quinta-feira, 14 de junho de 2012

Caso PPC: ver para acreditar

Segundo vários jornais noticiavam hoje Paulo Pereira Cristóvão é suspeito de peculato (uso de dinheiros públicos para fins privados), participação económica em negócio e burla qualificada – além do crime de denúncia caluniosa qualificada que esteve na origem do processo. 

No momento em que este post será publicado ainda não se conhecerão as consequências directas e indirectas da deslocação de PPC ao TIC e esta é por isso a altura de dizer que não acredito que este tipo de actos possam ter sido levados a efeito pelo que tenho que ver provas muito concretas para acreditar. E só depois de tal acontecer emitirei opinião sobre este assunto em concreto.

Não termino sem deixar um reparo. É curioso o padrão (de geometria variável) que muitos sportinguistas usam quando se referem aos jornais, aos da Cofina em particular. Em determinadas alturas são "pasquins" mas quando parece dar jeito é tudo gente séria e que lá vem relatado é verdade incontestável. Para lá do que PPC possa ter ou não feito, alguém se interroga se o que estes dias vem sido escrito corresponde à verdade? E porque e como se sabe que um arguido por denúncia caluniosa vai ser acusado de outros crimes ainda por cima mais graves, face à moldura penal, antes deste e do seu advogado tomarem conhecimento?

23 comentários:

  1. Na experiência de vida que fui adquirindo ao longo dos anos algumas convicções foram-se reforçando.
    Uma delas foi a de dar o benefício da dúvida aos acusados. Apenas após o julgamento se podem tirar conclusões.
    Infelizmente, a divulgação das acusações, especialmente na CS, são logo entendidas como definitivas e provadas. Mais, muitas vezes esta divulgação tem o propósito de criar condições para os denominados julgamentos populares ou para produzir alguns efeitos obscuros - por exemplo o afastamento de alguém de alguma posição de relevo.
    Nenhuma acusação pode ser entendida como definitiva, excepto os flagrantes, falta-lhe o contraditório e para a sua formulação basta a simples existência de indícios.
    A instrução que medeia o tempo de inquérito e o tempo de julgamento permite apresentar a primeira defesa, mas normalmente acaba com uma decisão de remeter o processo para julgamento (se 3 juízes vão decidir, que razão terá o Juíz de Instrução para tomar uma decisão sózinho e comprar uma guerra com a Procuradoria). Também aqui não temos, normalmente, uma decisão que se baseie num total convencimento de que a acusação está totalmente provada.
    Vem isto a propósito do PPC, não sei eu, e penso que provavelmente mais ninguém, se é culpado ou não, mas para a generalidade dos Sportinguistas a ideia é a de que alguma coisa terá feito.
    Para a generalidade dos Sportinguistas a sua saída peca por tardia.
    Verdade, verdadinha é que nada sabemos e o que se fez até agora foi embarcar naquilo que pretendiam os que divulgaram as acusações.
    Será que este caminho é o correcto para o Sporting?

    SL

    ResponderEliminar
  2. Queridos amigos,

    Acreditam no leão Moita Flores?
    Pois ele, sobre este assunto, emitiu a opinião de este dirigente leonino0 deveria ter pedido a demissão no dia em que surgiram os primeiros rumores de dúvidas sobre o seu carácter até que tudo ficasse esclarecido.

    Eu continuo a esperar "boas" notícias, mas acho que tenho que o fazer sentada para não me cansar.

    Abraços

    ResponderEliminar
  3. Em todo este caso deixando de lado culpas e inocências individuais, que pouco me interessam, ainda só vi um prejudicado, o Sporting Clube de Portugal.

    Vamos ver se caso se provem algumas das acusações não é também o único condenado...

    ResponderEliminar
  4. Portanto o rol de acusações do MP inclui, entre outras coisas, burla, peculato e branqueamento de capitais. Como medidas de coacção não pode exercer cargos no Sporting, não pode frequentar instalações do Sporting nem contactar com dirigentes do Sporting. Curiosamente o advogado de defesa é Rogério Alves nomeado pelo Sporting. Conflito de interesses ou conjugação de interesses? Hum, ver para crer...

    ResponderEliminar
  5. As únicas suspeitas prejudiciais ao Sporting continuam a ser as anti-desportivas e é dessas que um clube centenário tem por obrigação defender-se e distanciar-se! O resto é o dia a dia de uma empresa com funcionários, no caso um ex-bófia que deixou amigos na corporação que o pôs a andar! Nem era preciso dizer mais nada! Pagamentos a outsourcings amigos aparecerem na conta do mesmo não leva o clube à falência! Não há nenhum cofre à disposição dos funcionários!

    O mais importante já foi produzido, a saída de PPC! Já à procura de lista para as próximas eleições! Está caro o renting dos carros bons!

    ResponderEliminar
  6. Também nos tribunais civis se vê a actual força do Sporting! Só mesmo GL foi absolvido, porque contratou uns paquetes que afinal não se vieram a justificar! Meireles e ninguém do Benfica, preso a uma verba em que o clube pagou tudo a quem devia pagar! Duque e não Seara a uns terrenos em Sintra, que até fez alguns dizerem que o administrador da SAD não podia acompanhar a equipa ao estrangeiro!
    Só espero que deixem ao menos Carlos Freitas prosseguir o seu trabalho sem grandes incómodos!

    ResponderEliminar
  7. Caramba este "nosso" blogue não pode ser o campeão do politicamente correcto !!!
    Agora vou ser preconceituoso, que não é muito bonito!!! Mas este PPC mais o espião Silva Carvalho, basta olha-los na face... Porteiros de casa de alterne... acima disso sai asneira!!!

    Folhadela - Vila Real

    ResponderEliminar
  8. "É curioso o padrão (de geometria variável) que muitos sportinguistas usam quando se referem aos jornais, aos da Cofina em particular. Em determinadas alturas são "pasquins" mas quando parece dar jeito é tudo gente séria e que lá vem relatado é verdade incontestável."

    Na mouche, LdA!

    LMGM:

    Sim, só o SCP tem sido prejudicado! Resta saber por quem...

    "Vamos ver se caso se provem algumas das acusações não é também o único condenado..."

    Não estou a ver bem como, mas estamos em Portugal onde td é possível. Até a adulteração completa dos valores: as maiores javardices e imundices a passar impunes, desde que quem as cometa faça parte do(s) sistema(s) de poder vigentes, e quem ousa combater essa gente ser ameaçada, perseguida e alvo de devassa da sua vida privada ou profissional em plena praça pública, entre muitas outras diatribes e injustiças que passam a ter de enfrentar a partir do momento em que 'se metem' com os poderosos. É esta a miserável sociedade em que nos movemos actualmente.

    Por fim, a tds aqueles que são tão lestos a apontar o dedo e a entrar nos esquemas de manipulação das massas:

    'WATCH MORE TV'

    ResponderEliminar
  9. Blogue politicamente correcto?...

    Realmente se seguisse os seus conselhos e avaliasse o carácter das pessoas pelas suas caras, este blogue seria mt coisa... mas mt coisa de que eu não teria 'especial' orgulho... Seria até, veja lá vc, mt mais... politicamente correcto...

    ResponderEliminar
  10. Eu também não Virgilio, mas estamos a falar de justiça, Portugal e Sporting...

    ResponderEliminar
  11. Não sei o que PPC conseguir fazer na mente de muitos sportinguistas - que por mais evidencias que haja continuam a enfiar a cabeça na areia sobre as suspeitas que recaem sobre essa pessoa - ninguem é culpado sem ser julgado, mas muitos sportinguistas poem em causa até que PPC esteja a ser acusado de certas coisas - muitos até devem pensar que ele ontem nem foi ouvido TIC.

    Não se esqueçam que esta figura começou por anunciar como seu treinador Ericsson, sem que este sequer soubesse de nada !

    Não se esqueçam que este senhor enquanto vice esteve ligado a episodios que só envergonham o Sporting.

    Mentiras sobre a aprovação da decoração do tunel

    Gastos de 500.000€ em CCTV, comprado a empresa do proprio

    Terra pintada de verde !?! - porra fomos gozados á força toda por lampioes e corruptos.

    E nem sequer estou a falar dos processo de que está agora acusado.

    Espero que agora haja paz no Sporting e que GL, carlos freitas e Luis Duque possam trabalhar para dar a Sá Pinto armas para no minimo lutar pelo campeonato.

    Iorda9

    ResponderEliminar
  12. Mantenho o meu comentário de ontem e reforço com os dados que foram divulagados na CS de hoje.

    Crime de peculato é um exclusivo dos funcionários público, coisa que o PPC já não é. Logo os crimes são anteriores à sua vinda para o Sporting, mas só agora é que aparecem.
    Crime de burla qualificada no caso duma duma sociedade privada depende duma denúnica dessa sociedade. Que eu saiba o Sporting não acusou o PPC de nada.
    O caso do Cardinali resultou na beatificação do Cardinali e na diabificação do PPC. Nunca mais se soube nada deste caso tão rebuscado.

    Tudo isto aparece apenas depois do caso Cardinali e é nos transmitido como uma consequência da investigação feita.
    Tudo isto é insinuado como envolvendo o Sporting prejudicando-nos decisivamente.

    Para mim importante seria que o julgamento chegasse ao fim e não prescrevesse e que nós Sportinguistas percebessemos que isto está a ser conduzido para nos prejudicar.

    O PPC não é nenhum anjinho e pôs-se a jeito, mas é apenas um peão numa luta maior que o Sporting tem vindo a travar com o sistema.

    SL

    ResponderEliminar
  13. PPC fazia parte da direcção do Sporting Clube de Portugal e não da Administração da Sporting SAD. O Sporting Clube de Portugal é, de acordo com o que está expresso nos seus estatutos, uma instituição de utilidade pública. Logo, não seria preciso nenhuma denúncia anónima para investigar o crime de burla qualificada.

    Em relação ao peculato, este crime é descrito no código penal tendo por base o conceito de funcionário que por sua vez abrange quem desempenhe funções em organismos de utilidade pública. Logo, também é aplicável a elementos da direcção do clube.

    Nenhum dos crimes investigados pelo MP implica o Sporting enquanto instituição. Logo, não existe qualquer perigo de o clube sofrer sanções desportivas.

    ResponderEliminar
  14. No post anterior quando me refiro por lapso a denúncia anónima queria apenas dizer denúncia.

    ResponderEliminar
  15. Não são assim tão diferentes afinal.

    ResponderEliminar
  16. Virgilio,
    Convém olhar bem as pessoas na cara! Eu até disse que preconceito não é bonito...
    Mas essa de olhar as pessoas na cara, aprendi com... Sophia de Mello Breyner... Está escrito!

    Folhadela - Vila Real

    ResponderEliminar
  17. Folhadela:

    Não, não disse. Por acaso disse que não era MUITO bonito... dando azo a interpretar que poderia ser apenas bonito... pelo menos nalgumas ocasiões. Mas td bem, interpretei mal e o que pretendia era transmitir que o que ia dizer a seguir era feio... para dar um exemplo de como se ser politicamente incorrecto, talvez...

    ResponderEliminar
  18. No Público, o Carlos Barbosa confirma a versão dos jornais, que é a versão da PJ e do MP.

    Aqui: http://desporto.publico.pt/noticia.aspx?id=1550522

    Trata-se, portanto, de saber se a polícia e o órgão titular da acção penal em Portugal estão certos, enganados ou se fazem parte de uma cabala contra o Pereira Cristóvão.

    Nada disto tem a ver com jornais e os seus supostos interesses obscuros.

    Todos têm direito à presunção de inocência, mas, lamentavelmente, o Sporting parece atrair indivíduos desastrados. O que em certos casos não é surpresa nenhuma: basta acompanhar as movimentações do grupo BES - e das suas empresas - fora do futebol, onde ao longo dos anos tem aparecido associado a esquemas de fuga ao fisco e pior.

    ResponderEliminar
  19. KOVA:

    Segundo o link disponibilizado, CB não confirma rigorosamente NADA. Apenas afirma que assinou (ele e Nobre Guedes) um contrato com uma empresa de investigação um mês dps das eleições e de entrar no SCP ...

    Já agora queria focar um ponto ‘esquisito’: E CB assinou baseado em quê? Segundo o próprio na palavra de alguém (PPC) que conhecia há um mês e que lhe disse (sem confirmar) que o presidente GL estava ao corrente do que se passava mais umas desculpas relacionadas com a falta de condições financeiras da SAD (cujo contrato se relacionaria), daí ser o clube e não a empresa que gere o futebol a assinar o contrato... Aceitou td assim de bom grado e com a amior das confianças… Bem, fora eu dirigente desportivo e/ou associativo e jamais assinaria contratos fosse com que com empresas fosse (menos ainda de investigação (?)) só pq um colega de direcção que não conhecia há um mês atrás, mo pedia... Menos ainda se o objectivo do contrato não diga respeito à actividade do clube / associação que dirijo. Mas isso sou eu, um reles trabalhador por conta de outrem, e não um empresário e, note-se, ex ou actual dirigente de dois dos clubes mais importantes do País (e não de um clubezeco ou associação qlq)... Sou eu que estou a ver mal a coisa e que esta suposta falta de info do CB ñ faz mt sentido ou a minha desconfiança em agir conforme CB agiu apenas de deve a provincianismo e parolice minha?...

    Mais um capitulo mt mal explicado a juntar a mts outros deste caso.

    ResponderEliminar
  20. Virgilio,

    Não me expliquei bem, com certeza.
    Queria eu dizer que os jornais estão a fazer eco da voz da PJ e do MP.
    Com o testemunho do Carlos Barbosa, isso fica perfeitamente claro.

    ResponderEliminar
  21. Kova,

    concordo com o "desatrados" se se confirmar a questão do Cardinal. E reconhecendo que isto causa danos ao Sporting, hoje ao ler as capas dos jornais fiquei com 3 sentimentos:

    1- É vergonhoso o comportamento da justiça portuguesa que deixa sair às pinguinhas informação que deveria estar em segredo de justiça.

    2- Por outro lado isto também me deixa mais tranquilo uma vez que é sintoma que o Min Publico ao agir assim procura uma vitória imediata porque deve sentir que no tribunal as coisas serão mais dificeis.

    4- A posse de informação sobre árbitros e jogadores siginifica que finalmente se estaria a trabalhar bem em Alvalade, isto no sentido de se saber defender dos ataques de uns e dos descuidos de outros.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (13) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (94) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (72) Batota (19) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (9) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (68) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (5) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (22) Slimani (11) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (2) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)