terça-feira, 17 de setembro de 2013

Sobre a entrevista de Bruno de Carvalho à SportTv

Pode-se dizer que a entrevista de Bruno de Carvalho ontem à SportTv marca o instante mais alto do seu mandato e vem complementar o momento favorável no seio e em torno do clube.

A reestruturação financeira está em curso, foi feita uma redução drástica nos custos de pessoal na SAD, os dossiers mais complicados, que poderiam ter chamuscado o presidente, acabaram por significar importantes vitórias e a equipa principal continua a dar boa conta de si, com muitos jogadores da casa. O até agora melhor marcador do campeonato custou menos que o ordenado anual de muitos outros jogadores dos rivais de sempre, a equipa tem o melhor ataque e a segunda melhor defesa e segue invicta após quatro jornadas.  O Sporting mantém-se nas primeiras páginas dos jornais mas, desta feita, pelos melhores motivos e o clube é referido com respeito por parte dos comentadores desportivos. Não estranha por isso que a entrevista tenha decorrido num tom de "one man show", com o atónito locutor da estação televisiva a ser goleado pela argumentação do presidente.

De todos os assuntos abordados durante a entrevista retiro 5 notas pessoais:

A polémica com Paiva dos Santos
Na véspera da entrevista o quase candidato Paiva dos Santos havia acusado Bruno de Carvalho de ter ficado com os louros da reestruturação financeira sob o argumento de que 

"A reestruturação financeira não é mérito de Bruno de Carvalho, mas de uma equipa liderada por Guilherme Pinheiro, da KPMG (empresa de consultoria e auditoria), que a estava a preparar a convite de Godinho Lopes [ex-presidente] e que agora passou a administrador da SAD com Bruno de Carvalho"

Paiva dos Santos argumenta, de forma que me parece razoável que:

"Como é que alguém, três meses depois de assumir funções, sem ter, pelo que diz, nenhuma informação, a não ser uns meros papéis, pode perceber a realidade do clube, preparar um plano de reestruturação financeira e negociar com a Banca, por melhor gestor que seja?"

Na sequência dessas afirmações Bruno de Carvalho desafiou Paiva dos Santos a fazer estas afirmações nas AG´s, de SAD e clube, onde me parecem também ser os locais adequados para o fazer, sem com isso querer limitar a liberdade de expressão de qualquer sócio. Liberdade que Bruno de Carvalho usou sempre que bem entendeu.

Neste caso parece que ambos se esqueceram do essencial. Quem tornou possível a reestruturação financeira foram os Sportinguistas. Os que a propuseram e os que a votaram. Sem uns nem outros ela ficaria por fazer.

As relações com a Holdimo
Apesar de Bruno de Carvalho apresentar a empresa como "novo investidor", o que não é de todo correcto, há uma mudança no âmbito da parceria. O Sporting deixa de entregar partes dos passes dos jogadores (julgo que por troca por acções) e a empresa alarga o leque da parceria/apoio ao clube: em troca da publicidade gerada nas novas instalações, suporta os encargos da execução de um novo estádio em Alcochete, com dimensões adequadas para os jogos das equipas de formação. (A equipa B deve ser vista como tal). A mesma empresa apoiará também o atletismo, com uma verba a rondar os 250 mil euros. Sem dúvida uma excelente noticia, a que não será alheio, como vincado por BdC, o facto de Álvaro Sobrinho ser um de nós, Sportinguista doente.

Manuel Fernandes
Não gostei da forma como Manuel Fernandes foi tratado por muitos Sportinguistas na sequência da revelação da sua versão dos factos que levaram à sua saída do Sporting. Não gostei da forma que BdC escolheu para lidar com o assunto, sabendo ele melhor do que ninguém porque razão Manuel Fernandes tinha dois contratos. Manuel Fernandes merece muito mais do que isto.

A recepção no Dragão
Talvez não tenha sido bem entendido por todos mas a questão é bem colocada: disputamos os mesmos objectivos, queremos as mesmas coisas, por isso somos rivais. Essa rivalidade deve ser contida nos termos considerados normais num campo de futebol, não se tratou de um apelo à violência.

A promessa da estadia de 5 anos de Freddy Montero
Se ele continuar a marcar golos desta forma não vejo como a possa levar a cabo. Nem ele nem ninguém, a menos que se conjuguem, de forma inédita, uma série de factores.

12 comentários:

  1. Parece que o Leão de Alvalade foi dos poucos que percebeu a questão do jogo do dragão,já se sabia que os jornais iriam destroce o sentido das palavras e tornar aquilo como um comentário bombástico, uma verdadeira declaração de guerra.

    Mas da parte dos Sportinguistas esperava melhor sinceramente,ate porque me pareceu uma declaração muito inteligente de Bruno Carvalho e uma excelente jogada da sua parte(os vulgos mind games).

    Quanto ao resto a parceria da Holdimo é uma excelente noticia,e sobre o Manuel Fernandes acho que ambos continuam a gerir mal o assunto.O Manuel Fernandes por um lado que insiste que não ganhava os 20 mil(mas apenas falou no valor liquido,e o valor bruto sem impostos anda de facto á volta dos 20 mil como foi dito)e Bruno Carvalho que não deveria mais alimentar esta discussão sobretudo da forma que fez ontem.

    Mas no geral foi uma excelente entrevista,e foi sobretudo uma excelente entrevista porque Bruno Carvalho tem um dom como comunicador e nesse aspecto é um caso raro no futebol português.E não só é um bom comunicador como é inteligente e sabe usar isso muito bem a seu favor.

    Gostei francamente.

    ResponderEliminar
  2. Goste-se ou não de tudo o que este presidente diz ou faz, concorde-se ou não com tudo, acho inquestionável que é um presidente diferente para melhor. Sabe de assuntos, age, assume, defende o Sporting como nenhum dos últimos largos anos, tem carisma, garra de Leão, tem convicções e cortou a mama pela raiz aos podres que andaram a dar cabo do Clube!!

    Parece muito mais inteligente do que os que duvidam supõem, muito mais astuto e indiscutivelmente abriu um caminho de grande projecção para o jogador da Academia Sporting.

    Goste-se ou não, concorde-se ou não, ninguém já deve ter muitas dúvidas da força que este presidente dá ao Sporting.

    Eu, mesmo com as dúvidas que gosto de ter até validar as opiniões, gosto cada vez mais. Depois de tantos bandidos sem carácter, sem carisma, sem verdade, é natural duvidar e estar de pé atrás, mas, ninguém sendo perfeito, estou, cada vez mais, esperançado no futuro do Sporting!

    SL

    ResponderEliminar
  3. Leao de Alvalade,

    A questao do dragao é um excelente exemplo (como tantos outros) daquilo que me afasta deste tipo de liderança: a concepçao do jogo, a assimilaçao da ideia de rivalidade como hostilidade e o facto disto tudo derivar de uma quezília pessoal, o motivo mais fútil para, em representaçao do Sporting, cortar relaçoes com um clube com décadas de tradiçao criminosa.

    Muitos adeptos sportinguistas sao recebidos com hostilidade em muitos campos onde a questao da "rivalidade" ou a "luta pelos mesmos objectivos" nem sequer se poe. Por outro lado, parece-me legitimar o FC Porto como rival é legitimar as armas que usa para lutar pelos mesmos objectivos, que nao sao legítimas.

    Ainda assim, alinhando neste plano de ficçao e admitindo que haja uma rivalidade, hostilidade porquê? Nao é possível incutir um espírito de competitividade, entre adeptos e jogadores, sem hostilidade? Como sócio do Sporting, tenho que defender que os "rivais" sejam hostilizados na minha casa? Achar normal e positivo ser mal recebido por ser rival é o maior elogio que podia fazer ao Pinto da Costa. É, apesar do discurso contrário e justificado com futilidade, uma homenagem ao seu estilo e às suas formas.

    Por isso, apesar de concordar com o que dizes, nao me parece que a questao seja bem colocada nem partilho dessa interpretaçao das palavras dele. :-)

    saudaçoes leoninas,
    tiago

    ResponderEliminar
  4. Eu que reconheço alguns exageros a Bruno de Carvalho e já aqui apontei também um ou outro erros a nível de contratações, acho que temos um presidente a sério e que defende antes de mais o clube! Considero-o uma pessoa inteligente e acho que tem aprendido bastante no cargo. Estou a gostar!

    Ps- Com o desvio dos 2 juvenis para os corruptos, ficou hoje bem claro onde o Bruma estaria se o Sporting tivesse perdido no CAP. Era a vingança que Pinto da Costa desejava. E ficou a perceber-se também quais os interesses que movem o Evangelista. Clarinho, clarinho...



    ResponderEliminar
  5. Não vi, mas não resisto a uns 2 ou 3 comentário:

    WOW! 250m€? No atletismo? Da Holdimo? Do Álvaro Sobrinho? Esse "ganda lambuças"? WOW!

    Tudo o que for feito para quebrar de vez com a "parceria" mais o menos encapotada com o futebol corrupto do porto, para mim, são boas notícias...

    Sobre o incomparável, inesquecível e irrepetível Manel:

    20m€/ mês era pouco... O dinheiro mais útil e mais bem gasto pela antiga administração! Nem que a sua unica e exclusiva função fosse andar apenas por ali, pela Academia, oscilando entre a equipa A e B (e, já agora, tb pela formação e restantes noveis dirigentes) a ensinar àquela malta toda o que é o ser Sporting e o que é o Sportinguismo...

    SL!

    ResponderEliminar
  6. Caro Virgílio

    partindo do princípio que Bruno de Carvalho não é mentiroso (eu acredito que não seja) e que você viu a entrevista do mesmo à Sporttv, estará lembrado das suas palavras:

    "o Manuel é o meu presidente e merece ser pago a peso de ouro. O problema é que o Sporting não tem esse ouro"

    posto isto..o que propunha fazer??pagar a alguém uma quantia da qual não dispõe?acha isso correcto?

    ResponderEliminar
  7. Caro Pedro Jorge:

    Primeiro ponto: NÃO VI a entrevista, como começo logo por escrever no meu comentário anterior.

    Segundo ponto: Que eu saiba o actual presidente do CD do SCP é o Bruno de Carvalho (BdC) e não o Manel... De modo que se o Bruno foi autor da t'farse que transcreve cometeu uma gaffe do tamanho do nosso Estádio...

    Terceiro ponto: não sei se BdC é (ou não) mentiroso... Mas algumas das promessas realizadas por BdC durante a campanha eleitoral foram incumpridas a começar nos famosos 20M€ de novos investidores que entravam no dia seguinte à sua eleição... O terceiro elemento para a estrutura do futebol profissional (que estava na Academia e como tal não poderia ser apresentado com medo que sofresse represálias) afinal era o próprio BdC... Há mais exemplos, mas fiquemo-nos por aqui... Como digo, não sei se é mentiroso, mas já teve a sua quota parte de aldrabice para com os adeptos e sócios do SCP...

    Quanto e ultimo ponto (o que realmente me interessa debater):

    O SCP não dispõe de 9.700€ (ultima versão do salário que o Manel recebia e que, até ver, não foi desmentida por ninguém) para pagar AO MAIOR EXEMPLO VIVO DE SPORTINGUISMO? Enfim... Não só acho CORRECTO, como acho DESEJÁVEL!

    Repito convicto: contratar o Manel nem que fosse para 'apenas' para andar por ali a espalhar sportinguismo pelos corredores, relvados, gabinetes, balneários, etc, etc, seria o dinheiro mais bem empregue e mais bem aplicado pelo SCP, desde sempre! Chame-se o presidente / dirigente responsável por essa contratação Bruno, Manel, ou Zé das iscas.

    SL

    ResponderEliminar
  8. Caro Pedro Jorge:

    Primeiro ponto: NÃO VI a entrevista, como começo logo por escrever no meu comentário anterior.

    Segundo ponto: Que eu saiba o actual presidente do CD do SCP é o Bruno de Carvalho (BdC) e não o Manel... De modo que se o Bruno foi autor da t'farse que transcreve cometeu uma gaffe do tamanho do nosso Estádio...

    Terceiro ponto: não sei se BdC é (ou não) mentiroso... Mas algumas das promessas realizadas por BdC durante a campanha eleitoral foram incumpridas a começar nos famosos 20M€ de novos investidores que entravam no dia seguinte à sua eleição... O terceiro elemento para a estrutura do futebol profissional (que estava na Academia e como tal não poderia ser apresentado com medo que sofresse represálias) afinal era o próprio BdC... Há mais exemplos, mas fiquemo-nos por aqui... Como digo, não sei se é mentiroso, mas já teve a sua quota parte de aldrabice para com os adeptos e sócios do SCP...

    Quanto e ultimo ponto (o que realmente me interessa debater):

    O SCP não dispõe de 9.700€ (ultima versão do salário que o Manel recebia e que, até ver, não foi desmentida por ninguém) para pagar AO MAIOR EXEMPLO VIVO DE SPORTINGUISMO? Enfim... Não só acho CORRECTO, como acho DESEJÁVEL!

    Repito convicto: contratar o Manel nem que fosse para 'apenas' para andar por ali a espalhar sportinguismo pelos corredores, relvados, gabinetes, balneários, etc, etc, seria o dinheiro mais bem empregue e mais bem aplicado pelo SCP, desde sempre! Chame-se o presidente / dirigente responsável por essa contratação Bruno, Manel, ou Zé das iscas.

    SL

    ResponderEliminar
  9. Virgílio, ainda continuas com essa conversa ?

    O BdC disse que iria entrar dinheiro para resolver as questões prementes do clube, não disse que vinham 20M € por investidores logo no dia a seguir a ser eleito. Se tiveres dúvidas volta a ver os debates das eleições.
    E a verdade é que neste momento a Holdimo já não é credor, mas sim investidor. E quanto a outros investidores, basta que as pessoas tenham calma e paciência, vamos esperar para ver.

    Quanto à frase do BdC acerca do Manuel, foi isto:

    "O Manuel Fernandes merece o seu peso em ouro. Mas o Sporting não tem o seu peso em ouro."

    Se tiveres dúvidas, podes ver aqui a entrevista completa do BdC (aconselho que vejas): http://www.youtube.com/watch?v=28eafeergRo

    Quanto ao salário do Manuel, o valor de 9.700€, é o valor líquido. Porque em salário bruto, ascender quase aos tais 20.000€.

    ResponderEliminar
  10. peço desculpa porque fui eu que cometi uma gaffe...o que eu queria escrever era:

    "o Manuel é o meu ETERNO CAPITÃO e merece ser pago a peso de ouro. O problema é que o Sporting não tem esse ouro"

    foi isto que Bruno de Carvalho disse

    e caro Virgílio...como tenciona você pagar a alguém com dinheiro do qual não dispõe??

    interessa aqui esclarecer uma coisa...nem o Manuel Fernandes, nem os eternos Manolo Vidal, João Rocha ou Vitor Damas estão acima do Sporting Clube de Portugal...como tal, o Sporting não pode continuar a meter o seu futuro em risco a pagar ordenados desse nível a dirigentes

    o Manuel Fernandes até merece o dobro do que ganhava...mas o Sporting NÃO TEM os tais 9700€ para lhe pagar...ponto final

    ResponderEliminar
  11. Caros:

    O montante é o que menos importa. A ideia é a de que o Manel faz falta ao SCP. PONTO FINAL! Os presidentes passam, mas o "ETERNO CAPITÃO" fica! O Manel não está acima do SCP, ele é SCP, confunde-se com o clube. É isto que alguns não entendem, nem querem entender, porque pura e simplesmente dizem Ámen a td o que o Querido Líder faz ou diz... Sabem, eu tb ando enfeitiçado (há mt tempo), mas é pelo SCP, e não por este ou aquele presidente...

    O Manel aceitou reduzir o salário para metade! Ou seja, mesmo que fossem brutos os 20.000€, reduziam-se para 10.000€, o que daria cerca de 5.000€ liquidos... Precisamente o que o BdC vai auferir enquanto presidente... Há dinheiro para pagar ao BdC, mas não há para o Manuel Fernandes. São opções...

    Até o GL, esse lambuças do piorio, optou por auferir ZERO e pagar ao Manuel Fernandes...
    O Bruno fez outra opção. Diametralmente oposta. Preferiu remunerar-se, e despedir o Manuel Fernandes. Está no seu direito, não vejo é onde é que essa opção beneficie o SCP...

    ResponderEliminar
  12. Caro Virgílio

    Só de muita má fé se pode dar o exemplo do godinho no que quer que seja...aliás..o godinho só pode ser exemplo numa qualquer aula de uma faculdade de gestão pelos piores motivos..e não acredito (pelos comentários proferidos por si em posts anteriores que leio com muito apreço) que você seja ingénuo ao ponto de acreditar que o godinho não ganhava nada sendo presidente do Sporting..e mesmo que ele não ganhasse nada, isso não lhe daria o direito de oferecer mundos e fundos (os quais não tinha diga-se) a vários dirigentes, colocando a sustentabilidade e futuro do Sporting Clube de Portugal em causa (só para relembrar que as receitas do Sporting na época passada ascendiam a qualquer coisa como 40 milhões, e só os gastos com o pessoal eram de sensivelmente 45 milhões - um excelente acto de gestão portanto)

    Se o Sporting hoje não pode pagar ao Manuel Fernandes, a culpa será, em parte, do godinho e seus comparsas...com isto não quero defender cegamente o Bruno de Carvalho, porque até no tempo do godinho eu defendia cegamente o Sporting contra quaisquer comentários ofensivos proferidos por adeptos de clubes rivais

    e aliás..Bruno de Carvalho ofereceu uma proposta de renovação ao Manuel Fernandes, segundo o próprio, no valor de 2000€..o Manuel Fernandes é que a rejeitou (indo inclusive para um programa desportivo auferir o mesmo, digo eu)...não estou a acusar o Manuel Fernandes de nada atenção..só estou a constatar um facto

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)