sexta-feira, 26 de junho de 2015

O Sporting e Marco Silva parecem a União Europeia e a Grécia

Parece que os jornais combinaram as "caxas" de primeira página no que ao Sporting diz respeito. A recusa de Marco Silva em aceitar a rescisão proposta faz o pleno em todos eles. 

Não vale a pena retornar aos já estafados argumentos que conduziram à situação actual. Fica apenas um paralelismo entre o caso que opõe o clube e o seu antigo treinador e o que dirimido entre a União Europeia e a Grécia. 

Quem realmente toma as decisões na UE já deita os gregos pelos olhos e até está disposto a "pagar" para se ver livre deles. Sabe contudo que a saída dos gregos é já muito mais uma questão estratégica do que económica. O posicionamento geográfico daquele país confere-lhe um importante papel, entre outros, na contenção dos interesses de dois blocos - o islâmico e o russo - cada vez mais agressivos em relação às nações ocidentais. Por isso, continuidade da Grécia, com a concessão do imprescindível financiamento, é a factura que se percebe vai acabar de ter que ser paga. Ou isso ou a possibilidade de, no limite extremo, a UE ver encurtadas as distâncias para o inimigo russo, que assim anularia o efeito de tampão turco no Mar Negro. Os dirigentes europeus sabem que, a acontecer, teriam que arcar com custos imprevisíveis e de variadíssima ordem, daí que prefiram um acordo à situação incontrolável e imprevisível que se seguiria.

Ora o Sporting também não quer Marco Silva, mas também não o quer ver treinar nenhum dos adversários. Melhor dito, não se importaria de o ver treinar, mas não quer pagar a "factura política" que lhe seria cobrada em caso de triunfo. Acresce que a factura económica também não é de todo negligenciável: o Sporting está ciente da fragilidade do seu caso em sede de disputa jurídica, ou não abriria mão de forma tão rápida das razões que lhe levaram a invocar a justa causa. E tem justificado receio que essa factura possa vir a ter custos acrescidos, por impedir que o seu ex-treinador aceite as propostas que lhe venham a ser feitas, pelo que o acordo é melhor que a falta dele.

Há ainda mais duas facturas: a desportiva e as de danos de imagem. Enquanto não rescindir o contrato que ainda o liga Marco Silva o Sporting não pode inscrever o nome de Jesus nos seus quadros como técnico principal. Não faltarão outros expedientes para que JJ se possa sentar no banco, porém o seu recurso só fragilizaria ainda mais a imagem do clube, já de si bastante desgastada ao longo de seis meses de guerrilha interna entre a SAD e um dos seus principais activos.

Marco Silva é o Syrisa deste caso. Está disposto a fazer concessões porque, como treinador em inicio de carreira, sabe que parar não a favorece. Mas, tal como o governo grego, parece estar disposto a abrir mãos de alguns direitos, mas pouco interessado em sair completamente humilhado para poder seguir em frente. Curiosamente parece que o seu destino é precisamente a Grécia, mais precisamente o Olimpyakos, clube que não é conhecido pelas permanências longevas dos seus treinadores. Um sitio ideal para um treinador que seguramente continua com a ambição de triunfar no seu próprio país. Pois, é isso mesmo que todos estamos a pensar...

Nesta conformidade, o que parece é que é do interesse de todos - Sporting/Marco Silva UE/Grécia - que entendimento surja o mais rápido possível. 

8 comentários:

  1. Quando se parte para um divorcio não se deve temer que a nossa futura ex parceira vá iniciar uma relação nova, eventualmente com o nosso maior amigo (ou inimigo). Se esse facto é um problema... se calhar não temos completa convicção no divorcio que estamos a pedir.

    P.S.- Há sempre a possibilidade da poligamia, Jesus na A, Deus na B e Silva nos juniores, depois conforme os resultados de cada um, rodam. Uma aberração, mas como é de futebol que estamos a falar... tudo é possível!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Afinal o Braga sempre incomoda. Tanta letra aqui há uns tempos, até levaram o PR a ver o museu, agora já querem impedir o Marco Silva de poder treinar o mesmo estão com medo? Já agora porque não colocar uma cláusula para impedir o homem de treinar o Tondela? Ou mesmo o Real Madrid que até pode vir a ser adversário do SCP na CL.

      Eliminar
    2. C'um caraças... que a azia da Taça ainda não passou...

      Eliminar
    3. Unknown, numa negociação convém sempre colocar algumas propostas irrelevantes que depois se retiram com acordo de ambas as partes.

      Eliminar
    4. Não deixa de estar bem metida.

      Eliminar
  2. Bom paralelismo... Apesar de que me parece que a questão económica na "guerra" UE vs Grécia tem mais importância que a que o post poderá dar a entender... Se lixarem a Grécia, presumo que alguém vai ficar a arder com o dinheiro (e respectivo juros) emprestado aos gregos...

    Boa sorte Grécia, Boa sorte Marco Silva! Por mt que goste do meu clube, gosto muito mais dos valores com que me guio na vida. Sentido de justiça e dignidade, para mim, são fundamentais e não abro cá excepções.

    ResponderEliminar
  3. Poderia e deveria ter sido tudo evitado caso o presidente Sporting assumisse as suas opções e consequentes obrigações. Muito por isso decidir não é fácil já que quase todas as opções têm custos. Da mesma forma que deve sempre zelar para que terceiros cumpram com aquilo a que se comprometem com o Sporting. Mas o chico-espertismo fala mais alto e o presidente do Sporting procura minimizar a compensação que terá (o Sporting) de pagar a Marco Silva. Este carácter dissimulado fora já evidente em Dezembro quando na sua postura sonsa afirmou ter ficado muito surpreendido e chocado com as notícias que davam conta da possível saída de Marco Silva do Sporting.

    Em 2 anos já se percebeu que Bruno de Carvalho tem faro para escolher treinadores. Duas boas opções (Jardim e Marco Silva) seguidas de outra (Jesus) que não poderia ser melhor. Desde 2004/05 que o Sporting nunca esteve tão bem servido de treinador.

    Tudo o mais deixa infelizmente a desejar quando muitas vezes nem são neccessárias apreciações de carácter pessoal, até porque aí já se percebeu há muito que Bruno de Carvalho tem tanto conteúdo quanto uma fralda usada. Naquilo que é o futebol do Sporting as decisões sobre jogadores que entram e saem / constituição de plantéis tanto para a equipa A ou B variaram nos últimos 2 anos entre o mau e o péssimo, algo infelizmente recorrente no Sporting pré Bruno de Carvalho.

    Haja esperança que Jorge Jesus consiga inverter esta tendência já que treinadores muito bons são mais de meio caminho andado para a formação de plantéis igualmente bons. Assim não existam interferências bacocas no desenvolvimento do seu trabalho.

    ResponderEliminar
  4. "Tudo o mais deixa infelizmente a desejar quando muitas vezes nem são neccessárias apreciações de carácter pessoal, até porque aí já se percebeu há muito que Bruno de Carvalho tem tanto conteúdo quanto uma fralda usada. Naquilo que é o futebol do Sporting as decisões sobre jogadores que entram e saem / constituição de plantéis tanto para a equipa A ou B variaram nos últimos 2 anos entre o mau e o péssimo, algo infelizmente recorrente no Sporting pré Bruno de Carvalho."

    Lindo. O carácter do homem afinal nao interessa, mas já agora deixa mandar esta piada da fralda usada (lol é só classe).
    E as constituicoes do plantel oscilam entre o mau e o péssimo. Curioso que em 2 anos destas terríveis decisoes o Sporting tenha regressado à Champions e voltado a vencer um troféu. Com um plantel péssimo e um 11 titular que, na final da Taca, era formado por 5 jogadores da formacao e 5 contratacoes da actual direccao. E com um orcamento fixo em metado do dos rivais directos.
    Eu diria mesmo "entre o péssimo e o catastrófico". Ele há coisas...

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (14) Académica-SCP (1) adeptos (93) Adrien (18) AdT (1) adversários (81) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (33) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (3) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) arbitragem (88) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (2) Bastidores (68) Batota (16) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (95) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (64) Comunicação Social (20) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) djaló (10) Domingos (29) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (62) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) EquipaB (17) equipamentos (11) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (8) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (12) Francis Obikwelu (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (21) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (2) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (37) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (11) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (20) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Pereira (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (40) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (24) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (22) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (10) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) play-off (1) PMAG (3) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (2) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (3) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (5) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) SerSporting (1) Shikabala (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (1) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (89) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (3) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (2) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (95) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)