quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Mahmoud Abdel Razek Fadlallah: para que lado sairá a bala egipcia?

Mahmoud Abdel Razek Fadlallah chega hoje a Lisboa e, ao que tudo indica, deverá assinar um contrato que o ligará ao Sporting ao que resta desta época e mais as 4 que se seguirão. Nome de guerra: Shikabala!

Trata-se de um jogador talentoso, aquele tipo de jogador capaz de fazer "coisas diferentes". Talento esse que é confirmado de forma muito mais segura do que o simples visionamento do Youtube, onde qualquer perna de pau pode aspirar com facilidade ao estatuto de craque. Dizem-no os analistas e confirmam-no 2 treinadores portugueses que se cruzaram com ele no Zamalek e Al Ahly, se bem que em circunstâncias diferentes. 

Isto dito, concluio que o Sporting identificou bem as necessidades mais prementes do seu plantel: precisava de alguém com o que vulgarmente se chama capacidade de explosão, criatividade e improviso, de forma a contornar os autocarros ou a demolir os muros que os adversários constroem à frente das suas balizas.

Infelizmente Carrilo precisa de mais tempo, sou incapaz de desistir do seu talento, até porque está ali à mão de semear. Wilson Eduardo é um pouco como o comboio do Zeca Afonso: vai de Queluz à Cruz Quebrada, mas se for preciso deixar-nos em Entrecampos já é mais difícil. Capel está a fazer a sua pior época desde que chegou a Alvalade e o seu futebol perdeu fulgor e influência. Carlos Mané tem ainda pela frente muitas piscinas e alguns inevitáveis pirolitos pela frente.

O que pode então trazer Shikabala que não tenhamos ainda no plantel? 

A possibilidade de colocar essa capacidade de improviso tanto numa ala como no centro do terreno, como um 10 clássico. Sendo um esquerdino, é capaz tanto de conduzir a bola em diagonais a partir da direita ou em profundidade,  como de a colocar à distância, embora as decisões de carácter individualista levem a primazia. É um bom executante de bolas paradas e um remate poderoso, sendo capaz de executar belíssimas assistências. A aceleração de que é capaz de imprimir aos lances é por vezes letal.

Mas a fama de troublemaker aterrou primeiro que ele em Lisboa e esse é o primeiro obstáculo que Shikabala terá que superar. As versões variam consoante o emissor. Cajuda tem uma versão diferente de Manuel José. Entende que ele foi vitima da disputa entre o Zamalek e o Al Ahly, o que acabaria por contribuir para se ver impedido pela FIFA de jogar durante 9 meses. Porém, e isso é pelo menos um bom sinal, ambos concordam que se trata de um jogador com qualidades acima da média. 

Mais preocupante do que as consequências que teve que enfrentar pela refrega entre os 2 clubes mais poderosos do Egipto é o seu próprio carácter. Pelo menos se for verdade o que Manuel José afirma: "criou um estatuto de vedeta, do qual não se consegue libertar. Perdeu a humildade e arranja problemas permanentemente. O problema dele é que se 'endeusou' muito cedo, convenceu-se que era ele e mais dez, sem se preocupar com a equipa e pensando que todos tinham de lhe desculpar os erros cometidos. Esse é o problema dele". Tudo o que um plantel aparentemente tão coeso e focado como o actual dispensa de bom grado.

Se o talento do jogador parece ser consensual, as dúvidas sobre o seu carácter e as suas condições endógenas para triunfar também não parecem suscitar dúvidas. Mais do que ninguém, terá que ser o próprio, pela sua postura e comprometimento, a desmentir um passado que nos diz que, com 27 anos e talento, tem ainda muito que provar. 

É uma luta contra o tempo que também não será muito no que resta da época. Com a recente eliminação da Taça da Liga o egípcio tem apenas 1.260 minutos à sua disposição para demonstrar que merece o talento que recebeu e a oportunidade que o Sporting agora lhe concede. Isto partindo do principio que se encontra em condições físicas para poder constituir opção imediata para Jardim. 

O Sporting foi ao souk futebolístico do Cairo comprar uma bala de aparente bom calibre, falta saber se sairá pelo cano da espingarda ou pela culatra, como parece tem sido frequente.

10 comentários:

  1. Abdel Razek Fadlallah conhecido por Shikabala Em todas as contratações existem riscos.
    É bom jogador? Sim claramente um sobredotado do futebol!
    Tem problemas disciplinares? Não faço a mínima ideia, até porque não lhe conheço casos concretos de indisciplina. E se o é, porque razão o Manuel José pediu a sua contratação para o Al-Ahly Sporting Club, quando o jogador saíu da Grécia? Parece-me que o treinador português ficou ressaibiado e com dor de co(rno)tovelo, por o jogador ter escolhido o Zamalek Sporting Club, clube que aliás representou desde tenra idade, e agora aproveita para destilar o seu pequeno ódio e tentar minar a credibilidade do jogador. Caso o jogador seja contratado, espero que o Manuel José fique com azia em todos os jogos em que participe. E que sejam muitos.

    ResponderEliminar
  2. Juca,

    Então o Nelo Vingada, que o lançou, ficou ressabiado com o quê. Diz ele:

    "Lancei o Shikabala tanto no Zamalek como na seleção olímpica do Egito, pois não havia dúvidas alguma sobre a sua qualidade. É um talento puro, imenso, mas o seu ponto fraco sempre foi a parte mental. Talvez por isso não tenha atingido o nível que a sua capacidade prometia", começou por explicar a O Jogo, dando a 'receita' para melhorar este "ponto fraco". "Se for acarinhado em Alvalade, acredito que vai domar o seu feitio".

    http://desporto.sapo.pt/futebol/primeira_liga/artigo/2014/01/30/_o_seu_ponto_fraco_sempre_foi_o_.html

    ResponderEliminar
  3. Então e porque é o Manuel Cajuda diz outra coisa...?

    ResponderEliminar
  4. Aqui fica o que disse o Cajuda...:

    «É um excelente jogador e uma boa aquisição. Ele tem todos os conteúdos para ser excelente. Tem energia, é muito bom tecnicamente e dá-me alegria que ele venha para o futebol português porque tem o que falta ao futebol português, que é qualidade técnica. Sei que ele teve alguns problemas dos quais foi mais vítima do que culpado. Recordo-me da questão de ele ser desejado pelas duas melhores equipas do Egipto e levou a algumas disputas e interesses políticos... »

    ResponderEliminar
  5. Ah, a atração do custo zero ataca de novo... Vou começar a chamar a este tipo de contratação "A Roda da Sorte", tal a quantidade de tentativas que são necessárias para ganhar alguma coisa que pague o que se perdeu nas voltas ocas.

    O lado positivo desta contratação é que me parece bem identificadas as carências desta equipa, imprevisibilidade ou criatividade e percentagem de sucesso no aproveitamento das bolas paradas.

    Vamos lá desembrulhar este bombom e ver o que a sorte nos traz.

    Não quero finalizar este comentário sem uma palavra sobre Wilson Eduardo, tem sido para mim dos melhores esta época, não é um jogador deslumbrante, nem mágico, mas é competente a apoiar o seu amigo Cédric, inteligente a encontrar espaços e dono de uma velocidade de ponta de fazer inveja.

    Nos últimos jogos foram-lhe roubados diversas desmarcações em que com a sua maior arma (velocidade) ficava na cara do golo com fora-de-jogo inenarráveis, fossem estes lances tão polémicos como os golos em fora-de-jogo milimétrico...

    ResponderEliminar
  6. Uma coisa parece unânime e, digo eu, é o mais importante: a qualidade está lá. Acredito que não será um jogador problemático no Sporting, uma vez que aqui precisará de trabalhar muito para atingir o estatuto de estrela que tem no Egipto.

    ResponderEliminar
  7. Se se confirmar o contrato de 4 anos e meio, parece-me demasiado arriscado. Ficava mais tranquilo se viesse tipo o Magrão, contrato até ao fim da época com mais uns 2 de opção.

    ResponderEliminar
  8. MaximinoMartins,

    Não lhe sei responder a essa pergunta nem tão pouco me cabe a mim responder. Dei conta da divergência de opinião entre Cajuda e Manuel José e uma vez que 1 leitor acabou por enveredar por uma teoria conspirativa relativamente ao 2º aproveitei para lhe lembrar o que pensa Nelo Vingada, nem mais nem menos que o treinador que lançou o jogador e por isso o conhece pelo menos ao mesmo nível que os outros 2.

    Isso vale para o que foi o passado do jogador até hoje e o seu trajecto, sem triunfos, confirma-o. Se vai ser ou não assim no Sporting é sobretudo a ele que cabe o papel de maior decisor.

    Para mim a questão principal é se o jogador consegue ser diferente nos 4,5 anos que tem com o Sporting do que tem sido na carreira toda.

    ResponderEliminar
  9. Penso que é uma contratação (se for verdade) com algum risco, face ao temperamento que dizem que o atleta tem, mas acho que para o lugar de médio ofensivo, que nós tanto precisamos, é de arriscar. Também os dirigentes do Sporting devem estar bem informados das características do jogador para fazerem um contrato de 4 anos. Vamos lhe dar o benefício da dúvida. Um abraço.

    ResponderEliminar
  10. Leão de Alvalade,

    Lembra-se do jogador argentino Sérgio Saucedo? Marcava golos. Desde que o Sr. Manuel José entrou no Sporting, passou as passas do Algarve. De titular passou a suplente(poucas vezes) e a não convocado (muitas vezes), Tranferido para o SC Braga, marcava golos, o Manuel José, despedido pelo Sporting, foi para Braga e adeus Saucedo, Teve de saír para o Covilhã e depois do país. Daí vem a história do ressaibiado. E mais
    não sou admirador desse Sr. (ressaibiado por não o quererem na Selecção), nem como homem, nem como treinador. Treinou equipas grandes em Portugal, com jogadores razoáveis, e ganhou o quê? Nada, niente, nothing!, e nos 7-1, não lhe reconheço o mérito que alguns lhe querem atribuir. Títulos? Os de África? No Al-Ahly os campeonatos eram (são) ganhos por decreto (como o clube de Carnide ganhou, no tempo da outra senhora), sem esquecer que nesse clube sempre alinharam dos melhores jogadores árabes e de África. Não fez avaria nenhuma. E... o Nelo Vingada? A sério?
    Olhe, eu não sei se o jogador é indisciplinado ou não, mas não reconheço capacidade e competências futebolisticas suficientes às pessoas que refere.
    Tenho é um desejo. Se o jogador vier para o Sporting, que os desminta, em campo e nos treinos, todos os dias que por lá ficar.
    E digo-lhe mais, estou farto das opiniões de comentadores relativamente a jogadores que o Sporting contrata. Nunca prestam... Ou vêm acabar a carreira num país de sol, ou são indisciplinados, ou coxos, enfim é só defeitos. Quando estão calados é que é de desconfiar.
    Eu gosto de avaliar por mim! E... não ligo nenhuma a comentadores. Muito menos, se forem lampiões. SL

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (14) Académica-SCP (1) adeptos (93) Adrien (18) AdT (1) adversários (81) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (33) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (3) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) arbitragem (89) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (2) Bastidores (68) Batota (16) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (99) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (64) Comunicação Social (20) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) djaló (10) Domingos (29) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (62) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) EquipaB (17) equipamentos (11) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (13) Francis Obikwelu (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (22) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (2) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (42) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (11) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Pereira (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (40) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (10) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) play-off (1) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (2) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (1) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (3) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (97) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)