O fim abrupto de um belo sonho de verão
Não passou de um breve sonho de verão a possibilidade de Ronaldo voltar a vestir a camisola do Sporting. O rumor propagou-se de forma tão violenta como um incêndio estival, para terminar tão rápida e friamente num desmentido por entreposta pessoa (Fabrizio Romano).
Ficam as dúvidas:
Ronaldo pretende voltar a vestir a camisola do Sporting antes de terminar a carreira?
O Sporting terá a porta sempre aberta para o regresso de Ronaldo ainda como jogador?
Quanto à primeira dúvida é muito difícil de perceber, da análise do seu comportamento mediático, que o Sporting esteja no centro das suas atenções. Qualquer um de nós, adeptos, ansiamos sempre por uma frase de Ronaldo que mencione o Sporting e isso é, de facto, muito raro.
Do ponto de vista desportivo não parece que o Sporting seja, neste momento um projecto aliciante. É certo que o Sporting está presente na Liga dos Campeões mas, no Manchester, Ronaldo tem uma mini-Liga dos Campeões todas as semanas, com os jogos da Premier. Os estádios cheios, publico vibrante, centros de decisão mais transparentes e bastidores e arbitragens geralmente honestas. Ao contrário do que aqui encontraria. A hipótese de ver um ícone como Ronaldo ser cuspido ou sovado por um adepto ou assistente num estádio não seria assim tão inverosímil.
Já do ponto de vista do "marketing" e "branding" a associação da marca CR7 com efeitos mais práticos e efectivos do que apenas o "formado no Sporting" seria um verdadeiro terramoto no melhor dos sentidos. É muito provável que o futuro passe mais por aí que voltar a ver Ronaldo de Verde & Branco.
A resposta à segunda dúvida é um grande "depende". Dependerá do momento em que isso possa ocorrer e a presença de Ronaldo ainda possa significar uma mais-valia, atendendo que caminha rapidamente para os 40 anos. É certo que Ronaldo é um atleta excepcional, e os 40 anos nele podem ser os "antigos 30" de muitos seus congéneres. Mas a possibilidade de ter de passar alguns jogos pelo banco não é de descurar. Como reagiria ele a isso?
E Rúben Amorim? Quererá um jogador com o todo o peso de Ronaldo no seu grupo de trabalho? Essa questão parece-me a mais fácil de responder. Amorim tem revelado, desde o momento da sua apresentação até aos dias de hoje, uma inteligência, sagacidade e discernimento nas decisões que toma validado mais tarde pelos resultados alcançados que é do lado que nos deixará mais tranquilos.
0 Comentários:
Enviar um comentário
Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.
Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.
A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.
Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.
Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.
Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.