jogador para o Sporting. Jogador tecnicamente fraco que dificilmente dará mais do que já deu. Cardozo não era imprescindível no Benfica por jogar "sozinho". Antes, por tratar-se de um jogador tecnicamente muito forte e inteligente. Slimani não reúne infelizmente estes atributos.

    Ainda sobre reforços subscrevo que veremos possivelmente jogadores da equipa B integrar o plantel principal mas que esses jogadoes não serão aqueles que muitos provavelmente antecipam.

    Por fim sobre Inácio, não será certamente uma perda trágica para a SAD. Inácio merecendo respeito pelo passado de jogador e treinador no Sporting viu-se meramente instrumentalizado em 2011 para que o então desconhecido Bruno de Carvalho pudesse (dessa e outras formas, Inácio não foi o único) ver o seu nome sobressair. Claro está a forma fácil como o presidente do Sporting deixa cair o director desportivo é somente mais uma demonstração de que anda ao sabor da corrente não passando de um saco vazio de ideias.

    ResponderEliminar
  5. O problema é que a exigência que pedem ao nosso JJ é maior do que a que pediam ao Carnide visto neste momento ter um palmarés que não tinha há 6 anos atrás.
    Mas estou com esperança.

    ResponderEliminar
  6. E a possível adaptação de extremos como capel e/ou gelson martins a laterais?

    Acham que o jj se vai meter numa dessas?

    SL

    ResponderEliminar
  7. Duarte Marques, deputado do PSD que integrou a comissão parlamentar de inquérito (CPI) ao caso BES/GES, enviou esta semana ao presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) um requerimento para saber se o “polícia” da bolsa está a investigar a origem dos capitais de Álvaro Sobrinho.
    O deputado social-democrata lembra que o Banco de Portugal identificou “um volumoso montante de capitais que foram desviados do BES Angola durante a presidência do dr. Álvaro Sobrinho, que estão agora sob investigação”. E recorda, por outro lado, que têm sido “tornadas públicas operações financeiras de empresas lideradas ou detidas pelo do ex-presidente do BESA, em particular o anunciado reforço da posição do dr. Álvaro Sobrinho na SAD do SCP, cotada e sob escrutínio e avaliação da CMVM”.
    Dois pressupostos que fundamentam as perguntas enviadas pelo deputado da maioria a Carlos Tavares. Primeira: “Os movimentos financeiros e investimentos” de Sobrinho mereceram da CMVM “algum rastreio no que diz respeito à origem desses capitais?” Segunda: “Está a CMVM disposta a verificar e seguir o rasto e a origem” dessas verbas?

    ResponderEliminar
  8. O Sporting está no mercado à procura de patrocinador para as suas camisolas e não rejeita um patrocínio vindo da Guiné Equatorial. Ao mesmo tempo, a possibilidade de a Holdimo do angolano Álvaro Sobrinho reforçar a sua posição na SAD sportinguista seria bem vinda.
    O Sporting continua à procura de patrocinador para as próximas épocas. O contrato com a PT chega agora ao fim e encontrar um patrocínio para as camisolas é actualmente uma das prioridades do clube.

    Uma das hipóteses passa pela Guiné Equatorial e, em Alvalade, conforme soube o Negócios junto de fonte do clube, a chegada de um patrocínio oriundo deste país será bem vinda. Neste momento, contudo, ainda nada está fechado, apesar de a direcção estar interessada em fechar rapidamente este dossier.

    O clube presidido por Bruno de Carvalho também continua à procura de um patrocinador para o seu estádio. Desta forma, a troco de um valor monetário, o estádio de Alvalade ganharia um novo nome ou juntaria uma marca à designação actual. Este processo continua a decorrer, mas para ficar fechado terá sempre de obter luz verde por parte dos sócios leoninos, como já foi sublinhado anteriormente pela direcção do Sporting.

    O Sporting também está no mercado à procura de novos investidores para colocar 21% do seu capital, no valor total de 18 milhões de euros, mas nada está fechado ainda.

    E em Alvalade, a possibilidade de a Holdimo, actualmente com 29% do capital, reforçar a sua posição na SAD sportinguista, seria bem recebida, apurou o Negócios. O clube mantém uma boa relação com Álvaro Sobrinho e se o investidor decidir reforçar - apesar de não estar previsto - este cenário seria encarado com normalidade e tranquilidade pelo clube. "O Sporting não teria problema nenhum. A Holdimo tem sido impecável. Têm sido uns parceiros fabulosos, confiam, acreditam", apontou a fonte do clube.

    Recorde-se que tanto a Holdimo de Álvaro Sobrinho, como investidores da Guiné Equatorial, chegaram a ser apontados como tendo contribuido financeiramente para a chegada de Jorge Jesus a Alvalade, mas esta hipótese foi desmentida na passada semana pelo clube presidido por Bruno de Carvalho.

    ResponderEliminar
  9. Enquanto falamos em "ses" e mais "ses" os nossos rivais vão ganhando titulos em tudo o que é modalidaes com a agravante de termos entrado em estado de autofagia(mais uma vez) infelizmente.
    Força sporting,

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (14) Académica-SCP (1) adeptos (93) Adrien (18) AdT (1) adversários (81) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (33) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (3) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) arbitragem (89) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (2) Bastidores (68) Batota (16) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (99) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (64) Comunicação Social (20) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) djaló (10) Domingos (29) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (62) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) EquipaB (17) equipamentos (11) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (13) Francis Obikwelu (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (22) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (2) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (42) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (11) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Pereira (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (40) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (10) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) play-off (1) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (2) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (1) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (3) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (97) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)