quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Perceber o tamanho do monstro antes de o combater


Muito se tem falado do plano apresentado pelo Sporting para a reorganização do futebol português. Decorrerá seguramente muito tempo antes que qualquer um desses pontos venha a ser discutido, burilado e constituída uma qualquer versão final para votação. 

Tenho sérias dúvidas que o futebol português queira enveredar por um caminho de auto-regeneração e por isso não me espantaria que a actual direcção do Sporting complete o seu mandato sem ver uma única alínea de qualquer regulamento alterada por força desta iniciativa. Uma afirmação categórica como esta apoia-se no histórico recente ou longínquo de operações semelhantes. 

Quem não se lembra do processo que conduziu às alterações dos estatutos actualmente vigor, que se arrastou por meses e colocou em causa o reconhecimento da própria FPF pelos organismos internacionais UEFA e FIFA? 

Se alguém pensa que o poder que o FCPorto actualmente detém nasce debaixo das pedras da Invicta, ou é produto de qualquer conspiração dos deuses no nevoeiro que se levanta frequentemente entre a famosa muralha fernandina e as praias da Foz e Matosinhos mais a sul, é provável que ainda acredite no Pai Natal. Não é esse o caso certamente daqueles que acompanham, mesmo que à distância, o futebol português. 

Cada vez que se fala em mudar uma simples virgula num qualquer regulamento, as respectivas implicações são radiografadas, dissecadas. Depois de apurados os benefícios e eventuais prejuízos que as putativas alterações podem significar no seu status quo, ou respectiva replicação em cascata no dos seus apoiantes, a luz verde pode até nem surgir por mera demonstração de força.

A este poder tem o SLB tentado ripostar, com alguns frutos, mesmo que pouco evidentes. A tentativa falhada de eleger Fernando Seara revelou pelo menos que já conta com apoios suficientes para abrir a discussão. Fica ainda por perceber porque puseram um pé apoiado nos patins de Fernando Gomes, que viria a ser eleito. 

O Sporting conta com alguns dirigentes eleitos nos órgãos federativos como adeptos confessos - p.ex. Vítor Pereira e Hermínio Loureiro - mas aqui o verbo contar tem seguramente outro significado que nem o novo Acordo Ortográfico consegue explicar. O Sporting viveu os muitos últimos anos a olhar-se ao espelho, demasiado preocupado consigo mesmo, incapaz de se adaptar à realidade, tornando-se numa presa fácil de contrariar. Esse distanciamento é agora muito difícil de contrariar porque o poder e quem à volta dele vive e gravita não gosta de vazios.

Para se ter uma ideia do que representa fazer alterações em regulamentos no futebol português é preciso lembrar que existe a Liga Portuguesa de Futebol, uma entidade de génese corporativa, que congregava os "patrões" do futebol português e que, por força da entrada em vigor da nova Lei de Bases, perdeu grande parte do seu protagonismo e influência. 

Grande parte do seu poder escorreu novamente para a FPF. Agora já sem o poder despótico das associações que vigorava nos anos 80, com os Pintos do Porto - o já falecido Adriano e o agora Lourenço - sem poderem lançar os seus tão famosos como abjectos xitos. Ainda assim para se fazer passar qualquer mudança de virgula nos actuais estatutos e regulamentos - muito do que o Sporting quer passa por aí - o clube teria que ter do seu lado 50% dos votos dos delegados de uma A.G: federativa. 

E quem são os delegados? Por inerência de funções são os abaixo descritos:

Os presidentes das 22 Associações regionais de futebol;

A Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP);

A Associação Nacional dos Treinadores de Futebol (ANTF); 

A Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF);

O  Sindicato de Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF);

Associação Nacional dos Dirigentes de Futebol (ANDIF);

Associação Nacional dos Enfermeiros Desportivos e Massagistas de Futebol (ANEDAF); 

A Associação Nacional dos Médicos de Futebol (AMEF)

Estes, cada um com direito a 1 voto, encarregam-se de eleger mas 55 delegados, num processo que passa por longas negociações, que mais não são do que trocas de cadeiras por favores.

Para quem então não se apercebeu as supracitadas ANTF, ANDIF, ANEDAF, AMEF são associações criadas sob emanação superior de um tal gabinete da torre das Antas, assim que se conheceram as mudanças que a nova lei de bases iriam implicar e existem apenas como esteios complementares.

Lembro que o Sporting até agora falou apenas com a (i) direcção da FPF, (ii) os clubes de futebol da Liga que se quiseram fazer representar em Alvalade, (iii) com os partidos com representação na A.R. Ficaram de fora toda imensidão de pequenos clubes dos campeonatos não profissionais que, sendo mais, conseguem comandar as respectivas associações. Da APAF nem vale a esperar o que quer seja embora eu entenda que o Sporting deveria auscultar a sua opinião uma vez que eles são os agentes directos da actividade. O mesmo se aplica às restantes, embora muitas delas não sejam muito mais do que um endereço postal.

Convencer metade mais um de todos estes votos para decisões simples -  as mudanças estatutárias são mais complicadas - é o trabalho que o Sporting tem pela frente. Para muitos deles não basta convencê-los que é bom para o futebol em geral mas para eles em particular. 

De fora ainda ficam todas as alterações legislativas que teriam que ser aprovadas na Assembleia da Répública, onde certamente muitas destas matérias estão longe de ser prioritárias, até porque algumas delas foram objecto de pronunciamento no ano que acabou de findar.

É este o Adamastor que o Sporting tem pela frente. Creio que demorará muito até se mudar o nome para Boa Esperança.

7 comentários:

  1. E um post sobre esta politica de empréstimos?
    Reus, Cercle Bruge,...., a equipa B fica para quê!?
    Para lancar juniores de segundo ano, logo agora que o campeonato de juniores vai entrar na fase decisiva?

    ResponderEliminar
  2. Mais umas alterações que deveriam constar para credibilizar o nosso campeonato seria proibir a forma como é sorteado o calendário das competições não andamos a dormir e toda a gente sabe que é gerido para beneficiar um clube e isto passa-se à várias épocas;proibir o empréstimo de mais que um jogador de uma equipa A a outra equipa isto para evitar os jogos de bastidores onde o jogador quando enfrenta a equipa A fica sempre de fora por qualquer motivo duvidoso antes um do que meia dúzia;campeonato sem paragens isto não é para meninos evita-se a preparação de resultados como diz o outro dá para ir à Madalena a pé duas vezes;proibição de qualquer tipo de diálogo privado entre jogador e árbitro no relvado vê-se muito disso no início das segundas partes aqui não há mais combinações;2 substituições igual a 1 minuto de desconto e proibição de as fazer durante esse tempo excepto g.r... Continua em breve

    ResponderEliminar
  3. É efetivamente intrigante o facto de o Benfica ter apoiado o Fernando Gomes. Só consigo encontrar uma explicação: sendo um caso perdido para o Benfica, o Luís Filipe Vieira tentou ganhar umas "migalhinhas" apoiando o portista. E essas "migalhinhas" poderão ter sido: 1- a possibilidade de haver equipas B na segunda Liga e 2- não serem criadas muitas ondas no caso de o Benfica começar a transmitir os seus próprios jogos na Benfica TV.
    Sérgio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nada tem a ver Fernando Gomes com Benfica TV.
      Acabou o contrato com Oliveirinhas.
      Como benfiquista o apoio a Fernando Gomes por parte de Vieira nada favoreceu o Benfica como se viu todos os sócios dizem isso quanto menos o futebol português . O Benfica libertou-se da sanguessuga que financia o sistema e um clube basta ver que relações tem com esse clube,declaravam entregar um valor idêntico aos outros clubes mas por debaixo da mesa o outro clube recebe mais.

      Eliminar
  4. Pinto da Costa na entrevista ao Portocanal, sugeriu árbitros ESTRANGEIROS para apitar os clássicos e jogos importantes em Portugal, ESSA ERA A DERRADEIRA E MELHOR SOLUÇÃO!!!

    E sabem por que?

    Porque apesar das velhas desculpas domésticas sobre apitos, frutas e afins, somente neste século, o Porto ganhou 4 taças lá fora, com árbitros ESTRANGEIROS!!!

    Mas a desculpa do sistema é sistemática, dá jeito.

    Os adeptos do Sporting eu tenho certeza que concordavam com isto a 100%, mas....é o burro de carvalho? Alinhava nisto?

    ResponderEliminar
  5. Todos nós sabemos as influencias de dirigentes do porto na UEFA e também na arbitragem europeia,não é por acaso que surgiram várias notícias de árbitros a receber presentes e jantares antes dos jogos acompanhados pelo senhor garrido e guilherme alguidar,o sistema vive de influências e lá fora ele também funciona bem,quantos dessas taças que falam eles terem ganho lá fora foram também à custa do passeio cá dentro feito pelos árbitros do sistema assim é fácil.
    Mas voltando aos árbitros estrangeiros penso que não é a solução ideal pois é o sistema que iria escolher o árbitro e como disse enquanto existirem as figuras referidas nada é fiável de isenção .

    ResponderEliminar
  6. Há sinais evidentes de que a elogiada estrutura do FCP está a perder fulgor. Desde pequenas coisas, como o treinador não saber que estava apurado para a fase seguinte da Taça da Liga, a médias coisas, como este caso do Izmailov, a grandes coisas, como o FCP seguir no 3.º lugar do campeonato nacional. Mais um empurrãozinho e a casa cai.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (14) Académica-SCP (1) adeptos (93) Adrien (18) AdT (1) adversários (81) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (33) André Geraldes (1) André Marques (2) André Martins (6) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (3) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) arbitragem (88) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (2) Bastidores (68) Batota (16) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (94) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (6) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (63) Comunicação Social (20) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (41) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) djaló (10) Domingos (29) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (61) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) EquipaB (17) equipamentos (11) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (8) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (12) Francis Obikwelu (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (21) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (2) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (4) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (2) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (37) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (11) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (20) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Pereira (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (40) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (24) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (22) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (1) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (10) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) play-off (1) PMAG (3) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (2) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (3) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (5) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) SerSporting (1) Shikabala (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (1) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (89) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (3) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (2) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (95) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)