sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Rinaudo entre o que é o que podia ter sido e a desilusão da equipa B

Está confirmada a partida de Rinaudo para o Catânia. Juntamente com o anúncio da sua saída por empréstimo é tornado público a renovação do seu vinculo por mais um ano e valores percentuais do seu passe e hipotética alienação futuro pelo clube siciliano.

Sair do primeiro classificado da Liga Portuguesa para o fundo da tabela de Itália não é propriamente um progresso na carreira embora também não se possa comparar a um exílio ou reforma antecipada, dourada ou não. É porém sintomática do ofuscamento do argentino pela projecção da cada vez maior sombra de William Carvalho, que já vai no hat-trick no que a melhor jogador do mês diz respeito. 

Observando o seu trajecto de leão ao peito - e quando decorria a terceira época - é incontornável constatar que esteve longe de alcançar o nível que prometeu, não se conseguindo furtar à mesma estagnação/decepção de grande parte dos seus colegas. Sendo um jogador com grande cartel junto dos adeptos, nos quais me incluo, continuo a pensar que tal acontece muito mais pela sua forma de jogar do que pela sua eficácia e até importância que detém no nosso jogo. Parece-me inegável que, para seu e nosso bem, que Rinaudo não foi o que podia ter sido.

Falta agora saber que estratégia adoptará para suprir a  vaga de Rinaudo. Procurando uma solução na equipa B ou indo ao mercado. 

Como soluções internas ocorre-me Fokobo que não me parece ser hoje nem nunca "o tal". Para Palhinha parece ser ainda cedo demais. A propósito de soluções internas devo confessar a minha desilusão com o percurso da equipa B. Interessa-me pouco a sua posição na tabela classificativa, desde que não caia na divisão secundária. Preocupa-me mais que prepare os jogadores para a sua futura integração no plantel principal. O que se tem observado é retrocesso e estagnação gerais, mesmo de jogadores talentosos, não se vislumbrando quem possa no imediato constituir uma opção de que Leonardo Jardim se possa socorrer.

Como soluções de mercado já aqui falei anteriormente em André Leão, peça fulcral no sucesso da época anterior do Paços Ferreira e cujo preço e possibilidade de integração imediata constituem um negócio possível mas também prudente. Ou será que o lugar está já reservado para Rui Sampaio, que Leonardo Jardim tão bem conhece, e que recentemente rescindiu com o Cagliari, sendo por isso um jogador livre?

E enquanto assistimos à arrumação da casa não posso deixar de fazer minhas as palavras de um amigo aqui deste espaço, (o @imago_route): só no Welder e no Magrão é que ninguém pega.

12 comentários:

  1. Quanto à "substituição" de Rinaudo, julgo que o LdA se terá esquecido de Eric Dier. Também pode fazer a posição relativamente bem, como já se viu anteriormente. Fokobo parece-me interessante, mas não tem muito discernimento.

    André Leão parece-me uma solução interessante para uma segunda linha (dependendo do preço, também). Já quanto a Rui Sampaio, simplesmente não é jogador para fazer aquela posição eficientemente (mais à frente, talvez).

    Quanto à Equipa B, confesso que, apesar da classificação (que não me parece demonstrar mais que o resultadismo prático), à excepção de alguns jogadores (Medeiros, Esgaio e, mais recentemente, Mickaël Meira e Mallmann) está a ser uma relativa desilusão, esta época. Independentemente da birra que mantenho acerca de Abel (não pela qualidade mas pelas opções que faz).

    Welder e Magrão (mais o primeiro que o segundo) são daqueles jogadores que não aquecem nem arrefecem. No caso de Welder então devia ter apanhado a boleia de Cortez e estava arrumado. Já Magrão, não havendo grandes opções para render o meio-campo titular (ok, há Vítor mas, para já é só) terá a sua utilidade... ainda que pouca.

    ResponderEliminar
  2. Não acho necessário contratar alguem para o lugar de Rinaudo, pois temos Adrien se for necessário, temos o Dier e temos o Fokobo.

    ResponderEliminar
  3. Mauro,

    não falei no Dier e no Kikas (outra possibilidade) por 1 questão de coerência: Não vejo o Kikas como jogador para o Sporting e o Dier para mim é "aquele central". Como é o atleta que é é capaz de fazer o lugar mas veria com muita pena a sua adaptação a "6".

    Sobre o Rui Sampaio confesso que me socorri do que diz o Transfermarket porque foi um jogador cuja carreira me passou ao lado.

    Confesso que não vejo nenhuma utilidade para Magrão, ou então vem aí a supresa da época na segunda volta.

    ResponderEliminar
  4. Em que posição jogou o Dier, no ano passado, que posição joga, (banco). Quantas competições jogamos? Para o lugar o Rinaudo, Que foi Fito Leão no 1.º ano, não necessitamos de ninguém porque para ficar fora dos 19 como habitual, penso que não se precisa de gastar dinheiro com ninguém.

    ResponderEliminar
  5. LdA,

    Quanto a Kikas também tenho outra birra, mas já constatei que é diferente da sua (está ali uma formiguinha). Mas, de facto, para "6", também concordo que não. Já quanto a Eric Dier, não estava a referir a sua adaptação definitiva ao lugar de trinco mas, antes, a possibilidade de lá jogar, em caso de necessidade (castigos e/ou leões - oxalá que não - de William Carvalho). Até porque também vejo nele "o" central. Já agora, em off-topic, por falar de centrais: Yohan Tavares era uma excelente adição ao plantel, talvez para a próxima época.

    Do que conheço de Rui Sampaio (dos tempos dele por Aveiro, no Beira-Mar - confesso que depois de daqui sair não segui a carreira dele) tem qualidades interessantes, mas para um "8" e não um "6", e mesmo assim não é suficientemente bom para a titularidade numa equipa como o Sporting CP.

    A utilidade que referi em Gérson Magrão prende-se, mais uma vez, com lesões e/ou castigos dos titulares, até porque "só" há Vítor. Só isso. Do ponto de vista qualitativo, quanto mais cedo sair, tanto melhor. Felizmente, tanto no caso de Wrelder como de Magrão, tendo em vista os contratos que assinaram, o risco é diminuto...

    ResponderEliminar
  6. Não podia ser mais adequado o destino do nosso Don Fito. Desejo-lhe todo o sucesso na Sicília

    ResponderEliminar
  7. Confesso que sou um admirador de Rinaudo, reconhecendo-lhe qualidades que aprecio num jogador (determinação, índice de trabalho, trabalho de equipa, carácter...) mas também defeitos, que são mais ou menos evidentes (posicionamento, sentido táctico, passe..), fundamentais num médio defensivo moderno. De qualquer forma creio que Leonardo Jardim podería ter sido o treinador perfeito na sua evolução, não fosse a ascenção meteórica de William Carvalho e, talvez hoje, Rinaudo fosse um jogador bastante mais evoluído, disfarçando algumas dessas lacunas (um salto para a Europa 2 / 3 anos antes e provavelmente hoje estaríamos perante um médio defensivo de classe mundial). Neste sentido, creio que esta foi a melhor solução para todas as partes. O Sporting perde uma referência do balneário e um jogador muito acarinhado pelos adeptos, mas não tem que lidar com um jogador tão influente, insatisfeito com a parca utilização. Rinaudo vai ganhar ritmo de jogo num campeonato que poderá adaptar-se com alguma facilidade e quiçá poderá ainda sonhar com a presença no mundial (que para nós sería fantástico). De referir ainda que teve sempre um comportamento exemplar e merece da parte do Sporting a maior consideração em relação às suas expectativas enquanto profissional. Quanto á sua substituição no plantel, sou totalmente contra a ida ao mercado, uma vez que William Carvalho será dono e senhor do lugar e não haverão muitas alternativas credíveis que queiram assumir a vaga deixada por Rinaudo. Apenas e só, se surgisse uma verdadeira oportunidade de negócio (por ex.uma jovem promessa em condições muito vantajosas para nós e que não se importasse de evoluír na sombra de William Carvalho), A minha primeira opção sería o regresso de Zezinho ou, como alternativa, temos Eric Dier que desempenha bem a posição e Fokobo na B à espera de uma oportunidade.

    ResponderEliminar
  8. Acho que estão a esquecer um elemento da equipa B que tem demonstrado competência e muito potencial: Fabrice Fokobo. Não merece ele uma oportunidade na equipa A?

    ResponderEliminar
  9. Sou um admirador de Rinaudo.
    Vejo-o partir com pesar, mas...é a vida e ele, com a idade com que está, precisa de 1 ou 2 contratos "à italiana".
    Quanto à equipa B: penso que estais a ser demasiado rigorosos e exigentes com os miúdos.
    A nossa 2ª Liga não é propriamente um agrupamento de umas quantas equipas de amigos e de solteiros e casados -é competitiva (vede bem a diferença pontual entre 1º e 10º), exige força, velocidade e coragem (sim, coragem, que anda por ali muito lenhador e bulldozzer...)
    Ora, num campeonato destes, se ao fim de umas 23 (!) jornadas -2ª volta iniciada- uma equipa anda lá pelo topo, não há-de ser somente porque tem uns putos jeitosos e um bom conjunto.
    Há mais, muito mais do que isso. Vejam os nomes que compõem boa parte das equipas, muitos deles com passagens bem meritórias pelo principal campeonato,
    Vejam jogos em que intervenham equipas do 1º terço da tabela,
    vejam os nomes (e custo!) de quase metade da equipa Porto B
    vejam os nomes, idades e custo de jogadores do Benafiel B e, depois, vejam se não faz sentido pensar um pouco no "pouco" que o Sporting oferece (olhando a equipa desta 4ª feira, vitória em Aveiro):
    1 junior
    6 ex-juniores
    5 seniores de 2º ano
    2 "velhotes" de 22 (!) anos,
    Segundo li por aí, a média de idades dos utilizados era de 19,5 anos e todos, mas todos, da Formação!!!
    Eh pá, os putos ainda andam de cueiros no futebol sénior! Dai-lhes tempo! (e espaço, já agora)
    Claro que a equipa vai "cair" -saem Nuno Reis e Esgaio, para o Cercle e sai o João Mário, para Setúbal. Três jogadores já com algum traquejo (sim, porque andando 2 anos nesta equipa já se é experiente...) e cuja falta vai sentir-se. E como, fazendo mais uns 6-7 pontos, a permanência está garantida...
    Fokobo poderá ser solução para substituir Fito, não sei. Jardim e Inácio vêem muitos jogos dos Bês e têm mostrado que têm muito bons olhos, pelo que se o "fizerem subir" é porque tem qualidade. Eu confio na decisão.
    E há um nome que muito em breve estará na ribalta: Iuri Medeiros -o puto é mesmo bom, mas acho que precisa uns meses há Bélgica para ganhar "estofo".
    E lembram-se de um puto que, na pré-época, jogava, fazia jogar e marcava? Chaby, lembram-se?
    Acreditem, ao fim de 23 jogos as classificações têm significado.

    ResponderEliminar
  10. Vi o jogo da equipa B frente ao Beira Mar, o Fokobo ficou no banco entrando posteriormente para o lugar do wallyson. Fokobo nao tem capacidade construtiva, serve unicamente para destruir, ao contrário de Wallyson, parece-me um jogador incrível, marcou o golo da vitória e foi o melhor do lado do sporting. Fugindo ao tema, o Y. Medeiros parece-me outro bom jogador. Reis

    ResponderEliminar
  11. A perseguição a Abel já cansa. No início da época estavam todos escandalizados porque ele tinha dito que o mais importante não eram os resultados. Agora que os resultados aparecem com consistência e a equipa se revela equilibrada, que os jogadores ganharam rotinas e mostram sentido colectivo é porque os "putos" não se mostram.
    Num aspecto concordo consigo: a classificação para a equipa B não é o mais importante, mas não se deve desprezar a cultura de vitória no processo de formação. A equipa B deve ser o último patamar de preparação dos nossos jovens talentos para entrar na equipa principal e para isso é preciso que se habituem a ganhar jogos, controlar ritmos e saber gerir vantagens.
    Devo dizer que tenho gostado muito do trabalho de Abel. Dominguez na época anterior a partir do momento em que se viu reduzido a uma base que ainda assim era superior à agora utilizada por Abel teve resultados desastrosos e a equipa caíu a pique. É preciso também não esquecer que no início da época o treinador se viu "obrigado" à utilização de monos que foram contratados ou viram os seus contratos renovados sabe-se lá porquê, como Welder, Samba, Hugo Soares, Salomão e Cissé o que contribuiu para desmoralizar jovens com muitos anos de formação do SCP e que eram nitidamente melhores.

    ResponderEliminar
  12. Tugarão,

    Gostava que me dissesses onde e porquê "persigo" Abel do que aqui lê. Fiz uma constatação, que a generalidade não contesta, mas não fiz nenhum diagnóstico ou apontei culpados. Obviamente que tendo dito o que disse o treinador acabe por ser visado. Mas não toquei no nome dele ou na sua acção porque podem ser várias as razões a concorrer para a situação e que eu desconheço. Mas devo dizer que sempre defendi a integração de Abel como tecnico nos quadros da formação, tenho dúvidas é que se não começou muito acima do que devia. Mesmo quando teve melhor matéria humana as suas equipas pareceram-me ficar sempre um pouco aquém do que pareciam poder fazer. Porém nestes escalões o resultado do trabalho feito nem sempre é evidente.

    E acrescento que concordo com a parte final do seu comentário.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (4) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (6) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (2) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)