Feio, porco e mau, com muita porrada e interesses mesquinhos pelo meio. Salvo raras excepções, é quase sempre assim o futebol em Portugal. E o Sporting, definitivamente, não se dá neste ambiente. Passa o tempo a levar, literalmente, porrada dentro de campo e, metaforicamente, fora dele.
No sábado foi ligeiramente diferente: não foi mau, foi péssimo. Um péssimo relvado. Uma péssima arbitragem. E um Sporting ainda pior que o costume. Um jogo miserável e violento do Vitória de Setúbal. Aliás, a violência que se permite a todos os nossos adversários não tem descrição… (analisando este facto não causa tanta estranheza a permanente onda de lesões).
As gralhas do Gralha: um critério disciplinar absurdo. Noutra Liga, Suswam tinha distribuído castanha durante 20 minutos, não mais do que isso. E a ‘agressão em movimento’ do loiro da foto aqui de cima que quis partir as pernas ao Capel? Obviamente não teria sido sancionado com a mesma punição. Outros lances de grotesca permissividade foram evidentes. Depois de concluído o massacre soube, apenas domingo de manhã, que o ‘mestre André’ do apito acabara o servicinho a expulsar um jogador do SCP… Ao absurdo disciplinar juntou-se-lhe um critério técnico incompreensível. À terceira marca um penalty inexistente, depois de perdoar dois, um dos quais de bradar aos Céus… Na dúvida, achou que surripiar três penalties já seria demais... Mas em 90 minutos nalguma coisa a equipa de arbitragem tinha que acertar: num lance que suscita muitas dúvidas e extremamente difícil de ajuizar, validaram o golo aos sadinos. Sem quaisquer hesitações.
O futebol português é farto: temos os autocarros e os motas. As televisões e os comentários manhosos, repetições / resumos selectivos e painerelirices durante toda a semana... Os pasquins com as suas épicas matreirices e encomendas. O abuso de autoridade das cargas policiais em forma de cacetada aleatória. Os Órgãos da LIGA e da FPF, cujas trapalhadas e incongruências dispensam apresentações (note-se o recente caso Boavista como exemplo). E, depois como corolário de tudo isto, temos a APAF. Provocatória. Gozona. Para com o Sporting, claro. Submissa, complacente, cortês, para com os todo ‘poderosos’. Sim, o Sporting Clube de Portugal está fora do lote dos ‘poderosos’. O SCP não manda NADA no futebol português. Não passa de um peão nas mãos de quem põe e dispõe neste tabuleiro cinzento e negro. Por culpa própria também. Há muito que o SCP não impõe respeito. Basta seguir o caso do momento: a arbitragem do clássico e declarações posteriores.
No início da época, Godinho Lopes ousou falar. E levou porrada. Agora, o Orelhas insultou... O Jesus acusou. Mas vão baixar-lhes as calcinhas. Como antes, noutras situações, baixaram a vermelhos e azuis. E nós? Perante esta dualidade de tratamento? É como se vê: Calados e a enfardar.
Por falar em calados… Vá lá saber-se porquê, há sportinguistas que ainda acham que quando a nossa equipa joga mal não temos legitimidade para apontar aos erros arbitrais que objectivamente nos prejudicam. Podemos comentar, classificar e analisar ao pormenor e até à exaustão o mau trabalho realizado pelos nossos, mas não podemos apontar erros alheios que contribuíram para a tristeza que vimos dentro do relvado. Qual é a lógica disto? Não sei… Como se uma coisa invalidasse a outra. Parece que quando o SCP joga mal, os árbitros ficam isentos de realizar condignamente o seu trabalho. Pergunto-me se quando esses tais sportinguistas têm um mau dia de trabalho, por culpa própria mas também alheia, se vergastam forte e feio apenas a si próprios e esquecem os demais ‘factores’ que os atrapalharam…
É tudo muito mau, a começar na falta de qualidade de jogo do Sporting, mas o que mais revolta é a porrada que levamos e que pior que passar impune foi ter-se tornado banal. E se querem saber, eu é que começo a estar farto de tanta banalidade e de ver o SCP a enfardar com tanta porrada.
NOTA: Muito do que escrevo neste post já foi, de certa forma, transmitido e escrito por outros sportinguistas, nomeadamente na nossa caixa de comentários. Mas a sucessão de artigos no “ANorte” provocou o adiamento da publicação deste. Ainda assim, resolvi não deixar de partilhar aquilo que penso e aquilo que sinto relativamente à actualidade do Sporting e do futebol português.
Touché! Totalmente de acordo! Nós somos assim, somos diferentes: levamos porrada de todos e ainda nos flagelamos que é para sofrermos mais um bocadinho, que isto o pessoal não sabe ser feliz. Ou tentar sê-lo, pelo menos. E isto deve dar um gozo tããão grande a quem nos continua a bater...
ResponderEliminarQuanto muito, mudaria uma vírgula de sítio!! SL
ResponderEliminarEste comentário foi removido por um gestor do blogue.
ResponderEliminarÉ preciso um novo Góis Mota no Lumiar.
ResponderEliminaros arbitros ao benfas obedecem! por isso não existirão nem boicotes nem castigos
ResponderEliminarVirgilio,
ResponderEliminarNem mais!
Só 1 pormenor: marcar um penalty quando faltam menos de 10 m de jogo é bem diferente de o fazer na 1ª parte ou no inicio da 2ª...
Virgilío,
ResponderEliminarTudo verdade! Mas...
- Depois das entradas de Leão no inicío da temporada, onde está hoje a defesa dos interesse do SCP perante a agremiação da APAF? Foi apenas fogo de vista?
- Depois da posição da agremiação da APAF perante as queixas do SCP, onde está a resposta desta agremiação aos dislates do SLB? E o SCP não aproveita para vir para a praça pública demonstrar, de forma inequívoca, a diferença de tratamentos e, o que é mais importante, apresentar um argumento indiscutível de reforço das suas queixas?
- E a comunicação social, é só o Sobral? e o Manha? e os outros? Porque não tomamos uma atitude mais dura com os CS?
Não confundamos a desgraça do jogo que apresentamos com tudo o resto. Isto é o que os amigos da APAF e da CS pretendem.
Somos prejudicados e diminuídos todas as semanas e tirando as iniciativas particulares na net, nada vemos de institucional em defesa do clube. Que organização é a nossa?
Se não tivessemos sido ludibriados estaríamos lá em cima, mas quem nos dirige parece não um Leão, mas sim um Sendeiro!
Não ao lema "quanto mais me bates mais gosto de ti". Eu não sou masoquista!
SL
Virgílio,
ResponderEliminarFoi por todas as razões que exemplarmente referiste no post que o único comentário que fiz ao jogo com o Setúbal no vosso blog foi que estava farto do futebol português. Há trinta anos que vejo sempre as mesmas óperas bufas, só mudam os "artistas".
É degradante o espectáculo, pois a impunidade é total para os que enlameiam o jogo. É nauseante a falta de coluna vertebral de algumas figuras que ainda por cima se dão ao luxo de fingir que são sérios e é escabrosa a inépcia da justiça ao lidar com estes mânfios de pacotilha.
Bem haja!
AMendes,
ResponderEliminarO post anterior não foi uma resposta em exclusivo ao seu comentário, foi motivado por 2 razões:
Pelo medo que parece ter-se instalado nos adeptos em geral
E um apelo aos que possam para estarem presentes.
SL
O Carrillo foi expulso por mandar um murro num jogador do Setubal, penso eu. Vamos ficar sem ele no proximo jogo o que é bastante mau. Não percebi porque é que a equipa tecnica não levou os jogadores para fora do relvado à força, ja que viu que havia problemas.
ResponderEliminarFalando do jogo violento, curiosamente, o nosso jogador que sofre mais faltas é o Rinaudo. Esse, que a comunicação social apelida de caceteiro.
@Aurelio Estorninho
ResponderEliminarde facto os árbitros obedecem ao "benfas" como tu escreves e com isso conseguimos ganhar um campeonato de 5 em 5 anos e uma tacita de vez em quando!
Enquanto o SCP e o SLB não perceberem que têm de trabalhar juntos para vencer a máfia do norte, nunca vão ganhar nada! Não esquecer que o Salvador do Braga é um poderoso aliado do clube da fruta e neste momento não interessa que o SCP volte a ficar um clube competitivo e a fazer sombra ao "novo grande"!
Mas o que interessa é que os árbitros obedecem ao benfas.....para rir!
A mim não me interessa minimamente a quem os arbitros obedecem. Se a equipa jogar um bom futebol regularmente, não há muito que os árbitros possam fazer mesmo se estiverem contra nós.
ResponderEliminarLdA,
ResponderEliminarAcho bem, e que o medo nos permita trancender!
SL
Ganda post, mainada!
ResponderEliminarCompletamente de acordo com o post..
ResponderEliminaro SCP tem que perceber uma coisa, em controlar a comunicação social controla o fubebol em portugal.
ResponderEliminareste caramelo que arbitrou se tivesse toda a semana os seus juizos BEM avaliados e repetidos em TVs e Jornais, como acontece com outros clubes, era pressionado e da próxima vez que apitasse o SCP fa-lo-ia com "outra predisposição"
Até quando os nossos dirigentes continuarão a dormir?!
Virgílio, o SLB não controla arbitragens nenhumas. O SLB não tem poder absolutamente nenhum. Os resultados falam por si.
ResponderEliminarO que disse LFV sobre o árbitro que mereça castigo? O que ele disse é que se o Proença se sente condicionado, então que recuse apitar os jogos do SLB. Não sei se te lembras, mas houve já árbitros que se recusaram a apitar jogos do SLB.
LFV não disse absolutamente nada que mereça castigo.
Quanto a JJ, de facto disse que o fiscal não marcou porque não quis, numa declaração que todos os fins de semana se repete, em todos os campos.
Contudo, parece-me que será castigado, vamos esperar.
Outra coisa, quem dera ao SLB que estes árbitros corruptos se recusassem todos a apitar.
Virgilio integralmente de apoio. Experimentem jogar futebol a sofrer faltas a cada três passes. Esta agressividade nos adversários do Sporting chama-se entreajuda a "arte de bem defender" como diz o Mota. O jogo com o Paços já tinha sido um festival mas nas palavras de Paraty não houve nada de estranho.
ResponderEliminarSilva Resende durante um dos seus mandatos como presidente da FPF convidou um dos responsáveis da arbitragem europeia para ver um jogo em Alvalade. O homem ficou estarrecido, o jogo acabou um 50 faltas, disse ele que assim era impossivel jogar futebol e tem toda a razão.
Ontem como hoje quando o Sporting reage, investe, cresce, se tudo o resto falhar a porrada funciona sempre e não vale a pena comprar uma equipa de Rinaudos, vão todos para a rua e com o rótulo de violentos na testa.
Não é só do castigo de Jesus e Vieira que estou a aguardar, no final do jogo de Barcelos Vitor Pereira e Pinto da Costa tiveram afirmações do mesmo calibre. Já aconteceu alguma coisa? Como diria o Paraty, tudo normal.
Aliás o cerco a Sá Pinto continua, este bandido violento, enquanto dirigentes do Porto são castigados com um mês de suspensão e Rui Costa se diverte a ameaçar pessoas da Liga. Os jogadores de Braga e Porto são castigados por agressão em tuneis, Jesus agride em pleno campo, mas Sá Pinto é que tem direito a cobertura jornalistica dos seus tiques violentos no banco.
Estamos na berlinda, não podemos quebrar.
AMendes:
ResponderEliminarComo pessoa inteligente que demonstras ser, fazes as pertinentes perguntas que se impõem e que os nossos dirigentes deveriam fazer. Aguardo, sem gdes expectativas, confesso...
10A:
Eu li esse teu comentário e partilho 100% do teu sentimento. Daí a minha nota, no final do post. Tenho perfeita noção de que outros interpretam e sentem o mesmo que eu. E manifestaram-no antes deste post.
Mike:
Não tenho a certeza se terás percebido a intenção do post na sua totalidade. Não está em causa a justeza das decisões aos erros dos nossos jogadores. Está em causa a sua ausência nos erros dos nossos adversários. Se o Carrillo reagiu a bocas do Miguelito e respondeu com uma chapada, foi bem expulso. O que digo é que as agressões perpetradas pelos jogadores sadinos ficaram sem igual punição... Por exemplo.
Se estás convencido que podemos ganhar sempre (mesmo jogando bem) tendo os árbitros contra nós, estás muito bem engado. Temos 'n' exemplos disso. Repara que até jogando mal, como no sábado, poderíamos perfeitamente acabar o jogo com outro resultado. Bastava que o Gralha expulsasse justamente Suswam e sinalizasse um dos penalty mais cedo no jogo (bem visto, LdA), para hj estramos mt possivelmente com um discurso completamente diferente, do estilo: "eh pá não jogaram nada na primeira parte, mas na segunda foi completamente diferente e conseguiram dar a volta ao jogo...". O SCP empatando cedo e, consequentemente, os seus jogadores acalmando os ânimos, dificilmente não conseguiria um resultado positivo. Como vês, faz toda a diferença.
De resto, acho que o SCP não tem que estar à espera de ng nem de fazer 'alianças', seja com o benfas ou outro clube qlq, para agir na defesa da justiça no futebol português. Tenatar não custa, custa e mudar alguma coisa. Mas se vamos estar à espera do próximo jogo em que o benfica se sinta prejusdicado, os anos vão passando e nadas... Como diz o 10A, já passaram 3 décadas e não se motam diferenças nenhumas...
Como não se notam diferenças avanço com a sugestão de contratações para a próxima época. À atenção do Carlitos Freitas e scouting do SCP:
- Jean-Claude Van Damme
- Vin Diesel
- Jackie Chan
e os veteranos:
- Sylvester Stallone
- Arnold Schwarzenegger
- Chuck Norris
Para auxiliar nas 'limpezas' dos bastidores, podemos ainda contactar o detective Dirty Harry...
SL
Luis:
ResponderEliminarO que me parece é que Benfica e Porto podem criticar à 'vontadex' que a APAF não reage...
Afirmas que LFV não merece castigo. E o GL e consequentemente o SCP no inicio da época mereceram? Então pq a reação corporativista que temos vindo a sofrer? Sim, continua, como se viu na semana passada com o exemplo da greve ao treino...
Como sabes eu acho que o slb tem justificadas razões para se queixar da arbitragem do clássico. Nem sequer me leste alguma afirmação de estilo (mt utilizados pelos benfiquistas, diga-se de passagem): "perderam o jogo e a culpa é do árbitro, os calimeros". Qd objetivamente existem erros graves que alteram resultados acho que é obrigação dos dirigentes dos clubes atingidos manifestarem-se. Mas tds devem sofrer as mesmas consequências e não é isso que vê em Portugal.
Abraço.
LMGM:
ResponderEliminarMais uns bons exemplos a juntar ao jogo do passado fim-de-semana. É sempre bom manter a memória fresca, não é?
Gde abraço.
Rosa Santos, Veiga Trigo, Garrido, Jorge Coroado, Isidoro Rodrigues, Mário Leal, Vitor Pereira, Lucilio Baptista, Soares Dias (pai), Paraty, Martins dos Santos, Carlos Calheiros, Carlos Valente, António Rola, José Prates, António Costa, Paulo Baptista, José Leirós, Paulo Costa, Jacinto Paixão, Bruno Paixão, Cosme Machado, Xistra, Elmano Santos, Duarte Gomes, Soares Dias (filho), Olegário, Proença, Augusto Duarte, Gralha, etc.
ResponderEliminarÉ seguir o rasto do dinheiro e aqui está a face da MERDA que é o nosso futebol.
E andam todos (menos os mortos, que é só um) de cabeça erguida na rua.
"Não se importa como se ganha, desde que se ganhe".
Foi uma vergonha...mas ninguem fala disso....não interessa...mais como é que os comentadores sem verem a repetição dizem logo que é golo?o lateral direito devia ter sido expulso...o miguelito ameaçou de punho fechado o carillo durante o jogo...quando é um jogador do sporting qq falta é logo amarelo...assim é impossivel ganhar...os outros grandes a jogar mal qts pontos já ganharam ou com expulsoes ou penalties...o orelhas e o jesus criticaram os arbitros tou pra ver se alguem vai faltar ao jogo....palhaçada
ResponderEliminarVirgílio, no início de época escrevi num post do Peyroteo que o SCP estava a ser empurrado para baixo, assim como no ano passado o fizeram com o SLB.
ResponderEliminarNão tenho problemas nenhuns em admitir que o SCP é, como dizer, "maltratado", porque é cada menos influente.
Os próprios dirigentes descredibilizam o Clube.
LFV, para o bem e para o mal, sempre credibilizou um pouco mais. Mas nem é por aí, porque ambos os clubes têm os mesmo títulos nos últimos 20 anos, por isso, não faz sentido falar-se em poder do SLB.
Eu diria que nem uma nem outra declaração merecem castigo, vá. São merdas sem importância. Mas o SLB foi castigado, porque servem sempre para ser exemplo daquela classe que o outro apelida de "heróis".
Resumindo, ninguém quer saber do SCP Mas no fundo, também se estão a cagar para o SLB.
Confesso que o titulo do artigo me tinha deixado de pé atrás porque vinha de uma volta pela "blogoestérica" leonina temia aqui a continuação do vomitório das lutas e insultos internos, sempre à procura de imolações pelo fogo.
ResponderEliminarMas no final até me vejo obrigado a concordar com o titulo, provavelmente isto só lá vai quando houver porrada.
Cantinho,
ResponderEliminarEssa lista é a "nightmare-team" da arbitragem nacional. Dessa lista ficou-me particularmente vincada a inenarrável arbitragem de Mário Leal numa eliminatória da Taça contra o fcp na época 91/92. Foi dos maiores shows de roubalheira a que tive o desprazer de assistir ao vivo, deu azo a uma carga policial brutal com Sportinguistas a fugir de agressões e pedradas de sujeitos fardados. Consequências? Nada. Tudo normal.
Quando vi o Dias da Cunha na célebre entrevista em que chama os bois pelos nomes, tive a ligeira esperança de que algo podia mudar. Breve ilusão, o polvo foi e continua a ser muito forte.
Cantinho de Morais,
ResponderEliminarEsses são apenas os mais recentes, porque a verdadeira lista já começa a ter dimensões de lista telefónica.
Preocupante para nós Sportinguistas é que se esta lista é atual, as das gerações anteriores é da mesma magnitude.
E se hoje é o Porto que domina o sector anteriormente era o Benfica.
10A
Casos por casos, o maior roubo que assisti foi na Luz (nem me lembro do ano) com o Inácio de Almeida.
O artista virou as costas à bola com a mesma em jogo e o Bento sem querer atira a bola para os pés do Manuel Fernandes que não se faz rogado e marca golo.
Nós do Sporting fazemos a festa e o Inácio de Almeida ao ouvir o bruá, vira-se e...
...anula o golo. Ninguém percebe (ou percebe, mas...).
A escandaleira foi tal que desta vez o artista acabou reformado.
Enfim, devem ser às centenas estes casos contra o Sporting.
SL
AMendes, ninguém percebe não, o Humberto Coelho percebe e contou essa história numa recente homenagem póstuma ao Bento dizendo que tinha sido ele como capitão de equipa a mandar o árbitro não validar o golo. Referia isto com saudosismo do tempo em que a palavra do capitão do Benfica era lei dentro do relvado.
ResponderEliminarTinha-lhes dado jeito na sexta passada...
LMGM,
ResponderEliminarNão sabia dessa douta explicação, mas assim percebe-se o que sucedeu e muito mais!
Mais ainda quando vemos o Humberto Coelho na FPF como dirigente.
SL
Haja porrada e contem comigo, um post com amor ao Sporting!
ResponderEliminarPSM
10A,
ResponderEliminaré a minha lista e nem foi preciso puxar pela cabeça e ir a sites de referência. Lembro-me deles todos.
Esse jogo do Mário Leal é o que mais me marca. Golo de Kostadinov (quem mais) e depois foram penaltys, agressões, anti-jogo, tudo era permitido. Tava no topo Norte com o meu pai. Um jogo à tarde. Ainda estou a ver o Kostadinov a marcar o golo nessa baliza, de cabeça. E o festival de Mário Leal que na TV ainda foi mais escandaloso.
AMendes,
são os mais recentes mas eu também "só" tenho 31 anos.
Humberto Coelho? O grande defesa vermelho que bastava levantar o braço que era logo assinalado fora-de-jogo ao adversário do Benfica. Isso é que eram tempos...
FPF e Liga? Outras escórias e antros. Quem não se lembra de João Rodrigues? E Cunha Leal?
Realmente o Benfica pode-se queixar muito....
Faltou só falar do comentador Valdemar não sei quantos da TVI. Deve ter um pó ao Sporting. Enervante.
ResponderEliminarAMendes
ResponderEliminarE o caso da expulsão de Caniggia, há 15 anos num SLB 1-SCP 2 , por ordem do árbitro Jorge Coroado, que motivou trocas e baldrocas e até um jogo de repetição (2-0 para o Benfica, bis de Edilson, no Restelo, a 14 de Junho), promovido pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e anulado pela FIFA.
Tiro bem certeiro,Virgílio.No entanto eu ainda acrescentaria que o "eco" do calar todas estas situações ou aumentá-las depende sempre das estações radiofónicas e televisivas e da côr das camisolas.Viram o festival de locutores a meter o microfone à frente de qualquer cão ou gato das apafes desta vida quando dos casos com o Godinho Lopes?E agora com o JJ e o orelhas?A verrobeia mental e oral desses senhores acabou-se,ou foram por acaso solicitados a fazê-lo? Creio bem que foi a 2ª hipotese que aconteceu para que o "eco" se fosse esbatendo até cair no eaquecimento!Está tudo mancumunado nesta podridão em que se transformou o futebolzinho deste país!
ResponderEliminarPS:Aproveito para relembrar sobre Gois Mota que um dos fiscais de linha desse tão falado jogo,ainda vivo,desmentiu na TV a versâo que por aí tem corrido propalada sobretudo pelos adeptos do clube que comemora o seu aniversário bem antes da sua existência.
PS2:Como há 2 clubes a pretender ter existência antes de realmente terem existido esclareço que os maiores,que não ùnicos,a usarem a mentirola são os de um clube com nome de bairro de Lisboa.
Óbviamemte que queria dizer cair no esquecimento
ResponderEliminarEste post está certissimo.
ResponderEliminarBasta seguirem as arbitragens com atenção nos jogos do Sporting e verem os critérios na marcação de faltas e amostragem de cartões.
Depois pelo meio dão-nos uns rebuçados para nos calarem.
O Sporting não voltará a ser campeão com esta corja de arbitros e seus dirigentes.
Eu acho que todos os lagartos estão doentes de espírito. São osgas com febre...Força Zportem, rumo ao 5º lugar.
ResponderEliminar