quinta-feira, 28 de junho de 2012

Selecção Nacional: Orgulho e distinção (também na Geração Academia)


Terminou com honra e distinção a participação de Portugal no Euro2012. Ao prolongar até ao último instante a indefinição do nome do primeiro finalista da competição e fazê-lo ante a poderosa Espanha, actual titular e campeã do Mundo, a equipa portuguesa não só recuperou o seu estatuto no panorama do futebol mundial, depois de uma prestação cinzenta quer no campeonato do Mundo, quer na fase de qualificação, como o reforçou. Não há razão para que a frustração, a tristeza ou a dor da eliminação por penalty´s nos roube o orgulho pelo que foi feito na Ucrânia e Polónia.

Algumas notas avulsas:

Paulo Bento é sem dúvida o principal responsável pelo feito, como o seria se as coisas tivessem corrido mal. Pegou numa selecção esfrangalhada, descaracterizada e sem liderança, arrancou-a da proximidade do precipício que significaria uma não qualificação, para a apurar para as meias-finais, quando o destino “certo” era não sobreviver às dificuldades do grupo da morte. Tivesse a possibilidade de dispor da riqueza do  lote de jogadores que Bert van Marwijk dispôs, ou apenas das soluções de banco que Del Bosque tinha ontem à disposição – repare-se que jogadores como Mata ou Fernando Lorent não têm sequer um minuto de competição – e provavelmente cantaria mais alto o galo de Barcelos do que hoje muge o touro espanhol. E dizer isto é talvez o maior elogio que se pode fazer a um treinador: a capacidade de liderar e retirar o melhor possível dos jogadores à sua disposição.

Apesar disso não desisto do meu cargo de treinador de bancada, (e da sua missão fácil que é analisar os jogos no conforto do sofá e depois destes terem ocorrido). A estratégia para o jogo foi a mais correcta, tendo nós beneficiado da surpresa frustrada que Del Bosque nos presenteou com Negredo. Mas após a entrada de Fabregas, Navas e Pedrito Paulo Bento não reagiu nem agiu, limitando-se a mudar as pedras. Ora se Hugo Almeida já estava apenas a fechar o corredor esquerdo não se arranja ninguém melhor para a função do que o imberbe Oliveira? Não teria sido melhor alterar a disposição táctica, procurando dar mais presença e proximidade de apoios no meio-campo? Os últimos 40 minutos de jogo deixaram a perceber que a nossa melhor chance estava nos penalty´s, quando deixamos de ver a baliza de Cassillas. Baliza essa que esteve sempre muito bem guardada, não apenas por que Casillas é quem é, mas também porque a vimos apenas de esguelha. Muito mérito dos espanhóis em “oferecerem-nos” apenas as laterais para rematar, ou a falta que Postiga fez para permitir as aproximações em diagonal de Ronaldo ou Nani. E sem o talento de dois dos nossos melhores, ou com ele tão distante, tudo é muito mais complicado.

O futebol é por vezes muito injusto e ontem foi-o duplamente para Moutinho, o melhor jogador em campo. E a primeira injustiça foi precisamente essa: que não lhe fosse atribuído pela UEFA o prémio que entregou a Sérgio Ramos. A outra foi que o “obrigassem” a bater o penalty, num exercício de falta de memória, ou teimosia temperada com muito wishfull thinking de Paulo Bento, que do banco do Sporting já o tinha visto falhar vezes sem conta (e precisamente da mesma forma como o fez ontem): fraco, denunciado, rematando para o lado em que o seu remate perde força e precisão. A decisão por penalty´s não é apenas sorte, mesmo considerando que os espanhóis a tiveram e nós não: o remate de Bruno Alves bateu e saiu e sorte inversa teve o de Fabregas.

Falou-se aqui, no lançamento da meia-final de ontem, na Geração Academia. Moutinho, a par de outros jogadores de que ouviremos falar no futuro, é talvez o melhor exemplo da categoria da escola de formar jogadores que é hoje o Sporting. O facto de hoje jogar num clube rival (sem esquecer o episódio infeliz que o levou até lá, do qual ele é apenas um dos intervenientes, e não o que tinha a faca e o queijo na mão…) não deve, não deveria, concorrer para que se olhe para ele de outro modo. 

Moutinho não é hoje melhor do que era quando saiu de Alvalade, pese possa ter amadurecido. O que ele faz hoje em campo já o fazia antes no Sporting. E até como ontem se viu a falhar penalty´s, Moutinho é o mesmo jogador, afastando os vaticínios de uma famigerada infelicidade  sportinguista que o marcaria. Os 2 anos que leva de FCP até isso nada mudaram. Moutinho não é, como num golpe de marketing meritório se quis fazer crer, um jogador “à Porto”. O que ele tem é a marca do que o Sporting faz melhor do que a maioria: formar, como poucos sabem, jogadores de futebol.

Moutinho é hoje muito daquilo que o Sporting lhe deu: as ferramentas para se tornar um jogador de futebol. Com as sua características e noutro clube estaria hoje provavelmente a rodar pelo enésimo clube, ainda à espera de uma oportunidade, que poderia nunca mais chegar. Embora as atenções se concentrem na capacidade da nossa escola de descobrir talentos como Ronaldo, Figo, Nani, não deixa de ser menos meritório a capacidade com que gemas de menor quilate sejam paciente e paulatinamente lapidadas até figurarem, encastoadas, apontando às pedras maiores.

Daqui a muitas décadas todos se lembrarão de Ronaldo e provavelmente jogadores como Moutinho serão esquecidos. Mas é de muitos jogadores assim que se fazem as grandes equipas, que se ganham títulos, Ronaldos acontecem poucas vezes em cada século. Uma lição a retirar em especial pelos Sportinguistas, que viram este Europeu confirmar a excelência da sua formação.

13 comentários:

  1. Paulo Bento embarcou na propaganda do Moutinho "à Porto" e foi o que se viu. Continua com as mesmas qualidades e defeitos que tinha no Sporting, sendo um jogador voluntarioso que, como todos, rende mais quando a equipa é nivelada por cima. O resto é projectar. E não o ponham mais a marcar grandes penalidades por favor.

    ResponderEliminar
  2. Grande prestação da equipa. Se tivesse 1 treinador á altura a esta hora poderiamos tar com outra cara!! PB não dá mais do que isto. Sempre fiel a mesma linha, sem rasgo ou ambição pra desejar algo maior. Montou bem a equipa, mas dp perde-se no costume. Substituições mt tardias, não altera a maneira de jogar e sempre mt defensivo pouco arrojado. Será por isso q n terá grds sucessos. Ontem a 1º substituição ao min. 81!!! N.Oliveira (q foi 1 erro de casting, pois não fez nada por merecer a chamada á seleção, pois só fez meia duzia de jogos como suplente nos lamps e sem grd brilho)por H. Almeida!!!Dp Custodio por Veloso e Meireles por Varela...haja pachorra pra tanta falta de ambição. Qt a moutinho so me parece q PB devia tar distraido, pq o homem n sabe xutar pro golo, e foi po-lo a marcar 1 penalty????n conhece o gajo!!! o q mais me irrita é q em Portugal os treinadores deixam-se embarcar pela imprensa q protege os grandes (mais lamps e trips) convocando N.Oliveira q teve 1 época pouco meritoria (n é igual jogar um mundial su-20) e deixar de fora J.Tomas pq joga no Rio Ave e tem 35 anos ou Liedson...!!! J.Tomás Tem sido nos ultimos anos o melhor marcador do campeonato com nacionalidade portuguesa, fazendo a quase totalidade dos jogos do campeonato e marcando sempre mais de 10 golos por época!!!Já no ultimo mundial foi injustiçado. Enq outras seleções n temem apostar em jogadores trintoes de grd qualidade como pirlo, di natale, klose, svechenko, xavi...etc.
    Lascp

    ResponderEliminar
  3. Pirlo, Di Natale, Klose, Shevchenko, Xavi e... João Tomás! Obrigado! Depois da depressão de ontem precisava mesmo de me rir um bocado! JPT

    ResponderEliminar
  4. Mt Bem! Nd a dizer dos nossos rapazes. Foram bravíssimos.

    Custou mt perder contra a espanholada nos penalties. O dia de hj trouxe sentimentos ambíguos, a azia, mais da derrota que da jarça de jolas, e o orgulho numa selecção que lutou sempre nos limites e alcançou um lugar de destaque neste EURO. Mais uma vez ficamos nas meias-finais, mesmo a um passo de repetir a final de 2004 e voltar a jogar um jogo de título internacional. No único que fizemos, ficou-me atravessada a derrota contra os gregos. Sabia bem repetir esse feito, sevia de catarse a uma situação ainda mal resolvida na minha mente... :P

    Veremos se conseguimos chegar ao Brasil... Dps de apurados td pode acontecer, até descobrir o caminho da vitória! Fomos talhados para corresponder em fases finais com 2 excepções que confirmam a regra: Saltillo e Coreia, onde a (des)organização deitou td a perder...

    Não vou fazer destaques individuais. Apenas acrescentar q nenhum jogador me desiludiu. Claro que uns me provocaram maiores alegrias e tb zangas, com o gde capitão à cabeça neste grupo. Foi um CR de sonho contra Holanda e Rep Checa, e desinspirado contra a Dinamarca. Nos restantes desafios esteve apenas... mt bem, o que para o CR é pouco. Ele habituou-nos mal :)

    Resta agradecer: obrigado por tanta emoção, rapazes!

    Uma vez que ainda não tinha tido oprotunidade, aproveito para dar os Parabéns ao nossos leitor Tiago. O 'inventor' da expressão que é hoje das mais queridas da blogosfera leonina: "A GERAÇÃO ACADEMIA".

    SL

    ResponderEliminar
  5. JPT:

    o Lascp não deixa de ter alguma razão... Substitui o J. Tomás por Liedson e td o q ele escreve faz sentido... Aposto q já não te rias tanto...

    Acabo conforme comecei (após convocatória oficial). Com uma equipa tão limitada ofensivamente, pq não foi o levezinho convocado?

    ResponderEliminar
  6. Não tendo muitas soluções n seria melhor ter levado Liedson ou João Tomás, que ano após ano é o melhor marcador português?.

    Quanto ao jogo de facto existiram algumas situações que alteraria, nomeadamente as substituições. Talvez RQ por Hugo Almeida, Custódio por Meireles e mais tarde faria entrar Viana. Isto pensando em penaltis, que deveriam ter sido melhor estudados.

    De qq forma convém dar mérito a quem o tem, e PB deu uma outra vida a esta selecção, quem acreditaria que iríamos meias-finais e jogaríamos taco a taco com Espanha no dia 8 de Outubro de 2010, data do 1º jogo oficial de Bento??

    O futuro certamente será risonho para as nossas cores

    ResponderEliminar
  7. Estimado Virgílio. agradeço as palavras mas sou eu quem tem de agradecer por dia após dia poder frequentar este, e outros, espaço para me informar e pensar Sporting. Fui feliz na ideia. tomara tivesse sido feliz ontem. assim não quis o destino.

    deixo-vos as palavras do nosso presidente para que tenham a noção do que este espaço é capaz: «Esta seleção é quase a geração academia, quase a geração Alcochete», disse à Antena 1 o presidente do Sporting, Godinho Lopes


    SL

    ResponderEliminar
  8. Adoro, obviamente, o jogador que foi Liedson e tenho muito respeito pelo João Tomás - o suficiente para não o misturar o brioso "Jardel de Coimbra" com lendas do futebol como o Pirlo, Di Natale, Klose, Shevchenko, Xavi - mas, se era para trazer um idoso, só podia ser, pela experiência destes ambientes e competições, e pelo registo de golos pela selecção, o Nuno Gomes - que, certamente, ao contrário do Liedson e do Tomás teria dado muito jeito ontem, até como titular. A opção não foi essa, mas apostar num jogador que trazia um registo forte num Mundial sub-20 (como, e muito bem, fizemos com os da "geração de oiro") e que, esperemos, tire partido da experiência e da confiança que lhe foram dadas para, já no próximo jogo "a doer" ajudar Portugal - coisa que, obviamente, nenhum dos outros faria. PS: Espero que, como a Amélia e o Orelhudo são do SLB não me venham outra vez chamar lampião. SL, JPT

    ResponderEliminar
  9. Lampião!

    :) Just kidding...

    JPT: bem, a ideia do lascp vai de certa forma ao encontro do que afirmas acima. Os seja, aproveitar jogadores idosos, como tu os classificas, mas que poderiam ser mais úteis que 'troncos' e 'putos'... O Lascp defendia a convocatória de Liedson ou Tomás, te defendes a de Nuno Gomes.

    Julgo que não se pretendia comparar a valia enquanto jogadores, de Pirlo, Klose, etc, etc, com qlq um dos p-d-l portugueses... Os exemplos dados enquadram-se na mesma, vá lá, faixa etária (não me pergunte pq, mas ñ gosto de chamar idosos a gajos mais novos que eu...).

    SL

    ResponderEliminar
  10. Depois, é sempre muito fácil falar. Toda a gente sabe muito. A mim, o que me chateia mesmo, é ver outro jogador (Adrien) a reforçar o Porto. Começa a ser normal...

    ResponderEliminar
  11. @RG
    Quanto ao estudo dos penalties, é interessante comparar o que aconteceu com a selecção inglesa que teve logo alguém (equipa técnica, GR suplente) a levar uma folhinha para o Hart ver e a nossa que só quando o Rui Patrício estava a dirigir-se para a baliza o Cristiano foi segredar-lhe algo ao ouvido...

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (103) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (5) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (2) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (4) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)