segunda-feira, 17 de junho de 2013

Por entre Bruma(s), para memória - a entrevista

«Sporting é o clube do meu coração»

Solução à vista. Cansado do braço-de-ferro entre Pini Zahavi e o Sporting, o jovem decidiu romper a parceria com o empresário israelita, abrindo desta forma a porta a um novo ciclo de negociações, a serem dirigidas por Catio Baldé, que o extremo, de 18 anos, espera que terminem num bom acordo de renovação que lhe permita prosseguir a carreira em Alvalade. E partir tranquilo para o Mundial Sub-20

RECORD – O presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, afirmou no sábado que nesta altura, mais do que dizer que gostaria de ficar, importa concluir o seu processo de renovação. É essa a sua vontade?

BRUMA – Sim. A minha vontade é ficar no Sporting. Agora estou na Seleção. O meu empresário, que é o Catio Baldé, vai encarregar-se disso. Quero ir para o Mundial com a cabeça tranquila, como sempre tive. Não quero ocupar a cabeça com essas questões. O Catio cuidará disso por mim. Estou muito feliz no Sporting e quero ficar.

R – Ou seja, chegou ao fim a parceria de Bruma com Pini Zahavi?

B – A relação com o Pini Zahavi foi um erro do Catio Baldé, que fez um acordo com a empresa deles. Mas o Catio já me prometeu que isso vai estar tudo resolvido quando eu voltar do Mundial [Sub-20]. Ele vai tratar disso com o Sporting. Eu vou ficar no Sporting com tranquilidade, mas tem de ser com uma boa proposta.

R – Ao romper com Pini Zahavi, prevalece a sua vontade de continuar no Sporting?

B – Sim. A mensagem que eu sempre passei para o Catio Baldé é a de que eu quero ficar no Sporting. É aqui que eu quero continuar. Quero crescer muito mais no Sporting, com muito apoio dos adeptos e o carinho que eu sei eles têm por mim e que eu também tenho por eles, pelos sócios e por toda a gente que gosta do clube.

R – Não teme que o facto de estar a terminar a parceria com Zahavi, um empresário poderoso, o posso prejudicar futuramente?

B – Não. Isso nunca me passou pela cabeça. Nós não fizemos nada com o Pini Zahavi. Essas questões já estão a ser tratadas pelo Catio Baldé. É ele quem está a gerir isso. Eu acredito que tudo estará resolvido antes mesmo de eu voltar do Mundial. Como disse, o meu empresário, de sempre, é o Catio Baldé. Nunca vou virar-lhe as costas. O Pini Zahavi apareceu agora, mas para mim isso não conta nada. Quem me ajuda no que devo fazer é o Catio Baldé. É ele a pessoa que eu mais ouço, como meu pai, meu amigo, tudo. É com ele que eu desabafo, é com ele que eu tento falar. Faço o que ele me aconselha. O resto é conversa.

R – Já disse que quer ficar com uma boa proposta. O que o está a impedir de chegar a acordo com o Sporting e assinar por mais 4 ou 5 épocas?

B – Sim… Como referi, isso será resolvido pelo Catio Baldé, que já voltou a Portugal. Ele vai falar com o Sporting no início desta semana. A mensagem que ele já me passou é a de que o Sporting neste momento está a pensar propor uma boa situação, numa base mais séria. O presidente do Sporting quer sentar-se com ele para resolver as coisas mais a sério. A partir de 2.ª feira eles irão falar. Depois, eu estarei no Mundial. Que aconteça o que tiver de acontecer, mas o meu desejo é ficar no Sporting. É aqui que eu quero estar. Quero dar muitas alegrias a este clube. É para este clube que eu estou disponível. É aqui que eu quero ganhar títulos.

R – Durante este processo chegou a falar pessoalmente com o presidente, Bruno de Carvalho?

B – Ele marcou uma reunião comigo, mas só que eu adormeci. Tinha o telemóvel no silêncio e adormeci.

R – Naturalmente, ele não gostou da atitude…

B – Não, claro. Depois tentei falar com ele. Enviei-lhe uma mensagem. Mas quero pedir-lhe desculpa por isso. Estava cansado, por causa da Seleção, e adormeci. Mas seguramente iremos falar quando eu voltar do Mundial.

R – Ele disse que só queria no Sporting jogadores com vontade de ficar e que reconheçam o que o clube lhes deu. Sente esse reconhecimento?

B – Sim. Estou no Sporting desde os 12 anos. Sempre tive um bom apoio do clube, em tudo. Até de pessoas que já saíram, como é o caso do senhor [José Manuel] Torcato ou o doutor [Pedro] Mil-Homens, e muitos outros que ainda estão na Academia e com quem continuo a falar. Tenho muito carinho por eles. Continuam a telefonar-me ou a enviar mensagens de força. Desde que eu estou no Sporting, nunca me senti contrariado. Sempre tive uma boa relação com o Sporting. Nunca me trataram mal. É o clube do meu coração. O Sporting é o clube que eu amo. Um dia, quem sabe, talvez possa ir para outro clube. Mas o Sporting nunca ficará prejudicado com isso. Se eu sair, será o Sporting a resolver a minha situação e a fazer tudo.

R – Continua a querer jogar no estrangeiro, em Inglaterra, por exemplo, mas esse é um sonho que pode esperar?

B – Sim. Tenho o meu sonho, como todas as pessoas. Quem sabe um dia possa chegar lá e jogar. Mas agora estou focado no meu clube. Quero trazer muita felicidade para os adeptos e sócios do Sporting. Um dia, quem sabe, posso ir para fora. Logo se vê.

R – No decurso de todo este folhetim, da renovação ou saída, que se prolonga há já várias semanas, sentiu-se magoado com alguém ou com alguma situação em particular?

B – Fiquei triste foi por terem dito que eu pedi determinadas coisas [relacionadas com salário e renovação], pessoas não sabem do que estão a falar. Não pedi nada do que disseram. O meu empresário, que para mim é tudo, sabe bem as mensagens que eu lhe passo. As coisas que aparecem nos jornais, a dizer que eu pedi isto e aquilo, isso não são verdade. Nunca me passou pela cabeça. Li nas notícias. Quero dizer aos adeptos do Sporting que eles podem contar comigo até ao dia que eles quiserem. Estou aqui para apoiar este clube, para dar muitas alegrias. Estou de corpo e alma no Sporting, como sempre estive e vou continuar a estar, se Deus quiser.

«Gostava que Ilori ficasse comigo para jogarmos juntos»

R – O Tiago Ilori está numa situação semelhante à sua, uma vez que afirmou-se na equipa principal na mesma altura e também é representado por Pini Zahavi. Que conselho lhe daria com vista ao futuro?

B – O Tiago Ilori é meu grande amigo. Damo-nos bem. Estamos sempre a rir. Somos irmãos. Estamos sempre a falar. O Tiago Ilori é um bom jogador. Acho que tudo o que ele está a pensar fazer, se é bom para ele, vou desejar-lhe a maior sorte do mundo. Eu gostava que ele ficasse comigo para jogarmos juntos. Gosto dele. É um bom central. Se ele quiser conseguirá ser o melhor defesa português. A decisão é dele. Ele fará o que quiser. Eu estarei com ele para o apoiar, para desejar-lhe boa sorte e tudo de bom para ele.

R – Que objectivo traça para a participação no Mundial Sub-20?

B – Estamos focados neste Mundial. Temos uma boa equipa, mas só isso não chega. Temos de ser uma equipa forte. Temos de ajudarmo-nos uns aos outros para, se Deus quiser, conseguirmos trazer o título para cá, para todos os meus amigos, para aqueles que me ajudaram a crescer como jogador. O meu objetivo é esse. Vamos estar lá todos unidos e com um grupo forte. Mas temos de trabalhar. Isto não pode ser só da boca para fora. Temos de demonstrar isso dentro de campo.

R – Acredita que o Sporting vai ter uma equipa forte na próxima época, capaz de lutar pelo título ou pelo regresso à Liga dos Campeões?

B – Sim. Eu acredito muito no Sporting. Temos bons jogadores. Para o ano vamos lutar pelo título, pelo regresso à Champions. São esses os objetivos do Sporting e é por eles que vamos lutar. Mas na próxima época ainda temos de provar muitas coisas.

R – O que conhece sobre o novo treinador, Leonardo Jardim?

B – Já o cumprimentei, já falámos. Ainda não treinei com ele mas sei que é um bom treinador para o Sporting. Foi nele que o Sporting apostou e irá com certeza ajudar o Sporting.

«Jesualdo foi um pai e nunca irei esquecê-lo»

RECORD – Começou a época na equipa B e depois deu o salto para a equipa principal com o professor Jesualdo Ferreira. Que balanço faz da temporada?

BRUMA – Comecei na equipa B, onde estava feliz. O míster [José] Dominguez ajudou-me, assim como os restantes treinadores da formação, da Academia. Ajudaram-me muito numa fase de crescimento. O míster Dominguez sempre passou a mensagem de nunca baixar a cabeça. Dizia-me que eu vou ser um grande jogador mas que, para isso, tenho de trabalhar muito, ter muita humildade, continuar alegre e a jogar. Que, dessa forma, haveria de chegar a oportunidade de realizar o meu sonho. E isso aconteceu quando o professor Jesualdo Ferreira me chamou. Quando ele me pôs no onze pela primeira vez eu não estava a contar com aquilo. Foi uma coisa que aconteceu, tenho de… nunca vou esquecer-me daquele momento. Se estou onde estou hoje em dia foi graças a Deus e ao Jesualdo Ferreira. Não tenho palavras para lhe agradecer. Tenho muito carinho por ele. Foi como um pai e nunca deixará de ser assim. Nunca irei esquecê-lo.

R – Reconhece-lhe grande importância na projeção da sua carreira…

B – Jesualdo Ferreira foi muito importante no percurso que eu estou a fazer no futebol. Espero bem que um dia possamos sentar-nos juntos a tomar café para nos lembrarmos destas coisas e dos nossos treinos.

R – Esperava conseguir afirmar-se em tão poucos jogos, como veio a suceder, depois de ter passado a maior parte da temporada na equipa B?

B – Sempre foi um dos objectivos que tinha na minha cabeça, que tinha de chegar o mais cedo possível à equipa principal, que tinha de seguir o caminho do [Cristiano] Ronaldo. Se ele chegou lá com 17 ou 18 anos eu tinha de fazer igual, tinha de seguir o bom exemplo dele. Foi isso que aconteceu. Jesualdo Ferreira apostou em mim. Estou muito feliz. Ele é um pai para mim. Nunca vou esquecê-lo.

4 comentários:

  1. Ainda não se concretizou a renovação do Bruma, mas a confirmar-se o q ele diz sobre Zahavi, td indica que, para já, o placard apresenta o seguinte resultado:

    BdC - 1 vs Pini Zahavi - 0

    A entrevista de Bruma é bastante reveladora da vontade do jogador, aumentando a vontade de podermos contar com ele durante mais tempo mas tb a frustração se vier a sair já...

    ResponderEliminar
  2. è importante que renove, nem que mude de empresário. Vamos lá ver se este senhor vai fazer bons negócios connosco ou vai continuar a enfiar-nos barretes como Costinha/Maniche e a vender os nossos craques (Quaresma, Veloso) a preço de saldo!! http://palavrasaoposte.wordpress.com/2013/06/17/o-rei-do-verao/

    ResponderEliminar
  3. LdA,

    Obrigado pela transcrição da entrevista do Bruma.

    A mensagem do presidente ao Bruma teve para já efeito ... falta só finalizar :).

    SL,

    ResponderEliminar
  4. Resumindo: Bruma só fala com Baldé; Baldé resolveu falar com Zahavi que falou com o Sporting, com quem nao se entendeu; vai daí o Sporting fala com Bruma, que vem dizer, provavelmente a pedido do Sporting, que só fala com Baldé e que se Baldé falou com Zahavi, que "apareceu agora", isso terá sido um erro e nao é nada com ele, que só quer jogar à bola e ama o Sporting. Novela complicada.

    Gostava que tudo isto esclarecesse os contornos do acordo entre o Baldé e o Zahavi, se ainda é vigente, que influência tem na resoluçao do caso e, mais importante, que consequências pode ter para o Sporting, mas nesse ponto - para mim o fundamental - a entrevista é pouco esclarecedora. Também é lógico que de todos os envolvidos, o Bruma é provavelmente a parte que menos interessa ouvir a este respeito (quem sabe se infelizmente).

    Parece claro que o processo está para lavar e durar, que demorará pelo menos mais um mês a ser concluído e que todas as partes acharam conveniente tranquilizar os adeptos com uma entrevista omnipresente a transpirar confiança num resultado que agrade a todos. Deste "todos" só por ingenuidade é que se poderia excluir també o Zahavi com quem, independentemente das insinuaçoes na entrevista, o jogador tem um acordo assinado.

    saudaçoes leoninas,
    tiago

    ps: obrigado pela transcriçao!

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (6) 40anosdisto (4) 8 (69) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (112) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (84) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (5) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (7) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (95) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (5) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (3) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (22) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (107) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (30) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (13) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (4) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (4) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)