terça-feira, 6 de março de 2012

Aí está o Sporting (velho) de volta

Um Sporting velho de volta

O leão esquizofrénico que rodopia em torno do seu próprio rabo está de volta. Da exigência de cabeças no cepo, a novas eleições até à refundação ouve-se um pouco de tudo, como se os problemas do Sporting se resolvessem mudando incessantemente de baralho, certos de que um dia, não se sabe quando, sairá uma "boa mão". Quem assim pensa esquece-se que esta é a forma de perpetuar o regresso ao ponto de partida, recomeçando sempre do zero e por isso sempre atrás dos que nos têm precedido na classificação. 

Critica digna de registo é escassa e substituída por raciocínios primários, com base nos resultados e muito mais comprometidos com  interesses pessoais, de grupos, baseados em mexericos do que no que realmente interessa ao Sporting. É nestas alturas que me sinto abençoado por viver longe de Alvalade, não conhecer quase ninguém que se movimente em cada uma das trincheiras, não possuir outra avaliação que não aquela que me é ditada pelo que me dita a minha observação.

No que à época em curso diz respeito continuo a pensar que foi feito mais do que suficiente para não termos que passar pela actual desilusão. Disse-o na altura devida, não tenho razões para mudar a minha anuência ou as minhas criticas. O Sporting contratou o melhor treinador disponível, contratou bons jogadores, quase todos jovens e com capacidade de progressão. A respectiva valorização está muito mais dependente da envolvente colectiva do que do seu valor individual.

Neste sentido, o percurso de Wolfswinkel na difícil relação com a opinião da bancada é paradigmática: de "jogador caro", "flop", quando não jogava passou a "futuro titular da selecção holandesa", cuja cláusula rescisória (20 milhões) "era barata" e por isso um acto de gestão negligente. Hoje é o mesmo, ainda com um largo caminho pela frente, mas outra vez mais próximo da pouca valorização inicial. O que mudou? A capacidade ofensiva da equipa, que é incapaz de por uma bola redonda em zonas de finalização.

Continuo a pensar que grande parte da situação em que nos encontramos tem sobretudo origem num falhanço que ninguém conseguiu antecipar. Essa foi a impreparação de Domingos para gerir o Sporting nas actuais circunstâncias - construir uma equipa de raiz, com jogadores de múltiplas origens e dotá-la de um modelo de jogo pelo menos eficaz - e a sua falta de reacção à estagnação da equipa perante o melhor conhecimento dos adversários. Como disse antes, isso não retira o mérito do treinador no percurso feito anteriormente, nem o impede de alcançar o êxito novamente no futuro. Defensor desde o inicio da sua contratação, não por ver nele o "Guardiola do Sporting", (tema que abordarei em post futuro), via no seu percurso o que nós precisávamos no imediato: capacidade de alcançar resultados e objectivos previamente fixados. Ora, quando saiu, Domingos já não estava capaz de satisfazer a exigência mínima: encostar aos da frente.

Parece-me pois erro no alvo e um desperdício de energia  procurar razões internas para a principal razão do falhanço que esta época pode vir a significar. Percebê-lo é uma lição útil, uma vez que o que agora sucedeu pode vir a repetir-se no futuro, seja com a actual direcção seja com outra. Isso deveria ser percebido por todos, principalmente pelos que têm ambições mais ou menos veladas e agora se põem em bicos de pés.

Mas é, parece-me, essencial que seja percebido pelos que, como eu, não têm outra ambição que não ver o Sporting de volta ao que o clube merece. Saber que por vezes tudo fazer para ser melhor não é suficiente é uma lição que a vida nos dá porque nela há muito de aleatório. O suficiente para, na famosa asserção, que os prognósticos infalíveis são feitos depois do jogo. O compromisso com o clube vê-se especialmente na adversidade, embora seja muito mais fácil deixar-se levar pelas emoções e pelo que é mais sonoro e visível no momento. Quem não os tem no sitio para viver a dureza deste momento não os terá para fazer o tal novo Sporting que tanto queremos.

11 comentários:

  1. LdA,
    É curioso, mas este texto e especial esta passagem, "ouve-se um pouco de tudo, como se os problemas do Sporting se resolvessem mudando incessantemente de baralho, certos de que um dia, não se sabe quando, sairá uma "boa mão". Quem assim pensa esquece-se que esta é a forma de perpetuar o regresso ao ponto de partida", fez-me lembrar um sketch dos Monty Python ( http://www.youtube.com/watch?v=u0WOIwlXE9g ).

    Tantos há que estão sempre prontos a rebentar com tudo e com todos até que também eles rebentam. O problema é que arrastam sempre partes do clube com eles.

    ResponderEliminar
  2. Adoro a maçã Reineta Vermelha!... É uma maçã muito rara, semelhante à reineta clássica que todos conhecemos, mas com um sabor agridoce mais requintado e a coloração, como o próprio nome indica, em vez do cinza esverdeado, apresenta tons raiados de vermelho, que convida a uma tricadela dura, porque a textura da polpa é dura quando no grau de maturação ideal. Demasiado madura, é farinhenta e não gosto tanto.
    Pois bem, tenho quase uma centena de árvores de fruto no meu pomar e há quatro anos consegui que num viveirista conceituado, uma jovem árvore que me prometia os sabores da minha meninice. Passaram os anos e no último Verão apenas tive o privilégio de comer meia dúzia de macãzinhas, pequenas e insignificantes que apenas me sugeriram de soslaio, os sabores antigos.
    O que devo fazer?!... Cortá-la rente, comprar outra árvore com as características que tanta água na boca me fazem e tentar de novo, ou aumentar o desvelo com que venho tratando esta, duplicando o estrume e a adubação, depois de três decepções consecutivas?!...
    O vosso post de hoje, apesar de redondo e redundante, trouxe-me um dilema a que não me julgo capaz de dar resposta. Mas, quem sabe se de uma aparentemente fraca moiteira, não sairá um bom coelho?!...
    O que eu verdadeiramente queria eram maçãs Reinetas Vermelhas como o meu tio tinha na sua quinta, nos meus tempos de meninice. Será que me podem ajudar ?!...

    Com um grande abraço leonino, fico à espera

    ResponderEliminar
  3. 10A,
    O video complementa na perfeição o que tentei colocar no post. Obrigado!

    Àlamo,
    Se eu percebi bem a analogia temos aqui um problema cronológico: a macieira em questão tem pouco tempo de plantação embora seja natural que desejemos maças suculentas quanto antes melhor.

    Isto porque parece-me que do plantel ao dep. de futebol aos corpos sociais é tudo novo. Quero crer que, tendo em conta o clube que foi recebido das mãos de já não me lembro muito bem quem, (Bettencourt já estava em parte incerta...)foi necessário plantar muita arvore nova.

    Abraço a ambos.

    ResponderEliminar
  4. Vou continuar a insistir, amigo. Obrigado pelo conselho. Mais estrume, mais adubo, uma rega de vez em quando e uns tratamentozinhos profilácticos. Que hei-de eu fazer?!... Sou doido por reinetas "rojas"...

    Um abraço amigo e obrigado pela cortesia

    ResponderEliminar
  5. Saudações Camaradas Leoninos.
    Escusado será dizer que o(s) mal(es) do SCP, já vêm muito de trás. Desde não haver seriedade alguma nos presidentes que lá passam, que abandonam o barco de um momento para o outro (exº Soares Franco), porque têm "projectos mais aliciantes do que o Sporting Clube de Portugal". No caso do Bettencourt, que estava tão bem visto pelos Sportinguistas, pensava que a papinha estava toda feita, na equipa de Paulo Bento. Enfim estes são os exemplos mais recentes. Passando por não haver qualquer hierarquia no clube. Por exemplo no caso da equipa de futebol, não há a hierarquia Presidente; Director Desportivo/Chefe de Departamento de Futebol; Treinador; Treinadores--Adjuntos; Capitães e finalmente o resto do plantel. Também estou convicto que hajam problemas sérios em relação aos Preparadores Físicos. Tantas lesões é um pouco estranho, não acham? Ou será que há jogadores que tenham tão pouco respeito pela camisola que vestem, que passam a vida a fazer ronha? O que tem originado alguns casos sérios de indisciplina no balneário, e que muito poucos adeptos Leoninos reparam. Meus amigos, se não sabem ficam sabendo, qualquer treinador é bom se tiver a total confiança e respeito por parte dos jogadores, o que já não acontece há muitos e muitos anos no SPORTING. Se os jogadores não corresponderem dessa maneira, há sempre o Director Desportivo ou o Chefe do Departamento de Futebol a quem o Treinador pode reportar tais problemas. Se for preciso leva-se o caso ao Presidente do clube. Desde que vejo futebol não me lembro de ver isso no meu SPORTING. Nunca se perguntaram porque é que o FCP tem dominado o Futebol Português? Nunca se viu nos últimos anos "novelas" lá para os lados da Cidade Invicta. Nem casos de indisciplina nem merda nenhuma, e se os houver o problema é resolvido no momento sem muito alarido. O Paulo Bento literalmente, fez de Presidente, Treinador e Director Desportivo durante 4 anos. Enquanto meninos como o Soares Franco, Bettencort e Pedro Barbosa nunca mexeram uma palha para o apoiar. E agora o Sá Pinto, por este andar, vai sofrer o mesmo. No caso do Domingos Paciência, não ponho em causa o trabalho dele. Ele simplesmente está mais habituado aos métodos do FCP. Ele entregou-se porque simplesmente não teve respeito que deveria ter por parte dos jogadores. Em relação às contas do clube,.... nem quero pensar ou falar disso. Isso é outra tempestade que o nosso Clube vai ter que enfrentar num futuro bastante próximo e que se avizinha muito negro. E assim, esta nova aristocracia maçónica, conseguiu destruir um Grande Clube, que para mim, e certamente para vós também, é o Melhor Clube de Portugal e do mundo, pelo currículo imenso de títulos em todas as modalidades e em todos os escalões a nível Nacional e Internacional. Um abraço a todos. Saudações Leoninas. VIVA O SPORTING!!!

    ResponderEliminar
  6. O SCP não precisa de treinador.
    Veja-se o Porco. O VP é algum treinador?
    O Jesualdo? O Fernando Santos?
    O SCP precisa de alguém de chicote na mão.
    Imperdoável e ridículo que um central mediano adaptado a lateral-direito(Maicon)faça melhor figura que nos nossos laterais direitos de raíz.

    ResponderEliminar
  7. Mais uma vez um grande post chama-se a isto por o dedo na ferida.Deve haver muito boa gente que se deve sentir incomodada e engolir em seco ao ler o que aqui está.

    EL

    ResponderEliminar
  8. o caso do Domingos sugere-me o famoso princípio de Peter ou usando uma analogia mais popular " ninguém pode garantir que o melão é bom antes de o abrir".

    Quanto à forma como a equipa foi construida pareceu-me na altura, e parece-me ainda, que os passos dados o foram no caminho certo. Se calhar não demos todos os necessários (vd a questão da defesa), mas a revolução foi tão grande que o fator tempo é uma questão real.

    Assim, o que mais perplexidade me causa no momento atual é o ruído ensurdecedor dos dirigentes. Apesar dos resultados e das exibições más existe um campo de defesa intransigente dos direitos do Sporting que eu não vejo ser assegurado e isso é indescupável.

    SL

    ResponderEliminar
  9. Excelente e certeiro post! Seguido,logo,
    de alguns comentários que apontam logo para o tal Sporting 'velho! E, já agora,uma precisão (só uma, porque os erros factuais são muitos): goste-se ou não do Soares Franco, ele não fugiu. Terminou o seu mandato (talvez o mais consistente e com mais resultados do decénio) e apenas se não recandidatou. E fez bem, a meu ver. uma minoria boicotou sempre as suas reformas estruturais, a mesma que correu com o Paulo Bento, apesar do bom trabalho efetuado em condições bem difíceis.

    ResponderEliminar
  10. Concordo em absoluto com o post, que até acaba por ser factual e nem especula sobre qual o caminho a seguir. Esse é outro debate e todos sabemos o valor da estabilidade: sem haver notas de incapacidade por parte de quem decide, defendo como julgo que o LdA defenderá apesar de não o dizer explicitamente neste post, que se deixe as pessoas trabalhar. O Sporting perdeu nos últimos 10 anos todo o know-how interno, e está a readquiri-lo. Quanto tempo teremos de esperar? Pois não sei, e sabemos bem que tudo é urgente no Sporting. Mas não vejo outro caminho. Atente-se no exemplo do fifica: andaram aos papéis com estes dirigentes durante anos, com Veiga, com Rui Costa, trocaram de treinador nem sei quantas vezes e de jogadores então nem vale a pena dizer, mas foram adquirindo qualidade e experiência, e hoje todos lhes loam qualidades, nós incluídos (que defeitos não há por lá, como se depreende da imprensa).

    Alamo>>
    Para as suas macieiras metafóricas ia sugerir paciência, mas soou-me mal. Que tal o Sá Pinto para fazer a poda?

    SL, MTP

    ResponderEliminar
  11. Eu acho que podemos definir o que é o SCP agora, pelas próprias palavras do Izmailov ao site da UEFA:

    "Independentemente do que escrevam ou digam sobre ele (Sá Pinto), nós somos uma equipa que respeita e protege sempre o treinador. E ele é um treinador por quem vale mesmo a pena lutar quando entramos em campo."

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (15) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (18) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (3) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (1) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (2) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)