sexta-feira, 5 de julho de 2013

Bruma, nome certo e uma reflexão sobre critérios de compras e dispensas

Não podia ter sido melhor a escolha do nome de baptismo do jogador que parece estar condenado a ser a estrela do verão. Não pelos golos ou jogadas de encantar mas pela controvérsia no seu processo negocial. Para adensar a bruma sobre o futuro do jogador o seu advogado voltou a tocar numa tecla já anteriormente retinida pelo seu conselheiro Cátio Baldé, lançando dúvidas sobre a duração do vínculo que o liga ainda ao Sporting. Segundo ele, este estaria a expirar ou teria expirado já, contrariando a posição do clube, que parece entender que o vínculo se prolonga até ao final do próximo ano. 

Complicado? Não ainda tanto como vai ficar a seguir. As noticias da tarde vão dizendo que o Sporting se recusou a receber o representante do jogador e este deu conta que o Sporting lhe havia telefonado a dar conta que queria o jogador presente na reunião. 

Duas ideias sobre este últimos desenvolvimentos:

- Se o Sporting entende que o jogador ainda tem contrato com o clube não tem que convocar o jogador por interposta pessoa, deve fazê-lo directamente. Se toda a gente viu o Bruma alegre, a prestar declarações no aeroporto, como é que o clube não consegue chegar até ele? Se se der o caso de "ter outra vez o telefone desligado e estar a descansar" o Sporting pode convocá-lo de variadíssimas formas, retirando do resultado dessas convocatórias as devidas ilações. Afinal o jogador é ainda um assalariado do clube.

- É de muito duvidoso acerto hostilizar o representante do jogador e ainda mais não o receber nessa qualidade, quando lhe telefona  a solicitar serviços que são o implícito reconhecimento da sua ligação ao jogador. Isto não é o mesmo que dizer que o Sporting tem que ser o capacho do jogador ou dos seus representantes mas, se quer resolver toda esta bruma, tem de, inevitavelmente, negociar. A menos que, como já se diz, que saiba que tal é inútil por o jogador já estar comprometido com outro clube.

Critérios de compras e dispensas
Quem não tem problemas em negociar com o Sporting é a International Foot, que, num curto período, conseguiu colocar no Sporting o Jefferson, a "estrela emergente" Salim Cissé e, a surpresa, o defesa central Hugo Sousa. Sobre as qualidades de Jefferson e Salim Cissé já emiti a minha opinião oportunamente aqui neste espaço. 

Por curiosidade diga-se que A International Foot é propriedade do agente FIFA Nélson Almeida, que tem no seu "bornal" jogadores como Helton ou Éder (SCBraga), foi responsável pela vinda de Hulk para o Vilanovense,  Vila Nova de Gaia, de onde é o empresário. Este foi também presidente do referido clube e é conhecido por participar em torneios de poker de alto gabarito, tanto do circuito nacional como no estrangeiro.

Não conheço Hugo Sousa nem nunca o vi jogar. O facto de ter jogado pouco (menos de 800 minutos) na equipa que ficou em penúltimo lugar da liga cipriota não me interessa tanto, embora isso seja significativo. É verdade que o mundo está cheio de jogadores desaproveitados ou incompreendidos pelos seus técnicos. 

Mas já me interessa mais saber que o Sporting está a contratar por 5 anos um jogador da geração 92 quando tem neste momento sob contrato  Ilori (de 1993), o Dier, o Tobias, o Fokobo (geração de 1994) e o Domingos Duarte (titular da selecção de sub-18, geração de 1995).

E também não deixo de constatar que o Sporting dispensou Ricardo Tavares, que o FCP se encarregou de aproveitar imediatamente. Decisão surpreendente, a que soma a dispensa de Farley Rosa, jogador que nesta fase da sua carreira se destacava dos demais e que era de comportamento exemplar na Academia, onde era querido de todos. 

Ricardo Tavares não era propriamente um desconhecido, era um júnior de primeiro ano, central de posição mas que se tinha tentado adaptar a defesa-esquerdo, sem grande sucesso. Mas tem um percurso exemplar, que lhe tinha valido a braçadeira de capitão  e era internacional desde os sub-16. Para um jogador com contrato a sua dispensa é no mínimo questionável. 

Esta facilidade em contratar jogadores de fora e lidar tão mal com os jogadores da casa não pode ser bom para um clube que se orgulha da sua formação, e com fundadas razões para tal. Tendo em conta os antecedentes, pensar que a culpa está sempre do lado dos jogadores, talvez seja motivo para parar para pensar.

31 comentários:

  1. LdA,

    "É de muito duvidoso acerto hostilizar o representante do jogador"

    O que dizer então do fato do Babuino ameaçar o SCP que o contrato de Bruma acaba este mês !???
    Compreendo a posição do Presidente.

    Também não percebo o porque de misturar dispensas de Juniores com contratações para a equipa principal.

    Podemos discutir a qualidade das contratações já comparar com as dispensas de 2 juniores parece-me a mim incorreto.

    SL,


    ResponderEliminar
  2. Em relacao ao caso-Bruma, há demasiados factores estranhos.

    Bebiano é o advogado de Bruma e nao tem feito outra coisa senao afirmar que o contrato com o Sporting é inválido e que tem uma proposta do Galatasaray. Pretendia reunir-se com o Sporting hoje, sem Bruma, para discutir aspectos jurídicos.

    Para discutir aspectos jurídicos o Sporting tem um departamento que disso se encarrega. Nao percebo como é que um jogador com quem o Sporting quer, assumidamente, renovar contrato, "mandata" alguém para perder tempo a falar de aspectos jurídicos.

    Se Bebiano pensa que o contrato é inválido, nao tem nada mais a fazer do que desvincular o jogador unilateralmente. Ainda para mais se tem tantas propostas milionárias de clubes.

    Mas nao o faz. Porque sabe que isso é o fim da linha para ele. Tenta um qualquer jogo de "poker". A Direccao do Sporting nem sequer lhe passa cartao. Como nao passou a Zahavi. E Bebiano, que jogou as suas cartas com alarido, comeca a enervar-se.

    Para mim há aqui muita coisa escondida de que nao temos conhecimento. Nao me admirava nada que Zahavi continuasse, behind the scenes, a correr meio-mundo tentando encontrar propostas por Bruma. Aliciando os Baldés e Bebianos com alguns tostoes para dancarem a música que ele toca.

    Infelizmente, o tempo em que os clubes ricos davam 15 ou 18 milhoes por um puto de 18 anos de um clube que nem vai às provas europeias e que marcou 5 golos num Mundial de sub-20 em que a sua equipa foi eliminada pelo fabuloso Gana nos 1/8 de final, terminou.

    E, mais importante para nós, o tempo em que o Sporting se permitia ser intimidado por representantes de jogadores que tentam esticar a corda para receber uns milhoes a mais, também parece ter terminado. Ou muito me engano ou Bruma vai rapidamente perceber isso...

    ResponderEliminar
  3. Eu gostava de acreditar que o Inácio não tem algum tipo de interesse junto da International Foot...

    ResponderEliminar
  4. Parece que te esqueces dum parágrafo que fazes: O Bruma é jogador do Sporting e assim comtinuará a ser durante o próximo ano.

    ResponderEliminar
  5. Não faz qqr sentido o advogado de Bruma querer uma reunião com o presidente do SCP para discutir assuntos jurídicos do contrato, SCP só aceita negociar o contrato com a presença de Bruma na mesa não vejo qual é o mal.

    Em relação á International Foot uma vista rápida pelo site deles e dá para confirmar que Jefferson não é agenciado por eles nem Maurício por isso não vejo onde está a polemica, é que mesmo no jogador que estão a contratar para a B ainda não há qqr confirmação e pode se dar o caso de o jogador estar a experiencia como acontece todos os anos com dezenas de jogadores.

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Sérgio,

    O Hugo Sousa ou vem para jogar no lugar do Ilori e do Dier ou para a equipa B onde o Ricardo Tavares já tinha jogado, apesar de ser apenas júnior de 1º ano.

    Pois perante isto e perante o número de jogadores que temos sob contrato para o lugar faz sentido dispensar um jogador nessas condições para ir buscar outro a quem temos que pagar ao empresário e prémio de assinatura ao jogador?

    Até pode fazer desde que o jogador o justifique ou haja dinheiro a rodos. Nem uma nem outra coisa me parece acontecer aqui, parece-me sobretudo que estamos a arranjar uma nova oportunidade ao jogador.

    Como ele não obrigou o Sporting a contratá-lo só espero que seja feliz e supere as expectativas mais optimistas.

    ResponderEliminar
  7. Petinga,

    concordo,há demasiada Bruma neste negócio. Mas, ao contrário do que parece ser o teu entendimento a mim parece-me que, como as coisas estão somos nós quem estamos em posição de perder mais do que qualquer dos outros envolvidos. O Bruma já deu provas de estar a fazer o jogo do Bebiano, do Zahavi ou do Cátio Baldé. Nem apareceu à reunião hoje, conforme pedido, nem atendeu o telefone anteriormente.

    Se ele renovar o contrato paga as comissões aos representantes, se for transferido idem, se decidirem contestar o contrato e ele assinar por outro clube idem, idem. O que menos lhes interessa no imediato é que o jogador continue como está até 2014 e, nessas circunstancias, provavelmente sem jogar. Até isto ajuda pouco a posição do clube.

    Quanto aos milhões não me parece que ele valha tanto e, neste cenário, nenhum clube fará uma oferta desse valor por um jogador sobre cujo contrato há muitas dúvidas. Não fosse assim e acredito que não faltariam boas propostas.

    ResponderEliminar
  8. Visigordo,

    Não foi esquecimento. O advogado levantou dúvidas sobre a duração do contrato. Essas dúvidas são em tudo semelhantes às que permitiram ir buscar o Labyad ao PSV, Se a teoria vingar o Bruma não tem mais um ano de contrato.

    ResponderEliminar
  9. Hugo Sousa, defesa-central de 21 anos que representava o AEP Paphos, de Chipre, estará muito perto de se tornar reforço do Sporting, adiantando o jornal "A Bola" que o futebolista formado no FC Porto deverá rubricar um contrato com a duração de cinco temporadas.

    A confirmar-se esta transferência, o jovem internacional sub-20 português chegará aos verde-e-brancos a custo zero, pois rescindiu o seu contrato com AEP Paphos em Janeiro passado, devido a ter vencimentos em atraso.

    Hugo Sousa esteve oito anos no FC Porto, entre 2003 e 2011, tendo acabado por abandonar os azuis-e-brancos na transição para sénior, pois não chegou a acordo para renovar o contrato. Depois dos azuis-e-brancos, o jovem luso esteve nos romenos do FC Brasov e nos cipriotas do AEL Limassol e do AEP Paphos, sendo que neste último clube, em apenas meia temporada, fez 14 jogos e dois golos.

    Capaz de actuar no centro da defesa, mas, também, a médio-defensivo, Hugo Sousa será inicialmente colocado no Sporting B, contudo, se Leonardo Jardim ficar agradado com o seu desempenho, o internacional sub-20 português poderá dar rapidamente o salto para a equipa principal dos leões.


    Dispensámos um jogador formado pelo Sporting que o Porto foi buscar e agora fomos buscar um jogador formado nas escolas do FCP e que foi também ele dispensado do FCP.

    Curiosidades...

    ResponderEliminar
  10. LdA

    Permite-me discordar: todas as partes teem a perder, mas a escola do Sporting continua e a instituicao também. Já o Bruma só tem uma vida.

    E repito: se a opcao "decidir contestar o contrato e assinar por outro clube" fosse tao segura, nem o Bebiano andava a tentar encontrar-se com os dirigentes do Sporting nem o Bruma ainda era funcionário do clube. Já tinha assinado por outrém.

    O Sporting está a fazer exactamente o que mais lhe convém: nao abre o jogo mas sabe que pode lixar e muito a carreira do jogador se tal entender. E convém recordar umas palavras do presidente em que dizia algo como "se calhar fazem uma, mas nao fazem mais"

    ResponderEliminar
  11. LDA
    não pude comentar o teu post anterior mas digo-te já que não partilho do teu entusiamo pelo ajuntamento das claques. Quando o molho começar a cair depois falamos.

    Quanto ao post actual excelente trabalho. Claro que isso incomoda e muito os pagens do Bruno como o Sérgio e o Sporting até morrer. O Sérgio acha que não se deve fazer certo tipo de comparações porque elas são bastante incómodas e deixam despidas as teorias da infalibilidade do Sua Santidade e do cardeal Inácio. E deixam muito que pensar que relações terá ele com este empresário de Vila Nova de Gaia com quem já tinha feito negócios no passado e com quem partilha muito mais do que a relação empresarial.

    Para o Sporting até Morrer o melhor é fazer um copy-paste do órgão oficioso do Sporting que é nosso outra vez, o jornal a bola. Às tantas foi o Quintela que fez a redação da noticia só faltava terminar quem contestar isto não é um verdadeiro sportinguista.

    O Sporting está entregue a esta bicharada. Não falo apenas do Bruno, Sua Santidade, e da sua ridícula pança e chutos ridículos que quase punham nock out 2 coitados que estavam no relvado. Não falo apenas daquela imagem ridícula de quase escorregar e cair e com os gestos apontar a culpa ao inocente figurante que estava à sua frente. Nem falo do ridículo que é o presidente do Sporting andar de pança aos saltos enquanto no mesmo relvado o plantel profissional treina. Falo do ridículo de todos se babarem e rejubilarem isto é que é o novo sportinguismo.

    ResponderEliminar
  12. O Bruma que ganhe juízo.

    http://www.youtube.com/watch?v=De9HgKjssGA

    ResponderEliminar
  13. Sporting até morrer
    seria dispensável fazeres copy-paste de 1 noticia que todos têm acesso e por isso já foi lida. Custo zero era ter ficado com 1 jogador que era nosso ao invés de irmos contratar e pagar despesas de assinatura e comissões por outro. Tem que ser muito bom para valer o esforço. E, como diz a noticia, vai rapidamente dar o salto para o lugar do Ilori e do Dier. Enfim...

    ResponderEliminar
  14. O Presidente do Sporting Clube de Portugal, seja quem for, não pode deixar que reuniões convocadas por sua iniciativa com um funcionário do Clube, adquiram novo figurino por indisponibilidade do último.

    Caso a reunião se tivesse efectuado, a partir da mesma o SCP estaria a reconhecer que os argumentos apresentados pelo advogado do jogador seriam válidos e o cenário passaria a ser o de uma possível contratação e não o de um prolongamento contratual.

    O que se pede a um Presidente do Sporting é que no exercício das suas funções de líder, actue dentro daquelas que são as mais elementares regras da institucionalidade e não se permita alimentar estatutos que são clamados por via de tricas, bocas ou, pior ainda, ameaças veladas.

    Neste caso em particular confio na determinação do Presidente que sustentado pelos argumentos do departamento jurídico tentará resolver esta longa ode, dentro dos estritos limites do possível herdados pele incompetência de quem nem sequer "chutos numa bola deu" antes preferindo num acto de pueril arrogância, convidar presidentes de outros clubes a visitar o nosso passado não percebendo que apenas estava a reconhecer a superioridade presente do adversário.

    Creio sinceramente que Bruma será a última bruma em torno da nossa formação. Se tiver de ser exemplo, pois que seja.

    Em relação à insinuação acerca dos negócios das contratações, gostaria de deixar claro que de facto são coincidências, que a serem verdade me preocupam. Mas ainda não tanto como quando soube que o mesmo empresário representava vinte e muitos atletas do nosso Clube, o que só pode ter acontecido mediante a entrega de uma cópia de uma chave dos portões da Academia e outra do Gabinete do administrador da SAD.

    Não gosto de exclusividades. Mas há casos em que elas funcionam. O Porto é o recordista de facturação em transferências devendo tal desidrato à empresa de Jorge Mendes. Sem ele a dimensão atingida não teria sido possível.

    Uma coisa parece-me óbvia. Até agora não reconheço do ponto de vista financeiro nenhum indício de aquisições megalómanas, capazes de gerar as proverbiais "sobras" que redundam invariavelmente no chamado "empochamento".

    Nada a ver com as compras a caro retalho da dupla Freitas/Duque com o beneplácito néscio de Godinho.

    SL

    p.s. - Vi jogar o Salim Cissé várias vezes na época que acabou. Trata-se de uma excelente aquisição. Mas lá está, vi-o jogar...

    ResponderEliminar
  15. Sobre as transferências do SCP a cargo do Inácio, nada que me surpreenda...

    Sobre Bruma... Infelizmente, com este arrastar da telenovela mexicana, já só estou à espera de saber como a ruptura se irá concretizar, quais as desculpas que serão avançadas para o falhanço da renovação e qts milhões o jogador irá render ao seu futuro clube.

    SL

    ResponderEliminar
  16. Não deixaria de ser irónico que quem se valeu dessa doutrina para trazer o Labyad tivesse ao mesmo tempo aberto a porta para a sua aplicação ao Bruma...infelizmente, de quem anunciou a contratação de um jogador que não podia alinhar pelo Sporting este ano tudo é de esperar.

    Lamento notar em alguns comentários uma certa "esperança" que tudo corra mal para poder desancar no novel Presidente. Eu preferiria que o Sporting se saísse bem, seja quem for o Presidente...mas devo estar desactualizado...

    Quanto às informações sobre os contratos com jogadores de certo empresário... Creio ser muito cedo para formar qualquer conclusão, mas acho bem irmos sempre sabendo o que se passa.

    ResponderEliminar
  17. Esta novela tem tudo para acabar mal para o Sporting,tal e qual acabou a do Labyad para o PSV.Será mais um motivo para o odioso cair sobre a anterior direcção e deixar os seguidores a salivar.O novo Papa é que é o maior!..

    Francisco Fernandes
    (cópia do original que, ao fazer a moderação, não ficou registado. Pelo facto peço desculpa ao autor)

    ResponderEliminar
  18. Veiga Trigo,

    Não há qualquer insinuação antes a constatação de 1 facto: das 4 contratações do Sporting 3 foram agenciadas pelo empresário mencionado. Infelizmente para nós nem ele tem os jogadores que tem o Jorge Mendes nem ele consegue fazer os negócios que o Jorge Mendes faz e que não são apenas com o FCP mas também com o SLB.

    Gostava que, para o perceber melhor, o que sugere para que os jogadores não possam escolher livremente os seus representantes e que relação e responsabilidade tem o clube e os seus dirigentes, sejam eles quem forem, nessa escolha.

    Nem me surpreende a preferência do empresário pelos nossos jogadores nem destes por ele e por Jorge Mendes, as razões são claras. Estranharia era se preferissem outros. Se eu fosse jogador escolheria precisamente os que têm possibilidades de me proporcionar melhores opções e gostaria de ter qualidade de ser preferido por eles.

    A menos que a alusão às chaves do portão da Academia correspondam a uma ideia de que aquelas instalações se assemelhem ou deviam assemelhar a algum seminário ou prisão.

    ResponderEliminar
  19. Não percebo se o comentário é do LdA ou do FF, mas qual é o sentido? Que o "novo Papa" vai deixar correr mal intencionalmente pare poder fazer cair o odioso sobre a "anterior direcção". (interessante a diferença de tratamento) e deixar os seguidores a salivar? É isso?

    ResponderEliminar
  20. O comentário é do Francisco Fernandes que por erro meu não tinha ficado publicado.

    ResponderEliminar
  21. LDA mas a contratação do jefereson foi agenciada pela traffic pq é que continua a dizer que foi pelo empresário de cisse?

    ResponderEliminar
  22. MONTE DE MERDA É O QUE TU ÉS SEU DESNORTIADO AZIADO, FILHO DA PUTA NOJENTO E CROQUETE, TU E A TUA VARA DE MEIA DEZENA DE MONGOLOIDES ACABOU SEU FILHO DA PUTA!!!!!!!!!!!!!!!
    O SPORTING É NOSSO OUTRA VEZ, PORCO, OSGA, CARRRRREGA BRUNO.

    ResponderEliminar
  23. O que eu quero é que o Sporting possa sair vencedor em toda a linha, independentemente de quem for o presidente, que agora é Bruno de Carvalho e mais tarde será ele ou outro...

    Vejo por aqui muita azia e muita tentativa de adivinhação...melhor seria que visse desejos de vitória para o Sporting...!!

    Sporting Sempre...!!

    ResponderEliminar
  24. Ace-XXI
    não colocarias essa questão se verificasses o link proposto no nome do Jefferson.

    É que não sou eu que continuo a dizer que o Jefferson pertence ao empresário referido. É a própria página que o confirma.

    ResponderEliminar
  25. LdA,

    Não tens de viver sempre na defensiva, até porque o que postei foi sacado do site Academia de Talentos, e não tinha objectivo de te criticar.
    Assim o entendeste mais uma vez pois claramente é o teu dia-a-dia actual, bastando para isso olhar para as tuas respostas.
    Vives infelizmente essa fase, a de ripostar contra tudo e todos.
    Parece que isso te faz feliz, o de ser o mais iluminado de todos os sportinguistas...

    E tens sempre a boa ajuda de um ser limitado de nome Vítor Ribeiro...

    ResponderEliminar
  26. Caro Leão de Alvalade

    Apenas um aparte, o nome de nascimento trata-se de Armindo Tué Na Bangna, Bruma é alcunha.

    Mas efectivamente a situação de Bruma é muito complicada, qualquer que seja o desenlace neste momento, muito pouco se pode apontar a quem de momento está a negociar do lado do Sporting.

    A incompetencia está para tras em não renovar com jogadores jovens de elevado potencial, e em contraciclo contratar com contratos milinonários jogadores em témino de carreira. SObretudo quando supostamente existia um principio de acordo com Bruma em Dezembro do ano passado e não foi concretizado apenas porque não havia certeza de ganhar as eleições, caricato e muito pouco sportinguista no minimo.

    Das aquisições, ligadas a essa empresa de intermediação, Jefferson para mim é uma boa aquisição, Cissé não questiono pelo preço veremos o que dará e dado que tem 20 anos poderá ter grande margem de progressão.
    Já quanto a Hugo Sousa será claramente para a equipa b.discutivel sim, a ver vamos o seu rendimento. Ja foi convocado para os sub 21 é melhor ou pior que irão ser Tobias Figueiredo e Fokobo, não sei.André Martins por exemplo andou a ser suplente em equipas da 2ª divisão apesar da sua inegavel qualidade.

    Curiosamente a aquisiçaõ para mim mais criticavel é a de Mauricio, mas por enquanto como sócio do SPorting não critico, prefiro ver primeiro e dar tempo.

    SL
    Sporting Sempre





    ResponderEliminar
  27. Sporting até morrer,

    O teu comentário diverte-me. Não vi o teu comentário inicial como uma critica porque, talvez não tenhas reparado, reconheci de imediato que não era teu, logo...

    O que eu contestei foi o conceito de custo zero. E, a até prova do contrário, bem. Quanto ao iluniminismo dependendo de onde vem pode ser uma critica ou um elogio. Sou obrigado a crer que desta feita foi um elogio, pelo que agradeço.

    ResponderEliminar
  28. Não, não foi um elogio, foi mesmo uma crítica...

    ResponderEliminar
  29. Hostilizou tanto o beb que hoje vem retrair-se da das declações que fez e diz que estava de cabeça quente (deve ser do calor)

    Acho muito pequenina esta mentalidade de não podermos hostilizarmos ninguem.

    Se calhar preferiam o tempo em que faziamos tudo o que o agentes e parceiros como PC nos impunham.

    Entre a possibilidade de Bruma sair por valores abaixo daquilo que todos pretendiamos e hipotecarmos o futuro do clube dando % dos melhores jogadores para se pagarem vencimentos insuportaveis - acho que a a escolha é obvia

    ResponderEliminar
  30. LdA, continua a campanha negra. Tudo serve para atacar o que parece (parece apenas como terão oportunidade de ver) o ponto mais fraco de BdC: Inácio.

    Ora, o Jeferson (só com um "F") agenciado pela International Foot é outro!

    LUBE: RIO AVE

    NOME: JEFERSON MIGUEL DA SILVA

    POSIÇÃO: DEFESA CENTRAL

    NATURALIDADE: SÃO PAULO - BRASIL

    NACIONALIDADE: BRASIL

    DATA DE NASCIMENTO: 15/01/1986

    ALTURA: 1,88m

    PESO: 78 kg

    Espero que assim este post seja devidamente corrigido porque as insinuações constantes deste post caiem por terra de forma clara.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)