A actualidade nacional tem andado marcada nos últimos dias pela polémica das praxes e pela tragédia do Meco. O post de hoje vai fazer um paralelismo com essa realidade aplicada ao futebol nacional e em particular as factos que conduziram ao afastamento do Sporting da Taça da Liga.
Mais uma vez praxados
Enquanto o Sporting andava entretido com os seus próprios problemas e com a divulgação do seu guião para a reforma do futebol português, os dux's veteranorum do futebol português arquitectavam mais uma das muitas praxes em que o futebol português tem sido pródigo e o Sporting uma vitima predilecta. De costas para a onda que se ia formando, os responsáveis pelo departamento de futebol do Sporting não repararam que em breve iriam ficar em desvantagem e numa situação delicada que levaria a sua equipa principal a ver afogadas as pretensões de continuar na competição.
Ao longo dos anos praxes como estas visam não só demonstrar quem realmente detém o poder mas também enfraquecer o Sporting. Um clube grande como o nosso tem nas vitórias o seu oxigénio, quem nos praxa sabe que sem esse precioso recurso, e tendo que correr em apneia, a nossa força diminui. Por isso elas surgem sempre que o clube se reergue e demonstra o seu pundonor e inconformismo com o destino que lhe querem impor.
Uma onda com duração de de 94 minutos de altura
Como já foi assinalado aqui na caixa de comentários e noutros locais, a desvantagem dos famigerados quatro minutos de atraso de que o FCPorto deliberadamente beneficiou foram apenas os derradeiros e uma margem de segurança bastante ténue, que o decurso dos acontecimentos acabou por ampliar. Na verdade, a vantagem decisiva já a havia conseguido ao beneficiar da vantagem de jogar noventa minutos da 2ª jornada da competição sabedor do resultado que o Sporting alcançara precisamente perante o Maritimo. Por sinal nessa vantagem de um golo há que incluir um golo de legalidade duvidosa, mas isso é apenas um "pormaior".
Porque foi essa a ordem dos jogos e não a inversa?
Alguém acha que foi casual que, numa competição em que o factor primordial de desempate era o número de golos marcados, o FCPorto joga a precisamente a segunda jornada sabendo quantos golos precisava para ficar em vantagem na jornada final?
Quem foi responsável ou responsáveis pela marcação dos jogos com essa ordem?
Porque é que no Sporting ninguém se apercebeu da desvantagem, que se revelaria fatal, em que acabava de ser colocado, lavrando desde logo o seu protesto?
Alguém se esqueceu de fazer os trabalhos de casa. Tal permitir-nos-ia agora uma posição mais confortável, cortando pela base os argumentos de que a nossa reacção é mero mau perder.
Comunicado que vai longe de mais
Concordo com a quase totalidade do comunicado ontem emitido pelo clube. O Sporting deve fazer tudo o que está ao seu alcance para lutar pelo que entende o que é seu de direito e no sentido de desmascarar quem entende que todos os meios são legítimos para atingir os seus fins. Mas não posso concordar com a vontade nele expressa de, em caso de decisão que não favoreça as suas pretensões, o clube, para o ano, não se apresente na sua máxima força na Taça da Liga ou em qualquer outra competição.
Legitimidade
As razões da minha oposição estribam-se desde logo na questão da legitimidade. Do ponto de vista institucional e do respeito pelos estatutos do clube - que nem sequer fui consultar - não me surpreende que a direcção da SAD ou do clube esteja mandatada para tomar uma decisão como a de apresentar uma equipa menor. Já a de não se inscrever na prova tenho sérias dúvidas. Mas para lá do que é a estrita legalidade, não me parece curial a tomada de uma decisão deste teor e importância sem auscultar a opinião dos associados.
Coerência
Igualmente não me parece que o Sporting dê de si mesmo uma imagem de coerência quando ainda há dias criticava o Marítimo por se apresentar com segundas escolhas e coloque a si mesmo a hipótese de imitar este comportamento.
E depois porque não faz o mesmo nas outras competições, em que não foi prejudicado apenas uma vez mas várias?
Porque não preconiza o mesmo para a Taça de Portugal, de onde foi afastado como sabemos no jogo da Luz?
Porque não se propõe fazer o mesmo na Liga Zon/Sagres onde colecciona os lances mais ridículos da arbitragem e que, a não terem existido, o colocariam neste momento na posição de líder?
O que é afinal o espírito leonino?
Como dizia umas linhas acima um clube grande como o Sporting alimenta-se de vitórias. Na situação em que o Sporting se encontra, isto é, sem vencer uma competição há 4 épocas, não me parece que possa escolher qual é quer ganhar, antes sim querer ganhar todas e qualquer uma.
Abandonar a Taça da Liga é concorrer para diminuir as suas próprias hipóteses, ao fim e ao cabo uma auto-mutilação.
Não é isso o que procura precisamente quem se nos atravessa ao caminho? Uma decisão como estas está longe de ser pacifica e uma fonte de controvérsia interna que necessariamente enfraquecerá o clube. Infelizmente o comunicado já divulgado coloca o Sporting numa posição de não retorno e tal, por si só, já concorre para nos fragilizar e deixar muita gente a rir-se de satisfação.
O Sporting em que me revejo é um Sporting que, contra tudo e todos se for preciso, não desiste mesmo sabendo da desigualdade de meios, da iniquidade implacável que caracteriza os seus inimigos, luta sempre para ganhar.
E há vitória mais saborosa do que gritar "VENCEMOS" na cara dos que nos vão espalhando óleo pelo caminho?
Não adianta nada,está tudo nas mãos deles compram tudo e todos-resultados emocionados ,comunicação social do lado deles,controlo anti doping cheio de infiltrados azuis. Não adianta nada.
ResponderEliminarBom post LdA.
ResponderEliminarNão me tinha apercebido da situação do FCP ter jogado depois de saber que tinhamos ganho ao Maritimo por 3-0. Fiquei a saber pelo post do Filipe, no Jogo Direto e realmente a Liga deu uma grande vantagem ao FCP.
No entanto concordo com o comunicado quando diz que a partir de agora a equipa só se apresentará com os jogadores mínimos necessários que estão nas regras da taça da liga. Nós temos que eliminar esta competição do nosso calendário, pois apenas serve para rodar jogadores. Nos fds em que houver taça da liga podemos sempre marcar um amigavel com outro clube e jogar com os titulares, para não perderem ritmo competitivo.
Grande post, em que a parte quando te referes ao ADN do Sporting (lutar, sempre, pela vitória e não desistir) podia ter vindo no comunicado, ficando este muito completo e assertivo. Claro que não podia ir aquela parte do "o clube, para o ano, não se apresente na sua máxima força na Taça da Liga ou em qualquer outra competição".
ResponderEliminarIsto é fatal e é Mau (muito mau) deste comunicado e postura.
Se o Sporting deixa de lutar (em qualquer circunstância) pela vitória, então deixa de existir como Sporting e passa a ser outra coisa (que nenhum de nós sabe ou quer saber o que é).
Há muita coisa que se pode fazer para condicionar/boicotar a Taça da Liga, mas nunca desistir:
- evitar conferências de imprensa de antevisão e pós-jogo (quer treinadores, quer jogadores);
- nenhum jogador, treinador ou dirigente, mencionar o nome desta competição em contexto algum;
- não enviar ninguém aos sorteios da competição;
- colocar os preços dos bilhetes no mínimo obrigatório;
- protestar contra os horários (no geral), colocando os adeptos de todos os clubes no seu lado (faz sentido jogar às 20.45h num sábado invernoso?
Apesar de concordar genericamente com o texto, acho que de facto o Sporting faz bem em colocar-se fora da Taça da liga e se poder, não deve de facto inscrever-se. Esta é uma competição nada morta e a maneira como coleciona poucas vergionhas tornou-a, para além de desinteressante, bastante obscura!
ResponderEliminarO que de facto não deveria ter acontecido era ligar essa decisão a sermos qualificados fora do campo. Essa é uma má decisão, até porque convenhamos que também estamos fora por culpa própria. Tivemos mais 10 minutos para procurar um golo que nos punha a salvo do que aconteceu (vergonhasamente) e que fizemos? Inexplicavelmente desligamos os motores e acabamos o jogo de Penafiel 10 minutos antes da hora!
Vou responder apenas às "incoerências" do post do norte leonino porqur sobre o restante está tudo mais que dito.
ResponderEliminar1-comunicado: o sporting automaticamente desprestigia a prova da liga que ja por mais do que uma vez provou nao ter competencia. Ao responder com o que pretende, classificacao pras meias finais e responder com as consequências futuras caso decisão negativa deixa a pressao do lado de quem compete julgar/ajuizar esta situação. O prazo esse é dia 12.
2-Sobre as outras duas sugestoes, tendo em conta as consequências, nao participacao em provas europeias, classsificacao e posicao na tabela, palmares numa prova como a taca de portugal (ultimo titulo oficial em 2008 e nao 2010 como é sugerido, embora considere que o " ultimo tenha sido efectivamente a Taça de Honra o ano passado), contratos patrocionadores, obrigacoes por direitostl televisivos, receitas e a propria motivacao de jogadores e adeptos logo nao faz sentido sugerir ou procurar divergir com outras interpretações do comunicado.
Este assunto da Taca da Liga tem um time frame muito reduzido e agora vamos ver se quem dirigi tem unhas pra tocar esta guitarra, caso contrario que se demita pra se eleger outros orgaos com o apoio dos clubes e quem sabe aqui dos tais 22 dos 32 que "apoiaram" ouviram recentemente as propostas do sporting.
3- maritimo e presença/posicao na taca da liga. No momento em que o presidente do Maritimo é sogro do presidente da Liga todo e qualquer conjectura deve ser tida em.conta com esta permisa. Nao esquecer contudo que o Maritimo nao morre de amores pelo Porto, ao contrario do seu ressabiado treinador.
RM socio leonino
Eu por acaso também estou de acordo com a maior parte do comunicado e só discordo também da parte em que o Sporting faz um ultimato e ameaça jogar com suplentes e juniores e juvenis.
ResponderEliminarEstamos todos de acordo que há que combater o Sistema de frente, dando a cara, e agarrando-se os regulamentos. Sao esses mesmosregulamentos que nos dao legitimidade para defender a verdade desportiva e lutar para que as coisas acontecam conforme o que está escrito.
A direcçao do Sporting está bem neste ponto.
Depois, temos que comprovar se há regulamentos que nao estao bem escritos ou que nao defendem a verdade desportiva, originando situacoes pouco claras e ao mesmo tempo fazendo com que haja uns poucos que fruto da sua chico-espertice beneficiam dessas regras fazendo outros sair como prejudicados
Aqui temos que lutar para que se alterem as regras que regem e regulamentam o futebol.
E acho que aqui a Direcçao tb tem estado bem.
Agora, enquanto estamos ocupados em defender os regulamentos ou enquanto estivermos ocupados a reformar aquilo que achamos que tivermos que reformar, nao podemos aparecer de repente com ultimatos e ameacar com suplente e Juniores e Juvenis. É um tiro nos pés e poe em compromisso os outros dois aspectos.
Depois, eu pensava que no Sporting nao havia suplentes e que os Juniores e Juvenis eram as nossas grandes esperancas de futuro.Minimizar o papel destes e ameacar com "vetar" a Taca da Liga é um grave desta direccao.
ResponderEliminarMais uma vez de acordo com o post.
Malta:
Para começo de conversa: não gosto de ameaças... Mt menos feitas pelo clube que amo. Ao constatar a ameaça no comunicado devo dizer que tal me incomodou. Costuma-se dizer que “cão que ladra, não morde”… Para além de que este tipo de ameça é inócuo e não surte qlq efeito desejável. O combate ao status quo não se faz assim… Não é com ameaças que lá vamos é com acções práticas, aplicadas no terreno.
Percebeu-se que a direcção do SCP resolveu desvalorizar esta competição que é, de resto, uma valente merda e que continuamente, ano após ano, se auto descredibiliza, ao ponto de lhe restar mt pc prestígio. Apesar disso, a decisão é discutível, como já tds percebemos, nomeadamente devido ao tal DNA leonino que obriga o SCP a lutar pela vitória em tds as competições em que participa, sejam essas competições mais ou menos importantes. E na actual conjuntura de jejum prolongado, qlq titulo, mesmo de importância relativa, é bem-vindo…
Como digo, a tomar esta decisão, o SCP não tinha que a tornar publica. Só tinha que a colocar em prática. Mantendo essa decisão, na próxima edição, jogávamos conforme vem explicitado no Comunicado e pronto. Sem ameaçar agora, nem dar satisfações a ninguém depois… E, principalmente, sem que os nossos adversários soubessem da nossa estratégia antecipadamente. Utilizando outro dito popular, e para acabar a minha opinião sobre este assunto, diria que “para bom entendedor meia palavra basta”.
Por fim, sobre a inconsequente hipótese do fcporto ser afastado das meias-finais, por não ter cumprido o regulamento… no (impossível) caso de se concretizar, o SCP só tinha que negar a participação nas meias-finais, por razões mais do que óbvias e que me escuso de explicitar… A Liga que convidasse o Marítimo ou o Penafiel para jogar com o slb. Caso estes clubes tb não aceitassem, o slb saltava directamente para a final sem ter que disputara a meia-final… Era a machadada final neste merdice de taça bejeca Lucilio… E sem que o SCP precisasse sequer de contribuir para isso.
A corda não pode esticar mais.
ResponderEliminarSe as escutas do apito dourado não foram suficientemente fortes para serem aceites como prova contra o Porto, neste caso do atraso de 3 ou 4 minutos parece-me completamente impossível encontrar-se uma prova que sirva para condenar o Porto. Portanto, toda esta polémica se vai dissipar a partir daqui.
No próximo ano tudo isto estará esquecido. Alguém se lembra do que aconteceu no ano passado com o Porto a usar um jogador irregularmente? Eles conseguiram provar que o regulamento dizia uma coisa diferente do que realmente dizia e lá foram ilibados. No próximo ano o Sporting certamente irá apresentar uma equipa suficientemente forte para ganhar esta taça. porque obviamente todos os clubes a querem ganhar e nem o Sporting nem o Porto são excepção.
Mas há uma coisa que mudou este ano. Ao contrário dos últimos 10 anos, neste ano o Sporting também faz barulho quando se sente prejudicado em relação ao Porto. Até aqui só se indignava nos jogos contra o Benfica. Até parecia que não era mais prejudicado em relação ao Porto do que em relação ao Benfica. Agora faz barulho em relação aos 2 clubes e isso é uma evolução. O Sporting assim é mais respeitado.
Saudações desportistas de um Benfiquista.
Sérgio.
Já viram as palavras do presidente do Maritimo em relação a um suposto interesse do Sporting no Heldon e R.Ferreira?
ResponderEliminarE o comunicado alegando que não viram nada de anormal.
Isto depois de terem ido jogar ao Dragão com a equipa B.....
O comunicado alegando que não viram nada de anormal apenas descarta responsabilidades do Marítimo no atraso do início do jogo.
ResponderEliminarUma vez que o atraso efectivamente ocorreu resta às restantes partes (liga, árbitro e fcp) esclarecerem o que levou ao atraso e cumprirem-se as regras em conformidade...
O que ninguém sabe é que porto e marítimo fizeram as pazes.
EliminarBoas,
ResponderEliminarfacam um favor a vos proprios e pesquisem primeiro:
«05 Jan 2010 (Lusa) – O Benfica e o Sporting foram hoje punidos pela Comissão Disciplinar da Liga de Clubes por reincidência em atraso no início dos respectivos jogos da 1.ª jornada da 3.ª fase da Taça da Liga.
O clube “encarnado” sofreu a multa pecuniária mais pesada (850 euros), pelo atraso verificado no início da partida com o Nacional, no Estádio da Luz, ao passo que o Sporting foi punido com 600 euros na recepção ao Sporting de Braga.»
«No que toca ao polémico Sp. Braga-Benfica [época 2011/2012], a Comissão Disciplinar (CD) da Liga Portuguesa de Futebol Profissional decidiu aplicar apenas multas a ambos os clubes. (…) Quanto aos encarnados, são multados em 1450 Euros por reincidência em comportamento incorrecto dos seus adeptos e por atrasar o início ou reinício do jogo.», 08-11-2011
o que aconteceu nao é caso unico... e ja agora para terminar procurem na net as imagens do jogo do dragao e vejam qual das 3 equipas é que regressa primeiro ao relvado...
sinceramente, sou sportinguista mas as vezes tenho vergonha de alguns sportinguistas.. a verdade é só uma, estamos em Janeiro e ja so temos o campeonato para disputar..
duvido que divulguem esta mensagem mas fica aqui na mesma
Esta historia do atraso do jogo é feia....é um truque "sujo" usado já a muito, que deve de ser criticado, mas nao foi por isso que nao marcamos mais golos que o Porto.
ResponderEliminarAlias uma das coisas que nao gostei foi de ver que apos o empate no dragao, e quando toda a gente ja advinhava o que ia aconteçer, o Sporting desacelerou o jogo quando devia de ter feito o contrario....esta ainda estou eu para perceber.
Em resposta ao sr Helder, é verdade que ja estamos fora de duas competiçoes, mas temos de reparar em algumas coisas.
Primeiro ao contrario de outros anos, acabamos por ser eliminados por concorrentes directos, ao inves de ser pelos estoris ou nacionais desta vida(pelos quais tenho muito respeito).
Depois em qualquer um dos casos ficamos com a clara noção de que mereciamos passar, porque nao avançamos mais na taça da liga por nao ter-mos conseguido "matar" o porto no massacre que eles sofreram em alvalade...e na luz para a taça de Portugal...bem....apesar de ter havido algum ascendente do benfica, ai sim podemos queixar-nos da arbitragem.
Vamos lá ver como nos aguenta-mos no campeonato, mas temos de ter a noção que a equipa é esforçada, mas é curta, foi feito um "desinvestimento" e para mim atendendo ao que temos nao nos estamos a portar mal. Mas jogos como o do estoril por exemplo, como o do nacional, vao se repetir muito provavelmente e é bom que nos preparemos para eles.
Quando perguntei a um amigo meu de Penafiel como é que tinha sido o jogo no Dragão para a Taça da Liga (eu não o vi), ele respondeu "Não vi nada de estranho mas vamos ver até ao final da janela de transferências.."
ResponderEliminarA resposta está aqui: http://www.maisfutebol.iol.pt/fc-porto-emprestou-mauro-caballero-ao-penafiel
A minha pergunta estava claramente relacionada com o facto de o Porto ter ganho por 4-0, mais um golo que o Sporting.
Tal como refere o Leão de Alvalade em algum destes posts, uma coincidência destas quando está relacionada com o Porto, infelizmente deixa automaticamente de ser coindidência.
Helder, estes dois jogos foram marcados para a mesma hora, porque estava o apuramento para a fase seguinte em disputa. Queres mesmo comparar com uma primeira jornada de uma fase, em que há jogos em vários horários?
ResponderEliminarQuerem saber qual o presente que o Penafiel recebeu hoje por ter aberto as pernas depois da chuva do dragão?
ResponderEliminarO empréstimo do jogador caballero do fcp mais uma grande coincidência.
Helder sabe qual a diferença entre 1ª jornada e 3ª jornada !? sabe o porque dos jogos da liga dos campeões na 1º jornada poderem se disputar em horas diferentes e na última jornada não !?
ResponderEliminarEsperteza saloia dá nisto ... querer fazes dos outros burros!
Os tentáculos espalham-se pelos meios de comunicação social da propaganda azul vejam a ânsia de nos derrotar ver link.
ResponderEliminarhttp://3.bp.blogspot.com/-i3ePknaAgrk/UuergWdaX8I/AAAAAAAAmD8/QaOZxDhKKAc/s1600/1551734_708962539186245_1643995059_n.jpg
Helder por favor não se intitule sportinguista, dizendo o que diz. Não faz mal, pode dizer que é andrade e está contente, fica-lhe melhor.
ResponderEliminarEstes andrades continuam na propaganda da Alemanha nazi onde uma mentira muitas vezes contada acaba por se tornar verdade.
ResponderEliminarFelizmente não somos papalvos como vocês temos a nossa palavra e voz própria não precisamos de discos riscados e emissários da corrupção para tentar ganhar a todo custo contando estórias.
Não sei se o comunicado vai longe de mais, ou não. O que é claro é que o propósito do Bruno de Carvalho com estas manifestações de desagrado é agarrar os jogadores. Pode não ter grande eficácia em termos de organização do futebol, mas serve para dentro do balneário. Neste presidente os jogadores vêm alguém que fica tão zangado com estas situações como eles. Não poderia haver nada mais demolidor para o moral de um grupo do que ver o líder do clube confraternizar com o rosto da máfia que espolia o Sporting dentro do campo, como se nada fosse. Como querem que depois os jogadores tenham brio? O Sporting não pode ir abaixo cada vez que tem um desaire e desta vez tem que dar a volta outra vez, como deu depois da eliminação na Luz, para se bater no campeonato até ao fim.
ResponderEliminarPorque é que pensam que o Pinto da Costa se atirou ao árbitro depois do jogo na Luz? O Porto foi uma nódoa em campo, mas em quanto se falasse no árbitro, era mais uma semana que os andrades não pediam a cabeça do Paulo Fonseca, especialmente depois da pior exibição portistas na casa só Benfica em muitos anos.
Não, o Bruno de Carvalho não é um anjinho e muitas pessoas que não votaram nele, que foi o meu caso, estão a aprender a respeitá-lo. Como presidente tem sido o oposto do que foi como candidato, em que disse que tinha dinheiro para ganhar as eleições (como outros antes dele, infelizmente). Como presidente procedeu a um ajustamento violento das contas do clube por imposição dos credores, mantendo a competividade desportiva do clube, e nalguns casos até subindo o desempenho, como no futebol profissional. Por isso qualquer comparação com o Vale e Azevedo é um insulto não só ao Bruno de Carvalho como ap Sporting Clube de Portugal.
Agora ninguém conhece o Vale e Azevedo mas na altura ele era tudo menos um "outsider". Teve o apoio de muitos benfiquistas conhecidos. Era um agitador de massas como nunca mais haverá em nenhum clube português. Para além dos desfalques ao Benfica, ainda vendeu os terrenos que a Câmara de Lisboa tinha cedido ao Benfica para construção de infraestruturas desportivas para comprar o Nuno Gomes à Fiorentina por 4 milhões de CONTOS, e os lampiões aprovaram isto em Assembleia Geral! Comparar o que o Vale e Azevedo fez no Benfica com o que o Bruno de Carvalho está a fazer no Sporting, só porque o actual presidente do Sporting também quer afrontar o poder do Porto (esquecendo que o PRIMEIRO presidente de um clube que o fez foi o nosso João Rocha) roça a má fé.
Então e o Cissé ter sido emprestado ao Arouca depois de os terem defrontado também é coincidência?
ResponderEliminar"Então e o Cissé ter sido emprestado ao Arouca depois de os terem defrontado também é coincidência?"
ResponderEliminarO Arouca não fez nenhum frete ao Sporting, pelo contrário. Já o Penafiel poupou jogadores quando foi ao Dragão mas jogou com na máxima força contra o Sporting. Compreende a diferença, ou é lerdinho?
Ai sim? Então diga lá quais foram os jogadores que o Penafiel poupou, já que conhece tanto do plantel. A sério não vos cansa essa mania da perseguição?
ResponderEliminar"A Taça da Liga não é uma prioridade dos campeões nacionais, mas também não é para o Penafiel. Nesta entrevista a Bola Branca, o técnico dos durienses diz que vai tentar dar descanso a alguns atletas mais utilizados. Isto porque a equipa da Segunda Liga está nas três frentes nacionais e tem acumulado muito desgaste."
ResponderEliminarhttp://rr.sapo.pt/bolabranca_detalhe.aspx?fid=46&did=135640
Hugo...meu amigo...a mania da perseguição começou depois de ver as escutas do teu presidente no youtube....se voces portistas tivessem vergonha, nem falavam.
ResponderEliminarSo ver aquele jogo o ano passado com o "super paços de ferreira", treinado por imagine-se...paulo fonseca....e depois ver meias duzia de escutas no youtube...lol
Sao coisas que fazem uma pessoa delirar pa...lol
Desculpa la...voces sao serio afinal..nos é que sonhamos...lol
Essa de jogar a próxima edição da taça da liga com juniores e juvenis não é para levar a sério... alguém acredita que isso vai acontecer? Nem o próprio BdC acredita nisso.
ResponderEliminarE por favor, nem vale a pena falar do jogo da taça de Portugal, porque não houve nenhum erro maior que o erro do patrício...