terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Eusebio e o dia em que todos fomos mais iguais. O Panteão e outras coisas mais.

O último adeus a Eusébio foi um manancial de imagens poderosas. Elegi a que ilustra o post de hoje porque acabou por ser a que inspirou o post de hoje.

Eusébio jaz no relvado, no meio de um palco onde conheceu tantos triunfos e a imagem testemunha aquele que é provavelmente o último deles: o da vitória sobre a morte. A morte física é inevitável e a condição última que nos torna a todos iguais. Mas essa é iludida por uns quantos, os que superam o esquecimento que nos mata de vez.

Foi essa vitória de ontem de Eusébio. E foi-lhe concedida por aqueles a quem deve tudo e a quem tudo deu: não apenas os adeptos do seu clube, mas dos adeptos do grande jogo e do povo em geral. A abrangência e espontaneidade da homenagem vinda de todos os clubes e nacionalidades são a sua derradeira mas suprema condecoração e goleou por números expressivos a pobreza e desinspiração dos discursos oficiais.

Um adeus português
Espontaneidade, dramatismo, excesso, generosidade, aproveitamento parasita e caos foram mosaicos do painel que se construiu em torno do seu cortejo fúnebre. À catarse colectiva associada não será estranho também a mingua de referencias colectivas. E nem sequer faltou o destrambelho das declarações inadequadas ao momento de Mário Soares. Ou da preocupação com as contas da segunda figura do estado. Apresentar a factura antes de saber sequer se o serviço vai ser prestado, com muitos zeros a inflacionar, seria sempre inadmissível e inqualificável, no momento escolhido pior ainda. São estas as nossas Coreias que, de forma atávica, nos "oferecem" 3-0´s para dar a volta. Importa sempre lembrar a lição de Eusébio e restantes Magriços: só perde quem desiste.

Todos diferentes mas de sentir tão igual 
Obviamente que a fatia maior de dor é dos nossos congéneres rivais. Muitos nunca viram Eusébio jogar, apenas ouviram contar. A angústia não se esgota por isso apenas na graça que não lhes foi concedida, no sentimento de perda do ídolo maior. Hoje centra-se talvez mais na dúvida de algum dia lhes serem possíveis glórias semelhantes. Sentimentos que, não nos preocupando, partilhamos já nos piores momentos de incerteza e dor. Com um imenso oceano de rivalidade a dividir, ontem foi um dia em que fomos um pouco mais iguais.

Panteão, sim ou não?
Não digo que Eusébio não o mereça. Para perceber melhor a sua importância é preciso ter em conta o que era Portugal nos anos 60 e o que significou socialmente "um preto" deixar ser apenas isso para ser uma das figuras mais consensuais. E repôs Portugal no mapa no estrangeiro hostil a um Portugal enclausurado. Mas é também importante lembrar nesta altura  e sempre que Portugal é o país errado para se ser um Português Excepcional, como foram alguns que, antes e depois de Eusébio, o foram. Porém as más decisões não são razão para que se tomem outras igualmente más. 

Recordo que Portugal existe uma dispersão de monumentos onde se perpetuam as memórias de Portugueses Excepcionais e que vão de Coimbra a Lisboa (Panteão e Jerónimos), passando pela Batalha, etc, etc. A hipótese de ficar sepultado nas imediações do complexo da Luz é um anseio que pode ser dos adeptos benfiquistas mas que de alguma forma reduz o espectro das homenagens. Mas sendo Eusébio um herói das pessoas do povo, do futebol, parece-me bem mais adequado que um desterro honrado do Panteão.

Um clube grande é isto
A presença dos corpos sociais ao mais alto nível honraram a nossa história e creio que representaram a interpretação correcta do sentir da maioria dos Sportinguistas. Não significam em nenhum momento qualquer menorização para nós, mas o oposto. Houve quem fizesse referência a entrevistas passadas de Eusébio e outras tomadas de posição públicas que, em devido tempo, aqui fiz referência, em que Eusébio não terá tratado bem o meu clube. Mais do que Eusébio a falar foi uma certa de lógica de rivalidade musculada e que torna justificável "a rega às escuras" quando não se ganha. Forma de encarar o significado de uma derrota que nem sequer é consensual entre benfiquistas. Prefiro ficar com os testemunhos de Bessone Bastos e Manuel Fernandes  e tantos outros Sportinguistas que privaram com Eusébio e conheceram bem.

7 comentários:

  1. "São estas as nossas Coreias que, de forma atávica, nos "oferecem" 3-0´s para dar a volta."

    Mais uma vez, texto muito bom e que honra a memória de Eusébio e respeita todos aqueles que se reviam nele.

    Quanto à "nossa" representação na cerimónia, outra coisa não seria de esperar, o que me deixou bastante satisfeito e tranquilo. Também aqui, Muito Bem!
    Quem ouviu e viu ontem o José Guilherme Aguiar a justificar a ausência do Melhor Clube (de Futebol) Português só pode sentir vergonha por partilhar o mesmo ar que aquela gosma.

    ResponderEliminar
  2. Cantinho,
    Tive que me atar a um poste para não ver os programas de ontem. Já percebi que fiz bem.
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. http://www.dn.pt/desporto/benfica/interior.aspx?content_id=3619562

    E o que dizer disto?

    ResponderEliminar
  4. Só vi mesmo o início desse da Sic Notícias.
    Depois liguei para este, da RTP Informação (Justiça Cega), onde Marinho Pinto deu outra visão das cerimónias futuras a Eusébio.
    Deixo o link (vejam a partir do minuto 6.30 + ou -) e não vou comentar:

    http://www.rtp.pt/play/p761/e139874/justica-cega

    É outra visão. Pode chocar pela frontalidade.

    ResponderEliminar
  5. «
    Quem ouviu e viu ontem o José Guilherme Aguiar a justificar a ausência do Melhor Clube (de Futebol) Português só pode sentir vergonha [...]
    »

    proponho um exercício ao estilo "suponhamos que...".
    suponhamos que Pinto da Costa e alguns administradores da SAD apareciam para enviar condolências à família enlutada. alguém acredita que, de boa-fé, não haveria agitação, burburinho? seria essa a melhor forma de homenagear o 'king' - sobrepor uma outra figura a quem se está a celebrar?
    sinceramente não o creio. e o episódio dos cachecóis só vem confirmar que a decisão em não comparecer foi a mais acertada.
    e esta é a minha opinião. e não, eu não sinto qualquer vergonha por a sentir e partilhar convosco. e eu também não vi os programas acima referidos.

    cumprimentos cordiais.

    ResponderEliminar
  6. Bela imagem, com td o que tem de simbólico…

    O Marocas tem (quase) 45 anos em cada bochecha… Voltou a ser uma criancinha. Fala o que deve e o que não deve e mistura tudo. Uma pena abrir a boca sem pensar, até pq o discurso, cheio de elogios, não estava a correr mal… mas depois, despistou-se. Á grade e à francesa. Uma pena dupla: nem Eusébio merecia a desfeita, nem ele, Soares, pelo que representa enquanto uma das figuras que mais se evidenciou na luta contra a ditadura salazarenta e pela implantação da liberdade e democracia em Portugal.

    O “Bochechas” ainda fez alguma coisa de útil pelo País, essa senhora… nem isso. Eu olho para o panorama político actual e não vejo gente da cepa (queria dizer com tomates…) da geração que a precedeu e que lutou para melhorar a sociedade e as condições de vida no seu País. Pelo menos conquistaram (e ofereceram-nos) a liberdade. Alguns, prescindindo da sua condição privilegiada, já que eram originários de famílias abastadas…

    Panteão, sim ou não? Para mim: sim… Se existe alguém que se tenha evidenciado no desporto, em Portugal, como outrora a Amália na canção portuguesa: o fado, esse alguém é Eusébio. Por acaso ontem vi (em directo) o Justiça Cega. Nem sempre vejo, mas quando me lembro espreito, pq gosto do António Marinho Pinto. Desta vez não estou de acordo com ele, que até se confessou benfiquista. Mas é uma visão legitima, que tem essencialmente a ver com o facto dele menosprezar o fenómeno futebol… na sociedade. Mas não me chocou a sua posição. Concordo, no entanto, com a ideia do LdA: Os restos (i)mortais de Eusébio trasladados para um local mais popular, menos elitista… Acho que o “Pantera Negra”, se pudesse escolher, também iria preferir.

    Seria escandaloso, se o SCP não se fizesse representar ao mais alto nível. Seria... anti-Sporting. De modo que aqui não tenho que elogiar BdC: fez o que se impunha. Eusébio esteve mal, nalgumas frases polémicas a envolver o Sporting… Mas também me parece que se ampliou demasiado a gravidade da coisa. E depois surge-me sempre a eterna questão: quem nunca errou que atire a primeira pedra…

    Banda sonora para terminar: “Panteão” By Linda Martini.

    http://www.youtube.com/watch?v=MIm6_gwrsEU

    ResponderEliminar
  7. Mais um grande post, que me fez viajar pelos confins minha memória... Cantinho, o Marinho Pinto é tramado e eloquente, para ele um nome Spartacus! Há mais, mas estamos a discutir "kings". Já agora também uma pergunta, será que das vezes que foi a Roma nunca visitou o Coliseu? Concordo com ele que o mundo do futebol se dá a si próprio demasiada importância, mas o desporto teima em deixar as suas referencias na historia em todas as civilizações. Se o futebol vai existir daqui a 300 anos, não sei, mas as suas marcas na sociedade do século XX e inicio de XXI serão tão imortais como os jogos olímpicos na Grécia antiga.

    Podem é só vir a sobrar ruinas dos atuais estádios...

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (14) Académica-SCP (1) adeptos (93) Adrien (18) AdT (1) adversários (81) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (33) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (3) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) arbitragem (88) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (2) Bastidores (68) Batota (16) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (95) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (64) Comunicação Social (20) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) djaló (10) Domingos (29) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (62) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) EquipaB (17) equipamentos (11) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (8) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (12) Francis Obikwelu (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (21) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (2) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (37) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (11) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (20) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Pereira (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (40) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (24) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (22) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (10) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) play-off (1) PMAG (3) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (2) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (3) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (5) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) SerSporting (1) Shikabala (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (1) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (89) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (3) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (2) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (95) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)