sexta-feira, 16 de março de 2012

De Manchester a Carcóvia: o sonho continua


Foto Record
Se há coisas que não têm explicação racional são os palpites, as crenças. E, não sei porquê, desde o momento do sorteio, que sonhava acordado com a possibilidade de o Sporting eliminar o City todo-poderoso. Na verdade era mais do que um sonho, era um pressentimento. De tal forma que fui de propósito a Alvalade para presenciar a primeira mão, mesmo sendo obrigado a, para isso, ter que operar uma pequena revolução. O pressentimento cresceu com o resultado da primeira mão e ontem manteve-se, mesmo que não prescindindo do necessário realismo, quando ao intervalo não dava a eliminatória como um dado adquirido.

O homem do momento
Sá Pinto é o homem do momento. Com pouco tempo para treinar, a forma mais eficaz para impor as suas ideias, pegou na alma dos jogadores para, com pequenas correcções tirar a equipa do atoleiro futebolístico e emocional onde a encontrou para fazer dar pequenas mas importantes amostras do talento indiscutível que desde o primeiro momento reclamo para este plantel. Grande pormenor o de finalizar a conferência de imprensa lembrando Big Mal, grande figura do City e do Sporting.

A primeira parte do jogo no Ehtyad será lembrada pelo acerto da disposição táctica e pela resposta dada pelos jogadores ao que lhes foi pedido pelo treinador. A segunda é uma história com 2 capítulos. A que se escreveu até ao golo inicial e depois disso. Fiquei com a impressão que Sá Pinto mexeu cedo de mais e sem muito acerto e que teria sido essa a razão do recuo excessivo da equipa. Não me parece – não de ontem mas de todos os jogos – que Renato Neto seja homem para estas andanças, que sem Matias ficou a faltar alguém capaz de fazer chegar a bola ao último terço e que Carrillo não conseguiu perceber que  devia ajudar a defender e que não era o momento de arriscar em grandes slalons (que nunca conseguiu realizar) antes sim de ter a bola com segurança. 

Mas também é bom reconhecer que, face ao poderio do adversário e ao desenrolar dos acontecimentos, o sufoco se tornou mais ou menos inevitável. O mesmo que sentiria alguém que tenha que segurar por muito tempo um saco de cimento em cada braço. A partir de uma determinada altura não havia nenhuma indicação que Sá Pinto pudesse dar para o relvado que tivesse resposta prática. Mas o que interessa é o que o registo que história fará com mais ou menos pormenor: era ele o treinador quando o Sporting cometeu a proeza de eliminar um dos mais poderosos e um dos favoritos da competição.


Faz pouco sentido falar em individualidades quando os méritos da vitória deve ser repartido por muitos, incluindo os bravos adeptos que calaram os milhares de ingleses. Mas não consigo evitar os seguintes comentários:

Patricio
Quem este gajo? Uma das melhores aquisições desta época, sem margem para dúvidas.

Pereirinha
Tivesse ele as oportunidades de João Pereira e fosse usada a mesma benevolência que se usa na apreciação de ambos... Veja-se o golo de Wolfswinkel e atente-se à recepção da bola e à qualidade do passe. Para quem tem alguma memória lembre-se quantas vezes vemos o João Pereira fazer loucas correrias para entregar a bola completamente à toa no último passe, deitando todo o esforço despendido a perder. Só no jogo da primeira mão recordo de 3 situações em que devia dar a bola no espaço (tal como Pereirinha fez no lance do 2º golo) a Matias (1) e Izmailov (2)  e não no pé. Também seria bom para Pereirinha ter um pouco mais de confiança, o que não será muito fácil tendo em conta o que aparenta ser o seu carácter e a forma desastrosa como tem sido gerida a sua carreira. Guimarães de Manuel Machado e Kavala?????

Izmailov
Era, a par de Carrillo (lá está, nem sei porquê), a minha crença para resolver a eliminatória. O russo é um jogador fabuloso (que passe para o golo!!!) mas sem qualquer tique de vedeta. Sempre à procura de fazer o que é melhor para equipa, mesmo que isso signifique andar atrás do Kolarov como um perdigueiro atrás da lebre. Quantos jogadores da sua classe o fazem?

Matias
El Crá. Foi preciso chegar à terceira época e ao sexto (!) treinador para conseguirmos ver um pouco do muito do que é capaz. Decisivo nos últimos jogos em que tem participado, incluindo o da sua selecção. Um regalo para a vista o seu livre, uma das suas especialidades que, por estranho que pareça, tentou tão poucas vezes nos últimos anos.

Jeffren
Que tenha vindo para ficar. O futebol precisa de jogadores com talento e ele indiscutivelmente têm-no!

A sorte
A sorte é sempre necessária, nem que seja numa dose mínima. Não sei se fará muito sentido dizer que a tivemos ontem. Com um pouco mais de “sorte” o lance do penalty, resultado de uma pantominice sem classe de Aguero, e com a cumplicidade do sr. Norueguês, não passaria disso mesmo e teríamos protelado um pouco mais o sufoco que foram os 15 minutos finais.

E agora a Ucrânia
Ao contrário do adversário que deixamos pelo caminho, a eliminação deste não trará grande glória que não seja chegar à fase seguinte. E facilidades é coisa que não encontraremos, seguramente. A viagem é longa, pode haver tanto frio como em Varsóvia e, claro, quem eliminou o Olimpiacos pode-nos fazer o mesmo, por muito duro que isso possa parecer. Só então será legitimo pensar na viagem a Bilbao(?). E, conseguindo-o, teremos o confronto de dois underdogs que puseram a cidade de Manchester em silêncio. Grande jogo de futebol em perspectiva, El Loco é o homem do momento do outro lado da fronteira . Ah, e temos contas muito antigas a ajustar…

21 comentários:

  1. Carcóvia, 2ª cidade da Ucrânia ou Karkhiv

    ResponderEliminar
  2. Os bascos dão conta dos alemães?

    ResponderEliminar
  3. "Um regalo para a vista o seu livre, uma das suas especialidades que, por estranho que pareça, tentou tão poucas vezes nos últimos anos"

    Infelizmente para nós, quando Matias chegou, um certo minorca que agora veste de azul afastava-o da marcação de bolas paradas para poder experimentar a sua especialidade: o balão para a área ou para a bancada

    Depois prosseguimos essa triste senda com Abel, Valdés e outros (até Polga e Carriço chegaram a experimentar), até chegarmos ao consulado de Domingos onde todo o bicho-careta podia experimentar uma bola parada

    A melhor decisão de Sá Pinto foi estabilzar as bolas paradas: bate Matias, ou Schaars se é do outro lado.

    Resultado à vista: 4 jogos europeus, 4 bolas paradas de Matias, 4 golos decisivos

    ResponderEliminar
  4. leão, peço desculpa, desconhecia que kharkiv em português era carcóvia.

    enfim

    ResponderEliminar
  5. O sonho comanda a vida: serão o Metalist e o Bilbao mais que o Manchester City. Cabe aos bravos responder!

    RIBEIRO CRISTOVÃO E PAULO GARCIA http://quintadelduque.blogspot.com/2012/03/ribeiro-cristovao-e-paulo-garcia.html

    ResponderEliminar
  6. boas.
    mais uma excelente análise do LdA.
    para juntar lenha à discussão, digo só que não concordo na análise das subs terem sido as menos acertadas ou fora de tempo.
    com a entrada do dzeko o Sporting tinha de baixar alguém e o Carriço teve de deixar a total concentração à sua posição de trinco para andar a bascular entre o centro da defesa e o centro do meio campo. portanto era preciso alguém que encostasse ao yaya. entra o Neto.
    por outro lado a maior alteração do jogo deu-se ao intervalo com a saida do pizarro e entrada do de jong. pouca gente reparou mas, o pizarro é um 6 de construção. daí o city ter jogado na 1ª parte com pizarro e yaya praticamente lado a lado, onde encaixavam o Ricky e o Matias. com a entrada do de jong, um 6 só de trabalho defensivo, houve o adiantamento do yaya. e ficava o de jong mais recuado. ao ver isso o Sá Pinto percebeu que o Matias já não podia jogar mais recuado, além disso já estava fatigado e sem a mesma condição para segurar e transportar a bola. daí a entrada do Jeffren. sei que na troca directa saíram Matias e Capel para a entrada do Neto e Jeffren mas há as funções a desempenhar no campo. o Neto garantia o devido acompanhamento ao yaya e o Jeffren garantia a capacidade de preservar a bola.
    posto isto, o que desorientou a equipa?? a meu ver foi o penalti (que ao contrario da maioria eu acho que foi penalti). ou seja, o Sporting estava preparado para sofrer um golo nos 1º 20m da segunda parte mas só estaria preparado para sofrer o 2º mais perto do final. o penalti surgiu quando a equipa não contava e foi notória a desorientação da equipa depois de sofrer o golo...

    em relação ao Pereirinha estou plenamente de acordo..é outra a inteligência do seu futebol. e penso que com a motivação certa ele pode de uma vez por todas partir para uma carreira sólida!

    SL

    ResponderEliminar
  7. Pouco tempo atras alguém diria que esta foto podia ser do Pereirinha, aquele jogador jeitosinho mas muito macio, que parecia que se entregava pouco ao jogo?

    Esta foto do Bruno Pereirinha e a imagem que melhor representa o efeito Sá Pinto no plantel do Sporting.

    Agora Carcovia, Cracovia, Karkhiv, Cacilhas, ou seja lá onde for temos de mandar os ucranianos para fora da Taça Europa.

    ResponderEliminar
  8. Mais uma vez bastante certeiro LDA.

    Sá Pinto tem tido um grande mérito na recuperação desta equipa! No entanto ontem mexeu mal na equipa. Acho que ainda não percebeu que André Martins é 100 vezes mais jogador que Renato Neto. O Neto só é maior. De resto perde em tudo, inteligência então nem se fala.

    Sobre os destaques que fizeste.

    Patrício está um senhor guarda-redes. É para renovar com ele já! Sobretudo para termos poder negocial. Ou muito me engano ou, em ano de Europeu, esta será a última época de leão ao peito. Será um fruto apetecível no Verão para os tubarões europeus.

    Pereirinha é, como já aqui disse algumas vezes, um jogador com uma grande capacidade de decisão. Fico extremamente satisfeito com o jogo dele ontem e com o reconhecimento (embora tardio) de alguns adeptos leoninos. Que João Pereira seja vendido porque com Pereirinha, Cedric e Arias tamos muito bem servidos na lateral direita.

    Matias (o meu jogador favorito deste Sporting) forma com Izma a sociedade que nos faz sonhar! O chileno tem magia nos pés, o russo tem precisão e decide sempre bem. Estando os 2 bem fisicamente, o futebol do Sporting sobe logo de nível. Matias é também para renovar com urgência!

    Jeffren em condições normais é para ser titular. É um desiquilibrador nato, com um pé esquerdo fabuloso.

    Cumprimentos

    Pedro M

    ResponderEliminar
  9. Não vou falar de jogadores ou a equipa, simplemente não consigo. foram geniais.

    So consigo confessasar o que me vai na alma.

    Dor de cabeça, ressaca, 47 anos (devia ter juízo), mas ninguém me tira o sorriso estampado, sobressaltado, extasiado, não sei mas..., estou vivo e feliz. Não devia ter ido ao aeroporto, mas fui, não devia gritar como gritei, mas gritei, e agora.
    Já espero tudo, sem receios nem lamentações, e quero sofrer outra vez pelo meu Sporting.

    Pedro

    SSSSSSSSLLLLLLLLLLLL

    ResponderEliminar
  10. Foi um jogo de grande carácter do Sporting!

    Patricio foi decisivo ainda em Alvalade ao fazer uma defesa monstruosa logo nos primeiros minutos, mas mais que defesas monstruosas onde ele não falhou foi nos lançes simples e essa é uma caracteristica dos grandes jogadores.

    Matiás nunca se fixou como marcador de livres porque também teve um histórico de lesões complicado, com Jeffren, Izmailov e Matias afastados das lesões o futebol do Sporting cresce, creSCE, CRESCE!!!!

    Muitas cautelas para a Ucrânia.

    ResponderEliminar
  11. Lá tive que abrir mais uma garrafita de Moet Xandão...

    ResponderEliminar
  12. Estes cabrões, um dia, ainda hão-de acabar comigo.
    Que seja como ontem. Vou, mas vou feliz.

    ResponderEliminar
  13. O Metalist é acessível,assim tenhamos a mesma atitude. Defensivamente são frágeis, o maior perigo virá através de ataques rápidos. É importante obter um bom resultado na 1º mão,devido ao desgaste da viagem e ao clima no jogo da 2º mão.

    ResponderEliminar
  14. Excelente LdA! Acrescentava mais um lance do Pereirinha: no 1º lance do Matias na área, Pereirinha tem oportunidade de cruzar, olha, vê a área cheia de azul bebé, contemporiza, volta-se e lance Matias para dentro da área. Excelente.

    (O dilema, JPereira "tem" que jogar, ir ao Euro e render uns $$; Pereirinha é o 'reserva' de luxo, mas como gerir a csa sendo justo para os jogadores?)

    ResponderEliminar
  15. Bela Foto do Bruno... O Pereirinha já merecia o reconhecimento que está a ter. Vale mais tarde do que nunca. É um excelente jogador, inteligente e tecnicamente evoluído.

    ResponderEliminar
  16. Este é o verdadeiro Sporting e que nos deixa orgulhosos.
    Já agora quero dar um agradecimento especial a um enorme jogador em que eu sempre defendi e acreditei e que tem sido injustiçado pelos treinadores que passaram no Sporting nestes ultimos dois anos e até por alguns sportinguistas que diziam que não jogava um caral.., seu nome é MATIAS FERNANDEZ, que jogador fantástico! está num momento de forma monstruoso, obrigado Sá Pinto por lhe entregares a batuta e principalmente, obrigado MATIGOL por calares muitas bocas e mostrares que realmente és um craque (el crá).
    Saudações Leoninas.

    ResponderEliminar
  17. Lembram-se do vaticínio deste palhaço?
    Dizia que o SCP ia ser triturado e envergonhar o futebol português...
    Vai-te f*** ó Cristóvão...

    http://www.youtube.com/watch?v=hkxdaneWLvA&feature=player_embedded#!

    ResponderEliminar
  18. Tinha fé que Sá Pinto conseguisse fazer de Pereirinha, Carriço e André Santos, jogadores à sua imagem e está a consegui-lo (o último com menos utilização é certo).

    Faltava-lhes garra e concentração constante para para se revelarem e eles aí estão.

    Mas outros jogadores estão a aparecer num pico de forma excelente como Matias, Izmailov, Schaars, Xandão, Capel, Insua e em breve também Jefren e Wolfs.

    A forma física, muito melhor face à era Domingos, tem sido ponto essencial para a melhoria da equipa e foi decisiva em boa parte da eliminatória com o City.

    A equipa, toda ela, respira atitude e empenho o que nos permite sonhar com grandes feitos até final da época, basta manter o nível rapazes!

    ResponderEliminar
  19. Acho que há optimismo exagerado.
    o futebol também é o momento e ninguém sabe o que vai acontecer daqui para a frente.
    Os mesmos que hoje batem palmas aos jogadores e ao treinador, serão aqueles que se amanhã o Sporting perder vão atirar pedras aos mesmos jogadores e treinador. Basta ver que isso já sucedeu esta época.
    Depois não entendo muito bem o discurso "isto sim é Sporting" Há quase 40 anos que sigo o Sporting e sempre foi Sporting, o orgulho por ser do Sporting sempre foi igual, quer quando ganhávamos quer quando perdíamos.
    O City já é passado, agora concentração total no próximo jogo.
    Cuidado com o Metalist porque se adoptarmos o mesmo tipo de raciocínio que o City adoptou com o Sporting, isso pode ser fatal. Nos quartos de final de uma competição europeia não há adversários fáceis.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)