segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

O resultado do clássico e respectivas implicações no que falta do campeonato

Dos três resultados possíveis a vitória do Benfica era o que eu menos desejava, o empate seria o mais favorável por razões óbvias e a hipótese de vitória do FCPorto o mal menor. É verdade que esta, a acontecer, poderia ter um efeito moralizador. Porém, e porque o jogo dos azuis deixou a confirmação de inúmeros problemas para resolver, esse efeito não teria a força que se poderia verificar em anos anteriores.O nosso empate no Estoril acabaria por ser demasiado penalizador, uma vez que não era imerecido ter dobrado o campeonato no primeiro lugar. O melhor ataque e melhor defesa são factos acessórios mas importantes para lembrar qual foi a equipa mais regular e consistente até ao momento.

Pode o facto de Benfica, acabado de se sagrar campeão de inverno, sair por cima da concorrência?

Não tenho dons adivinhatórios e fazer estimativas em futebol deve ser das actividades mais condenadas ao fracasso. Daí que responder a esta pergunta tenha pouco interesse, a vantagem alcançada é por hora escassa, não assumindo por isso qualquer carácter definitivo. Acresce ainda o facto de, neste momento, o mercado estar ainda em aberto durante cerca de 15 dias, podendo os plantéis sofrer ainda alterações substanciais e com elas a respectiva competitividade.

É preciso coragem tanto para mudar como para manter
Disse-o a um amigo benfiquista ainda durante o verão, ainda sofriam os nossos rivais as dores excruciantes de três derrotas no final de três competições: manter Jesus era uma aposta de risco mas a melhor que o SLB podia fazer. O SLB perdeu consecutivamente mas, à excepção da derrota final no Jamor, perdeu sempre por pequenos detalhes. Pelo menos o campeonato esteve ali à mão de semear. 

O titulo de campeão de inverno não tem qualquer significado, mas representa um pequeno prémio para a coragem de LFV em não mudar. E recorde-se que aguentou Cardoso também e ainda reforçou significativamente a equipa. Não parece por isso fazer agora qualquer sentido que abra agora mão da medula que representam Matic, Garay e Rodrigo na espinha dorsal. (Sim, incluo o hispano-brasileiro porque ele representa o futuro que Lima e Cardozo não podem dar). A vantagem de ter o melhor plantel da Liga pode deixar o ser. Só a pressão da tesouraria o justificaria e esta parece ser grande. Mas, mesmo mesmo que se venham a registar algumas saídas, continuo a pensar no SLB como o principal candidato. Isto desde que Jesus continue ligado ao chão e não sucumba, como anteriormente, à tentação de caminhar triunfalmente sobre as águas, sem ainda nada ter ganho.

Santos da casa fazem milagres
A imagem de Vítor Pereira no Dragão e o processo  que levou à sua saída demonstram duas realidades: (i) o resultado do seu trabalho e sobretudo as condições em que foi obtido nunca foram devidamente valorizados. (ii) O tão incensado departamento de futebol azul-e-branco já trabalhou bem melhor do que agora. 

Perder jogadores cruciais como Falcão, Hulk, ou até Guarin, não obstou a que a equipa continuasse a ganhar mas os méritos das conquistas só indirectamente chegaram ao treinador. A ideia de que naquele clube qualquer treinador ganha, menorizando por isso o seu papel,  foi ganhando raízes de há anos para cá e ganhou foros de certeza com Vítor Pereira. Talvez por isso ele se tenha fartado e batido com a porta. E talvez também por isso se deve ter pensado que o treinador mais à mão servisse para o papel. Não é bem assim.

Com isto não quero dizer que a principal razão das actuais aflições portistas se concentrem nas aptidões, ou falta delas, de Paulo Fonseca. Como é evidente ele não se pode furtar ao escrutínio das suas opções. Mas é também claro que a estratégia seguida para o reforço da equipa sofreu variações de filosofia e que tantos elogios mereceu anteriormente. A preferência de jogadores em fim de carreira - Lucho, Liedson, Izmailov e agora Quaresma - com jogadores de cartel e preço elevado - Alex Sandro, Danilo - tem igualado ou até suplantado o recurso a jogadores promissores para valorizar e vender caro posteriormente. Este ano alguns jogadores de características e/ou valor aquém das necessidades para as saídas e lacunas a preencher, cuja aquisição não foi da responsabilidade do treinador, só com muita dificuldade não expõem outros actores que não apenas o treinador. A falta de resultados em linha com os anos anteriores é muito provável vir a agitar as águas para os lados do Olival.

Outsiders as usual 
Pesadas, de forma superficial, as vantagens e fragilidades dos nossos adversários, onde ficamos nós? No mesmo lugar de outsiders. Sendo indiscutível o  nosso bom campeonato até ao momento, também o é o facto de, este ano, os adversários terem perdido mais pontos do que nos anos anteriores. (SLB tem menos três pontos e o FCP menos 6). É também cada vez mais consensual que o plantel sofre de muitas limitações de qualidade e quantidade sobretudo no último terço e que isso não vai mudar significativamente nesta janela de mercado.

É uma afirmação um pouco "lapalissiana", mas é verdade que as nossas ambições vão depender tanto de conseguirmos manter o nível até agora registado como do que os adversários venham a fazer. Se a média de pontos se mantiver em linha com o obtido haverá campeonato até ao fim, tendo nós direito a papel de protagonistas até ao final.

Os próximos jogos serão importantes na (re)definição dos nossos objectivos/pretensões. A equipa vive um momento de algum stress por falta de concretização. (Isto porque o golo limpo de Slimani não pode entrar nas contas). E esse stress justifica-se muito mais com a incapacidade de criar oportunidades do que pelos golos falhados, o que pode ser um sinal de alguma saturação competitiva e melhor conhecimento por parte dos adversários. Quanto mais tempo durar mais difícil se torna de gerir, criando um nível de dificuldade extra aos jogadores. É por isso de vital importância que a equipa não descole dos lugares da frente até dia 9 de Fevereiro, data do derby. Se o conseguirmos voltaremos a falar então, assim que o resultado seja conhecido.

5 comentários:

  1. Sou do benfica, mas a cronica está excelente! Abraço!

    ResponderEliminar
  2. Análise muito lúcida. Parabéns.

    O pormenor de o autor preferir uma vitória do Porto a uma vitória do Benfica é sintomático e, pode dizer-se, é um sentimento comum a muitos sportinguistas. Tantas vezes eu, como benfiquista, torço para que o Sporting derrote o Porto! Ainda recentemente, na Taça da Liga, gostaria que o Sporting tivesse ganho ao Porto (espero que, apesar do mau resultado, ainda consiga ficar à frente do Porto). Nos anos 70 eu preferia uma vitória do Porto a uma vitória do Sporting, mas isso modificou-se.

    A pessoa chave que alterou o futebol em Portugal foi o treinador Pedroto que a dada altura se ofereceu ao Benfica e ao Sporting e nenhum dos clubes aceitou as suas condições. Só o Porto aceitou. Veio a saber-se mais tarde que ele queria 2 ordenados, um para ele e outro para pagar a árbitros. Foi o ponto de viragem no futebol português. E esta cultura de "compra de árbitros" ainda não está erradicada do futebol português. Espero que o Sporting recupere e que o Sporting e Benfica colaborem para "limpar" o futebol Português e colocar o Porto no lugar que merece: terceiro.

    Saudações desportistas.

    Sérgio.

    ResponderEliminar
  3. Sérgio

    Eu diria que qualquer sportinguista que ontem preferia a vitória do FCP versus a vitória do SLB tinha apenas um motivo para tal: é que o FCP neste momento é uma equipa muito mais frágil que o SLB. Não tem a ver com "ódios", é apenas a conveniência de preferir a vitória de quem tem mais probabilidade de perder pontos no futuro.

    ResponderEliminar
  4. Sérgio,

    o desejo do autor numa vitória do porto prender-se-á, a meu ver, com o reconhecimento de que, neste momento, o porto está menos fulgurante que o benfica. Nada tem a ver com anti-benfiquismos.
    Quanto às alianças entre Sporting e benfica para "limpar" o futebol português não resultarão pois o benfica (os seus dirigentes) não querem acabar com o sistema e sim substituir quem nele manda por pessoas da sua cor. E, nesse caso, o Sporting continuará, sempre, a ser o mais prejudicado neste nosso "futebol" bicéfalo, onde muitos acreditam que apenas há lugar para dois grandes. E esse pensamento, infelizmente, irá ser o "Carrasco" do futebol em Portugal, fim para o qual caminhamos a passos largos...

    ResponderEliminar
  5. Ora bem JPDB e Gr33n C0d3r, obrigado pelo esclarecimento.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (14) Académica-SCP (1) adeptos (93) Adrien (18) AdT (1) adversários (81) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (33) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (3) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) arbitragem (89) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (2) Bastidores (68) Batota (16) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (99) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (64) Comunicação Social (20) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) djaló (10) Domingos (29) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (62) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) EquipaB (17) equipamentos (11) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (13) Francis Obikwelu (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (22) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (2) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (41) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (11) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Pereira (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (40) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (10) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) play-off (1) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (2) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (1) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (89) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (3) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (97) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)