terça-feira, 3 de setembro de 2013

Comprar louça (Piris) e móvel (Vitor) antes do mercado fechar

O fecho do mercado ainda trouxe 2 surpresas aos Sportinguistas. Melhor, duas surpresas e meia, uma vez que Vitor, ex-Paços de Ferreira e Piris, ex-Roma e internacional paraguaio se vieram juntar a Everton, ex-júnior do Corinthians, o primeiro nome a ser conhecido no último dia de mercado.

O mercado fechou ainda a tempo de corrigir o mercado

Everton: é um miúdo de 19 anos que deve ir fazer o resto da sua formação na equipa B, não se devendo por isso contar com ele no imediato.

Piris: Chega para corrigir o erro de pontaria quando se foi buscar Welder. Os 45 minutos na equipa B demonstraram que o brasileiro está longe de estar preparado para cumprir o lugar de lateral-direito em qualquer uma das formações seniores. Atendendo ao seu trajecto, o contrário é que seria surpresa. 

Mas a noticia é Piris. Lateral de raiz, vem de uma experiência sem grande sucesso em Roma. Tal poder-se-á dever ao inevitável "choque de cultura futebolística" que os sul-americanos sofrem ao chegar à Europa: deficiente preparação e atenção aos momentos defensivos, particularmente as coberturas interiores e excesso de preocupação ofensiva, a deixar muitos buracos nas costas por preencher. Uma vez que já leva uma época de Europa e em Itália não terá necessidade de começar na primeira lição.

Vitor: desde a primeira hora do mercado que o via como o substituto à altura (e com vencimento comportável) de Schaars. A contratação de Magrão foi por isso uma enorme desilusão que os primeiros 30 minutos com o Arouca trataram de confirmar. 

Ao contrário do brasileiro, que está numa rota descendente há 2 épocas, Vítor tem vindo a crescer e a sua chegada a Alvalade é uma dupla correcção ao mercado: ao nosso, em particular, porque Magrão não está preparado, pelo menos para já, para assumir funções. E corrige o mercado em geral, por estar desatento ao valor deste médio que já merecia mais do que acabar a carreira sem um projecto mais ambicioso que o Paços de Ferreira. Obviamente que esta é uma afirmação contraditória, se atendermos ao que foi a carreira da sua anterior equipa, mas tal não deve ser visto como um meritório fenómeno, que tão cedo não se repetirá.

Não conheço o jogador pessoalmente, mas quem o conhece dizia-me há semanas, após lhe confessar a ideia de que encaixaria muito bem no meu Sporting, ( e em particular "no do Leonardo Jardim") que se trata de um profissional seríssimo, trabalhador incansável e humilde, dos que deixam tudo em campo. 

Não tem o pedigree de Piris, pois não é internacional, mas creio que está preparado para, no imediato, constituir uma mais-valia para Jardim. Pode jogar em ambos os lados do meio-campo. No Paços de Ferreira era, a par com o avançado (Cícero ou Hurtado) o primeiro a procurar a bola, condicionando a construção de jogo do adversário. Quando em posse, desdobrava-se com Josué entre linhas, baralhando as marcações adversárias, definindo em regra com muito critério. Não se esconde do jogo, está constantemente à disposição do colectivo e é muito razoável a executar bolas paradas.

Espero que a idade e a origem não sejam vistas pelas bancadas em Alvalade de forma preconceituosa para que Vítor seja bem recebido, pois poderá ser um jogador de extrema utilidade.

24 comentários:

  1. LdA,

    100 % de acordo, claramente a assumpção dos empréstimos à partida "falhados" de Welder e Gerson Magrão (embora acredite que o GM ainda será útil).

    Acredito que Vitor terá um papel importante no SCP 2013-2014 a sua experiencia e qualidade são muito bem vindas.

    SL,

    ResponderEliminar
  2. Sentir-me-ei mais confortável em comentar estas aquisições depois de conhecer os respectivos valores. No entanto, tenho que concordar que a de Vítor será uma aposta mais segura que a de Piris mas, na minha modesta opinião, penso que ficou a faltar um extremo que pudesse substituir o Carrillo em dias menos inspirados.

    ResponderEliminar
  3. LdA,
    Concordo, ficou bastante contente com a vinda do Vitor. À semelhança de exemplos como o Zé Pedro, que passou a carreira quase toda no Belenenses a merecer um salto maior, o Vitor é um jogador de boa qualidade que pode ser muito útil a qualquer plantel.
    Do Piris fica a surpresa e a confirmação que Welder não conta. Fica também a dúvida de porquê se terá pensado que contaria e se o terá ido buscar tão precocemente. Mas vá, tiros ao lado todos dão de vez em quando... Voltando ao Piris, sem conhecer minimamente o jogador, os números do ano passado são bastante razoáveis, 28 jogos a titular e 1 sup. utilizado para o campeonato. Dono do lugar até Abril, perdeu gás nos últimos jogos.
    http://www.zerozero.pt/jogador.php?epoca_id=142&id=85298&op=zoomstats&tpstats=club

    Sendo apenas números, não tenho noção da valia da concorrência que teria, parece interessante.

    ResponderEliminar
  4. Mas a noticia é Piris. Lateral de raiz, vem de uma experiência sem grande sucesso em Roma.

    Estranho.
    O jogador fez 28 jogos a titular, não diria que foi assim tão má a experiência na Roma...
    Isto de transcrever apenas com copy/paste é sempre chato...

    http://www.zerozero.pt/jogador.php?epoca_id=142&id=85298&op=zoomstats&tpstats=club

    ResponderEliminar
  5. Travenca,

    "Uma experiência sem grande sucesso" que transformas, sabe-se lá porque conveniência, em "tão má experiência".

    Mas,seguindo o teu raciocínio, foi tão bem sucedido que foi dispensado.

    Quanto ao copy-paste foi feito da minha cabeça

    ResponderEliminar
  6. Uma boa notícia a contratação do Vítor. Um valor seguro e o reconhecimento de que o Gerson Magrão não conta. Não vejo como recuperará ele do seu adinamismo tão patente nos jogos que efectuou. Quanto ao lateral direito tem sido um chorrilho de asneiras, o brasileiro - que não tem culpa -foi apenas o último capítulo.

    ResponderEliminar
  7. Concordo..

    Piris é a constatação do erro de casting que foi Welder e levanta novamente questões sobre a "oferta" de Arias ao PSV.
    Curiosamente a equipa B aparenta ter falta de um lateral direito de raiz... Riquicho era a única opção (Esgaio tem jogado mais na frente) e no ultimo jogo com o Leixões foi Ruben Semedo a fazer o lugar. Por isso, tenho impressão que Welder irá participar sobretudo nos trabalhos da B até ao final do seu empréstimo.

    Vitor parece-me uma excelente opção. Apesar de não ter estado muito atenta aos jogos do Paços, todos os comentadores são unânimes em relação à qualidade inquestionável do jogador, lamentando apenas a idade tardia com que se impôs na 1ª liga portuguesa. Eu vejo a idade como uma vantagem. Não terá certamente retorno financeiro (para isso estarão lá outros...) mas terá, estou confiante disso, rendimento desportivo. Traz experiência à nossa jovem equipa e não creio que irá perturbar a maturação dos nossos jovens da formação, até pela sua idade.

    Não entendi as contratações de Welder e Cissé. Depois, com a entrada de Slimani, via o empréstimo do Cissé como uma excelente hipótese para o próprio que ainda não se impôs (nem na Académica) como titular numa equipa da primeira liga. Se ficar na equipa A será mais tempo perdido para o jogador que precisa de competir. Chegou tarde ao futebol comparativamente à maioria, pelo que a sua formação não foi a ideal. Via o seu empréstimo com bons olhos.

    Em relação a Magrão diz-se que foi "desejo" de Leonardo Jardim. Acredito que sim pois já tinha tentado a sua contratação (para o Braga) no passado segundo a comunicação social. Contudo, percebe-se que fisicamente ainda não consegue cumprir com a intensidade desejável para a nossa equipa... vamos ver se vai a tempo. Era talvez escusada a sua contratação se a hipótese Vitor fosse considerada mais cedo mas, de qualquer forma, foi uma contratação de baixo risco (apenas 1 ano).

    Acredito que Labyad, pela dificuldade de colocação, seja um "reforço" para a equipa principal, como medio-ala, perante a confirmada saída de Bruma. Também não sei o que vão fazer com Jeffren já que falhou o seu empréstimo para o Espanhol.

    ResponderEliminar
  8. Continuas lambuças o que se á de fazer, contratações boas só mesmo a do teu adorado Flopes o tal que com a tua ajuda ajudou a enterrar o Sporting

    ResponderEliminar
  9. Carlos Carvalho,

    Ser lambuças é um estado passageiro, que posso mudar a qualquer momento. Já ser como tu, um idiota chapado, ignorante, que nem português sabe escrever, é algo que não creio consigas mudar no tempo que te resta.

    ResponderEliminar
  10. Finalizadas as transferências (ou quase...), temos o meio campo como o sector mais forte da equipa com soluções e competitividade elevada. A defesa continua carente de uma referência "séria", mas será suficiente para as competições nacionais. No ataque o fenomenal Montero é a joia cintilante, mas há falta de alternativas, os extremos continuam a ser pouco concretizadores Slimani vai ter um processo de adaptação mais longo. Boas noticias para Betinho que poderá ter algumas oportunidades.

    Num ano atípico pela ausência de competições europeias e um plantel equilibrado para lutar pelo objectivo que defini (os tais 70 pontos).

    Ao nível dos gabinetes e corredores ficaram ainda grandes problemas para resolver, os jogadores sem colocação são uma bomba relógio perigosa. Infelizmente os negócios conseguidos com dois jogadores da formação apenas tapam ou buracos que existem, as dificuldades futuras vão obrigar a maior perda de qualidade da equipa.

    ResponderEliminar
  11. LdA, nem sempre concordo sempre consigo, mas aplaudo a duas mãos a sua resposta ao comentário de carlos de carvalho.

    ResponderEliminar
  12. Hy,
    Não precisa de o lembrar e até por isso mesmo lhe agradeço as palavras. É por muitas vezes muitos se calarem que exemplos como estes proliferam.

    Sou de uma família relativamente numerosa, com uma diversidade de pensamento muito grande, quase nunca coincidente, mas resolvemos as nossas diferenças sem necessidade de recorrer ao grito ou insulto, porque o respeito pela opinião dos outros é o primeiro passo para que esses respeitem a nossa.

    Não vejo porque na família sportinguista não possa ser igual.

    Nada justifica um comentário - que é reincidente - como o referido.

    ResponderEliminar
  13. LdA,

    Esta contratação do Vitor é de todas as que foram feitas, aquela que sem ver o jogador a jogar à Sporting, me deixou mais agradado.

    Gostava só de conhecer melhor os contornos da sua contratação.
    É uma das coisas que gostava que esta direcção melhorasse, a comunicação de coisas óbvias com o público. Já toda a gente sabe que o Vitor veio para o Sporting, gostávamos de saber por quanto tempo, quanto se pagou, que número vai vestir, o que ele pensa do seu novo Clube, etc...
    Da mesma forma que os comunicados que a SAD envia para a CMVM sobre as transferências de Ilori e Bruma deviam aparecer no site do Sporting...

    ResponderEliminar
  14. De acordo LdA! Vítor parece-me uma boa contratação. Inteligente, boa técnica e um jogador já feito...vem acrescentar experiência e maturidade.

    Piris não conheço. Do defeso penso que Welder, Magrão, Cissé e Hugo Sousa não deviam ter vindo. Os 2 primeiros no entanto se não convencerem vão embora no final da época, sem custos. Montero foi "a contratação" e Jefferson também já confirmou ter valor muito superior a Joãozinho.

    ResponderEliminar
  15. LdA,

    O utilizador Carlos de Carvalho não é Sportinguista. Para mim é mais um nick inventado por um benfiquista para vir aqui picar. É apagar esses comentários e siga para o próximo post.

    ResponderEliminar
  16. LdA,

    Esta contratação do Vítor parece vir dar razão a quem considerou precipitada a contratação do Magrão. Por números: Lda 2 - Koba 0.

    A ser assim, creio que o PM acertou na mouche: há 4 contratações que não faziam sentido. No caso do Welder acho que até o próprio já desconfiava que não fazia sentido...

    Abraço e SL

    ResponderEliminar

  17. Meus amigos, decorridos que estão 3 jornadas, tenho a dizer que estou mt agradado (e esperançado) com q nossa equipa de futebol. O único senão foi o facto de andarmos 20 minutos literalmente a apanhar papeis no passado sábado, que nos custou dois pontos contra os mais melhores bons do Mundo e, quiçá, da Europa… Tb “acardito” que faltou ali uma trancada no *vic mais “priganhoso” das aves (Eric Dier e William Carvalho ainda estão embrenhados de fair-play juvenil…).


    Terminado o período de transferências há, igualmente um balanço para fazer:

    Vendas:

    Bruma… Rendeu 10M€. Nada mau para quem (como eu) receava vê-lo partir com o SCP de mãos a abanar. Temos a agradecer a estratégia da dupla dinâmica B&B em recorrer à CAP, que nos permitiu uma semi-vitória (agora sim concretizada: entrou carcanhol…). De qlq forma nada de extraordinário tendo em conta o potencial futebolístico que adivinho ao Bruma. Vitória completa teria sido uma renovação com o jogador e vendê-lo ao preço de um Nani daqui a 1 ou 2 épocas… E seria igualmente 1 castigo para a dupla dinâmica, que assim, receberia, no imediato, comissões bem mais comichosas para com as suas desmedidas ambições. Desta feita, mesmo perdendo em toda a linha na CAP, acabam por ser premiados por um Galatasaray sem paciência para esperar e com milhões para gastar. Apesar de amigos meus, gdes sportinguistas e indefectíveis defensores do actual CD, que afirmam convictamente que Bruma nc iria renovar, continuo a achar que o BdC errou qd endureceu publicamente a sua posição numa fase prévia das negociações, legitimando o extremar de posições do outro lado…

    Ilori: não percebo a preça de o vender… a não ser realizar mais um encaixe financeiro. E tds sabemos que os euros urgem… Fazia falta a este SCP e parte demasiado cedo para um desafio mt complicado. Mas, com o mal dos outros podemos nós bem… E o Tiago já não nos pertence terá um desafio mt exigente pela frente. O encaixe financeiro, tendo em atenção que se trata (ainda) apenas de um jovem promissor defesa central, não é mau de todo. È uma promessa por confirmar, é um defesa e 7,5K nestes tempos de crise são uma boa maquia.

    Resumindo 17,5M€ quase que pagam a época.


    Rescisões:

    Não sabendo valores, pc há para comentar.

    Indecisões:

    Recuperem, por favor, o Labyad. Pq? Pq faz falta neste plantel e, se foi apresentado, o Leo conta com ele. Para além disso, o Zé Caria não tem culpa nenhuma do contrato que assinou, ng obrigou o SCP a fazê-lo e sp me pareceu um puto correcto e profissional. È injusta ver-se proscrito para a B… de bancada?

    Ultimas contratações:

    Vítor de acordo com a opinião generalizada. Mt útil, dada a sua qualidade e a experiência.

    Piris: não conheço, mas parece-me que já era de apostar o Cedric mesmo a sério… Começou a época cheio de confiança e parece-me mt mais certinho a defender (uma pecha que vai corrigindo de forma satisfatória)

    A questão que se coloca é (de acordo com o PM): pq contratar Welder e Magrão?


    SL a tds e FORÇA SCP!

    ResponderEliminar
  18. Vírgilio,

    Também acho que deviamos ter Labyad na equipa principal! E não conhecendo Piris, gostava que Cédric continuasse a ser aposta a titular.

    É curioso que as épocas passam e os jogadores que rendem mais dinheiro são os da nossa formação.

    ResponderEliminar
  19. *Não sabendo valores INDEMNIZATÓRIOS, pc há para comentar.

    ResponderEliminar
  20. Tenho para mim que a grande diferença em relação às anteriores investidas ao mercado assenta no critério. E este, ao contrário de outros, afirma-se no não comprometimento.

    Sabemos que será sempre impossível acertar em todas as contratações mas o exigido é que à falta de certezas, um eventual erro possa ser remediado com o menor dano possível.
    Casos como Magrão, Cissé, Welder, Hugo Sousa, nunca o serão bicudos.

    O Sporting soube apostar à medida do determinado pela sua realidade e se compararmos com quem se sabe blindar publicamente aos seus inúmeros flops vale a pena perguntar que é feito da armada "azteca" e o que será dela e para que servirá. Mas lá está, o controlo sobre uma casta tão importante como é a jornalista também faz parte da definição de "máquina" como ontem ouvi apelidar o actual campeão.

    Comparações à parte, é importante referir que toda a estrutura Sporting se vai reencontrando a cada passo neste caminho das pedras.

    Sente-se isso mesmo em cada disputa que envolva a nossa camisola. Do Andebol ao Futsal, em cada atleta que representa as nossas cores sente-se Sporting.
    Sem tibiezas e com orgulho de quem representa uma Instituição única. (O pormenor do filho de Emanuel Silva ir receber o pai com a nossa camisola foi tocante).

    Ainda é cedo para dar coisas como adquiridas, mas já vai sendo tempo de aplaudir quando há méritos. Sem reservas.

    SL

    p,s- . Como concerteza se deverá ter reparado não sou grande apreciador do estilo aplicado pelo principal editor deste blog quanto aos conteúdos e alguma gestão de remoção e aceitação de comentários. Talvez porque algo que não tenha concordado se tenha passado comigo. Mas esta é a ordem e a ela me sujeito.

    Publica, publica. Remove, remove. Há que respeitar,apesar de assistir ao comentário do Carlos Carvalho e saber que nunca escrevi nada tão hediondo. Muito menos recebi uma fantástica resposta como a que foi dada.

    ResponderEliminar
  21. "É curioso que as épocas passam e os jogadores que rendem mais dinheiro são os da nossa formação."

    PM:

    A qualidade do produto 'made in Academia', não engana!

    SL

    ResponderEliminar
  22. Koba,
    as vitórias que me interessam,independentemente da marcha do marcador, são as nossas e não as minhas.

    Veiga Trigo,
    provavelmente terei sido mais rigoroso consigo do que com indivíduos como o Rui porque lhe reconheço outras qualidades,logo sou mais exigente.

    PM
    Estamos de acordo. Das 2 vezes.

    JPDB,
    também me parece que falta essa informação. Resta esperar que ela chegue com o arrumar da casa.

    ResponderEliminar
  23. Welder e Magrão parecem-me ter sido os negócios possíveis na altura, tendo em conta o que podíamos gastar. Ao mesmo tempo foram negócios de baixo risco, com ligações que poderemos terminar no final da época sem custos acrescidos. Tal como com este Piris, que (a confirmar) vem por empréstimo.

    Sobre o timing, é bom lembrar que o Paços pretendia fazer um encaixe financeiro significativo com o Vítor, que tinha interessados como o Espanyol ou o Middlesbrough. Acredito que trazê-lo agora, no fecho do mercado, foi uma oportunidade de negócio, tanto que fala-se de valores na ordem dos 400 mil euros, quando há um mês se falava em 1-1.5M.

    No entanto Vítor e Magrão são jogadores bem diferentes, que podem porporcionar diferentes opções tácticas ao treinador. Pelo que não é garantido que mesmo que a ordem fosse diferente não acabassem por vir os dois.

    ResponderEliminar
  24. A imagem do post é brutal e é um excelente espelho da (diferença de) qualidade dos jogadores que a ilustram.

    Gostei da contratação. Creio que o Sporting fica com um excelente reforço e faz-se justiça profissional para com Vítor, jogador que merece figurar num clube e dimensão diferente de até então (com todo o respeito pelo Penafiel e Paços).

    Quanto a Piris, desconheço, embora não perceba este constante contratar defesas-direitos (meu rico Pereirinha... já que se tinha ido a Roma, tinha-se optado por mais barato e, possivelmente, melhor jogador e identificado com a realidade a encontrar).

    Jeffren e Labyad: a reintegração no plantel, ontem, já era tarde. Além das qualidades que têm (e sei que Jeffren tá bem longe do desejado), se é para pagar salário, que nos sejam úteis (e creio que sim).

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)