sábado, 16 de março de 2013

A continuidade, as campanhas negras, os imbecis e os informados, as estratégias e as convicções


O ainda PMAG, Eduardo Barroso, dá-se por satisfeito com a campanha em curso, realçando que "os candidatos estão a ser civilizados". Quem assiste às acusações permanentes dificilmente compreenderá esta afirmação. Talvez se enquadre no conceito de civilização adoptado nos programas televisivos onde o nosso ilustre consócio nos impõe o infeliz sentimento de vergonha alheia.

Será que os sócios se sentem esclarecidos perante a falta de debate e pela falta de uma confrontação de ideias que não se fique pelas parangonas dos jornais? Eu não!

Na mesma alocução o ilustre PMAG garante que não haverá campanha negra o que é um bom indicador do quanto anda arredado da realidade, ou configura um significativo lavar de mãos. A campanha negra está em curso e quase direcionada para Couceiro, a quem timidamente lhe declare o seu apoio ou até quem ouse contestar qualquer ponto do seu "programa de 1250 medidas" ou uma qualquer declaração. Olhe-se para a caixa de comentários do post anterior.

Lembram-se daquele velho slogan quem não é benfiquista não é bom chefe de família? Julgo ter saltado do teatro para o dia a dia e, para lá do uso em tom de piada, ilustrava um sentimento de arrogância que identificamos na matriz benfiquista. Esta campanha eleitoral adaptou-o ao momento sportinguista e, para um largo sector que tem voz nas redes sociais e blogosfera, quem não é pelo Bruno de Carvalho não é bom Sportinguista. 

Se for pelo Carlos Severino é parvo, porque desperdiça os seus votos. Se for pelo Couceiro é pela continuidade, um lambuças. Se questiona Bruno de Carvalho é um imbecil. Se questiona Couceiro é um sportinguista bem informado.

Veja-se o excesso de zelo, muitas vezes ignorância e desonestidade, usado no tratamento da entrevista de Couceiro ao canal "ABola". Alguma vez vimos preocupação que se assemelhe perante o que diz Bruno de Carvalho? Porque é que tudo o que diz se transforma em letra de lei? Não é isto um "lambucismo" tão lambuças como outro qualquer?

A continuidade
É lamentável que grande parte da discussão ainda não tenha saído do chavão da continuidade. Pode ser útil como estratégia das empresas de comunicação para descentrar a atenção em Couceiro e apontar a Godinho  Lopes, confundindo ambos e potenciando assim o voto de protesto. Porém, esse voto será completamente desperdiçado se, no dia a seguir às eleições, quem se for eleito não tiver mais para dar que apenas esta retórica inútil.

Quem representa a continuidade?
O esforço para colar Couceiro a GL é grande mas tem um problema. Ou teria, se fosse visto com honestidade. Couceiro foi despedido por GL, depois de se ter exposto, saindo do conforto da cadeira de manager, para vestir o fato de treinador, conseguindo um 3º lugar que muitos tinham como impossível. Foi por não perfilhar da ideia do cheque e da vassoura que acabaria por ser posto na rua. E, quer antes quer depois, Couceiro nunca foi uma voz conformada perante os erros que se foram cometendo ao longo dos últimos anos. Couceiro não acordou há 2 anos...

Várias vezes aqui me tenho defendido que os problemas do Sporting começam na sua gestão desportiva. Sem boas decisões nesta área o Sporting não ganha tantas vezes quanto precisa para se sentir confortável com a sua identidade de clube grande e, atrás das derrotas, tudo se desmorona. Pior do que a ausência de uma estratégia desportiva adequada, é a constante mudança de actores e ideias, o que obriga frustrantes regressos à casa de partida.

Bruno de Carvalho tem um discurso bem construído, muito à volta do que se quer ouvir, à boa maneira blogosférica. Mas as suas ideias à volta do que é relevante são de uma falta de consistência quase irresponsável.

Repare-se na sua proposta para a questão da preparação física. (entrevista ao Record)


BdC: Queremos ter o controlo total sobre a preparação física. Independentemente do treinador.

R: Isso significa o quê?


BdC: Que haverá um departamento claro para a preparação física e metodologia. O treinador trabalhará com esse departamento, mas não podemos ter flutuações por oscilação a nível técnico.


O que é um departamento claro para a preparação física e metodologia?  Pelo que se havia de perceber até pelas suas declarações à  BolaTv, é um deparamento que ditará "de forma transversal" toda a preparação física da equipa independentemente do treinador escolhido.

O que é que isto significa? 

Pura e simplesmente que BdC não faz a minima ideia do que é o papel de um treinador numa equipa de futebol, que BdC não faz a minima ideia do que é hoje o treino. Nisso não difere em nada de Godinho Lopes, por isso, há dois anos estava disposto a trazer o seu Vercauteren, o sr, Van Basten.

BdC já disse que queria manter Jesualdo. Talvez seja bom perguntar-lhe se aceita isto. Talvez seja bom perguntar a qualquer treinador com méritos reconhecidos se aceita isto. Talvez Inácio aceite...

É necessário que um presidente perceba de matérias técnicas? Obviamente que não. Mas tem que ter esse conhecimento da parte de quem tenciona delegar a gestão desportiva. Esse é outro problema de BdC, as suas escolhas. Virgílio foi um grande capitão mas não se conhece nada que tenha feito nesta matéria e nas entrevistas que diz nada de relevante. Inácio  está longe, muito longe, de constituir uma referência.

E quando se pergunta a BdC as funções a desempenhar na estrutura da SAD não se fica mais descansado:

R: Mas que funções, em concreto, reserva para eles?

BdC: A estrutura será liderada por mim, com equipa de três elementos, onde teremos uma parte mais de futebol sénior, equipa principal e B, formação, negócios e logística. Quero é que isto seja um trabalho transversal. Não podemos ter ilhas isoladas.

R: O percurso profissional do Inácio é mais visível do que o do Virgílio. Quais são as mais-valias que o Virgílio pode aportar nesse sentido?


BdC: O Virgílio, felizmente que ainda pouca gente o conhece, ou poderia já não estar na minha lista. Aliás, já foi disputado. Sabe, vive e respira futebol. 


As soluções aparecem, os problemas resolvem-se pondo o Virgílio a respirar futebol?


Ainda relativamente à continuidade é bom lembrar que as suas propostas há 2 anos eram em tudo semelhantes às de GL, degladiando-se no tamanho dos montantes a gastar com o futebol profissional.


A questão da maioria do capital 

O problema de quem diz o que os outros querem ouvir e não o faz guiado por convicções é que mais tarde ou mais cedo é-se apanhado em contradição.

Ponto de honra da sua actual campanha é a questão da maioria do capital da SAD. Mas que, no virar de uma qualquer esquina onde lhe apareceu um gravador ou um microfone, já deixou cair.

BdC veio dizer que estaria disposto a deixar cair a maioria da SAD se pudesse dar em troca uma Liga dos Campeões. Pensei que a questão da maioria da SAD estivesse subjacente a um modelo de clube, uma questão identitária, sobre as quais não se fazem concessões. Porque, no extremo, isto é dizer que por uma Liga dos Campeões até podemos negociar a cor das meias, uma publicidade na bandeira dos mastros em Alvalade e por aí fora.

Mas diz-nos também que os planos de BdC são em tudo idênticos aos de GL. Se aparecer quem "ponha lá a massa" há a disposição de a gastar para conseguir ser campeão ou pelo menos ficar em 2º lugar. Estas são as única formas de chegar ao apuramento para a Champions, caminho exclusivo para quem levantar o troféu.

Lá se vai a defesa da aposta na formação, do crescimento sustentado. Que foi sempre instrumental por, ser o que está a dar votos, e não por ser uma estratégia que advém de uma convicção. Por isso não se lhe conhece uma palavra a defender Carriço, quando este era assobiado, apenas se conhece o seu desagrado pelo negócio ruinoso que a sua venda representou, porque significava mais um ponto na sua estratégia de contestação. O mesmo se pode dizer de Pereirinha e outros. Como vai BdC defender os Pereirinhas e Carriços que se seguem?

Como já disse anteriormente aqui, a questão da maioria da SAD merece ser repensada e não avaliada de forma leviana. Em primeiro lugar porque ela já não nos pertence, tendo em conta a situação em que se encontram as suas contas. Depois porque não é um bom negócio dar uma parte minoritária a um investidor ou grupos de investidores para estes terem, pagando pouco, o seu controlo.

O discurso realista de Couceiro  pode não ser a música para os nossos ouvidos mas adapta-se às necessidades que a realidade impõe, dizendo uma verdade incontestável e que demonstra respeito pela soberania dos sócios: será nossa a decisão, porque estas matérias terão que passar por decisão em AG. E isto "ninguém viu" na entrevista à BolaTv

Formas de liderança distintivas 
Não tomei qualquer decisão relativamente ao meu voto por não me sentir confortável com as opções ao meu dispor. Mas é indiscutível que não me revejo na onda messiânica à volta de BdC, que de todo não se justifica e que lhe criam responsabilidades que nenhum ser humano está à altura de enfrentar.

Na sua essência este messianismo inscrito em cada declaração dos seus apoiantes e membros das suas listas  é uma má estratégia e um desrespeito pela matriz associativa do Sporting Clube de Portugal. A tarefa de reconstrução do Sporting será muito difícil e provavelmente muito demorada. Quando mais se puser o foco numa pessoa mais tempo se perde em chamar à responsabilidade todos os Sportinguistas. É de todos nós que o Sporting precisa.

Como diz Couceiro, mandar é fácil. BdC já disse que onde estava mandava ele. Comandar é mais difícil.

51 comentários:

  1. Por acaso não vejo grandes diferenças entre Couceiro e BC, penso que as eleições vão ser muito disputadas, espero que o Sporting não volte a ficar dividido e o presidente seja ele qual for seja o presidente de todos os sportinguistas, caso não percebamos todos isto, que se feche a porta.

    ResponderEliminar
  2. "Não é isto um "lambucismo" tão lambuças como outro qualquer?"

    Não. Isto são os lambucetes no seu esplendor. Lambucete é um brunete que se lambuça em tudo o que o Grande Líder diz e faz.

    ResponderEliminar
  3. o Milan lab diz-lhe alguma coisa?

    pelo que entendo é esse conceito que BC quer aplicar ao sporting na questão da preparação fisica

    na questão da continuidade é couceiro que tem elementos na lista que estão ligados á continuidade, isto é já la estiveram(ou estao com funções relevantes) ligados a direcçao em funções ou anteriores

    na questão da maioria é Couceiro que diz que é solução para resolver problemas imediatos, Bc já disse( vá ouvir a entrevista dada á radio TSF) que no imediato a perda de maioria não se coloca, já que a sad está desvalorizada e perder a maioria neste momento será sempre a preço de saldo. A hipotese que refere será apenas daqui a alguns anos quando a sd se encontrar mais valorizada, e as contas melhores, mas apenas se for uma oferta irrecusavel e mesmo assim serao os socios a decidir.portanto é falso a perca de maioria no imediato

    ResponderEliminar
  4. Milan Lab foi a porta dos fundos que BdC e seus estrategas encontraram para se desenvencilharem da alhada em que se meteram. Revê a entrevista à Bola TV, onde ele abordou essa história pela 1ª vez, e vez que não havia ali a ideia de Milan Lab nenhum. Não passa de uma mistificação.

    ResponderEliminar
  5. Foi pena o Couceiro não ter ficado a manager do Sporting porque era contra o cheque e a vassoura, podiamos ter tido um belo remake do Carlos Manuel com um Renato, um Leão, um Edmilson e um Ivo Damas, tudo ao preço da "uva mijona". E sempre mandávamos embora o Oceano outra vez, era bom! Ainda bem que o Couceiro percebe tanto de futebol e se disponibilizou - custou, é certo, mas foi - a ser o duplo do Figo no Cavalo de Tróia dos herdeiros do Roquettismo! O que seria de nós sem a mestria desse grande comandante?

    Mas confesso que tenho pena que o Cunha Vaz tenha apagado esse período memorável do curriculum vitae desse grande entendido do futebol, assim as pessoas não vão poder saber o que ficam a perder se não votarem no Couceiro, a única criatura no mundo que percebe de futebol e que pode trabalhar no Porto, no Benfica, no Alverca, em qualquer lugar desde o Dragão à Lituânia, abraçando-se a quem muito bem entender e, sobretudo, mantendo sempre uma aura de referência leonina que o desgraçado do Inácio não consegue ter, nem tendo ganho um campeonato!

    Graças a Deus temos blogueiros carregados de "gravitas", como o Leão de Alvalade, que nos indicam o caminho da salvação e nos afastam daquelas pessoas que só sabem dizer mal. Ufa, é um alívio :)

    ResponderEliminar
  6. Se o Couceiro for eleito vai ser um sucesso tão grande que a seguir o Benfica corre com o Vieira e elege o Carraça :)

    ResponderEliminar
  7. Já vi que não se pode ter opinião...

    Se se defende BdC é-se tacado por uns...

    Se se defende Conceiro...é-se atacado por outros...!!

    Uma coisa é certa...eu vou votar...

    Em quem...?

    Ainda nem sei...mas espero sabê-lo esta semana...!!

    ResponderEliminar
  8. Não consigo perceber!
    Talvez os sportinguistas mereçam mesmo a situação em que o clube está mergulhado!
    "O pior cego é aquele que não quer ver"

    ResponderEliminar
  9. http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=tEgtD30VyKA#!

    Este bruninho é mesmo uma farsa! desde que criança que anda a programar o seu assalto ao poleiro!

    ResponderEliminar
  10. é livre de opinar, mas a forma como adultera e retira de contexto ideias de BDC são um crime. A forma como branqueia as barbaridades ditas por couceiro mostra que de imparcial não tem nada! Resumindo o que escreveu resulta de uma opinião, destorcida e irreal dos factos! como tal tenho pena, e dia 23 terá a resposta soberana dos sócios.

    ResponderEliminar
  11. Desculpem mas não quero reescrever o que já disse pelo que copio em 3 pontos:

    1) Ao longo dos últimos dias temos visto o deturpar de um conjunto de declarações de José Couceiro. Ao que parece a blogosfera e muitos Sportinguistas nas redes sociais querem de tal forma Bruno de Carvalho que abdicam da honestidade intelectual e dos princípios democráticos mais elementares.

    Este estado de coisas dá para temer pelo futuro mas também dá para rir. Ver quem tanto afirmou os ideais democráticos no sentido da convocação de uma AG a, hoje, atacar os mais elementares princípios democráticos é de rir.

    No meio disto tudo José Couceiro foi sensato e erradamente interpretado. Mas não foi erradamente interpretado sem querer, na verdade é pura malícia.

    (1) "Só eu é que posso tirar fotos porque só eu tenho passado"


    Muitos diziam que se referia aos jogadores outros que é uma declaração ridícula. Na verdade, nada disso. Quando lhe perguntaram por fotografias em que aparecia com Vieira e PdC ele respondeu que sim que as tem e que só ele as pode ter pois só ele tem passado no futebol.

    É uma declaração bombástica? Não. É uma mentira? Não. Então qual o problema? Couceiro tem uma vida de trabalho, isso não deve envergonhar ninguém. Ao que parece para os apoiantes de BdC isso é condenável. Eu não tenho superioridade moral para condenar Couceiro por ter trabalhado (!).

    Pessoalmente, fosse eu treinador de futebol e tivesse possibilidade de trabalhar no Porto ou no Benfica com boas condições e ia a correr. Seria menos Sportinguista? Não, seria apenas mais um que precisa de trabalhar para comer.

    PS: Esta frase depois foi deturpada para isto: "... Os outros candidatos não podem estar em fotografias com atletas do Sporting, porque não são do desporto, eu posso...”.

    (ii) “A possibilidade de haver uma AG convocada pelos sócios, é um erro nos estatutos”.

    Mais uma vez uma qualquer máquina de mentes perversas interpreta isto como querendo dizer que ele rejeita AG convocadas pelos sócios.

    Quem viu a entrevista e tem uma mente sã sabe que o que Couceiro disse foi algo como isto: É manifestamente pouco 1000 votos para convocar AG. É um foco de instabilidade e não é representativo dos associados.

    Novamente, é mentira? Não. Ele disse que os sócios não deviam poder convocar AG? Não.

    Ele apenas acha que 1000 votos são poucos para exigir AG. É evidente que são poucos assim como é evidente que não é representativo. Mas interpretar como convém é que é importante.

    (iii) "Há erros que se cometem e podem não ser crimes, por isso não vou incriminar ninguém"

    Quando lhe perguntaram se faria auditoria de gestão ele disse que sim. Quando lhe replicaram se iria ser um caso de polícia ele disse que não vai incriminar ninguém e que há uma linha entre um crime e erros de gestão.

    Esta declarações foi interpretada como querendo dizer que não faria Auditoria. Porque os senhores apoiantes de BdC querem uma auditoria que parta à partida com intenção de incriminar. É mais ou menos como sortear o euromilhões já tendo vencedor.

    É desonesta a interpretação como é desonesta a ideia de auditoria que esses senhores têm na cabeça.

    José Couceiro não tem de incriminar ninguém, não é a sua função. Faz a auditoria e depois será essa auditoria que incriminará ou alguém.

    ____________

    São apenas três exemplos. Interpretações erradas para levar a cabo a vitória de um candidato. Mantenho o que disse antes: quem mais prejudica BdC são alguns dos seus apoiantes. Não fosse a sua base de apoio, particularmente na internet, e BdC já tinha ganho as eleições.

    Não que BdC não tenha culpa, também tem porque ele gosta de alimentar esses apoiantes com declarações bombásticas sem conteúdo ou noção da realidade. Uma coisa é certa,mais do que nunca temos uma diferença vincada entre dois candidatos.

    PS. Estou entre votar Couceiro e não votar em nenhum. Cada dia que passa mais me afasto de BdC, cortesia dos seus apoiantes.

    ResponderEliminar
  12. 2) Não alterando uma virgula a este excelente post gostaria apenas de comentar uma notícia do Expresso de hoje.

    Afirma-se a possibilidade de o Sporting avançar para um PER que teria como consequência "futebolística" a nossa ausência do panorama europeu do futebol enquanto este vigorasse.

    Um PER basicamente impede que a empresa em divida avance para a insolvência e obriga a que um plano seja apresentado no sentido de resolver a divida. Esse plano normalmente implica pagamento e perdão. É uma ferramenta para empresas à beira do fim e que permite que a nossa proximidade desse fim não passe a ser mais que "beira".

    Sei que o BCP e o BES vão, certamente e depois desta notícia, passar a demónios outra vez. Tudo em prol de um tão inconsciente como irrealista "quero, posso e mando" (que depois contrasta com a "aprovação" da banca a um plano de reestruturação da dívida).

    Na verdade, o PER até pode ser bom. Não nos qualificamos para a UCL e, provavelmente, nem para a Liga Europa pelo que esse impacto não se verifica. Para mais implica um rigor que seria, em parte, impermeável à incompetência individual. Para mais, abre a porta ao perdão de uma parte dessa mesma divida.

    Algo a analisar mas, contudo, incompatível com o "quero, posso e mando", um "quero, posso e mando" que é mera ilusão de quem acha que um líder o é nas palavras.

    3) Afirma-se a possibilidade de o Sporting avançar para um PER que teria como consequência "futebolística" a nossa ausência do panorama europeu do futebol enquanto este vigorasse.

    Um PER basicamente impede que a empresa em divida avance para a insolvência e obriga a que um plano seja apresentado no sentido de resolver a divida. Esse plano normalmente implica pagamento e perdão. É uma ferramenta para empresas à beira do fim e que permite que a nossa proximidade desse fim não passe a ser mais que "beira".

    Sei que o BCP e o BES vão, certamente e depois desta notícia, passar a demónios outra vez. Tudo em prol de um tão inconsciente como irrealista "quero, posso e mando" (que depois contrasta com a "aprovação" da banca a um plano de reestruturação da dívida).

    Na verdade, o PER até pode ser bom. Não nos qualificamos para a UCL e, provavelmente, nem para a Liga Europa pelo que esse impacto não se verifica. Para mais implica um rigor que seria, em parte, impermeável à incompetência individual. Para mais, abre a porta ao perdão de uma parte dessa mesma divida.

    Algo a analisar mas, contudo, incompatível com o "quero, posso e mando", um "quero, posso e mando" que é mera ilusão de quem acha que um líder o é nas palavras.

    4) Cabe acrescentar que se ganhar BdC continuarei a pagar quotas e renovarei a Gamebox. Mais que apoiante de X ou Y, sou Sportinguista.

    SL

    ResponderEliminar
  13. Siga a banda...

    http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Sporting/interior.aspx?content_id=810014

    ResponderEliminar
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  15. Virgilio,

    julgo que os próximos manuais de história trarão uma nova versão, com um novo nome, do redescobridor do caminho marítimo para a Índia, com passagem na ilha de Moçambique.

    JMM,
    gabo-te o trabalho e a paciência. A seguir virá aqui alguém demonstrar-te que não viste bem a entrevista.

    Bruno,
    acusar é fácil, provar é muito mais dificil. Do que eu escrevi não foi capaz de desmentir uma única das observações que fiz. Isso é porque as palavras que referi foram proferidas ao Record, estão lá para quem as quiser consultar. Que eu saiba o BdC não as desmentiu nem protestou pela sua má reprodução. São factos. Curiosamente não o vi preocupado com a desconstrução feita à entrevista de Couceiro,muito bem desmontada pelo JMM.

    Rui Marado Moreira,
    De facto o Couceiro tem um passado que quase todos conhecem. Cometeu erros como os que apontou e provavelmente outros que ainda faltam nessa lista.

    BdC não tem qualquer passado no futebol. Por isso não pode ser julgado aprioristicamente como mau ou bom. Mas já o que propõem nos diz muito do que é capaz e é disso que aqui falei.

    O que é mau para o Sporting é Couceiro deixa muitas dúvidas mas ainda assim sabe mais destas matérias que o Virgílio o Inácio e BdC juntos. revela melhor conhecimento dos dossiers e,como se viu na entrevista à bola,não cometerá erros de palmatória como este do gabinete preparação fisica. Porque ele sabe que nenhum treinador aceita isto.

    ResponderEliminar
  16. O que é fantástico é o expert Couceiro ttambém ter ido convidar o ignorante Virgílio para o futebol...Ele há coisas...

    E olha, quanto ao post, só tenho uma resposta.Eu vou votar BdC.Sem dúvidas.Por amor ao Sporting e porque me dói todo o mal que já fizeram ao meu Clube.

    Eu respeito as opiniões dos outros, mas parece me que tu tens tido pouco respeito pelos que defendem outro cenário.Lendo o que tens escrito, sinto que há Jesus Cristo no céu com Couceiro ao seu lado vestido de branco e a horda dos vândalos que vão matar tudo e todos em honra do Grande Satã BdC.

    Para mim, a independência é fundamental.A paixão ao Sporting também. E por isso só posso ter um sentido de voto.Sim, vou votar no grande satã.Espero que não mandem o Mustafa atirar me uns ovos por causa disso...Ah, pois, mas o Mustafa é uma nova encarnaçao do anjo Gabriel desde que está com Couceiro...

    ResponderEliminar
  17. Quanto a campanhas negras, bom, lendo tudo o que tens escrito, deixa-me perguntar te uma coisa: qual é o teu conceito de campanha negra?

    ResponderEliminar
  18. Aqui vai mais uma do Bruninho:

    http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Sporting/interior.aspx?content_id=810014

    ResponderEliminar
  19. Mas é para rir ou para chorar, Mike?

    A Fundação Aragão Pinto assina um acordo para uma academia com o governo de Moçambique e há um Enoque qualquer que fica chateado porque o Godinho já tinha um protocolo semelhante? Mas a academia que o Godinho quer existe?

    E o BdC é obrigado a dizer o nome dos investidores para não deixar mal o nome de Moçambique?

    Isto é anedota?

    Olha, ainda estamos à espera de saber quem são os investidores do GL.

    Além do Jorge Mendes, claro.

    Tenham vergonha.

    ResponderEliminar
  20. A uma semana das eleições continuo sem saber quem é a equipa das finanças e para o futebol do Couceiro? Os apoiantes sabem?

    Já agora...

    Para os difamadores: http://naovazporai.wordpress.com/

    Para conhecer um bocado mais pessoal do BdC:

    http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=mXLzE6gWgAY#!

    ;)

    ResponderEliminar
  21. JG,
    não consigo perceber o teu comentário.

    Como já te disse anteriormente preferia responder-te pessoalmente mas também tenho sangue.

    Onde é que eu tenho " tido pouco respeito pelos que defendem outro cenário"?

    O único ponto em que me refiro a outros, que não aos candidatos e à suas campanhas, é nos 3 parágrafos que antecedem o parágrafo sobre a continuidade.

    Por acaso eu faço alguma acusação a quem escolhe BdC para votar? Ou apenas me defendo e protesto contra uma postura totalitária que contaminou uma parte bem visível dos seus apoiantes que acusam quem foge às ideias que perfilham?

    Isto não te incomoda?

    Repara no que foram ontem os comentários ao post do Virgilio.

    Achas isto normal, achas que foram respeitadores da opinião dele? Como me podes acusar de não respeitar os outros "que defendem outro cenário" se comentaste o post e nem uma palavra disseste?

    Uma campanha negra é esta, em que não é obrigatório ser apoiante de BdC ou se é mau Sportinguista. Isto é exactamente o mesmo que diziam o FSF e o JEB a quem não concordava com eles e chamavam terroristas. Não fechei os olhos a isso, não fecho os olhos agora.

    Falando em campanha negra, estive para comentar o teu post. O post que subscreves parte de uma falácia que é o não facto de que Couceiro não quer uma auditoria de gestão. Não sei como podes subscrever um texto que mente deliberadamente, e depois advoga que não se deve mentir aos sportinguistas.

    Como vi a entrevista e até a tenho gravada sei que Couceiro disse claramente que faria a auditoria.

    Duvido que o autor do post que subscreves tenha visto o programa. E parto do principio de que também não a vistes, porque senão não o subscreverias.

    ResponderEliminar
  22. Se o Sporting não estivesse tão mal até gostava que ganhasse o Peyroteo, para depois ver a trampa que fazia e vê-lo defendido pelo LA, como fez com o GL!

    Se de facto 1000 votos sao poucos e não demonstrativos da vontade da maioria, então as votações das contas do Sporting não seriam nunca aprovadas, uma vez que não se tem chegado a esse número.

    Se viste e guardaste a entrevista do Peyroteo, ouve bem o que ele responde na maior parte das vezes, porque a mim parece que ou não sabe o programa que leva a sufrágio, ou então a C&V anda a dizer ao rapaz para não se comprometer com respostas claras e concisas.

    ResponderEliminar
  23. Podias perfeitamente ter comentado o meu post, apesar de ser apenas a transcrição de outro post. Se Couceiro ganhar cá estaremos para ver se a auditoria se fará...Godinho também a ia fazer...

    Quanto ao respeito, tens confundido discordancia com ataques...e passado a ideia de que quem acha que BdC é a melhor solução é ditador, não respeita ninguém, se acha mais sportinguista e se acha dono da verdade...mas curiosamente tens atuado exatamente assim no que escreves relativamente aos supostos apoiantes de BdC.

    Em todos os lados há pessoas bem formadas e mal formadas. E nos apoiantes de cada uma das listas destas eleições também é assim.

    Aliás, o correto Couceiro põe a sua gente a arregimentar pessoas para o irem ouvir. Telefonemas, convites para o irem ouvir...Que eu saiba BdC não anda atrás de ninguém.Vai ouvi lo quem quer...Quem não quer não vai.E cada um vota onde achar melhor.




    ResponderEliminar
  24. LdA, já percebi, o LdA prefere o Couceiro porque consegue "medir" até que ponto o Couceiro é fraco e não gosta de BdC porque não o conhece bem. Até aí percebo.

    Mas o LdA, com todos os erros que apontei e que não desmente, insiste que o Couceiro sabe mais de futebol do que o Inácio e o Virgílio juntos. Vai salvar o Sporting como salvou o porto, o Alverca e o Belenenses. Ou como salvou o Sporting, com o Carlos Manuel, o Renato, o Leão e o Ivo Damas, nessa passagem que rapidamente trataram de apagar da wikipedia. É ele, o Mourinho e o Guardiola, o resto são "Inácios" da vida! Campanha negra dos apoiantes de Couceiro? Nãã, isso só essa gente do Bruno... É só rir

    ResponderEliminar
  25. Olha,LdA, um abraço para ti, diretamente de Alvalade.

    ResponderEliminar
  26. JG,

    A questão não é essa.Também não sei se ele faz a auditoria. A questão é que ele disse que faria e o cómico que fez o post disse que ele disse que não e na sequência disso elaborou uma acusação e "decidiu" o seu sentido de voto.

    O artigo foi comentado no blogue onde ele escreve e teve referências elogiosas na net mesmo sendo elaborado com base numa mentira.

    Pediste-me um exemplo de uma campanha negra e aqui está um.

    Rui Marado Moreira

    Não foi isso que eu disse.O que disse é que Couceiro me deixa muitas dúvidas pelo que fez no passado e não só. Mas BdC, que não tem o lastro do passado e por isso não pode ser julgado. Mas o que diz no presente e vem exposto no post diz-me que não percebe nada do que propõe. Se as propostas que faz são indicações dos seus homens para o futebol ou por eles supervisionadas isso diz-me que também não sabem do que estão a falar.

    ResponderEliminar
  27. Ah,isso é. Campanha negra?
    Bom, de facto não é tão inteligente,subliminar e elaborado como a notícia de hoje do expresso...

    ResponderEliminar
  28. Nāo sei ainda de certeza em quem votar. Detesto os insultos e ameaças que vejo de um lado e do outro e muito em particular de apoiantes de BdC. mas em matéria de campanha negra, desde há dois anos que um candidato tem sido tratado de Vale e Azevedo, aventureiro,mavioso etc. Que eu saiba, chama-se BdC. Por isso, quando se fala de cámpanha suja é melhor ser mais imparcial...

    ResponderEliminar
  29. Sim, o pessoal do GL e da candidatura do JC trata o BdC por "Bruno Azevedo", aterrorizam os funcionários com a ideia de não haver dinheiro para salários.

    Até andam a espalhar supostas estórias de contas por pagar de BdC em restaurantes. Aconselho vivamente uma vista de olhos no blogue

    http://naovazporai.wordpress.com/

    Nunca, NUNCA tinho visto um candidato à Presidência do Sporting ter de juntar declarações das Finanças, da Segurança Social, do Banco de Portugal e outras para se defender de calúnias. NUNCA! (E já tivemos candidatos e até presidentes que andaram a ser bem investigados pela justiça - e isto não é calúnia, é verdade que qualquer pessoa pode comprovar).

    Uma curiosidade: Nesse blogue existe até uma declaração do Restaurante Aqui há Peixe a dizer que o cliente Bruno de Carvalho nunca ficou a dever refeições! A história das dívidas de almoços no Aqui Há Peixe ouvi-a em Angola, lê bem, em Angola, da boca de um sportinguista que se dá bem com a malta auto-intitulada de "credível"...

    Sinceramente LdA, quer campanha mais negra do que esta que tem sido feita desde que o - outrora muito respeitável, que eu ainda me lembro - Presidente da Fundação Aragão Pinto decidiu candidatar-se à Presidência do Sporting?

    É só este o meu ponto, eu também não acho que Couceiro seja o Demo nem que BdC seja o Messias. Apoio BdC apenas porque me parece urgente cortar com esta linhagem que está à beira de arruinar o Sporting. O LdA acha que a questão da continuidade não se põe. Está no seu direito. Mas eu também estou no meu direito de achar que se põe e muito! E é bom lembrar que GL recandidatava-se se não aparecesse uma candidatura que ele reputasse de boa, é bom lembrar que Couceiro esteve três dias à espera que Ricciardi convencesse Figo antes de decidir avançar (esperou tanto que acabou a ter de fazer aquela rábula lamentável do Conselho Leonino). O meu ponto é só este. Posso estar enganado? Posso quanto a BdC, mas não quanto a isto.

    Não querendo ofender ninguém, termino lembrando algo que o povo costuma dizer: À primeira cai quem quer, à segunda quem quer cai, à terceira só cai quem é burro. Traduzindo para o Sporting: Em JEB caímos quase todos, em GL caímos alguns... Pois eu agora posso cair noutra patranha qualquer, mas na que se me apresenta pela enésima vez, nessa não caio!

    Acha que isto é campanha negra, LdA? Então vá lá dar uma vista de olhos a http://naovazporai.wordpress.com/

    SL

    ResponderEliminar
  30. Caro Leao de Alvalade,

    As constantes atoardas que escreve relativamente a sócios do Sporting (sim, caso não saiba os apoiantes a que se refere sao sócios do Sporting), nomeadamente quando refere o post anterior, deixou-me curioso e aproveitei e li e reli e cheguei a uma conclusão.

    A conclusão a que cheguei foi que o Leao de Alvalade na ânsia de colocar o Peyroreo nos píncaros, se esquece do que escreve, senão vejamos:

    1- Critica que o BdC numa entrevista tenha dito que noutras circunstancias (SAD economicamente forte), poderia por à consideração dos sócios a perda da maioria da SAD, se permitisse ao Sportinga luta directa pela Victoria na Champions Leage. Afirmando que não seria agora (curioso, isto mesmo consta do seu programa com que se apresenta aos sócios), digo eu que não será neste mandato pelo que está entre aspas.

    2- Afirma que pelo que esta na entrevista deixa de ser coerente com o que apregoa, o que já lhe demonstrei que não acontece no ponto anterior.

    3- Faz considerações de que a maioria da SAD é fictícia (é a minha leitura do seu post), uma vez que estamos nas mãos dos credores, valorizando assim o que consta das afirmações do Couceiro.

    4- Pelo demonstrado nos pontos acima, estranho o facto de nem com a convergência com a sua opinião (apesar de BdC não considerar neste mandato a venda da maioria da SAD), continuar com tantos pruridos relativamente ao BdC.

    ResponderEliminar
  31. Faltou uma coisita, quando foi à sessão de esclarecimento foi porque queria ser esclarecido, ou porque queria mostrar e escrever que seria mandado calar por estar a provocar?

    ResponderEliminar
  32. ès muita estupido ó virgilio, és muita estupido mesmo, enfim......és um lambuças de merda com um tachinho lá dentro! quanto é que te pagam para vir aqui dizer merda? deve ser um belo ordenado pago pelo filho da puta do Ricciardi e seus mafiosos do roquete, vais morrer no dia 23 seu palhaço com um grande desgosto, vais morrer, mas eu não quero isso! eu contento-me com ver-te entrevado do pescoço para baixo numa cadeira de rodas seu nojento de merda a respirar por uma palhinha, qual super man, isso já me deixaria contente seu filho da puta, porque tu queres é o fim do SCP enquanto eu "apenas" quero a vossa morte, seus croquetes de merda nojentos bajuladores, vão-se enterrar suas mumias porque já estão mortos e ainda não sabem cambada de filhos da puta da continuidade,MORRRAM INSECTOS.

    ResponderEliminar
  33. este liedshow deve ser doente mental. E cobarde, porque para escrever o que escreve, que pusesse o seu verdadeiro nome.

    ResponderEliminar
  34. suponho q este Liedshow, a existir, na verdade não apoia o candidato que diz apoiar... Ou então sofre de grave doença mental.

    ResponderEliminar
  35. Bentas forever.

    Não faltou uma coisita, faltou-lhe muita coisa.

    Sem qualquer sobranceria mas com muita sinceridade, não lhe vou responder porque estaria a perder o meu tempo e a fazer-lhe perder o seu.

    ResponderEliminar
  36. Se respondesse é que eu estranhava.

    Tome um chazinho que isso passa, infelizmente pelo que escreve de forma tão imparcial, foi coisa que devia ter tomado em pequeno.

    PS:escusa de responder, que já por cá não virei, mas obrigado pelo seu tempo.

    SL

    ResponderEliminar
  37. Eu acho sempre eu é de bom tom assumir o que se pensa, de forma clara.

    A partir do momento em que se pega num conjunto de metáforas e/ou ideias de alguém para fazer daí juízos de valor, extrapolando-os de uma forma abusiva, quando não se faz o mesmo com o outro "alguém", só posso concluir que há intuitos eleitoralistas e campanha feito a favor desse "outro" alguém. Referem a descontextualização das declarações de Couceiro e fazem ainda pior quanto às declarações de BdC, as suas propostas e as suas ideias.Que haja a coragem de dar a cara, pelo menos.

    - O cavalo de batalha que se pretende fazer do departamento mencionado por BdC, é um exemplo. É um tipo de departamento que existe em outros clubes e que em outros clubes não tem a responsabilidade de chamar a si algo mais que o controlo desta vertente em termos de acompanhamento, recolha e tratamento de dados, de forma que a que haja uma uniformização de metodologias, independentemente do treinador. BdC referiu, na entrevista mencionada, que o próximo treinador pode trazer um profissional neste capítulo.
    - Inácio é um jogador e treinador campeão pelo Sporting. Virgilio é um jogador campeão e basta ouvi-lo ou lê-lo para concluir que é alguém com ideias perfeitamente definidas. Em conjunto, poderão formar uma boa equipa. E um deles tem mais títulos como treinador que Couceiro teve ou alguma vez terá. Cai por terra, a tentativa de fazer de Couceiro, "o homem de futebol", que ele não é. Ou melhor, é. Mas na lista de BdC também os há e que demonstraram anteriormente mais capacidade.

    - BdC referiu uma e outra vez e fê-lo antes da campanha, que não coloca a venda da maioria da SAD, em conjunturas de suposto salvamento do clube. Quando está a saldos. Referiu que só num cenário, quase idílico, de um Sporting estruturado e que permitisse que houvesse investidores que o colocassem na luta pela CL, equaciona a perda do controlo do futebol. Ora há uma diferença enorme entre as 2 propostas, entre as 2 posturas perante o clube e na convicção da capacidade de cada um de levar o Sporting a um rumo diferente. Não tem a ver com realismo, nem demagogias. Tem a ver com convicções na sua própria capacidade e na do clube de dar a volta, sem ser necessário entregar a SAD a outros. Considerar que é uma fatalidade este caminho catastrófico que o clube leva, não é, mais uma vez, realismo. É chamar-nos medíocres e incompetentes.

    - A aposta na formação, por BdC, não é de agora. Constava numa parte importante do seu anterior programa.

    Aconselho a ver e ouvir as diferentes sessões de esclarecimento de BdC nos núcleos.

    Nada de incoerência, pelo contrário. E repleto de convicções, sejam certas ou erradas, na sua visão para o clube e nos valores que defende para o mesmo. SEM demagogia. Que não há propostas irrealistas. Há uma crença que com muito trabalho, muita capacidade e competência, há matéria prima no Sporting para crescer.

    Muito diferente de ter ideias sobre nada, comprometer-se por nada, esperar os apoios de terceiros, ceder a pressões. Nesta altura, NÃO compreendo as dúvidas ou os indecisos. E não tem a ver com querer obrigar os outros a pensar da mesma maneira que eu. É acreditar em algo. Convictamente. E isto é o que causa estranheza em alguns, que acreditam em pouco. E como não o fazem, falam em messianismos, cultos de personalidade e afins, em outra extrapolação abusiva e desonesta e carregada de pretensa intelectualidade, não se inibindo de rotular terceiros como seguidistas, quando têm tantos problemas em fazer o mesmo a quem validou de forma insana, as diferentes direcções dos últimos anos.

    PS Curiosa a vitimização que se pretende fazer a Couceiro. Que não saiba, não há trabalho concertado assente na calúnia e nos ataques pessoais, contra o homem, como há contra BdC. Mas neste caso, não causa comichão, certo?

    ResponderEliminar
  38. Só falas do porque não se deve votar no BdC(com argumentos falsos e más interpretações e deturpações, mas já nem vou perder o meu tempo a especificar, já perdi bastante a ler mais do mesmo) aqui e ali do Couceiro, dizendo coisas muito abstractas, que por si só não significam nada e não passam de interpretações individuais e convenientes.

    Já para não falar de quando te referes ao candidato Couceiro, só defendes o porque não deixar de votar nele, mas nunca uma razão concreta para votar nele... Típico.

    Depois falas dos apoiantes do BdC fazerem campanha negra, do seguidismo, da sua raiva, etc. Curioso que criticas o que praticas no momento em que criticas. E isso que dizes em relação ao BdC é falso, quanto muito é verdade em relação a alguns apoiantes, mas nunca representativo do todo, apoiantes esses que se o forem são pelas piores razões, apesar de válidas, ressentimento para com o que fizeram ao Sporting e acreditando que com o candidato Couceiro vai ser mais do mesmo.

    SL

    ResponderEliminar
  39. Nuno Bispo,

    não deve ter lido o que escrevi ou não sabe o que são metáforas. O meu post é baseado em declarações de BdC.

    Não me surpreende o seu raciocínio, em tudo idêntico ao de BdC, baseado em silogismos básicos:

    Inácio foi campeão, Virgilio foi capitão logo são bons elementos. Este tipo de raciocinio é semelhante aos que pensavam que empresários de sucesso dariam bons gestores para o Sporting e tem-se visto. BdC é apenas mais um empresário, por sinal sem nada que seja digno de nota para ostentar, pensando que percebe alguma coisa. O problema é quando fala perante quem não desliga a capacidade de raciocinar.

    Pois, estamos de acordo numa premissa mas não quanto à sua conclusão: Ao Virgílio basta ouvi-lo ou lê-lo para concluir não tem uma ideia estruturante ou onde se entrevejam mais do que banalidades:
    ""Será um plantel de 20 jogadores e continuará a existir equipa B. A partir daqui, muito trabalho""

    " procurámos um perfil, contactamos dois nomes e optámos pelo Marco van Basten. Os perfis eram semelhantes. E se repararem no perfil do professor Jesualdo Ferreira também é semelhante." => Fantástica equiparação!!!

    O perfil dos futuros reforços:
    ""O perfil que defendemos exige competência, profissionalismo e generosidade. Um bom profissional de futebol tem de ter também as características de um amador. => O que é que isto quer dizer?

    "Não vivo no futebol que eu praticava. Mas esses jogadores ainda existem" !!!


    Não há nenhum cavalo de batalha com a história da preparação física. Da forma como ele a apresentou inicialmente, e que depois foi corrigida, talvez por indicação de quem lhe faz a imagem, ser-lhe-ia fatal pelo ridículo que representa. Mas não só, por fazer com que o Sporting não pudesse contratar nenhum treinador de nomeada. Já agora seria bom saber quem vai pertencer a esse gabinete. Seria giro por exemplo o Inácio dar instruções ao Jesualdo. Ou até o Virgilio...

    ResponderEliminar
  40. LdA, se tivesses oportunidade e o privilégio de falar meia hora calmamente com o Virgílio mudariam a tua opinião certamente.Eu já tive essa oportunidade...Respira futebol,sabe futebol, sabe o que é gestão e os teus comentários em relação a ele näo de uma injustiça gritante.

    Mais, Virgílio não está no mesmo lugar na lista de JC porque não quis...

    ResponderEliminar
  41. O LdA pega em frases de BdC ( numa entrevista ) e alguma metáforas a que recorre e descontextualiza-as. Ponto. Já que não tem a paciência para ouvir BdC ( em dezenas de sessões de esclarecimento em núcleos, disponiveis na net ) que eu tenho para ouvir Couceiro mergulhado no seu mar do "não compromisso", porque daí quero tirar conclusões sem base em percepções vagas, seria boa ideia ter mais cuidado na análise que faz, já que pretende passar uma imagem de racionalidade e imparcialidade.

    Eu não digo que Virgilio e Inácio SÃO bons elementos. Digo que podem ser uma boa equipa. Como Couceiro o podia ser, membro de uma estrutura de apoio para o futebol. E não extrapolar do histórico de Couceiro como um homem do futebol, matéria para uma boa presidência.

    A partir do momento em se fala do perfil de Couceiro como antítese dos anteriores e do histórico como sendo uma mais valia para a presidência do clube, apenas e só por ser um "homem do futebol", quem incorre em simbologias básicas? Até porque Inácio Não sendo uma referência nestas funções", como diz, ainda assim tem mais para mostrar que Couceiro.

    Registo, novamente, a auto intitulada superioridade intelectual. Porque o LdA "não desliga" a sua capacidade de raciocinar. Ao contrário de outros. "Os seguidistas". Generalização abusiva e rotuleira.

    O LdA não se coibiu de pegar numa entrevista de BdC em que fala num cenário tremendamente hipotético para daí provar uma qualquer incoerência, no que à maioria da SAD diz respeito. E fala em demagogia, quando se afirma que a perda do controlo do clube não é o caminho.

    Mas não se importa e até elogia Couceiro numa entrevista de ideias vagas onde Couceiro revela uma confrangedora falta de convicções, quando refere que há:

    - Erro nos estatutos e coloca em causa a boa fé de quem os aprovou. Denotando a falta de confiança na sua própria capacidade para criar estabilidade pelo seu trabalho, pretendo criar mais dificuldades aos sócios, se estes considerarem que o seu desempenho periga sustentabilidade do clube. Alguém diga a Couceiro, que as assinaturas para a convocação da AG, foram recolhidas em vários dias, após vários jogos, de uma forma transparente e à vista de todos. E não numa recolha através de várias "famílias" pseudo notáveis ligadas a um poder que vigora pelos corredores de Alvalade, cada uma delas com dezenas de votos, num processo obscuro e pouco claro. Que lhe digam que os 1000 votos, fora do círculo das famílias que o apoiam, não são nada fáceis de recolher.

    - A perda do controlo do futebol do clube como uma inevitabilidade.

    - A não candidatura para um órgão previsto nos estatutos.

    Couceiro, no seu discurso cada vez mais assente na "união", na desvalorização do associativismo, no limbo latente no "vamos ver, podemos fazer isto ou aquilo, ter ou não relvado sintético, vender ou não património, reduzir ou não salários, vamos fazer outsourcing relativamente à gestão financeira, não sou continuidade, sou credível, tenho passado", tornou-se uma desilusão.

    A milhas de BdC. Sou "seguidista" por ter esta opinião? tenho os olhos fechados? Seja. Mas estou habituado a ter razão. Infelizmente.

    ResponderEliminar
  42. "Não tomei qualquer decisão relativamente ao meu voto por não me sentir confortável com as opções ao meu dispor."

    É só rir com este Lambuças de Alvalade.

    Continua a tua campanha que vais bem...etens bons adjuntos.

    ResponderEliminar
  43. Sporting até morrer,

    o teu registo de comentários aqui revela a tua incapacidade de produzir 1 único argumento, de contrariar uma ideia.

    Estás ao nível dos liedshows que infestam a blogosfera mas com o despudor de exibir um nick com um nome de um clube centenário, que assim arrastas na lama onde chafurdas.

    A sequência de insultos revela a tua natureza e falta de educação. Se falha de quem era obrigação dar-ta, se tua de lhe retirar proveito para seres melhor não sei. Se os que tiveram mais tempo e contacto mais directo falharam não sou que conseguirei fazer alguma coisa por ti.

    ResponderEliminar
  44. JG,
    já estive com o Virgílio mais do que uma vez. Tem todo o meu respeito desde os tempos de jogador, tenho dele a melhor das impressões, é provavelmente uma óptima pessoa.

    O Inácio idem aspas. Mais, a última vez que os vi juntos fiz questão de os ir cumprimentar assim que os vi ao longe e nem sequer vinham na minha direcção. A intenção do desvio que tive que efectuar foi direccionada para Inácio para lhe agradecer a sua quota parte no campeonato que ditou o fim do jejum.

    Apesar do respeito que lhes tenho pelos serviços prestados não acho o Inácio competente para o Sporting.O Virgílio parece-me ir na mesma linha, o seu discurso é em tudo semelhante, os mesmos clichés. Julgo que o Sporting merece e precisa de melhor,não vai ter o corte que precisa com o passado recente.

    ResponderEliminar
  45. Pois estas perfeitamente enganado em relação a Virgílio, é o que te posso dizer...

    ResponderEliminar
  46. Com todo o respeito, e é a primeira vez que cá venho, fica o meu comentário dirigido ao autor do post:

    Se exigisse a todos os candidatos a clareza de ideias que exige ao Bruno de Carvalho, chegava à conclusão que nenhum candidato serviria.

    Agora, a minha opinião:

    Não vou entrar pela questão da continuidade, apesar de ter a minha visão sobre essa questão. Prefiro entrar pela questão das garantias. O que é que BdC garante vs. O que é que JC garante?

    - BdC garante 25M para tesouraria. E diz como os vai obter. Couceiro não garante nada e remete a questão para o presidente demissionário. Já se perguntou porque é que o Couceiro não assume se tem e donde vem a sua verba para a tesouraria?

    - BdC garante a manutenção da maioria da SAD. Couceiro defende a perda da mesma. Leia os estatutos e veja a situação actual. O Couceiro não pode defender algo que não foi aprovado pelos sócios. A não ser que já tenha alguém que compre as VMOC´s. E se assim for, tem de assumir.

    - BdC garante a auditoria de gestão. Couceiro rejeita. Este ponto é fundamental. Mesmo que não dê em nada, fica o princípio de responsabilizar quem nos colocou em falência quase real.

    E fico-me por aqui, apesar de haver mais...

    Só mais uma coisa. Tudo o que referi acima é escrito por alguém que acredita naquilo que foi dito, quer por um, quer por outro. Se me dizem que fazem, eu acredito. Não preciso de provas porque reconheço honestidade e seriedade em ambos os candidatos.

    ResponderEliminar
  47. Samir Giva,

    Seja bem-vindo e espero que nãose deixe influenciar pelos piores exemplos.

    Engraçado como não faltam referências nestes comentários, o seu deixa-o implicito, de que eu sou parcial nas minhas análises mas não vejo os mesmos a queixarem-se da gritante parcialidade com que estas eleições estão a ser comentadas por essa blogosfera.

    Aliás em tudo semelhante quando me acusam de falta de respeito pela opinião dos outros sem qualquer exemplo que concretize essa acusação e, perante os insultos que aqui são deixados, não têm uma palavra a dizer.

    Relativamente ao seu comentário agradecia o favor de me disponibilizar informação onde BdC diz como vai obter esses 25m de que fala.

    Couceiro não defende a perda da maioria da SAD, coloca isso como uma possibilidade referindo que essa será uma decisão dos sócios em AG,como prevêem os estatutos.

    Vejo que também comenta sem conhecimento de causa,provavelmente de coisas que ouviu falar. Se tivesse visto o programa em causa, onde essas declarações são feitas, Couceiro não rejeita a auditoria de gestão, diz que sim 2 vezes e ontem na entrevista ao Record repetiu.

    Se tiver o cuidado de olhar uns comentários acima verá que esta questão já aqui foi esclarecida por mim.

    ResponderEliminar
  48. Eu não disse que era parcial. Mas se faz um post onde diz que o BdC não é claro nas suas ideias, para ser justo, tem de fazer outro igual em relação ao JC. Se já o fez, não faça caso.

    Não o insultei nem lhe faltei ao respeito, pelo que imagino que essa parte não era dirigida a mim.

    Os 25M foram garantidos na sessão de esclarecimento na Venda Nova, quando foi questionado por um sócio. Os 25M são garantidos pelos parceiros financeiros (BES e BCP) após estes terem aprovado o plano financeiro que foi apresentado. Ainda deixa em aberto a hipótese desse valor reduzir em face da reestruturação que negociou com os mesmos parceiros.

    Couceiro defende a perda da maioria da SAD. Já li e ouvi várias declarações em que reforçou essa ideia. Obviamente que não pode garantir porque são os sócios que têm de aprovar em AG. Existe uma diferença entre "defender" e "deixar em aberto". BdC deixa em aberto no futuro mas rejeita a perda da maioria da SAD numa situação de desvalorização. JC defende a perda da maioria da SAD e não tenho dúvidas que se esta questão já tivesse sido aprovada, ele avançaria imediatamente. No seu programa tem um ponto exclusivamente dedicado a essa questão.

    Sobre a auditoria de gestão, nada existe no programa de JC. Uma coisa é acreditar nisso e colocar no programa de candidatura. Outra bem diferente é dizer numa entrevista após dois candidatos colocarem nos seus programas. É uma questão de convicção vs. reacção. Mas desde que o faça, tudo bem.

    ResponderEliminar
  49. LdA,

    Já que entras por essa linha, deixa-me que te diga que és um ser merdoso que pensa sempre ter ideias superiores às dos outros, mas na verdade não deves passar de um frustrado com umas enormes palas.

    Chafurdar será com certeza o verbo que gostas mais, tal o número de posts que dedicas a BdC, sempre a dizer mal, mas sempre sem conseguir expressar uma crítica convincente.

    És um egocêntrico com tiques de ser superior, um ser muito comum em Portugal, e que eu claramente deprezo.

    Os teus posts e constantes ataques a BdC soam apenas a desespero.
    Desespero de quem nos últimos tempos mais não fez que defender Godinho Lopes e dizer que a sua saída seria o caos.
    Desespero com o medo de uma AGE.
    Desespero a atacar BdC como se este fosse o problemas de todos os males do Sporting.

    Podia dizer-te abre os olhos mula, mas como não pasas mesmo de um burro o que é que isso adiantaria...

    Não te preocupes em responder, isso dá muito trabalho a um ser superior como tu...

    ResponderEliminar
  50. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  51. Leia bem as declarações de BdC quanto à maioria de capital, Tiago.

    Quanto á Auditoria de Gestão, de repente aparece à socapa no "programa" de Couceiro.

    Após o recurso recorrente a conceitos como união, credibilidade e o meu passado, Couceiro está a tornar-se cada mais um dejá vu.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)