Comentava eu na caixa de comentários deste
post do Sector que acreditava numa exibição digna do Sporting e que, num dia bom com uma pitada de sorte, também o resultado nos poderia sorrir. Pois bem, não fomos só nós, os adeptos leoninos mais optimistas, a acreditar… A equipa também acreditou. Acreditou tanto, lutou tanto, que conseguiu.
Partimos com uma vantagem magra para a segunda mão, ainda assim é uma vantagem contra mais um representante dos nossos fregueses habituais: os ingleses. A tradição será mais uma variável que deverá manter-nos a esperança em ultrapassar esta eliminatória. Com a sua ajuda é possível a este Sporting, que vimos hoje, ultrapassar este City, mas será sempre muito difícil. Esta equipa do Manchester City é poderosíssima, principalmente no ataque e hoje demonstrou-o. Se não marcou, ao nosso acerto defensivo e também à fortuna, há que reconhecer, se deve. Acompanhe-nos também a sorte até Manchester, que os nossos rapazes se encarregarão de fazer o resto.
Quanto ao jogo, começo por lastimar, mais uma vez, o horário da sua realização. Quem trabalha e tem deveres profissionais para cumprir, não basta o apelo e o amor ao clube para comparecer em frente ao televisor mais próximo, quanto mais responder afirmativamente com a sua presença física no estádio… Foi o meu caso e apenas a partir dos 25-30 minutos da primeira-parte me pude juntar a esta bela jornada europeia. Ainda assim e face às actuais circunstâncias, os quase 35.000 leões presentes nas bancadas do Estádio José de Alvalade, deram uma resposta cabal de crença e vitalidade sportinguista.
Xandão foi o herói improvável com a obtenção de um golo de calcanhar, um gesto técnico primoroso também imprevisível de imaginar ao brasileiro. Quase no fim do encontro impediria o empate ao cortar um remate com a coxa que se encaminhava para a baliza deserta, após a bola ter ultrapassado Rui Patrício. Dois lances decisivos a que juntou uma boa exibição, sempre com muita entrega. Na verdade a mesma dupla de centrais que claudicou perante um modesto Vitória de Setúbal, não falhou perante craques do calibre de Dzeko, Kun e Balotelli… à excepção da bola na barra do italiano. Mas não foi só o City a estar perto do empate. Antes disso e aproveitando uma toada mais vocacionada para o contra-ataque, conseguimos criar lances para ampliar a vantagem, com Wolfswinkel a dispor da oportunidade mais flagrante.
Hoje toda a equipa está de parabéns e apenas lamento que Izma e Matias tenham saído em dificuldades físicas. Oxalá não seja nada de grave e apenas reflexo de ainda não se encontrarem na posse das suas totais capacidades atléticas.
Os cânticos que encantam: mais uma vez o povo verde-e-branco deu um exemplo de apoio criando um ambiente espectacular. Aos nossos cânticos mais marcantes, juntou-se mais um: o hino nacional é uma boa contratação para o reportório.
O árbitro espanhol esteve quase sempre bem, mesmo a analisar vários lances de bola na mão que acontecerem em ambas as áreas. Imaginem a confusão que estaria agora armada se a APAF entrasse nestes campeonatos…
Por fim: Obrigado, Sporting!
---
Ficha do jogo:
Sporting - Manchester City, 1-0.
Jogo no Estádio José de Alvalade, em Lisboa.
Ao intervalo: 0-0.
Marcadores:
1-0, Xandão, 51 minutos.
Equipas:
- Sporting: Rui Patrício, João Pereira, Xandão, Anderson Polga, Insúa, Daniel Carriço, Matias Fernandez (Renato Neto, 69), Schaars, Izmailov (Pereirinha, 59), Van Wolfswinkel e Diego Capel (Carrillo, 75).
(Suplentes: Marcelo, Rodríguez, Evaldo, Carrillo, Pereirinha, Renato Neto e Diego Rubio).
- Manchester City: Hart, Clichy, Kolo Touré, Kompany (Lescott, 12), Kolarov, Milner, De Jong, Barry (Nasri, 59), David Silva, Dzeko (Balotelli, 71) e Aguero.
(Suplentes: Pantilimon, Lescott, David Pizarro, Adam Johnson, Savic, Nasri e Balotelli).
Árbitro: Carlos Velasco Carballo (Espanha).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Izmailov (45), De Jong (45+1), Anderson Polga (78), João Pereira (81), Renato Neto (84) e Kolarov (90+4).
Caro Virgílio
ResponderEliminarO Sporting esteve simplesmente genial. Sim a sorte também nos acompanhou e daí?
Um singelo obrigado ao nosso grande SPORTING, pois honraram o nosso nome.
Abraço
Perfeito Virgilio, tal como o Sporting de Sá Pinto esteve hoje.
ResponderEliminarÉ este Sporting que eu quero de volta já no Domingo!
SL
José
"O Sporting fez-se grande pelos que acreditaram sempre". Grande slogan, grande jogo.
ResponderEliminar5ª-f marcamos um golo e resolvemos!:)
Virgílio,
ResponderEliminarHoje só não fui ao estádio porque o trabalho não deixou, cheguei a casa já com vinte minutos de jogo e foi um regalo ver aquela equipa. Sobretudo, viu-se SPORTING.
Fiquei feliz de ver a reacção de todos os jogadores e membros da equipa técnica ao golo do Xandão (será que já o apresentaram ao Dzequinhas?).
Tivemos alguma felicidade, mas hoje merecemos ser felizes.
P.S. Felizmente que nestes jogos não temos o desprazer de ver o circo da APAF com os seus cabeçudos (apesar do espanhol ter poupado um segundo amarelo ao defesa do MC).
Um abraço,
Virgílio partilhei a msm demora que tu na entrada para o estádio, mas quem marca os jogos e respectivos horários é a UEFA. E se decidiram que serias as 18h, nada podemos fazer
ResponderEliminarJa tinha saudades de ver bom futebol em Alvalade. Ja tinha saudades do Izmailov. Em relação aos ultimos jogos foi efectivamente uma grande e agradavel surpresa ver este meu scp. Boas combinações, boa coordenação defensiva ( com estes centrais quem diria ? ). Claro que em Manchester vai ser dificil. Ja ficou uma amostra nos ultimos 20 minutos, podiamos ter sofrido um golo. Claro que podemos ser goleados e até e provavel que aconteca. Mas se conseguimos ganhar ao 1 classificado da liga inglesa com orcamento de 300 e tal milhoes ( mesmo dando de barato que eles possam nao se ter esforcado muito ), entao temos que conseguir no futuro ser constantes e ganharmos aos Vitorias de Setubal e Beira Mares do nosso campeonato. Era isto que eu diria no balneario antes de todas as partidas do proximo campeonato
ResponderEliminarQue alegria! Sem palavras...
ResponderEliminarHoje já ninguém me consegue tirar o sorriso da cara, o meu Sporting foi genial e independentemente do que acontecer em Manchester daqui a uma semana, se cairmos, cairemos de pé, esta noite ninguém nos tira da memoria, mostramos ao mundo o verdadeiro Sporting!! Com Matias Fernandez somos uma equipa completamente diferente, encheu o campo. Parabéns pela crónica, fantástica como sempre. SAUDAÇÕES LEONINAS!
ResponderEliminarQuando eles querem...nós sonhamos...e a vitória acontece!
ResponderEliminarEspero que a partir de agora eles queiram sempre...jogar à Sporting!
Estou feliz com a vitória.
ResponderEliminarA equipa lutou e trabalhou muito estão de parabéns.
Por outro lado estou céptico porque não é com este tipo de futebol que vamos ganhar campeonatos.
O Sporting jogou com as linhas baixas a espera dos erros do City.
Mas isso é o que fazem os nossos adversários na liga, em 90% dos jogos da época teremos que ter sempre um tipo de jogo completamente diferente.
O que esta equipa precisa mesmo é de evoluir no plano ofensivo se quer ombrear com Porto e Benfica.
Parabéns ao Xandão pelo grande golo.
Uma menção para o João Pereira já que leio muitas atrocidades sobre ele na blogosfera, fez um grande jogo e dá outra dimensão a esta equipa.
Para a segunda mão que a sorte não nos abandone e com a mesma atitude sabe se lá se não podemos causar a grande surpresa...
Grande jogo, grande Sporting.
ResponderEliminarParabéns Sportinguistas!! Muitos parabéns mesmo! Humilharam esses arrogantes! Muito merecido. Os bons rivais lisboetas vão continuar a lutar por Portugal por essa Europa fora! Cumprimentos benfiquistas! Figaro
ResponderEliminarNão referi no post, mas este dia internacional da mulher merecia mais uma nota:
ResponderEliminarParabéns Leoas. Hoje o vosso (nosso) SCP ofereceu-vos (nos) um presente extra.
---
The Cure:
Não julgues que me queixo da sorte… Mt pelo contrário, acho que fizemos por merecer a sua visita. Temos que a tratar bem para ver se tão ilustre convidada aparece mais vezes…
10A:
Não tenho a mais pequena dúvida de que hj, com uma arbitragem ‘apafiana’, a justa vitória tinha fugido. Por exemplo, o lance em que JP falha o alívio e a bola ressalta para o braço era o pretexto perfeito para o fazer… Entre outros. Há sp maneira de borrarem a pintura.
JMBB:
É bem verdade que o SCP hj teve mais espaços para engrenar o seu jogo ofensivo. Jogar contra autocarros de dois andares com a APAF a dar cobertura a esse tipo de jogo é muito mais difícil produzir futebol de qualidade.
Todos:
Sei que é um pc injusto fazer destaques individuais após m jogo como o desta noite. Mas permitam-me afirmar que o Matias e o Izma estiveram mt bem! A equipa sentiu mt a saída de ambos. Mesmo com Pereirinha a entrar bem, o SCP ressentiu-se.
Malta, começa a ser difícil escolher o cântico mais arrepiante…
“ATÉ MORRER, SPORTING ALLEZ”
“E O SPORTING É O NOSSOS GRANDE AMOR”
“SPORTIN, TU ÉS A MINHA VIDA! EU, SEM TI, NÃO SEI VIVER”
Não sei qual dos três prefiro.
Abraço e SL a todos!
para os otários que passam a vida a falar mal de Matias, chupem e se não gostarem continuem a chupaR, mais uma vez deu-me razão, Matias é imprescindivel nesta equipa! esqueçam elias! pode até ser bom mas nunca para meter Matias no banco, abre os olhos Sá Pinto!SL
ResponderEliminarGrande Virgílio
ResponderEliminarNão foi nenhum ataque amigo. Tivemos sorte sim. Ninguém é cego.
Tivemos a "fortuna" ontem, mas fizemos por isso.
E por falar em fortuna/sorte – o nosso holandês voador falhou o 2-0 que esteve ali tão perto.
abraço
Ah, e beijos & abraços as mulheres maravilhosas que habitam este planeta :)
ResponderEliminar"maldito" Sporting que me fez esquecer de tão doces criaturas
Limpinho. Os ´outros´ quando ganham a um colosso nunca se fala em fortuna...
ResponderEliminarBIFINHO BEM PASSADO http://quintadelduque.blogspot.com/2012/03/bifinho-bem-passado.html