quinta-feira, 4 de junho de 2015

O que se sabe até agora sobre a contratação de Jorge Jesus

Até ao lavar dos cestos é vindima ou o célebre o que hoje é verdade amanhã é mentira aplica-se na perfeição ao momento que se vive no futebol português, em particular com a anunciada contratação de Jorge Jesus pelo Sporting. Até que ela esteja confirmada manda a prudência que os comentários sejam apenas os necessários. Mas, ainda com tanta poeira (entenda-se surpresa e assombro) no ar o melhor é ficarmo-nos por ora pelo que diz a imprensa. A selecção recaiu sobre  "A Bola", que desde Dezembro parece estar muito bem informada das movimentações ao mais alto nível em Alvalade.

29 comentários:

  1. Mais do que o impacto (que certamente terá) no plano desportivo, esta contratação mostra uma enorme ambição e um pensamento estratégico muito "fora da caixa".

    Roubar o treinador com mais títulos de sempre da história do benfica dias depois dos festejos do bicampeonato é de uma ousadia digna de poucos.

    O gesto é de uma enorme simbologia e por si só uma enorme pedrada no charco.

    Significa, entre muitas coisas, o fim do "coitadinhismo" que se apoderou do nosso clube.

    Significa o fim da constante subalternização do Sporting face aos outros dois.

    Significa o fim da tão apregoada existência de 2 grandes e um outsider.

    Significa uma ruptura total com um passado em que eramos nós a perder as jóias para os rivais.

    Significa um aumento exponencial das hipóteses de virmos a segurar os nossos melhores jogadores.

    Significa tanta coisa que acho que ainda ninguém consegue ver o quadro todo.

    Resta perceber se funcionará dentro do campo (mas, confesso, nem sei se isso será o mais importante).

    Ontem fez-se história. Hoje estamos um bocadinhos mais fortes (sobretudo na mentalidade).

    Viva o Sporting!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Mais do que o impacto (que certamente terá) no plano desportivo, esta contratação mostra uma enorme ambição e um pensamento estratégico muito "fora da caixa"."

      Nem mais.

      Se Jesus estivesse para ir para o Porto - um clube que até tem menos expressão do que nós - estar-se-ia aqui a falar do génio de Pinto de Costa, de como a estrutura do Porto está sempre à frente, etc.. Como é o Sporting, só se pergunta pelo dinheiro e pelo treinador que sai. Porque não se fala do enorme ganho que Jesus pode trazer ao clube? Ou da autêntica viragem que isto pode representar na relação de forças entre o Sporting e os seus rivais?

      É como se o Sporting estivesse a cometer o sacrilégio de querer fugir ao papel de parente pobre dos três grandes, destinado a ir apanhando as migalhas de Benfica e Porto - algo que e que é muito confortável para os nossos rivais e até para muitos sportinguistas.

      Claro que isto é uma jogada de alto risco. A margem de erro é nula. No Sporting, Jesus não vai partir com o plantel que o Benfica tinha em 2009, mas a pressão para conquistar o título já nesta época vai ser enorme. Mas quem não arrisca, não petisca.

      Dias da Cunha diz que Bruno de Carvalho enloqueceu. Mas há que ver que a fronteira entre a loucura e o génio é muito ténue...

      Eliminar
  2. Mais uma revolução... Isto faria todo o sentido num projecto como o de Godinho Lopes (fundamentalmente financeiro), não fará sentido agora, excepto se o projecto de Bruno Carvalho for idêntico ao de Godinho... financeiro.

    Volto a dizer o que já disse aqui em post, se há urgência de ser campeão então não há limite para o investimento (nem para a divida...), o enorme erro da administração anterior foi faltar o dinheiro num projecto financeiro, este terá sucesso ou falhará pela mesma razão.

    Gosto mais de projectos estruturais, construir equipas jovens e fazer investimentos pontuais nas suas carências, mas nenhum é melhor que o outro, todos têm os seus méritos e defeitos. A revolução está em marcha!

    PS1 - Muito curioso em saber como vai ser gerido o dossier Marco Silva
    PS2 - O Nani disse que voltava para ser campeão, certo?
    PS3 - Então e o Ronaldo? Quando chega? :))))))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se o Homem meter na cabeça que traz o Ronaldo, traz mesmo!
      Nem que seja preciso acampar 1 mês em madrid e dormir numa tenda com a katia :)

      Eliminar
    2. LMGM,

      A meu ver o enorme erro da administracao anterior foi nao ser capaz de realizar uma gestao desportiva apropriada. O dinheiro estava lá - mas nao havia a mais pequena ponta de sagacidade na forma de o utilizar e na maneira de gerir o futebol (para grande infelicidade nossa).

      Penso que aguardamos todos para perceber se isto vai mesmo adiante e, se sim, qual o destino de Marco Silva - que a meu ver mereceria mais do que um chuto no posterior.

      Eliminar
    3. Petinga, não há gestão desportiva ou JJ que valha a ordenados em atraso e hoje sabemos que existiram. Quando o projecto é vassoura e cheque nenhum dos dois pode falhar, falharam ambos, mas pior a gestão do "cheque" porque foi consumido em compras esquecendo os encargos mensais.

      Vai correr melhor agora? Depende do cheque...

      Eliminar
    4. LMGM,

      Agora percebi o que queria dizer. Nao sei como se poderia acreditar que uma Direccao que realizou 4 exercícios de gestao com lucro, e que ainda está sob a alcada do fairplay financeiro, de repente fosse desatar a fazer planteis de 50 M€ e se esquecesse de que é preciso pagar salários.

      A diferenca, para mim, reside no facto de que quem já demonstrou (em 2 temporadas) saber trabalhar com "pouco" e em contencao orcamental, tem seguramente toda a legitimidade para trabalhar quando haja "mais". Isto parece-me claro.

      SL

      Eliminar
  3. Lda A, vou ser imprudente e comentar com mais profundidade tudo isto...

    Continuo a achar todo o processo da definição do treinador para a época 2015/16 indigno, sem ponta de ética ou seriedade… Resumindo: um nojo!

    Se era para escolher o JJ, se este já estava na manga, mais escusado seria tratar MS da forma que todos estamos a assistir. MS merecia consideração, pelo menos um mínimo de gratidão de todos nós, a começar pela “estrutura” do SCP e pela respectiva SAD. Mas o que recebeu foi desprezo e humilhação publica…

    Dito isto, tenho que reconhecer o golpe de génio de BdC… e dar a mão à palmatória… Dps de tanta embrulhada em que se meteu com este assunto, só se safava contratando alguém sem qlq margem para dúvidas… E Jorge Jesus, com todos os seus defeitos e imperfeições, é um bom treinador. Actualmente melhor que MS. Mais experiente, mais titulado. Veremos se esta dupla explosiva BdC + JJ, pelos seus temperamentos, vai funcionar… Oxalá à terceira seja de vez e BdC consiga dar estabilidade técnica ao SCP para vários anos.

    Tenho ainda que confessar uma gde mistura de sentimentos com esta situação e confessar que apesar de gostar mt do trabalho de MS e mais da pessoa MS do que da pessoa JJ, pelo que é com pena que vejo a sua saída do SCP, o facto de JJ estar a caminho de Alvalade me deixa com uma esperança renascida… Talvez pq vendo o SCP despedir-se de um bom treinador, temia o pior... Mas não será só por isso: JJ apesar do discurso lampiónico, apesar de ser um mestre da calinada do português (e não só), percebe de futebol. Sabe escolher / descobrir jogadores. Sabe desenvolver as suas potencialidades. Sabe colocar uma equipa a jogar futebol colectivo com qualidade. Longe de ser perfeito, também tem pancadas incompreensíveis com alguma regularidade e propensão para inventar nas piores ocasiões, apesar de não gostar da sua imagem e do boneco que produz, tem uma aura associada que me transmite esperança. Enfim... é nesta ambiguidade que me encontro... Pelos valores que se comentam o risco é… astronómico, pelo que espero que não chegue #EmModoJorgeJejum…

    Sobre a falta de aposta de JJ na nossa Academia é assunto que está por comprovar. É vdd que não o fez na Luz, mas mt pq a aposta do Benfica foi sp investir em jogadores consagrados, tapando a progressão dos jovens formados no Seixal… E dps, quer se queira quer não queira, a N/ Academia produz miúdos de qualidade superior.

    Por fim, o salário que JJ vai auferir é brutal para o SCP, mas não me custa acreditar que não terá sido decisivo para ele (talvez conseguisse arranjar quem lhe pagasse mais…) O facto de ele ser sportinguista tb terá pesado na sua decisão de aceitar o desafio SCP. Numa fase em que imperativamente, pela sua idade, a sua carreira caminha para o fim, terá talvez sentido ser esta uma oportunidade de treinar o clube do seu coração…

    Um conselho: é bom que JJ comece a perceber – e rapidamente -, que a protecção divina que tem vindo a receber nada tem a ver com o seu nome… Mas com a apaf e restante máfia dirigente da LPFP FPF. O colinho, acabou-se! Espero tb que apesar de todo o ecletismo do nosso Sporting, não traga para cá a modalidade em que era especialista antes de chegar à Luz: jogar na playstation…

    E a azia da CS? Mostra bem a massa de que é feita: manipulação, anti-sportinguismo primário, falta de isenção, de ética e de deontologia profissional. É qlq coisa de atroz… Mais do mesmo, portanto.

    Dito tudo isto, quem ama o SCP acima de tudo, anseia por ver JJ a ter muito sucesso no clube do seu coração. Oxalá se concretize este meu desejo.

    P.S - O flic flac à retaguarda com salto mortal encarpado, na estratégia financeira / investimento da SAD, fica para outras núpcias, qd as coisas acalmarem... Mas, para já, só vem provar que BdC navega à vista... Se isto não resultar... Lá se vai o fair play financeiro pró galheiro... Lá vai o buraco aumentar em progressão geométrica. Este risco é exactamente a estratégia que GL sp defendeu. Ou corre td mt bem ou o resultado será desastroso...

    ResponderEliminar
  4. Queria-se dinheiro e investidores? Ai estao. Nao estava mesmo nada disto, a ser verdade claro. É uma jogada de risco enorme. Daqui a 1 ano, ou bruno de carvalho esta nos pincaros, ou esta na fossa. O que me preocupa é que como ele, assim tambem estara o Sporting. Sao jogadas destas que marcam o inicio de ciclos. Vamos ver se sera um ciclo bom ou mau. Agora uma coisa é certa, ninguem podera negar que do ponto de vista estrategico é uma grande jogada. Matam-se varios coelhos duma so cajadada. Tem tudo para ser uma mistura explosiva, para o bem ou para o mal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exactamente, PedroC. É uma jogada tipo "all in" no póquer. Tem tudo para dar muito bem. Mas também pode correr mal. Se correr mal, BdC nao durará muito tempo no Sporting. Se correr bem, teremos viragem de ciclo no futebol portugues.
      Noto que em 3 anos o Sporting consegue contratar os 3 melhores treinadores portugueses disponíveis e que, à semelhanca do ano passado em que trouxe o melhor jogador da Liga por uma temporada, traz o que é tecnicamente o melhor treinador de futebol no país. Mas os resultados serao o único (e exclusivo) fiel da balanca.

      Eliminar
  5. :)

    Tão giro notar a inflexão de discurso dos indefectíveis... Agora até a estratégia de investimento de GL era boa... Falhou foi na vertente desportiva!! Priceless!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais giro ainda é ver as cambalhotas de quem todos os dias perguntava pelos investidores prometidos pela direcção.
      Contorcionismos há para todos os gostos.
      A estratégia do GL falhou em tudo e não encontrará ninguém que lhe diga o contrário.
      Deixe-se desses discursos, homem.

      Eliminar
    2. Mas quem é que disse que a estratégia de investimento de GL era boa? O grande problema de GL foi nao ter estratégia desportiva. Quando assim é, só pode vir de la a ruína, com ou sem dinheiro.

      Estou farto de o dizer: se GL tivesse sido capaz de aguentar Domingos - ou entao contratar um treinador melhor do que ele - , ainda hoje poderia ser presidente do Sporting, com salários em atraso ou nao.

      Eliminar
    3. Olha... mas andamos a brincar às palavras, é?... A estratégia de GL passou por investir na equipa de futebol, tal e qual como (aparentemente) BdC se apresta a fazer. Para já, os sinais são indicativos disso: parece que acabou de estoirar com 18M€ apenas com 1 treinador!!! Nem GL o fez...


      O que se sabe é que a IMPLEMENTAÇÃO dessa estratégia com GL foi um desastre com repercussões negativas a nível financeiro e desportivo no SCP. E mt por culpa de más escolhas de treinadores. Agora, resta saber como é que as escolhas desportivas de BdC irão resultar. Mas a estratégia de risco é exactamente a mesma. Oxalá corra é de forma diferente... ou o SCP estará Belfodil de novo, não tarda nada.

      O que aqui está em causa é a inversão total do que foi prometido e reafirmado ao longo de dois anos por BdC...

      Eliminar
    4. O saldo de BDC a frente da SAD já ultrapassa os 30M de lucro qualquer parecença com 1 passado recente é coincidência...

      Eliminar
  6. LdA

    Provavelmente estarei demasiado pessimista, mas a verdade é que imagino Ricciardi e Sobrinho atrás do que se passa por estes dias no nosso clube.

    Ricciardi e Sobrinho entenderam que era altura de recolher o jogo, baralhar as cartas e voltar a distribuir. Ficou-se a saber algo que alguns já suspeitavam: BdC foi capturado pela execrável Banca (vulgo o próprio Ricciardi e Álvaro Sobrinho a que se juntou algum “afilhado” de Obiang).

    Por outras palavras, foi cooptado como "funcionário" desses senhores que, por dentro, vão tecendo a teia para se tornarem "donos"" do Sporting através da maioria na SAD.

    Recordar agora palavrões do género "rigor financeiro", o "Sporting é nosso" e a "Banca não manda no Sporting" só é possível com um sorriso perante a arte e a manha de quem meteu tantos incrédulos no bolso.
    Para além da ética e da moral, da transparência e da crítica do dinheiro cuja proveniência era suspeita que também foram pelo esgoto abaixo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não se sabe muito sobre o negócio, mas o que se comenta é que a banca apenas emitiu as garantias bancárias, ou seja, não meteu um único euro e fez o que faz em qualquer negócio.

      Mas, claro, no que toca a mandar abaixo, tudo serve. Até aventar cenários que nem sabe se irão acontecer como a perda do maioria da SAD. Até invocar que a origem do dinheiro é suja e depois vir invocar falta de transparência por não se saber de onde vem o investimento.

      Vale tudo.

      Entendamo-nos num ponto: se acham que o dinheiro angolano é sujo, então grande parte dos portugueses e empresas portuguesas também o são.

      Eliminar
  7. A contratação de JJ não é, em si, indicativa que agora se vai gastar "à maluca". Espero, muito sinceramente, que não se volte a gastar o que não se tem. Espero mesmo que a ideia de JJ seja pegar no plantel que temos, nos miúdos emprestados e da B com grande valor (Labyad, Esgaio, Iuri, Matheus, Gelson, F Geraldes) e formar a equipa a partir daí.
    Acho a aposta em JJ óptima mas ficarei muito desiludido se a estratégia se inverter e se desistir da aposta na formação.

    ResponderEliminar
  8. É tao giro ver a mudança de discurso dos indefectiveis, como é ver a mudança de discurso daqueles que andaram meses a perguntar por investidores, e agora parece que estao um pouco engasgados. A palhaçada é a mesma, o cheiro é que é diferente. E ambos nos final das contas, nao servem para mais nada do que entreter a malta.

    ResponderEliminar
  9. Comprar um bom treinador é acertado, na minha perspectiva. Temos ou tínhamos um Formação modelar e de lá saem regularmente bons talentos.
    JJ pode fazer um bom trabalho e valorizar jogadores.
    O que não percebi ainda é se é essa a aposta ou se a intenção é voltar ao grande investimento, à fuga para a frente, usando os dinheiros de investidores africanos ávidos de se apoderar de um clube de futebol europeu com alguma projecção.
    Ninguém esqueceu a campanha do Bruno contra os Fundos acusando-os de opacidade quanto à origem dos capitais.
    Contratar um treinador tendo outro com contrato vigente, é outra atitude criticável. Plantar notícias na imprensa que atentam ao carácter do marco, é no mínimo, ignóbil.
    Uma das mais louvadas qualidades do Bruno seria a capacidade para levar a cabo o saneamento financeiro. baixar salários, despedir funcionários. Fazer mais com menos, como Soares Franco. Isto era usado diariamente como argumento para a travessia do deserto que nos coloca permanentemente fora da luta pelo título de campeão.
    A partir de hoje algo mudou.
    Os sportinguistas também quererão saber o que querem os investidores como contrapartida. É justo.
    Cada vez mais, o bruno parece um avatar do Sobrinho.

    ResponderEliminar
  10. Para quem diz que esta operação é uma mudança de 180 graus e o regresso à politica de GL, por favor informem-se melhor porque

    O orçamento do ano passado par o futebol foi na ordem dos 22M

    se somarmos cerca de 2M (fala-se em 2,9M ou 3M base para JJ e salvo erro MS ganhava 800 mil) - ficamos com 24M/25M - ainda a anos luz dos 60M a 70M gastos no tempo de GL

    Para além disso esse investimento pode ser perfeitamente recuperado com melhores desempenhos desportivos nas competições europeias

    É obvio que é um risco mas creio que calculado e não me parece de todo que seja um passo maior que a perna

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ó Jorge... Sabes qual é o orçamento para a próxima época? Nem BdC sabe, como aliás afirmou há pouco tempo...

      Eliminar
  11. http://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/docs/FR56071.pdf

    ResponderEliminar
  12. LOL! Que risota... Imperdível!!!

    Parece que assentaram carapuças a alguns dos "indefectíveis"!

    E já nem negam as cambalhotas que dão... Apenas tentam (TENTAM...) apontar outras cambalhotas que só ocorre na mente imaginativa deles, a outros. Lapidar!

    Tentam auto-desculpar-se de forma desesperada e inconsequente, porque que se saiba o que se criticou a BdC foi não ter cumprido com a sua promessa de apresentar os investidores assim que tomasse posse após ser eleito presidente. Já lá vão dois anos e três meses e que se saiba, tais investidores ainda estão por apresentar!!!!

    Ou a AG onde se prometeu dar essa info já ocorreu e passou-me despercebido?

    Lindos malabaristas que V.Excias me saíram!!! E engraçados. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Já lá vão dois anos e três meses e que se saiba, tais investidores ainda estão por apresentar!!!!"

      Faltou acrescentar isto como um excelente exemplo de ... RIGOR... e ... TRANSPARÊNCIA!

      :D

      Eliminar
  13. Apenas os títulos e valor ganho com valorização de jogadores e competições europeias irão dizer se este foi um bom ou mau negócio.
    O valor pago é exorbitante mas se desportivamente e financeiramente tivermos retorno, então foi bem gasto.
    Sempre é melhor que comprar nabys sarrs ao kilo e gastar ainda mais.

    Relativamente à postura do Bruno de Carvalho em toda a relação com o Marco Silva acho deplorável.

    Cumprimentos,

    ResponderEliminar
  14. Ninguém aqui está a dar cambalhotas meu caro Virgilio(se foi dirigida a mim a boca). Nem sei como podem haver, porque eu nem nos meus sonhos mais bizarros alguma vez pensei que este cenario fosse possivel.

    Expressei bem a minha opinião, e o meu receio no primeiro comentario que fiz. Se isto correr mal, vão existir consequências graves para o Sporting. Infelizmente vão. É uma jogada arriscada, e sinceramente tenho muito receio dela. Mas ao mesmo tempo é arrojada, e pode marcar um ponto de viragem no futebol português, em nosso beneficio.

    Vou esperar para ver, e torcer para que tudo corra bem, pelo futuro do clube que gosto, e do qual pago quotas.

    Repito, para não pensarem que há cambalhotas. Vou torcer para que tudo corra bem, é o meu desejo. Mas tenho muito receio do que irá aconteçer se não correr. Tenho medo porque uma medida desta natureza é algo a que já não estávamos habituados. Estávamos mais habituados a vender capitães a preços de saldo a clubes rivais, e a ser-mos gozados na cara por toda a gente. E agora de repente isto? é forte.

    Acompanha-me neste sentimento?

    ResponderEliminar
  15. Se o PedroC lê-se os meus comentários, não obrigava a repetir-me:

    A resposta à sua questão está escrita no meu primeiro comentário a este post e reza assim:

    "Dito tudo isto, quem ama o SCP acima de tudo, anseia por ver JJ a ter muito sucesso no clube do seu coração. Oxalá se concretize este meu desejo."

    Qlq pessoa com mínimo de senso percebe que existe, na estratégia de BdC, uma gde cambalhota... Que se dêem outras cambalhotas a tentar provar o contrário, que mantém a msm estratégia que apregoou na campanha e nestes dois anos, é apenas risível.

    Por fim, o despedimento de MS é o processo mais miserável que vivi no SCP! Miserável. Ingrato. Desumano. Indecente. Nojento. Indigno.

    No desporto e na vida, não vale tudo para ganhar (ou poupar-se uns trocos...).


    Passe bem.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (12) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (93) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (9) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (68) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (7) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (3) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (2) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)