sábado, 9 de junho de 2012

Portugal - Alemanha: Aquém da Taprobarra

Foto maisfutebol
Estes mares já foram há muito tempo navegados, ou seja, já vimos disto muitas vezes:  uma equipa com demasiado respeito pelo adversário, pese o valor indiscutível deste. E isso era precisamente a antítese do que era necessário, só uma equipa audaz e até matreira poderia contrariar o favoritismo alemão. Favoritismo esse que ficou bem demonstrado durante o jogo mas que esteve longe de esmagar. 

Acredito que, com estes jogadores, podemos e devemos fazer melhor, fazendo aquilo em que os jogadores portugueses tão bem sabem fazer: jogar curto, de pé para pé, com apoios próximos, ou ligar bem as saídas rápidas para o contra-golpe, tudo aquilo que quase nunca conseguimos fazer. Talvez tenham pesado excessivamente na confiança dos jogadores os maus resultados acumulados nos últimos jogos.

Podemos falar de eficácia e sorte ou da sua ausência mas, até pela forma como reagimos ao golo alemão, ficou a impressão de que podíamos ter feito mais e melhor e que só percebemos ou assim o quisemos após estarmos a perder. Uma lição importante para o próximo jogo, em que vamos entrar numa posição difícil. Precisar de ganhar sempre foi um estatuto incómodo e que, em regra, nos damos mal.

Uma palavra para Patrício, único jogador do Sporting presente: impecável! (João Pereira já é do Valência e deixou evidente que é frente aos melhores que mais evidentes ficam as deficiências).

12 comentários:

  1. O jogo com a Dinamarca vai ser fundamental.
    Desta vez teremos que assumir o jogo e a Dinamarca poderá jogar como jogou contra a Holanda a espera do erro.
    Acredito que a nossa capacidade ou não de finalização será a chave desse jogo.

    ResponderEliminar
  2. O empate seria o resultado justo,pois na 2ª parte só jogámos 15 minutos (a seguir ao golo).

    Concordo que João Pereira teve muitas dificuldades (Nani também não ajudou), mas acho injusto muitas coisas que já li, de que foi o culpado do golo da Alemanha. Então deve ser o lateral direito (que fechou e controlava os movimentos de Podolski) a saltar/marcar o Gomez? E o Pepe, marcava o quê?

    Agora não tem nada que saber. Ganhar à Dinamarca e Holanda que têm defesas que deixam muito a desejar.

    O que merece reflexão é que numa competição como esta, para se virar um jogo, tem de se recorrer a jogadores que raramente jogaram nesta época e que não têm lugar nas opções dos seus clubes (Varela e Nelson). E isso, não é falta de eficácia ou sorte. É burrice e má gestão da convocatória.

    ResponderEliminar
  3. "O que merece reflexão é que numa competição como esta, para se virar um jogo, tem de se recorrer a jogadores que raramente jogaram nesta época e que não têm lugar nas opções dos seus clubes (Varela e Nelson). E isso, não é falta de eficácia ou sorte. É burrice e má gestão da convocatória."

    O banco de ontem é uma miséria franciscana.

    Defendemos bem, mas muito e durante quase td o tempo. No ataque só fizemos umas cócegas 'levezinhas'... Abrimos a pestana e tentamos marcar já qd tínhamos levado com um golo no bucho e a Alemanha resolveu, nos restantes 15 minutos que faltavam para o final do jogo, segurar uma vitória arrancada a ferros. Não fora a pixotice de Varela (finalização msm ridícula) e Nani, lixavam-se...

    ResponderEliminar
  4. Virgílio,

    O banco de ontem será o banco de 4ª feira e de Domingo. É fraco. E ainda lá estão outros de menor valor que Varela e Nelson.

    O factor experiência é determinante nestas competições. O Varela, perante aquela oportunidade, mijou-se todo. E o seu remate (e ao dizer remate estou a exagerar) é o espelho disso mesmo. A perna pesou tanto e o medo de errar era, igualmente, tanto (pois a importância do momento era evidente), que Varela bloqueou e acertou, com medo, na bola.
    Não compreendo como é que o Liedson não vai à selecção. Não para titular, mas para o tipo de jogo de ontem: 15 a 20 minutos, muita experiência, frieza e confiança nas suas capacidades.

    Os minutos que Varela jogou ontem já valeram para alguma coisa. Se aquela bola entrasse, já haveria um clube grego ou russo a colocar 7 milhões euros no Dragão. Para já, haverá um Cluj qualquer desta vida disposto a dar 3 milhões. Sem crise, ainda haverão (pelo menos) mais dois jogos.

    ResponderEliminar
  5. A eneficácia atacante deve-se a uma convocatória de avançados que não jogam nos seus clubes e, golos, quase nada. Os que marcaram durante a época foram preteridos como é exemplo o Vaz Tê (14 golos), Wilson Eduardo ou mesmo até João Tomás. Negócios de clubes (sobretudo lampiões) e empresários, Tá mais que visto.

    ResponderEliminar
  6. Para Portugal ganhar jogos, com Ronaldo nem precisa de ponta de lança! Precisa é de um treinador corajoso e honesto! Olhos nos olhos?

    SL

    ResponderEliminar
  7. Apenas perdemos o jogo porque continuamos a falhar na finalização. Falta-nos um matador. 1 oportunidade igual a 1 golo.

    Tudo o resto é acessório e dá azo a todo o tipo de especulações e conjeturas.


    Todos dizem o mesmo no fim dos jogos, sabem qual é a principal lacuna mas para quando uma aposta forte em Portugal na formação
    especifica de goleadores?


    Edu Mart

    ResponderEliminar
  8. Portugal tem um dos maiores goleadores do futebol que é Ronaldo, mas os colegas dele na selecção não são os colegas do Real Madrid, aqui está a grande diferença.
    Se calhar as oportunidades que tiveram Nani e Varela para marcar se fossem nos pés de Ronaldo teriam sido golo, mas também é por isso que ele teve direito a uma marcação especial.

    ResponderEliminar
  9. Cantinho,

    Obviamente que quando um jogador de 1,72m salta com um de 1,90 e muitos tem o lance perdido em 99,9% das ocasiões. Não me parece que haja culpados no golo alemão, a bola chega a Gomez após um ressalto, ninguém poderia ter adivinhado a sua trajectória. Ao contrário dos elogios tecidos pela imprensa, o mérito do alemão não foi ter adivinhado onde a bola ia cair, mas sim na forma como soube aproveitar estar no sitio certo.

    Mas quanto ao João Pereira basta comparar o que fez Coentrão, que não teve o apoio de Ronaldo, com o que ele fez para perceber as diferenças de qualidade quer a defender quer a atacar.

    Quanto à questão da eficácia aqui levantada por diversos comentários só me ocorre dizer que uma equipa que tem Ronaldo não e deveria ter queixar tanto. E aí me parece que esteve o grande problema da actuação de Postiga. Sabemos que não homem para muitos golos mas esperava mais dele. Nomeadamente a descer mais vezes ao meio campo a oferecer linhas de passe e contemporizar para que Ronaldo e Nani pudessem subir, em especial em diagonais em direcção à baliza. Diga-se também que foram poucas as vezes que Moutinho e Meireles conseguiram ligar o jogo e quando assim é...

    ResponderEliminar
  10. "O banco de ontem será o banco de 4ª feira e de Domingo. É fraco. E ainda lá estão outros de menor valor que Varela e Nelson."

    Cantinho:

    Pois, bem sei. Por isso é que realcei a 'qualidade' do banco no jogo de ontem... Para confirmar a 'má gestão da convocatória'.

    LdA:

    Com uma Dinamarca fechada, a jogar na expectativa, mais ainda dps de vencer a Holanda e a não precisar de ganhar a Portugal na quarta-feira, é que se vai notar como o meio-campo português não terá capacidade para 'ligar o jogo'. Oxalá me engane, mas vejo um meio-campo mt perro, sem gde capacidade ofensiva ou criatividade. Reside aqui o maior problema de tds, no meu entender... A lesão de Dani, mais que ausência de Ricardo carvalho ou até Bozingua, faz mt falta a esta selecção. Não é um Deco ou um Rui Costa, mas é um criativo. E esta selecção precisava de um, como 'de pão para a boca'.

    ResponderEliminar
  11. O burro do Varela, com o GR 'em queda' e o defesa a tentar interceptar o remate de carrinho chuta para baixo, tentando a 'cueca'??? Mas o gajo está a gozar connosco ou, pura e simplesmente, não sabe mais que isso??? Quanto ao resto, PB vendeu-se e convocou tendo em conta não os interesses nacionais mas sim os interesses de 2 clubes ou de empresários e, sendo assim, desbaratou o resto do respeito que tinha por ele, que eu considerava um gajo com tomates e ideias feitas...

    SL

    Gr33n C0d3r

    ResponderEliminar
  12. Virgílio,

    claramente. Só mencionei aquilo para dar crédito à sua afirmação.

    Leão de Alvalade,

    Eu não defendo a actuação do João Pereira no jogo de ontem. Só peço que não digam que a culpa do golo é dele (como já li em muitos sítios). Quanto ao facto de ninguém ter culpa no golo... Não sei. Faz-me lembrar o golo sofrido contra a Rep. Checa, em 1996, em que o Baía vê o balão feito pelo Poborsky a subir, subir, subir e só quando passa por si é que tenta fazer-se ao lance. O que fica para a história é um grande golo, mas eu acho que não foi só isso. E o cruzamento ontem não foi assim tão rápido que desposiciona-se quem devia marcar Gomez.
    Quanto ao Coentrão e Pereira, não há comparação. Mas Pereira é melhor que Lopes, sem dúvida.

    Ontem jogou o melhor 11 de Portugal. E isso é mau. Não há dúvidas que ninguém do banco é melhor do que aqueles que estiveram no 11 inicial. E isso demonstra nossa fragilidade.

    Ainda assim, creio que Portugal pode chegar à fase seguinte.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (103) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (5) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (2) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (4) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)