segunda-feira, 25 de junho de 2012

Perseverança, Coragem e Ousadia a marca da Geração Academia

Portugal tem esta semana um dos mais importantes desafios de sempre da sua história quando encontrar nas meias-finais a toda-poderosa Espanha. Derrotar aquela que é  a actual campeã mundial, actual titular da competição e a grande favorita é uma tarefa que poucos acreditarão ser possível realizar. Mas "impossível" devia ser um vocábulo já abolido no futebol e de certeza que até os mais cépticos ou os que estão à margem do fenómeno futebolístico acalentam no seu íntimo uma secreta esperança de levar de vencida aquela que é talvez, a este nível, a grande potencia mundial. A questão do sentimento nacional também não pode ser ignorada, a nossa história foi construída a contrariar as probabilidades e os embates com os vizinhos a leste têm assumem sempre um carácter muito particular para nós.

Com pouca ou nenhuma matéria de fundo sobre o tema na imprensa nacional, não passou despercebido lá fora (pelo menos em Espanha e em Inglaterra) o facto da selecção portuguesa ter na sua composição uma maioria significativa de jogadores oriundos da nossa academia. Da equipa técnica aos jogadores, (Patrício, Beto, Moutinho, Hugo Viana, Veloso, Quaresma, Varela, Nani, Custódio) dos quais Ronaldo é la creme de la creme, há um passado com raízes leoninas que não devia ser ignorado nem negligenciado. Estes dados são a confirmação, se preciso fosse, que estão ai os resultados de 10 anos de Academia Sporting. Academia que é hoje um selo de garantia , tendo-se tornado numa marca de valor seguro e inestimável. 

Estes dados são também o resultado do trabalho de uma equipa muito vasta, composta por figuras de renome e gente anónima, e cujo trabalho, que se renova a cada ano que passa, encontra agora o reconhecimento público. Por vezes é preciso esse reconhecimento para validarmos uma boa ideia e, se preciso fosse, os Sportinguistas encontram nesta selecção razões para se orgulharem do que o seu clube é capaz de fazer, construindo de raiz e do seu exclusivo esforço aquilo que muitos tiveram oferecido em bandeja.

São apenas 10 anos em que, pese os resultados indiscutíveis, erros foram cometidos. O mais evidente de todos está na dispersão de muitos desses valores por clubes com que temos que disputar pontos. Assacar esses erros apenas à gestão desportiva é uma forma de, como adeptos, nos desresponsabilizarmos pelas frustrações muitas vezes mal canalizadas e que levaram alguns desses atletas a procurarem outros projectos onde se sentissem mais seguros, mais valorizados e onde pudessem progredir profissionalmente. Não podemos mudar os últimos 10 anos mas podemos orgulharmo-nos deles e aprender com os erros cometidos para fazermos dos próximos 10 a década do regresso do grande Sporting. O futuro corre a nosso favor.

Terá que ser com muita perseverança, coragem e ousadia que a Selecção Nacional terá que enfrentar os nossos vizinhos espanhóis. Alguns dos jogadores que a compõem sabem de cor o que isso é, cresceram anos a fio a ouvir e a praticar o  "Esforço, Dedicação, Devoção e Glória" que temos na bandeira. Foi por acreditar que nada era impossível que há mais de 100 anos se fez do nada um dos maiores clubes entre os maiores. Há uma marca do Sporting nesta selecção e no futebol português. Como diz a música "Se outros calam, cantemos nós!". 

Nota: "Geração Academia" é uma expressão feliz que um leitor deste blogue deixou na caixa de comentários e que merecia não ser deixada cair. Para todos os Sportinguistas que estão nas redes sociais e estejam na disposição de divulgar esta importante marca Sporting aqui fica o desafio.

8 comentários:

  1. E o filho do schmeichel que esteve também na Academia, se não me engano 2 anos

    ResponderEliminar
  2. "Geração Academia" é uma designação feliz, bonita, muito própria e que merece ser aproveitada e nunca deixada cair!...
    Vou ajudar a que o termo não se perca e ganhe mais significado, dimensão e uso!...

    SL

    ResponderEliminar
  3. uau... brilhante e obrigado por pegarem na ideia.

    espero que seja aproveitada e divulgada a expressão.

    em tempos de turbulência directiva, em tempos em que a imprensa aproveita, extrapola e muitas vezes inventa com o fim de desestabilizar, em tempos em que os títulos vão fugindo, que seja este um ponto de orgulho que nos possa unir (utópico mas é sempre um bom sentimento) e trazer alguma paz.

    que este termo ajude a compreender que muitas vezes não é o salário que faz voar as nossas pérolas e que muitas vezes o erros directivos são forçados por "erros" da plateia (Nani, Moutinho, Djaló, Quaresma, Viana, Custódio e Patrício foram todos vítimas de críticas desmesuradas), mais calma e atitude positiva é muitas vezes o que se precisa.

    o Sportinguismo, o ser Sportinguista e ser Sporting (que é mais que um clubismo, é mesmo uma forma de estar) e o próprio clube devem estar orgulhosos de puderem ter uma expressão como Geração Academia, associada ao seu longo historial de sucessos. que este seja apenas mais um de muitos que certamente acabarão por vir que nem um rio que flui!

    SL

    ResponderEliminar
  4. Tiago,
    Parabéns por uma expressão muito feliz, como disse o LdA.

    LdA,
    A Academia tem sido o nosso "ouro do Brasil", tão valioso e tão desperdiçado. Se repararem, mesmo no meio da bipolaridade dos Sportinguistas, um dos poucos pontos de constante unanimidade é a nossa Academia.
    De facto, embora com falhas, é indubitavelmente um dos melhores centros de formação de futebolistas do mundo, fazendo jus à etimologia da palavra Academia e ao desejo do fundador.

    Esta "Geração Academia" foi, desejavelmente, a primeira. A próxima também já vem a caminho, temos jovens seniores com muita qualidade, temos os nossos juniores campeões, por isso, quando um dia conseguirmos ter a tão desejada estabilidade e não formos empurrados pelas circunstâncias e pela necessidade, conseguiremos que os nossos cresçam e dêem o melhor de si jogando de leão rampante ao peito. Gostava muito que fosse em breve.

    SL

    ResponderEliminar
  5. "Não podemos mudar os últimos 10 anos mas podemos orgulharmo-nos deles e aprender com os erros cometidos para fazermos dos próximos 10 a década do regresso do grande Sporting. O futuro corre a nosso favor."

    É mais facil regressar D.Sebastião que aprendermos com os erros.

    SL

    Miguel Damas

    ResponderEliminar
  6. Vamos lá ver se é desta que o Boronha reabre o blogue outra vez! É a segunda vez que António Oliveira fala, desta feita para dizer que está tudo transcrito no acórdão que o absolveu de todas as acusações! Achará o maior bufo da FPF que foi mais importante confirmar quem tramou Victor Baía?

    A credibilidade perde-se quando há tendência para só se meter com profissionais dignos, todos absolvidos à posteriori!

    Mais importante que a promessa de uma recompensa caso volte ao futebol era informar quanto ganha à conta desse futebol!

    ResponderEliminar
  7. Bom dia mas nao sao 10 anos de TRABALHO mas sim cerca de 25 anos que HOMENS que ninguem fala detectaram esses GRANDES JOGADORES que andam/andaram no FUTEBOL MUNDIAL. A esses HOMENS "DESCONHECIDOS" os meus PARABENS. Sim porque os nomes que aparecem como "decobridores" nao descobriram nem detectaram NADA. Sporting Sempre.

    ResponderEliminar
  8. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (13) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (94) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (72) Batota (19) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (9) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (68) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (5) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (22) Slimani (11) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (2) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)