"O Sporting tem que ser liderado por quem perceba de futebol"
Foto retirada do Facebook Cortina Verde |
Foto retirada do Facebook Cortina Verde |
Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.
Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.
A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.
Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.
Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.
Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.
Vale a pena ouvir.
ResponderEliminarhttp://bolanarede.podomatic.com/entry/2012-06-01T14_00_25-07_00
Tem razão em tudo o que diz, mas só falta acrescentar:
ResponderEliminar1º Vim para o sporting, quando o meu nivel tinha decaido imenso e ainda deu para assinar por 2 anos, o 1º cumpriu, o segundo levou ideminazação.
2º sou como o costinha, quando podia ser util ao meu clube de coração nunca o fui, mas quando estava a cair apareci.
Vai pro caralho, xulossssssssssssssssss
Leão de Alvalade, é simples:
ResponderEliminarO Maniche mantia na altura a condição de futebolista. Hoje não é mais. Não lhe competia portanto medir ou avaliar para o Sporting o peso da sua contratação. Era essa uma função dos dirigentes do Sporting - tanto desportiva como de €'s, e sua relação. O Maniche como futebolista assinou pelo Sporting porque o contrato oferecido foi de encontro ao que ambicionava e porque não encontrou objecções em jogar pelo Sporting. Sem surpresa.
Já aquilo que o Maniche afirma no recorte de jornal: é verdade, e são declarações que até caem bem.
Mas atenção, que este comentário não demova ninguém de vir na sequência deste «post» insultar o Maniche, quando está mesmo a pedir ...
"Obviamente que esta afirmação merece uma avaliação mais profunda do que agora vou fazer"
ResponderEliminarLeão de Alvalade,
Não se desconsidere. Em poucas linhas disse tudo. Maniche não fez de coveiro, mas foi um dos muitos pregos que Costinha, JEB e o Forcado espetaram no nosso clube.
Mas não é só de gente que perceba de futebol que o nosso clube precisa. Também precisa daqueles que nada sabem de futebol, mas pensam que sabem e que ajudam a influenciar a cabeça de muita gente.
Falo dos jornalistas, paineleiros e comentadores desportivos.
Acabado de ver mais um grande jogo da selecção de todos vós, fico, cada vez mais, perplexo com o serviço que Tadeia, Conduto e Hugo Gilberto fazem ao Porto e Benfica. Moutinho é o melhor do Mundo (então a bater cantos...). Patrício é o culpado do golo (o passador Miguel Lopes, a má cobertura de Pepe e Alves e a lentidão de Coentrão são os danos colaterais da má interpretação de Patrício da jogada). E depois gostei muito de uma coisa. O Eduardo foi apresentado como jogador do Benfica (emprestado pelo Génova) e o Miguel Lopes foi sempre apresentado como jogador do Porto (neste caso, pouco se mencionou o clube ao qual esteve emprestado). Que conveniente. E será mais um vendido após o Euro...
Também adorei a prestação do Eduardo 9 jogos esta época, o Nelson Oliveira 5 jogos esta época (se juntarmos todos os minutos jogados dá o total de 5 jogos) e do Miguel 13 jogos Lopes.
São estes os homens que fazem influenciam mentes ocas e que ajudam a tapar a fraude que é uma convocatória para a Selecção Nacional.
E ainda bem que ninguém viu a exibição (mais uma) de André Martins no jogo de ontem. Ainda podiam dizer que até seria útil na selecção principal.
Não deixo de lhe dar razão: "O Sporting tem de ser liderado por quem perceba de futebol.".
ResponderEliminarTodos os àpartes, são coisas que, mais uma vez, depois até de quem diz estas coisas já não ser jogador do clube, entretêm a massa adepta.
O remate de ser o clube do coração, obviamente, traz mais alguma carga emocional e faz equacionar tudo o resto que não fosse a contratação deste gordo.
Ao Maniche recomendava juízo, essencialmente.
Cantinho,
ResponderEliminarPara o peditório da selecção dou pouco, mas de certeza que não viste o mesmo jogo que o PB: "Fizemos um jogo extraordinário".
Diga-se que algum respeito que o PB me merecia por ter deixado uma imagem de independência esvaiu-se rapidamente: seleccionar jogadores que ostracizou no Sporting só porque mudaram de cores (ex: Varela, Carlos Martins), escolher Beto e Eduardo em vez de Quim, Custódio em lugar do Viana (apesar de ter engolido o sapo), Miguel Lopes, que passa logo a jogar a titular, e a cereja no topo do bolo, deixar de fora o Liedson simplesmente porque como joga no Brasil não tem padrinho a quem ele precise de agradar, quando temos uma frente de ataque (!?!) composta por Nelson "só cá estou para agradar ao slb" Oliveira, o Hélder "sou tão amigo do pdc e bom na teoria" Postiga e o Hugo "Matraquilho" Almeida, está tudo dito.
De resto, apesar de não ter visto nem todos os jogos, nem alguns dos poucos que vi até ao fim, constato que muitos dos defeitos que lhe apontávamos no Sporting enquanto treinador mantém-se por lá, por isso, acho que só com um milagre de Nossa Senhora do Caravaggio passaremos à segunda fase, mas decerto que para ele já será uma vitória se conseguir valorizar alguns jogadores dos novos "amigos".
SL
O problema do Spoting é outro. Aliás, são dois.
ResponderEliminar1º TODOS, MAS MESMO TODOS,NÃO SE INIBEM DE DAR A SUA OPINIÃO PUBLICAMENTE PARA DEFENDEREM O SEU PONTO DE VISTA E NUNCA O DO SPORTING, PARA DAR NAS VISTAS E DEFENDEREM O QUE NÃO FIZERAM QANDO DEVIAM.
2º TODAS AS DECLARAÇÕES NA COMNICAÇÃO SOCIAL AINDA TÊM UM IMPACTO NO CLUBE E EM MUITOS ADEPTOS FORA DO NORMAL. TEMOS QUE ACABAR COM ISSO.
Este jogador, pelo seu passado, qualidade e ordenado, devia era ter feito a diferença pela positiva na sua passagem pelo clube e não o fez.
Portanto cale-se que eu não gasto mais tempo com ele.
Edu Mart
MM, Visigordo, Cantinho do Morais,
ResponderEliminarComo é óbvio Maniche tem razão, aliás é "lapalissiano" dizer que um clube que tem como modalidade mais querida o futebol precisa de alguém que perceba de futebol.
E é muito bonito terminar dizendo que o Sporting é o seu clube do coração. Eu também gosto de o saber. Tal como diz o MM, ele esteve ligado ao clube como profissional e agora discorre sobre o que o clube precisa ou deixa de precisar como adepto. Ok, está no seu direito.
Mas como lhe é conveniente esta separação de águas! Quando assinou pelo Sporting (e se apresentou num estado de muito duvidosa condição de atleta para merecer um dos salários mais elevados do plantel) não se preocupou com as necessidades do Sporting. Também não o fez quando tratou de cobrar a indemnização que, diga-se, era dele de direito como profissional.
Mas esquece-se que foi precisamente por não existir quem percebesse de futebol, que o clube na sua totalidade vivia sem rei nem roque, num dos períodos em que mais valor foi destruído e particularmente demolidor para o amor-próprio leonino, que as portas de Alvalade se abriram para ele.
Era sobre esse período que se devia ter pronunciado porque era esse que ele conhecia. No mais tem tanto direito de se referir ao presente como qualquer adepto como nós.
Mas como é mais fácil proclamar o Sportinguismo do que praticá-lo!
Como adepto, ajuda muito pouco vir dizer o que disse, num momento particularmente difícil para todos, de elevada turbulência.
E é por comparação com o tempo de Maniche como profissional e o de hoje que me sinto mais tranquilo com a qualidade das decisões que são tomadas em Alvalade. Já não se troca o futuro, com o exilio de jogadores para projectos sem qualidade, por jogadores do passado e ainda por cima caros.
É isso que sinto quando vejo que se quer dar uma nova oportunidade a Pereirinha (a quem reconheço tanto talento como falta de consistência, talvez precisa da mesma tolerância que tivemos com JPereira) com o regresso de Adrien e sobretudo com salvamento de André Martins quase em cima do gongo.
Não sei se o Sporting já tem o valor necessário entre quem dirige o seu futebol mas estes são bons sinais. Prefiro pegar por aí.
Maniche:
ResponderEliminarSinceramente, não me pareceu que a performance do Maniche, no ano de tds os horrores, tenha sobressaído pela negativa ou positiva. Ficou aquém do que podia ter rendido, tal como tds os outros... Pior só mesmo Costinha e JEB, que ñ ficaram 'aquém': foram uma lástima. Ainda pagámos pelos dois anos de bosta que a dupla protagonizou e que agravaram a, já de si, má situação do SCP.
O Maniche não tem culpa do SCP manifestar interesse na sua contratação. Mt menos de q tal interesse se tenha efectivamente concretizado. Senti, da parte do jogador, vontade de dar o seu melhor. Teve jogos bons e outros pouco conseguidos, o que é normal. A idade com que chegou ao SCP tb é acusação que não lhe podemos fazer. É sportinguista, mas produto das escolas do slb e alvo de 'rapto' pelo fcp numa altura em que essa prática estava na moda (com mts bons resultados para os tripas e péssimos prós bermelhuscos. Outro ex: Deco. O Orelhas saberá explicar melhor...). O passo seguinte de Maniche passou por PdC fazer quilo que sabe fazer bem: vender para o estrangeiro. Por lá se manteve e seguiu sua carreira. Ao regressar a Portugal recebeu o convite para jogar no clube de que sp afirmou ser adepto. No lugar dele tinha feito o mesmo: representar profissionalmente o clube do meu coração. Resumindo, se houve erro na sua contratação, a JEB e Costinha o devemos. A verdade é que tb jamais o ambiente de Maniche em Alvalade foi favorável. Foi recebido desde início com desconfiança e alvo de mt pouca boa vontade num exercício de antipatia típico de mts sportinguistas. Calhou ser ele o bode…
PB e seleção:
É impressão minha ou, passada a fase da 'motivação' resultado da substituição de um colega treinador completamente desgastado e que deixou o balneário em mísero estado, PB não evolui para a fase seguinte, manifestando tds as suas limitações técnicas? Ver jogar esta selecção nacional parece-se tal e qual, um remake do SCP da segunda fase 'Bentiana' do SCP. Futebol maçudo, sem rasgo de criatividade, pouco ligado, lento e com péssimas escolhas... (totalmente de acordo com os exemplo do Cantinho e 10ª, com excepção de que ligo mt à selecção do meu País). Oxalá me engane, mas não trago expectativas nenhumas de sucesso para esta selecção. Enfim… pode ser que com uma boa solidez defensiva (?), sorte e um jogo conseguido perante a Alemanha (ou Holanda no ultimo jogo da fase de grupos) a coisa se dê…
Tadeia:
Confirma-se pela enésima vez: é BURRO ou... PORCO. Deixo à escolha. Mais um exemplofalgrante, entree outros que se lhe podiam apontar: um gajo que vê RP como principal responsável no primeiro golo sofrido de Portugal, só pode ter um desses dois epítetos. Isto dps do M. Lopes ter sido comido em velocidade e ter deixado sair um cruzamento perigoso, depois do B. Alves ter deixado passar uma bola que estava ao seu alcance cortar para canto (e abortar o perigo) e dps de F. Coentrão se ter deixado antecipar pelo turco que marca golo... Mas de quem é foi culpa para ‘tadinho do Tadeia? Do único jogador do SCP que estava nas imediações. É Obra! e Pq? Segundo o 'expert': devido a “falha de comunicação”. Ou seja, RP tinha que adivinhar a hesitação do BA e interceptar uma bola que passa bem mais longe de si do que do pé do central! Espectáculo. Ah... já nem vale a pena mencionar que msm a existir falha de comunicação a culpa teria que se repartir por ambos os ‘comunicadores’ Ba e RP... Digo eu.
SL!
LdA:
ResponderEliminarRelativamente aos últimos post’s e que não tive oportunidade de participar.
Contas: continuo a questionar-me sobre a novidade dos números. Já tds (os que seguem o SCP com um mínimo de atenção) estavam fartos de saber / prever a sua ordem de grandeza…
BdC: Eh pah, sinceramente julgo que se está a dar demasiada importância ao homem. No fundo o que ele pretende é manter-se à tona e não cair no esquecimento dos sportinguistas… Daí que tenha que fazer prova de vida de vez em qd… Ora, se até mts dos que com ele se apresentaram nas eleições o deixam a falar sozinho!. O que ele diz ou deixa de dizer no FB passa-me completamente ao lado a mim… que até votei nele. Bem passam ao lado, a não ser que ele me convide para ‘amigo’. Nesse caso terei que aceitar pq, por princípio, não rejeito pedido de amizade a nenhum sportinguista…:P
Ah… Já agora aproveito para anunciar que tenho um fundo de #M€ dum investidor do Bangladesh mt meu amigo. Só não é disponibilizado para o SCP pq o meu amigo não confia em GL. Diz ele que o gajo ( o actual presidente do SCP) tem cara de fuinha… E não dimitiu (msm não tendo poderes para tal) o bófia. Abro mais m pareteses para anotar que esse tal meu amigo bangladeshiano nutre uma especial antipatia por td o q é bófias. Lá terá as razões dele…
Gde abraço!
Leão de Alvalade,
ResponderEliminarEnquanto for tudo visto, lido ou percebido como inserível numa pretensa divisão entre hoje e ontem, é só natural que se encontrem fantasmas em todo o lado: até nas declarações do Maniche.
"Tem o direito" (precisa de ser afirmado esse direito? é sequer um direito?) "ok", "mas", "devia" ter-se preocupado, "devia ter visto", "no tempo dele", "as declarações hoje" dado que estamos a trabalhar não têm sentido, "não ajuda em nada".
No recortezinho do jornal existe alguma coisa que sugira estar o Maniche a falar deste ou daquele Sporting? As declarações do Maniche, tal como qualquer outra coisa, são interpretadas pelas mentalidades que vêem o Sporting politicamente dividido. Naturalmente interpretarão tudo como pertencendo a esta ou aquela parte.
O mais curioso é que isto sim é um direito. Direito do Leão de Alvalade, de quem trata o Maniche por gordo, do Virgílio, meu, e de qualquer outra pessoa. É uma escolha: exerce-lo, ou não. A má prática deste direito ou sempre que praticado sem critério, é no mínimo uma inutilidade.
Sigam os conselhos próprios à letra: falem do Sporting Clube de Portugal, o Maniche naquele recorte de jornal - conscientemente ou não - prestou um bom serviço ao clube, pratiquem e proclamem o Sportinguismo, se souberem. E falem do Sporting de hoje ou do Sporting de ontem quando houver motivo, ou quando existe qualquer coisa de importante para dizer. Leão de Alvalade não interprete mal estas palavras, são a opinião de um consumidor deste espaço, e apercebo-me agora de algo: o termo "agenda" cabe no perfil que descrevo.
É um tipo de "agenda" viver o Sporting amputado (não o Sporting mas quem pratica a "agenda") com recurso à mentalidade curta que divide toda e qualquer acção, declaração, acontecimento, linha de jornal ou pessoa sob a perspectiva:
. aquilo que ofende esta ou outra Direcção.
. aquilo que ofende este ou outro grupo que quer ser eleito.
Ou aquilo que os ameaça.
Existem em todos os contextos corpos derrotados com a contribuição dos seus próprios apoiantes. Espero que isto não aconteça num futuro mais ou menos próximo, e espero-o por 1 motivo apenas: estes, com todas as suas virtudes e defeitos estão de facto a fazer globalmente um bom trabalho, e não existem garantias da existência de melhor.
Maniche, porque criticas os dirigentes do teu clube? Assim não estás a contribuir para a boa imagem do clube já de si comprometida perante os investidores por causa de mais 30 milhões de prejuízo declarados recentemente. Como é que vamos credibilizar a gestão da SAD se estamos constantemente a dizer mal?!
ResponderEliminarNo Chelsea o patrão russo também percebe de futebol "à brava"!...Está-se mesmo a ver...
ResponderEliminarÀ frente do Sporting devia estar alguém com muito dinheiro, como é o caso do patrão do Chelsea, mas infelizmente não há muitos...
Pois é pá, um gajo como o do Chelski é que era. Não sei é se teria dinheiro para pagar tanto croquete. Com despesas equivalentes ao dobro das receitas, não tarda nada temos a troika à perna...
ResponderEliminar