terça-feira, 30 de junho de 2015

William e as ilusões de óptica - O SLB e a crucificação de Jesus - O colinho vai ser sorteado

William e as ilusões de óptica
O que vou dizer sobre William aplica-se a quase todos os jogadores talentosos da nossa equipa das quinas que hoje pode alcançar um título inédito, fazendo assim história no futebol português. E há vários jogadores talentosos nesta selecção de quem dificilmente não ouviremos falar nos próximos anos sempre que o tema seja selecção nacional. Muitos deles farão carreira internacional, alguns, poucos, poderão chegar a grandes clubes europeus.

Não espantará ninguém o destaque a que William Carvalho tem sido sujeito entre os seus pares. Não apenas dos seus colegas de selecção mas de todo o campeonato. O destaque é inteiramente merecido, mesmo concedendo que o valor do jogador só foi possível observar-se em plenitude no último jogo com a Alemanha. Parece-me indiscutível que o jogador cresceu com a equipa e que a equipa também cresceu com ele.

Sem consultar as estatísticas, posso cometer a veleidade de afirmar que William deve ser dos jogadores do presente campeonato com mais jogos já disputados ao mais alto nível, acumulando presenças em jogos nacionais e internacionais (Champions League, selecções ). Tal facto, associado ao seu talento indiscutível, confere-lhe uma superioridade entre os seus actuais pares de competição, com quem partilha também a idade e, por isso, os aproxima dos níveis físicos e mentais. Muito diferente seria se este campeonato fosse disputado um nível acima, a selecção A. Não que não tenha valor para o fazer, bem antes pelo contrário, mas onde encontraria dificuldades acrescidas para se impor. 

O mesmo diria relativamente à possibilidade de William Carvalho dar o salto, por exemplo, para Liga inglesa ou espanhola. Creio que chegará lá mais tarde ou mais cedo, mas também acredito que lhe faria muito bem deixar-se estar mais um ano em Alvalade e aprender o resto que lhe falta - porque falta - directamente da palavra do senhor que é Jesus. Digo-o obviamente no meu interesse pessoal, como sportinguista, e como um admirador confesso do jogador.

O SLB e a crucificação de JJ
Bernardo Silva tem sido outro jogador em destaque e também com inteiro merecimento, o seu valor é inquestionável e é um prazer, para quem gosta mesmo de futebol, vê-lo jogar. Porém, ao contrário de William, Bernardo Silva nunca jogou no seu clube de formação que, pelos vistos, também é o do coração.

Imputar unicamente as responsabilidades deste facto a JJ pode ser muito conveniente para os dirigentes e adeptos do clube da Luz, até porque o seu treinador já lá não está e saiu para onde saiu. Aceito perfeitamente a discussão se o jogador deveria ou não ter tido outro aproveitamento, mas é preciso ter presente que a política desportiva seguida no clube esteve longe de privilegiar o crescimento dos seus jogadores de formação na equipa principal, sem paciência para esperas, visando o resultado imediato. Estes até foram conseguidos e se não perceberam a importância que JJ teve no processo, não perceberam nada do que lhes aconteceu nos melhores anos da sua história recente. 

O colinho vai ser sorteado 
Devo ser dos poucos não benfiquistas que acha que houve muito mérito na forma como o SLB chegou ao título. Especialmente do treinador, que sem o manancial de oferta dos anos transactos, soube criar a equipa mais orientada para o resultado, talvez mesmo cínica, de todo o seu consolado na Luz. Mas, como também não sou ingénuo, não descarto que, em momentos cruciais, não faltou a, umas vezes mais outras vezes menos, discreta "mão que embala o berço" para que a "criança não desatasse aos berros". Para bom entendedor...

Ontem, os clubes que compõem a Liga, decidiram alterar a forma de nomeação dos árbitros, passando estes a serem sorteados. A proposta foi feita inicialmente pelo Sporting e vê-la suceder é mérito indiscutível de quem o dirige. Conseguir reunir o número de votos suficientes para o consenso é aquilo que tantas vezes aqui tenho reclamado, ao invés do percurso isolacionista que tem sido preferido. O que agora foi conseguido prova que, sendo difícil, é possível mudar.

O sorteio trará mudanças substanciais? Não sabemos. O facto de o FCP o ter votado favoralmente significa que o poder que anteriormente detinha havia mudado de mãos, pelo que não sabemos se vai voltar ou não ao seu poiso original. 

Mas há um pelo menos um facto que permite ter alguma esperança no próximo campeonato. Quando Roquette primeiro, de forma tímida, e Dias da Cunha da Cunha depois, de forma veemente, começaram a reclamar contra o "famigerado sistema" e este teve que acolher o sorteio dos árbitros, o sorteio vigorou durante três anos, entre 1999/2000 e 2001/2002. Só por curiosidade, registe-se o nome dos vencedores dos respectivos campeonatos:

1999/2000 – Sporting
2000/2001 – Boavista
2001/2002 – Sporting 

Já agora, mais uma curiosidade. Quando em 2004/2005 se quis voltar a impor o sorteio, o SLB podia ter votado a favor e votou contra. Sabe quem foi o campeão nesse ano?...

12 comentários:

  1. Um mau árbitro passa a ser um bom árbitro graças ao sorteio?
    Acreditam que os erros mais grosseiros ou menos grosseiros vão deixar de existir?
    Aguardo com expectativa os próximos tempos.
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  2. Quer queiramos quer não o slb continua coerente quanto ao modelo da arbitragem.
    Só espero que agora não me venham dizer que o ferveroso adepto (até ontem) do sorteio dos árbitros(PC) passou a ser um homem integro e amigo do sporting.

    ResponderEliminar
  3. Afinal a tão propalada aliança não era com o Benfica mas sim com o sporting.
    Como benfiquista fico mais descansado porque não quero o nome do maior e melhor clube português es associado a ANDRADAGEM.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro. Foi o Sporting que quis Luís duque na liga. E foi também o Sporting que andou a ver se metia lá o Godinho Lopes.
      O que aconteceu aqui, foi que pinto da costa percebe que perdeu poder e influência. Que deixou de ser o número um, para passar a ser o número 2 da hierarquia. Votar a favor do sorteio foi um golpe na estrutura criada por vieira. Foi a maneira mais simples de atacar Vítor Pereira, que todos sabem é pouco chegado ao porto.
      Vai resultar ? A ver vamos. Mas que é bem jogado, não pode haver dúvidas

      MLV

      Eliminar
    2. Meu caro,

      o Vítor Pereira, é tão pouco chegado ao Porto, que é sócio do Sporting desde o nascimento.

      Se o 'sorteio' é a solução de todos os males arbitrais e erros dos futebóis, por que será que
      de todas as maiores Ligas do futebol europeu nenhuma as adopta? Uns retardados, comparados com os nossos catedráticos ... é o que é!

      E por que terá de ser condicionado a 3 árbitros igualmente alvo duma escolha dum qualquer Victor Pereira ou do seu vice-presidente, o portista Antonino da Silva?

      E porquê às escondidas ?

      Se calhar para como todos vimos, uma menina dizer Penafiel, quando saiu a bola a dizer Benfica.

      A demagogia e o desespero de mãos dadas .....!!!

      Eliminar
  4. A sério, que não são capazes de dar mais que isto!?
    Agora a Aliança é connosco?
    Se ainda na semana passada iam juntos para as reuniões, sentavam-se na mesma mesa e almoçavam juntos.
    Pelo que se percebe, o esquema ficou mais dificil....

    ResponderEliminar
  5. Curiosa a observação de Marinho Pinto sobre esta mudança de ideias de PC dobre as alterações ao método de nomeação para sorteio dos árbitros.Afirma ele que BdC foi comido de cebolada pelos "andrades",e que bastaria terem relido os relatórios por ele feitos,e pagos pelo Sporting nos anos de 2000 a2005,para perceberem a esparrela em que vão cair.Agora não haverá Manolo que valha,para jogar na antecipação! Neste momento no Sporting estrar-se-á mais interessado em continuar a "caça às bruxas"e em tentar diminuir os ordenados dos seniores A,do que criar condições para tornar o clube vencedor!...

    ResponderEliminar
  6. Eu não acredito que nas vossas cabecinhas exista o pensamento que pelo simples facto de mudar para sorteio será o suficiente para serem campeões.
    Epah não acredito que pensem assim...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que não acreditamos. Os árbitros que vão a sorteio são os mesmos que eram nomeados para te dar colinho. Azar dos azares, o único que não vo-lo deu desceu de divisão. Por isso, nem que por um capricho da sorte nos calhasse sempre o Marco Ferreira, conseguiríamos ser campeões. A única diferença é que desta vez não podemos desancar no Vítor Pereira. Pronto. Está dito. Ficas mais descansado assim?

      Eliminar
  7. Antes de BC chegar ao Sporting - 99% dos Sportinguistas aplaudiriam o regresso do sorteio - agora ridicularizam essa medida

    Viva a militancia

    ResponderEliminar
  8. Viva,

    Leão de Alvalade relembraste o campeonato 2001/02 insinuando que o sorteio era mais limpo e que com mais equidade o Sporting sagra-se campeão.
    Curiosamente não relembraste os 16(!!!) penalties que Jardel marcou nesse ano.
    Claro, não quero com isto dizer que foi injusto (pelo que me recordo o Sporting era mesmo a melhor equipa) mas, usando as tuas palavras:
    em momentos cruciais, não faltou a, umas vezes mais outras vezes menos, discreta "mão que embala o berço" para que a "criança não desatasse aos berros"

    A verdade é que quem ganha e quem perde é sempre com contribuição dos árbitros.
    Está para chegar quem consiga ser campeão num ano em que é mais prejudicado do que beneficiado.

    Cumprimentos,
    Rui

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (13) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (94) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (72) Batota (19) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (9) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (68) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (5) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (22) Slimani (11) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (2) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)