A noticia da saída de Adrien (1ªde "O Jogo) já me havia chamado à atenção ontem e logo aí me cheirou a esturro. Hoje ela ganha de novo relevo ao ser decalcada pelo jornal "A Bola".
Não sei que veracidade atribuir a esta noticia mas que ela é inesperada lá isso todos concordarão, atendendo sobretudo à época realizada pelo jovem médio e ao seu estatuto promissor. Veremos se o tempo confirmará ou infirmará aquilo que, no imediato, me parece um boato. Isto porque não creio que, caso Sá Pinto e a SAD, (conforme vem nas 2 noticias) decidissem prescindir do jogador, alienassem desta forma uma importante posição negocial perante o mercado sobre um jogador que alegadamente não lhes interessa, tornando o facto público. E do ponto de vista desportivo parece-me uma má decisão, baseada numa pretensa embirração sem qualquer sentido. Se tudo isto se confirmar, o que me parece neste momento próximo do inverosímil, seria uma actuação claramente lesiva dos interesses do Sporting: não se prescindiria de um jogador que é, a cada ano que passa,um valor cada vez mais seguro, como ainda se exporia perante o mercado.
Vejamos então o que o tempo nos vai trazer. À luz de hoje parece-me que dificilmente se arranjaria melhor argumento para aleijar de forma certeira a relação entre o jogador e o clube e entre este e o os seus adeptos, que dificilmente compreenderão que o Sporting abra mão de um valor como Adrien, ainda por cima sem razão que verdadeiramente o justifique. Claro que os adeptos que sempre acharam que o valor de Adrien era uma fabricação mental, a confirmar-se o que se diz, só podem dar-se por satisfeitos.
Para finalizar, deveria a SAD desmentir a noticia, caso ela não seja verdade? Neste cenário mais importante do que emitir um comunicado parece-me que seria útil clarificar a relação do jogador com o clube, fazendo o possível para prolongar a ligação actualmente existente. O melhor desmentido seria esta confirmação em conferência de imprensa ou simples comunicado. E, neste cenário de noticia semeada, isso significaria que alguém quer colher, o que obriga a reacção célere por parte da SAD
simplesmente nao quero acreditar nessa(s) notícia(s), LdA.
ResponderEliminartem qualidade suficiente para integrar o plantel.
da mesma forma que fico triste com a saída do André santos (tudo bem que é empréstimo) mas sao dois valores com futuro e com um futebol que me agrada imenso
Pontos prévios:
ResponderEliminar- Adrien tem qualidade para integrar o plantel do Sporting;
- Mesmo com os jogadores que parecem vir a ficar no plantel, há mais que espaço para Adrien;
- Ao ficar no plantel, e colocando toda a sua qualidade em prol do clube e, assim o técnico tenha capacidade para perceber como pode tirar mais rendimento deste jogador, Adrien pode ser titular;
- As notícias são dos jornais e não do clube;
Ainda assim, é demasiado fumo para não existir, realmente, fogo.
Se for verdade, Sá Pinto revela mais fragilidades técnicas e Freitas faz mais um favor ao seu clube do coração.
A "novela" tem traços de "deja vu". Há declarações do jogador para irritar técnicos, direcção e adeptos. Há respostas infelizes por parte do treinador. Há notícias que invocam mal estar e desagrado de ambas as partes, demonstrando que o casamento pode dar divórcio.
A tudo isto (factos) junta-se a situação do Sporting ter enviado Adrien para Israel. Algo que deve ser idêntico a ir jantar fora a casa de alguém que se gosta e servirem-nos pescada cozida. Come-se, mas não é o que se pretende quando se sai para jantar fora.
O que pode estar a acontecer:
- Adrien tem um clube que o pretende;
- Esse clube joga com esta pressão para o ter na próxima época, a custo zero;
- Esse clube tem e ganha títulos;
- Esse clube vai vender Moutinho e tem Lucho a prazo, logo tem lugar para um jogador muito bom e já feito;
- Esse clube tem um prémio de assinatura alto e um ordenado que deve ser mais do dobro do que aquilo que o Sporting oferece (de certeza);
O que pode o Sporting fazer?
O que Sá Pinto e Freitas pretendem. Mas será isso o que nós pretendemos?
Lições a tirar:
- Emprestar jogadores que se acredita que podem ser, um dia, úteis ao clube, só com contratos longos e salvaguardados.
- Emprestar jogadores a clubes não satélites de corjas;
- Emprestar e acompanhar, de perto, esses jogadores.
- Não dar tiros no pé (declarações de Sá Pinto).
Absolutamente de acordo.
ResponderEliminarADRIEN foi simplesmente profissional!
Empréstimo deixa de o ser quando o outro clube fica com direito de opção.
Lino Mendes
Se como diz o tuttemercato o sporting rescindiu contrato com o adrien, para mim é o fim, é a maior vergonha já vista, pior que o pongolo, o sporting e os seus dirigentes, são talvez os piores negociadores da europa. adrien tem classe pura, categoria superior a qualquer médio do plantel.
ResponderEliminarComeço a acreditar cada vez mais que vamos mesmo perder o Adrien. Não concordo que a SAD deveria vir a público desmentir esta ou outras pseudo-notícias, contudo há sempre forma de colocar as "fontes ligadas ao clube" a funcionar de modo a confirmar ou não estes rumores.
ResponderEliminarE o silêncio por parte do Sporting levam-me a crer que são reais as notícias que indicam a saída do Adrien do Sporting. Oxalá esteja errado.
SL
SL
O Sporting devia de ter um "Conselho de Sábios",(M.Fernandes;Inácio;Pedro Gomes; Venâncio, etc) que analisariam os jogadores que o treinador , de momento, quisesse dispensar, e verificar se teriam qualidade agora ou mais tarde representar o Sporting. Se sim continuaria do Sporting, mas emprestado a outro clube. Se não rescindiam o contrato. Hoje o treinador A não quer o jogador X, mas amanhã o treinador B lamenta-se de não poder contar com o jogador X. Assim evitavam-se decisões erradas. S.L.
ResponderEliminarA ser verdade para mim acabou-se o SCP, sempre SCP mas tudo tem limites, temos uma equipa de "m..." e ainda dispensamos jogadores de qualidade??? Não quero acreditar mas a ser verdade rua com direcção, com Duques e Freitas, com Sá Pintos e companhia, e acho que o Intragável Bruno Carvalho vai ganhar os meus votos. Mas estadio nunca mais enquanto estes incompetentes mandarem no SCP.
ResponderEliminarSe for verdade é uma estupidez, um erro crasso! Podemos n ter dinheiro para ir buscar grandes craques mas os jogadores da nossa formação temos de os tratar bem! Adrien é para renovar com rapidez!
ResponderEliminarPM
A questão é que há Fabián Rinaudo, Stijn Schaars, Elias Trindade, Matías Fernandez, André Martinz e Labyad para o meio-campo. Seis excelentes jogadores, para três posições.
ResponderEliminarA juntar a estes, há ainda o Renato Neto (considero o Carriço um central, e o Luís Aguiar por enquanto também corre por fora - tal como Adrien, à espera, mas a vários níveis faz menos sentido ser aproveitado).
Até que se defina o destino de pelo menos 2 destes jogadores (Neto + 1), é natural que, mesmo que se queira, não se avance para o Adrien.
A sobrelotação no meio-campo tem impactos desportivos e financeiros negativos.
O Sporting, por ter vários jogadores de qualidade nos seus quadros, depende também do interesse que outros podem ter nos seus activos.
Estivéssemos numa situação financeira mais leve, e isso permitir-nos-ia fazer grandes vendas sem perder qualidade na equipa.
Reafirmo o simples: o Sporting tome uma decisão oficial sobre o Adrien implicaria:
1) Que se corra o risco de sobrelotação no meio-campo (por todos os médios de qualidade com quem tem contracto), o que desportiva e financeiramente não faria sentido
2) Que se vendesse à pressa outros médios com contracto (mais... outros médios do plantel) para "criar" espaço para o Adrien - curiosamente, os mesmos que criticam a venda do João Pereira, que nem tem a qualidade dos "concorrentes" ao lugar do Adrien tem, à primeira oferta recebida...
3) Que se diga ao Adrien para seguir a sua vida, o que ainda desvalorizaria mais o seu passe
Em suma, acho que a posição oficial é a indicada (assunto em standby, e dependente do desenvolvimento de outros). E não me parece que se possa falar em notícias plantadas que desvalorizem o seu passe (o CM diz que o Sporting conta com o Adrien, o Record que a situação depende do que acontecer com outros activos - o que faz sentido -, e o próprio jogador diz que desconhece os planos do SCP).
PS - O Adrien é um médio de grande nível, para mim, de há muito. Perfeitamente capaz de jogar no Sporting! Mas isso não deve servir para enviar outros (que também têm essa capacidade) às urtigas por dá cá aquela palha. Ah, e o Adrien tem um percurso (e sobretudo uma qualidade) semelhante à de um mal-amado no plantel... Pereirinha. Veremos o que dele se dirá quando estiver no Sporting... espero que não o mesmo do que o que se disse antes, sobretudo de quem o põe como "O" jogador do Clube.
Já nem digo para não se comentar as notícias (e para se dizer que, por exemplo, se aceitaria uma proposta razoavelmente boa - caso ela venha a existir... - por um Matías ou um Elias abrindo espaço ao Adrien). Mas entrar nesta histeria colectiva e antecipada é... à Sporting.
Já existe várias fontes, principalmente aqui nos blogs a confirmar esta saida. Para mim é um erro, e dos graves. Veremos como isto se desenrola.
ResponderEliminarNão perca Entrevista Exclusiva com Tengarrinha, jogador do Vit.Setubal, formado no FCP e no SLB, que já teve no Olhanense, Estrela da Amadora e Santa Clara! Declarações Bombásticas !
VEJA, COMENTE E PARTILHE !
Abraço e continuem o bom trabalho!
Gonçalo, para mim Carriço também é central...e Renato Neto não é coisa nenhuma. Não lhe reconheço nada, a não ser presença física, característica que não valorizo.
ResponderEliminarSchaars e Elias são jogadores que terão propostas a curto/médio prazo para sair e termos Adrien no plantel garantia uma opção muito válida para substituí-los, no nosso meio campo. Não tenho grandes dúvidas de que André Martins e Adrien serão 2 grandíssimos jogadores.
Quanto a Pereirinha, espero que seja este o ano da sua afirmação inequívoca. Quer Pereirinha, quer Cedric são melhores jogadores que João Pereira.
Lembro de já ter lido algo como...se são melhores jogadores porque não estão na selecção? A resposta foi feita com uma outra pergunta: quem é melhor jogador Ruben Micael ou André Martins?
PM
À margem de um torneio de futebol ao qual deu o seu nome, em Arcos de Valdevez, Adrien Silva abordou o seu futuro e continua sem saber que camisola irá vestir na próxima época. O contrato com o Sporting termina no final de 2012/13 e a perspetiva de renovação parece cada vez mais longe, tal como A BOLA noticiou ontem.
ResponderEliminarO próprio médio confirmou que ainda não foi abordado pelos leões, mas, apesar de as últimas notícias apontarem para Sá Pinto não contar com ele, garantiu que irá apresentar-se em Alcochete no início de julho, tendo em vista os trabalhos de pré-temporada. «Sou jogador do Sporting e a minha prioridade é o Sporting, mas não sei quais os planos que o clube tem para mim. Fiz uma grande época na Académica e mostrei que tenho valor para jogar no Sporting, um clube que me deu muito. Vamos esperar para ver», afirmou.
Puxando um pouco o filme atrás, Adrien assegurou que a envolvência da final, onde ao serviço da Académica defrontou o Sporting, «foi incrível».
«Chegar ao Jamor, vencer naquele ambiente e erguer o troféu é algo indescritível. Fico ainda mais feliz por tê-lo conseguido na Académica, um clube com muita história e tradição no futebol português. Não escondo que foi estranho por ter sido contra o Sporting, mas a alegria daquele momento foi maior do que qualquer outro sentimento», acrescentou o ex-camisola 10 da Briosa, de futuro ainda incerto.
«Reafirmo a minha vontade de ficar no Sporting mas, se não for possível, não pretendo sair de Portugal, pelo menos para já». E se FC Porto ou Benfica mostrarem interesse? «Só falo de coisas concretas e nenhum desses cenários me passou pela cabeça», confessou.
http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=335942
A confusão continua. Vejam a capa do Record desta segunda-feira.
ResponderEliminarhttp://www.record.xl.pt/storage/ng98474EC4-C51D-4792-9AAA-A66A3D70DF5C.jpg
Há muito (em Dezembro) que ouvi pela um amigo meu de Coimbra que o FCP estaria a fazer a cabeça ao Adrien já que o PdC acredita no seu valor.
ResponderEliminarOra nós sabendo do que essa gente é capaz deveríamos aproximar-nos mais do jogador e não afastá-lo.
Entretanto hoje fala-se numa proposta do CLuj de 2,5M€ ... vocês saberão tal como eu caso ele assine pelos romenos o seu destino será o FCP em 2013/2014.
A solução passaria por uma renovação com o Adrien, caso isso não seja possível tentar vende-lo para um clube que não esteja na orbita de interesses do FCP e do Jorge Mendes salvaguardando uma transferência para o futebol nacional.
Este gap de tempo entre as suspeições levantadas pelos jornais e pelo jogador (que recebeu uma proposta de renovação e negou-a ao Record) só alimenta a discórdia e a critica À direção ... mexam-se façam alguma coisa !!!
As múltiplas e consecutivas declarações de Adrien sobre este processo todo parecem visar uma coisa muito simples, a ruptura.
ResponderEliminarDevia existir um maior secretismo e silêncio sobre este assunto. Se ele diz que se vai apresentar no dia 6 de Julho é porque tem ordens nesse sentido. Por isso, parece claro que tem algo decidido relativamente ao seu futuro imediato.
Sendo assim, porquê falar? Não faz sentido, ou faz?
Onde estão estas notícias sobre a eventual rescisão de Carlos Martins? Um jogador internacional, que custou dinheiro e que ganha muito? Onde estão estas notícias sobre a não opção de compra do Génova sobre o Belluchi? Mais um encalhado no Porto? E o Ukra? Volta ou não ao Dragão? E o David Simão, volta ao Benfica, depois de uma época boa na Académica? O Hulk pressina para saír como fez o Falcão? Quantos avançados têm ordem para se apresentar no Seixal? Cardozo, Saviola, Kardec, Rodrigo, Michel, Djaló, Nelson Oliveira, Rodrigo Mora, Melgarejo, Hugo Vieira e Djaniny?
Isto (ainda) é o Sporting.
Deve ser verdade o que por aí se diz. Adrien tem perfil para ser um importante jogador no Porto com a mais que inevitável venda de Moutinho. Perfil para vir a ser um jogador fundamental na selecção nacional depois da próxima reforma de Meireles e com Carlos Martins também já adiantado na idade. No Sporting ficaremos a vê-lo brilhar no Porto, e de seguida noutros patamares, muito depois de Sá Pinto ter abandonado o Sporting sem glória de qualquer espécie. É a triste história revisitada. Paulo Bento escancarou as portas de saída a Varela, a Carlos Martins e a outros. Sem benefício para o clube como se sabe. A lógica de belenização do Sporting faz-se de muitas opções erradas, de muita incompetência misturada com muita soberba, de um orgulho, um pouco sebento, de fidalgo arruinado, que não tolera qualquer imaginado desalinhamento.
ResponderEliminarA SAD não tem que andar a confirmar ou a desmentir a toda a hora notícias que aparecem nos pasquins. Não faziam outra coisa. Têm é que tomar decisões que defendam os interesses do clube.
ResponderEliminarNão acredito que o Sá Pinto prescinda de Adrien. Com o Sporting a precisar de fazer dinheiro em vendas e tendo Adrien já demonstrado capacidade para integrar o plantel, que sentido faria abdicar deste jogador?
Gonçalo Correia
ResponderEliminarExcelente análise.
Nós sportinguistas não devemos contribuir para o ruído, feito pela CS, por mim não falo mais sobre o assunto!S.L.
Há um facto relativamente a Adrien que é desconhecido da maioria. Adrien não tem empresário, trata dos seus contratos directamente e não tem ninguém a trabalhar na sua promoção/desvalorização na comunicação social. Estas noticias só podem ser fruto de alguém com interesse em comissões coisa que Adrien não oferece.
ResponderEliminarHá na história do Sporting dois jogadores que também nunca tiveram empresário, Pedro Barbosa e Tonel, ambos tiveram uma promoção muito inferior ao que a sua qualidade merecia nomeadamente a nivel de selecção nacional. Se calhar ganharam mais dinheiro do que outros com mais holofotes porque esse destaque não fica barato.
Aguardo com tranquilidade a resolução desta novela e espero obviamente a rápida renovação de contrato por mais 5 anos entre Sporting e Adrien.
Totalmente de acordo excelente post.
ResponderEliminar