terça-feira, 20 de março de 2012

Eduardo mãos de tesoura


Por muito eu queira é incontornável não voltar a abordar o jogo de ontem, mesmo que ele sirva para introduzir o post de hoje. É incontestável que a arbitragem de Paixão influiu no resultado mas isso nem foi o que mais me preocupou no sucedido ontem. Mais preocupante são as circunstâncias em que ocorre mais esta intervenção. É o acentuar de uma tendência que se repete desde o inicio de época e quando parece que o Sporting tem razões para regressar a um nível de jogo mais consentâneo com o seu estatuto. 

O mais estranho é que já não contamos para o campeonato – embora seremos com certeza um factor de decisão… - e facto de acontecer contra um o clube pequeno. Os lances das grandes penalidades são reveladores de uma realidade perturbadora: ante um pequeno o árbitro revela total desrespeito pelo grande, facto que dificilmente ocorreria em qualquer campo, e muito menos envolvendo os nossos rivais e atrevo-me mesmo a dizer com o SCBraga. Há uma guerra evidente lançada pela cúpula da classe arbitral, encabeçada pelos árbitros internacionais e seguida pela generalidade dos restantes membros da APAF e respectivos dirigentes. 

O facto do Sporting ter jogado mal a primeira trintena de minutos não é razão que justifique qualquer atenuante para o comportamento de Paixão, que não passou apenas pela dualidade de critérios técnicos mas se estendeu também aos disciplinares. Até porque, como bem disse Carlos Freitas, a actuação do árbitro foi clara no sentido de deixar o jogo resolvido.

Entretanto, quase simultaneamente, em Lisboa, no conforto de uma sala de um hotel, o nosso consócio José Eduardo falava num clube falido e à beira da extinção. Não se pense, com o que seguir avanço, que o Sporting não precisa da reflexão séria e participação activa dos seus sócios. Muito antes pelo contrário. Mas, do que é hoje relatado na comunicação social, o que José Eduardo, veio cantar foi uma canção já conhecida – e certamente baseada em factos sobejamente conhecidos de todos - mesmo com uma orquestração ligeiramente diferente. E foi infeliz.

E não foi só infeliz no timming, pelas razões acima aduzidas. Não apenas porque naquele dia jogava o Sporting e o lugar dos que se querem constituir como elites pensantes do clube, e pelo seu maior desafogo financeiro, é em primeiro lugar estar ao lado da equipa, onde quer que ela jogue, como o fazem muitos com muito mais sacrifício. Não apenas porque não podia adivinhar o que Paixão faria horas depois. Mas, porque o essencial da sua comunicação foi o repisar dos muitos diagnósticos há muito realizados, sem apontar soluções, seguido de algumas vacuidades Com coragem devia dizer quais dos 19 jogadores não teria contratado. Desses 19 quais seriam os oito que ficariam. Se possuía alguma informação interna sobre os relatórios médicos, hoje, passados 9 meses não é um pouco tarde para contestar as decisões?

O Sporting está há muito tempo diagnosticado, faltam as soluções e, uma vez que nem todos estamos à altura de as fornecer, falta da parte de muitos outro comprometimento com o clube. Não só na presença nos estádios mas também na gestão da comunicação e do silêncio. Na participação activa em prol do clube e acima até das preferências pessoais. 

Nesse sentido, dentro da multitude de organizações e sensibilidades internas, vejo na AAS um bom exemplo de comprometimento com o clube. Muito low-profile nas suas interacções com o clube, que são muito mais vastas do que as que chegam ao conhecimento público, e prontidão nem sempre aproveitada e compreendida pelas sucessivas direcções que têm passado por Alvalade. A par disso os seus elementos estão em todas, das modalidades ao futebol, é difícil não encontrar alguém da associação nos pavilhões e estádios onde quer que o Sporting jogue. E esse comprometimento com o clube não os impede de tomar posições por vezes até bastante incómodas para quem dirige, muitas vezes é esse ele mesmo o motivo do afrontamento. É um mero exemplo, não faltarão outros por certo.

Do que não duvido é que o Sporting que todos gostamos precisa de um outro envolvimento por parte de todos. O Sporting precisa de dar uma resposta institucional aos Paixões, APAF´s e outros da sua igualha que pululam no futebol português. E uma resposta institucional não é a que é dada por uma direcção mais ou menos contestada internamente e por isso sempre fragilizada no exterior. 

A instituição Sporting são todos os seus sócios, adeptos e simpatizantes que abarca o cidadão vulgar mas também muitos elementos destacados da sociedade portuguesa, que vão de ex-presidentes da República, actual presidente da CE, muito dos empresários que destacadamente contribuem para o PIB português, elementos destacados do mundo universitário, do direito, da justiça, da cultura e espectáculo. Há mais de 30 anos que ou ignoramos ou encolhemos os ombros à guerra lançada ao Sporting, e nos entretemos a disputar entre nós as culpas e responsabilidades. Neste caminho não nos sobra muito tempo para uma indignação da qual o clube retire proveito.

Por melhor que tenha sido a intenção José Eduardo ela foi também um reforço dos Paixões do nosso futebol. Hoje não faltará quem junte o sucedido ontem, a jornada de Manchester e todos os Josés Eduardos para não nos levar a sério e subestimando a importância do Sporting como um clube grande que é. Não só pela sua história, que mesmo gloriosa não deixa de ser passado, mas pelo seu presente como clube de implantação nacional.

PS: Discordo do comunicado da direcção do Sporting sobre o evento organizado por José Eduardo. Em si mesmo parece-me um erro de comunicação por ser feito à priori, dando-lhe o foco que certamente não queria. Se a intenção era desvalorizar o melhor era o silêncio e eventual reacção à posteriori. Por outro lado remeter para AG’s as participações dos sócios é o mais ou menos o mesmo que mandar calar porque nos moldes em que aquelas se realizam ninguém consegue falar mais do que 5 minutos e muitos nem ao palanque conseguem chegar. 

PPS: O acima dito não invalida que, sendo José Eduardo membro do CL, tinha aí palco privilegiado para fazer as suas intervenções. Assim não pareceu mais do que meter as mãos na tesoura e retalhar mais um pouco o que já de si já está muito retalhado. Quando se diz que o inimigo não está dentro isso devia ser interpretado nos dois sentidos...

14 comentários:

  1. Uma excelente resposta da instituição Sporting Clube de Portugal era esgotar Alvalade no próximo jogo, do Presidente da CE até ao mais humilde cidadão.

    ResponderEliminar
  2. por acaso tambem fiquei curioso para saber quem sao os 8 que ele contratava e porque esses.

    ou ele sabe mais do que está a dizer

    ResponderEliminar
  3. Bom... Ainda há pouco, poucochinho nos livramos de um Zé Eduardo para pc tempo dps aparecer logo outro...Ainda por cima, cromo, e dos raros, como o anterior. Isto às vezes o SCP parece um filme com ambientes insólitos... Tão ao jeito dos q o Tim Burton realiza. Sou fã, acho que no cinema resulta, no futebol? Nem por isso... A não ser que a próxima edição da Liga se batize de Liga Twilight Zone (ao invés de Sagres Zon). Dadas as ocorrências desta edição tal denominação tinha toda a lógica do mundo... É que isto tomou contornos de outra... dimensão! :S

    SL

    ResponderEliminar
  4. "Uma excelente resposta da instituição Sporting Clube de Portugal era esgotar Alvalade no próximo jogo, do Presidente da CE até ao mais humilde cidadão."

    LMGM:

    Mt bem!

    Num sábado. O tempo solarengo. Jogo do "Pai". Só não enchemos o nosso templo se não quisermos. Já tenho tema para logo à hora da janta: vou procurar levar a famelga toda a Lx.

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Mais uma vez Rui Patrício é batido por um remate bastante longe da balisa.
    Tudo começou aí.
    Estou a ver que nem em 4º lugar vamos ficar.
    Todavia, uma coisa me deu alguma confiança.
    Foi as reações de tremenda indignação de Godinho Lopes e de Carlos Freitas.
    Se calhar, ainda bem que perdemos com aquela arbitragem, pois estava a começar a ficar preocupado com a moleza e a acomodação dos nossos dirigentes.
    Mas não chega a indignação pública. Algo de concreto e explosivo tem de ser feito. Não estou a falar de violência, obviamente, mas de medidas inteligentes de tremenda indignação e eficácia.
    Devíamos jogar vestidos de luto até ao fim do campeonato.
    Equipar vestidos de luto, sempre que seja nomeado algum árbitro que tenha prejudicado de forma incrível o Sporting, ou que contra nós tenham feito boicote.
    Termos de fazer uma relação dos árbitros e árbitros assistentes, que têm penalizado o Sporting, ou tomado posições contra o Sporting. Sempre que alguns deles forem nomeados para arbitrar jogos do Sporting, os adeptos têm de se manifestar duma forma de tremenda indignação, e não só no dia dos jogos e, mesmo, fora do Estádio.
    Não compreendo o silêncio de Luis Duque!!!!!!!!!!

    DUARTE

    ResponderEliminar
  6. E ainda vende "croquetes" para o Sporting o Eduardo.

    SILVOS DE GENTE INCOMPETENTE http://quintadelduque.blogspot.pt/2012/03/silvos-de-gente-incompetente-parte-1.html

    ResponderEliminar
  7. Wrong anónimo, na verdade esta época tudo começou, ainda andavam os sportinguistas com duvidas sobre os reforços, quando do outro lado da estrada, Jesus proferiu a célebre frase - Este ano o Sporting conta!

    A máquina encarnada foi implacável no início, chegaram as primeiras reacções do Sporting e com elas a má vontade dos juizes! Até ontem! E não há que fiar em melhoras até ao fim da época!

    ResponderEliminar
  8. Isso de chamar pela Juve Leo ou dar os dados pessoais do Paixão faz-me lembrar o "agarrem-me senão eu bato-lhe"...

    Quem não tem coragem ou jeito ou vontade não manda ninguém fazer o trabalhinho sujo.

    ResponderEliminar
  9. Espero que o luis duque seja lucido, e não se deixe levar por esta pseudoculpa dos arbitros, o braga foi lá dar 4, e outros tantos ao feirense, a brincar, e entre besiktas, está claro que o sportig não joga nada, e normalmente estes paixões saiem a que não quer correr, e se encosta ás camisolas, colocaram-se nesta posição e depois queixam-se, e estivessemos a ganahr 3 ou 4 podiam marcar os penaltis que quisesse, mas não, enfim..

    ResponderEliminar
  10. Relva, viu o jogo do Braga lá? Nas palavras do próprio Paulo Alves foi o pior jogo da época do Gil Vicente...

    No jogo de ontem o árbitro tem influência decisiva. Não é por causa de arbitragens que perdemos o campeonato ou que estamos em 5 lugar, é também por causa das arbitragens.

    Bruno Paixão, Olegário Benquerença e Duarte Gomes são para mim personagens sinistros que habitam o mundo do desporto e qualquer desportista devia lutar para serem banidos dos palcos.

    ResponderEliminar
  11. O timming do José Eduardo é o timming dos abutres. O clube deve ser discutido, criticado e pensado. Mas nunca à hora e dia de um jogo. A julgar pelos presentes, a derrota do Sporting caiu-lhes muito bem. E dúvido que não tenham soltado um sorriso perante o resultado.

    E estava lá o Venâncio, não estava? Grande novidade... Até parece que, com ele, o Sporting fartou-se de ganhar campeonatos e taças. Já agora que se fala de jogadores lesionados, então com o Venâncio o Sporting teve muita caridade.

    ResponderEliminar
  12. Considerando a longa "amizade" entre o SCP e a APAF/arbitros internacionais, que nos últimos 10 anos nos surripiaram 3 títulos (2 campeonatos e 1 taça da liga) e visto que esta "guerra aberta" parece não ter fim, concordo com a necessidade de medidas institucionais que, no meu ponto de vista, poderiam ser as seguintes:
    1º Que os jogos do SCP sejam arbitrados por arbitros não internacionais;
    2º Que os jogos da liga que exijam arbitros internacionais e em que o SCP esteja envolvido (jogos entre os "grandes"), estes sejam estrangeiros;
    3º A não aceitação pela liga das medidas acima indicadas, que seja considerada a hipótese de abandonar a liga portuguesa e solicitar candidatura à liga espanhola (nem que seja na 2ª divisão).

    Há cerca de 12 anos a luta através do "luto" teve algum efeito e colocou estes "senhores do apito" no seu lugar. Mas a guerra continua e todos parecer gostar de "gozar" com o SCP. Este abuso do poder tem de acabar.

    SL

    ResponderEliminar
  13. Concordo em absoluto com o Cantinho. Em tudo! Estou mesmo a ver a satisfação que o jogo deu a estes "Sportinguistas".

    Com este tipo de pessoas a minar o ambiente não vamos longe. Não temos um momento de paz, por detrás de cada arbusto aparece um abutre. Que limpeza que o meu rico Sporting precisa. Que limpeza...

    ResponderEliminar
  14. o sá pinto já me convenceu ser o treinador ideal para o nosso sporting, independentemente do resultado (só o resultado) de ontem, com o tempo vai ganhando mais experiencia, é normal, está agora a começar, mas estou a gostar mais deste sporting que aínda nos vai dar muitas alegrias co este plantel, não duvido, apenas tenho só uma coisa a apontar no jogo de ontem, que foi alterar a equipa logo ao intervalo, apesar de cansado, penso que tirou matias demasiado cedo do jogo, pois nos ultimos 15 minutos da primeira parte estava a pegar no jogo e a criar desiquilibrios, aí houve precipitação, mas compreendo a opção e respeito, podia ter dado certo, mas sá pinto vai andando e aprendendo e eu estou com ele neste momento. Saudações leoninas.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (14) Académica-SCP (1) adeptos (93) Adrien (18) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (3) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (2) arbitragem (90) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (2) Bastidores (69) Batota (17) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (62) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) EquipaB (17) equipamentos (11) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (13) Francis Obikwelu (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (2) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (42) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (11) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (40) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (1) play-off (1) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (1) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (4) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (97) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)