domingo, 5 de janeiro de 2014

Deusébio

As paixões não se explicam. Por isso não vou perder tempo, nem fazer perder a quem me ler, a explicar as razões da minha paixão pelo Sporting, quando os deuses conjugaram todos os seus esforços para que gostasse de qualquer outro dos seus rivais. 

Do Benfica especialmente, porque cresci ao lado de uma tia que ainda hoje nutre um amor desmedido pelo nosso rival de sempre. Foi ela que me ofereceu um equipamento completo, quando no final dos anos 60, não havia o marketing de hoje, e era quase necessário fazer-los de encomenda. Porque ela não descansou enquanto não "me fez" ver um jogo do seu clube de coração, ante o Sp. Braga, no então ainda chamado estádio 28 de Maio, hoje o semi-abandonado 1º de Maio. Porque cresci num período áureo do clube encarnado e quando quase não existia FC Porto para lá das imediações do Estádio das Antas e igreja com o mesmo nome. Por isso toda a gente era do SLB ou do Sporting. Alguns, muitos para os números de hoje, da Académica e do Belenenses. Era assim a norte de Alvalade, para onde vim viver os anos em que se ganha consciência e identidade clubistica.

Foi assim que me habituei a ouvir a Bola Branca, os relatos do Artur Agostinho, e as noites de conquistas e desilusões dos nossos rivais, sem que as sucessivas bicadas da águia me ferissem de paixão. A televisão era então quase experimental face ao que hoje conhecemos e os meninos, malandros ou bem comportados, deitavam-se muito cedo. Por isso as imagens que hoje guardo nasceram adubadas pelo registo sonoro e pelo poder inigualável da imaginação. Assim, mal comparado, num processo muito semelhante ao fascinante mundo da leitura e que nenhum filme, apesar de todas os progressos tecnológicos, ainda conseguiu igualar. Nesse mundo havia um herói que, pela força das memórias que me deixou, conseguiu chegar vivo aos dias de hoje, sem que o poder tantas vezes implacável do tempo o eliminasse: Eusébio.

Não me peçam para cair na armadilha de entrar na discussão do melhor de sempre. É tão injusta, como equiparar um Dino Ferrari dos anos 60 e pretendê-lo melhor que o último modelo da mesma marca. Ou que este, produzido com tecnologia então desconhecida, se possa comparar com o que então se fazia. O mesmo se passa com os jogadores de então e hoje: o mundo mudou tanto que as comparações são impossíveis.

Eusébio foi, de muito longe, o melhor do seu tempo. E só não foi maior porque nasceu quando o futebol e o seu país eram demasiado pequenos para o seu talento. Mas terá lugar cativo na galeria dos imortais do futebol. Não do futebol dos interesses e do futebol-negócio. No do futebol de paixão, que nascia ingénuo nos pontapés na rua às bolas de trapos e assim chegava aos relvados. Foi sempre assim que o vi, um talento puro e ingénuo, que nasceu para ser grande nos relvados e assim cumpriu o seu destino. Retirá-lo desse contexto é como olhar para um peixe fora de água: ele é apenas esforço para não sucumbir.

Sem o querer isolar ou com isso menorizar o seu papel na história do SLB, foi assim que conquistou a imortalidade. Eusébio é um deus do futebol e será sempre assim que me lembrarei dele: a serpentear entre os defesas, fintando o destino que condena os meninos pobres a serem sempre pobres. E dos seus pontapés fulminantes nas barreiras/fronteiras de  um país tantas vezes pequeno para o seu talento. Ou  a chorar de desgosto e impotência agarrado ao fado da camisola da selecção nacional. 

É essa a forma que me parece adequada para fazer a justiça que o seu talento merece.

PS- Muitos estranharão que, sendo eu Sportinguista, renda hoje homenagem a Eusébio. Mas foi isso que o Sporting, a sua historia, me ensinou: a respeitar os adversários, reconhecendo-lhes as suas virtudes e qualidades. Essa é a forma de encarar as derrotas com menos dor e as tornar as nossas vitórias mais saborosas. 

33 comentários:

  1. Um texto muito digno. Como benfiquistas, agradeço-te por isso.

    ResponderEliminar
  2. Muito Bem!!! Futebol é paixão, Portugal e o futebol estão hoje mais pobres. Paz à sua alma.
    Batusai

    ResponderEliminar
  3. Leão de Alvalade
    Sendo Sócio do Sporting, quero cumprimentá-lo pela sua frontalidade e desportivismo ao prestar homenagem ao grande jogador que foi Eusébio, o maior jogador de sempre do futebol portugues.
    Até ao aparecimento de Cristiano Ronaldo era uma questão que não existia e provavelmente quando Ronaldo chegar ao final da sua carreira será ele considerado o melhor de sempre, mas como diz não se deve comparar o incomparavel.
    Acima de tudo há que prestar homenagem ao jogador, que para lá do clube onde jogou, foi jogador de Portugal.
    Paz à sua alma, que descanse em paz.

    ResponderEliminar
  4. LdA: Brilhante!

    Eusébio da Silva Ferreira. Herói dos relvados. Que descanse em Paz.

    Apenas o lamento por Eusébio não ter querido (ou sabido, ou aconselhado qd se impunha) ser tão grande fora do relvado quanto foi dentro dele. Aí sim, seria hoje um autentico "Deusébio": consensual. Mas a cultura actualmente em voga no desporto e no futebol em particular, se calhar, também não lho permitiu.

    Por fim, quero deixar as minhas condolências à sua família, amigos (Alô Hilário) e ao SLB.

    ResponderEliminar
  5. Como benfiquista sinto-me tocada pela comoção e emoção de palavras que sinto sinceras e sentidas. Obrigada por dizeres o que talvez a emoção do momento ou a eloquência não me deixam fazer!
    Recordo hoje, que o primeiro jogo que vi ao vivo no antigo estádio da Luz foi um Benfica - Sporting e que o resultado foi um 2-2! Eusébio marcou os golos do Benfica e Figueiredo e Lourenço os do Sporting. E como eram diferentes esses tempos...
    Obrigada Leão pelas tuas palavras.

    ResponderEliminar
  6. Não percebo como tu, Sportinguista, decides escrever este texto sobre uma pessoa que abertamente declarou ódio ao teu clube.

    ResponderEliminar
  7. Magnífico! Eusébio teria gostado porque ele era isso!

    Leiam também o que descobri por aí:

    http://www.maquinadelavax.blogspot.pt/2014/01/aqueles-que-por-obras-valerosas-se-vao.html

    ResponderEliminar
  8. "Finalmente os derby's vão dar luta!" Exclama o Damas enquanto calça as luvas e caminha para a a baliza num qualquer relvado divino.

    ResponderEliminar
  9. LMGM:

    Belo comentário! Mt adequado. Qd soube do falecimento de Eusébio, lembrei-me imediatamente de Damas... e dos duelos entre ambos que o fotografo António Capela (outra referencia enquanto repórter desportivo, dum outro tempo em que o record se dava ao respeito...) imortalizou. Infelizmente, parece que alguns da nossa 'tribo' se esqueceram do que sofremos qd Damas nos deixou órfãos...Sinais dos tempos...

    ResponderEliminar
  10. Eu apenas presto homenagem ao jogador Eusébio, apesar de não ter vivido durante os seus anos como jogador. Enquanto pessoa não lhe presto qualquer homenagem, pois não me esqueço do que disse sobre o SCP.

    ResponderEliminar
  11. Virgilio, o Capela e o "Formidavel" aqui de Coimbra, imortalizado no mundial de 66.

    António Silva, há uma enorme diferença entre ser portista e desportista, o LdA sabe o que é ser desportista, você, como bom portista, obviamente que não.

    ResponderEliminar
  12. Não tenho a mesma experiência e sendo mais nova nunca o vi jogar. Mas foi-me passado o respeito pelo rival nesta e outras horas. Remeti-me ao silêncio por respeito e porque a hora e o espaço são de outros, não meus. Mas acho bonito que a tua tia tenha sido uma referência tão importante para ti, e se isso te fez não perder esses bons momentos que agora podes partilhar, então tanto melhor. Isto ultrapassa Sportings e Benficas, cada um fará como entender, mas ultrapassa. Respeito pelo teu post, um bom post.

    ResponderEliminar
  13. @ LMGM: Bem, nesse caso sou tão desportista quanto o Eusébio.

    ResponderEliminar
  14. Antonio Silva você não é portista, nem é desportista, é parvo! Enorme respeito por quem escreveu o texto acima, ainda para mais sendo de um clube rival.

    ResponderEliminar
  15. Há um dito popular que diz que "Toda a gente é boa pessoa quando morre" e até se esquece todo o mal que pode ter provocado. Eu não digo que Eusébio não tenha sido boa pessoa, mas declarar ódio ao clube rival não lhe fica bem como desportista e como exemplo para os mais novos, porque o desporto não é ódio mas sim paixão! Eu como Sportinguista não lhe perdoo essa afirmação, mas no entanto não deixarei de endereçar as minhas sinceras condolências aos seus familiares, aos amigos que com ele privaram, ao SLB e seus adeptos e a todos os desportistas em geral. Descansa em paz Eusébio

    ResponderEliminar
  16. "Não me peçam para cair na armadilha de entrar na discussão do melhor de sempre. É tão injusta, como equiparar um Dino Ferrari dos anos 60 e pretendê-lo melhor que o último modelo da mesma marca. Ou que este, produzido com tecnologia então desconhecida, se possa comparar com o que então se fazia. O mesmo se passa com os jogadores de então e hoje: o mundo mudou tanto que as comparações são impossíveis."

    Isto é do mais acertado que li hoje. Os de hoje até podem ser melhores mas como seriam se os outros não tivessem existido? Nunca saberemos.

    ResponderEliminar
  17. Anónimo, já fiz hoje as homenagens que quis e que me apeteceu fazer, numa falei de Amália, aqui falei de Vitor Damas, há dias e momentos para tudo, para mim, hoje não é o dia de discutir o porquê de no dia do falecimento de um enorme simbolo eu falar de Amália e Damas.

    Houve e haverá milhares de momentos para isso, muito menos será dia para vir a casa dos outros questionar a sua moral e mandar bitaites provocatórios em tons azulados, muito gostariam outros que hoje e nos próximos dias o Sporting desse razões para mais ódios. Azar, que fiquem com o texto do LdA, pode ser que aprendam antes do momento da sua própria morte.

    ResponderEliminar
  18. Sem adversários não existia paixão... Obrigado rival pelo texto e pela grande homenagem. O KING não era nosso, dos Benfiquistas... Podia ser mais um bocadinho mas era sim nosso, de todos...

    ResponderEliminar
  19. Excelente texto, os meus parabéns.

    "Eusébio foi, de muito longe, o melhor do seu tempo. E só não foi maior porque nasceu quando o futebol e o seu país eram demasiado pequenos para o seu talento"

    ResponderEliminar
  20. Eu não estranho este post. És inteligente e apesar de muitas vezes nem concordar com o que escreves, sabes obviamente estar e respeitar os outros. Aliás, em conjunto com os outros que aqui escrevem (ou escreviam), fazes deste blogue uma referência do mundo verde.

    Este nem sequer é u post que vis o Benfica ou os Benfiquistas. É apenas sobre desporto, conceito que muitos não entendem.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  21. O seu comentário não tocou no lugar comum do destino trocado de Eusébio, mas só e sim no seu valor como futebolista...isso é o que importa no dia de hoje, falar do que ele foi e não do que poderia ter sido...Cavaco Silva homenageia Cristiano Ronaldo amanhã, o país deveria render tributo a Eusébio, é imperioso.

    ResponderEliminar
  22. Que descanse em Paz.

    Obrigado amigos Sportinguistas pelo respeito.

    ResponderEliminar
  23. LdA, sinto orgulho, enquanto sportinguista, pelo seu comentário. Que grande lição para os imbecis que nao conseguem compreender a grandeza de saber apreciar os nossos maiores adversários, como alguns que aqui vieram comentar. Descansa em paz, grande Eusébio!

    ResponderEliminar
  24. Tudo muito bonito e tudo muito certo LdA, mas por esta altura já esperava ver aqui uma análise da tua parte à entrevista que o Presidente do nosso clube deu à RTP Informação.

    Se não tiveste oportunidade para a ver, tens aqui: http://www.youtube.com/watch?v=Vf8sJnAiMbc

    E aqui: http://vimeo.com/83408129

    ResponderEliminar
  25. José Duarte,
    Isto não é os "discos pedidos". Para a tua deselegância, e estou a ser magnânimo, só me ocorre uma recomendação: espera sentado.

    ResponderEliminar
  26. não quero acreditar que o meu clube (Sporting) não marque presença institucional nas exéquias, estamos na presença do maior simbolo do desporto nacional e de um Ser Humano demasiado grande para perder qualquer segundo a ler ou a conjeturar sobre qualquer exercicio de clubismo que oculte aquilo que deve e só pode ser enaltecido pelos meus dirigentes que o são, de forma efemera e limitada no tempo, mas que o representam e têm essa responsabilidade única de respeitar o nosso Clube, respeitando a memória daqueles que merecem a nossa admiração, independentemente da camisola que envergaram:
    - Eusébio é Rei, é uma Lenda Ímpar!
    - Obrigado por Tudo Campeão!

    ResponderEliminar
  27. Um post que só poderia ser escrito por um verdadeiro Leão...
    Que descanse em Paz...!!
    Pêsames à sua familia e aos benfiquistas em geral...

    ResponderEliminar
  28. Um bem haja para as pessoas que se elevam nestes momentos. Aplaudo o texto, o sentimento e a compaixão.

    Saudações Desportistas

    Long Live the King D'Eusébio

    ResponderEliminar
  29. Escrevi aqui (http://ladosab.blogs.sapo.pt/172704.html) que Eusébio fará parte da história de Portugal. Muito para lá das divergências clubísticas o "Pantera Negra" será sempre um símbolo de Portugal. O meu profundo sportinguismo não me cega e deixou-me profundamente atónito com a notícia de ontem.
    Mas a vida é assim mesmo. Todos sabemos que um dia haveremos e partir. Ontem foi a vez de Eusébio. Ontem não foi um bom dia!

    ResponderEliminar
  30. A homenagem não é nada que eu não esperasse de gente com o nível que vocês apresentam.
    Não é ao Benfica, nem aos benfiquistas. É a alguém que nos transcendeu a todos, os que gostamos de futebol. O Eusébio gostava mais do Benfica mas foi uma figura tão grande, grande demais para ficar na redoma dos benfiquistas. Como escreveu alguém, o Eusébio é de todos.
    Nestas horas não tempo nem lugar para rivalidades, mais a mais diante de tamanho monstro.
    Ainda assim e porque nem todos têm a vossa grandeza, aqui fica o meu agradecimento enquanto sócio do Benfica, pelo texto, extensiva a todas as mensagens de pesar expressadas nesta caixa de comentários.

    ResponderEliminar
  31. Texto inundado de sentido e brilhantismo...Do melhor que li hoje...

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (15) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (18) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (3) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (1) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (2) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)