Uns dias depois do anúncio da continuidade de Paulo Bento e no momento em que, pela proximidade do final dos campeonatos se especula sobre os nomes que farão parte da lista de 23 de Paulo Bento a interrogação faz sentido: quantos jogadores do nosso plantel figurarão no grupo final?
São 6 os jogadores que se poderiam identificar como elegíveis: Rui Patricio, Cédric, Adrien, André Martins, William, e Carlos Mané.
Deste lote há dois claramente identificados como tendo já o passaporte com visto carimbado: Patrício e William. Patrício é o dono incontestado da camisola 1. William é o mais sério candidato ao lugar de 6 no meio-campo. Tenho muita curiosidade de o ver num meio-campo onde terá ao seu lado muito provavelmente Moutinho e Meireles, ou até mesmo Miguel Veloso sobre o lado esquerdo.
Numa segunda linha estará Adrien. A fazer uma boa época no Sporting parece-me estar à frente de nomes como Ruben Micael os Andrés Almeida e Gomes, mas atrás de Ruben Amorim, talvez o seu mais directo competidor. Paulo Bento sabe bem do que Adrien é capaz, foi ele o primeiro a reconhecer-lhe qualidade, coisa que só perante as evidências só agora muitos vão concedendo. Há 3 factores que concorrem contra Adrien na luta com Amorim: (i) a participação nas competições europeias do jogador benfiquista confere-lhe outra exposição, (ii) o facto de fazer parte de uma equipa mais madura, com mais tempo de identificação entre si e entre o treinador e, talvez a mais importante (iii) a polivalência de Amorim. Este último factor ganha ainda mais importância com as recentes lesões de Lopes e Silvio, que reduz as opções de Paulo Bento para a lateral direita.
Seria pelas lesões destes últimos dois que Cédric, a realizar também ele uma época muito consistente, poderia ver aumentadas as suas chances. O histórico das convocatórias de Paulo Bento no entanto desmentem-as. O treinador já o preteriu até em favor de adaptações ao lugar. Para além do titular indiscutível, João Pereira, será provavelmente Ricardo Costa o preferido para qualquer eventualidade. Este não será o mundial de Cédric mas o lugar daquele lado da defesa da selecção nacional está-lhe reservado para um futuro próximo. Um jogador que, tal como Adrien, tem muito a ganhar com palcos mais exigentes, como os das competições europeias.
Tenho pena por André Martins. As funções que lhe estão atribuídas no colectivo de Jardim estão longe de favorecer as suas melhores qualidades. Via-o já como o homem para o lugar Moutinho, se pudesse jogar mais atrás e de frente para o jogo. Como disse há tempos aqui resolver o "problema" de Martins era dar um passo importante na melhoria da qualidade do nosso jogo. Nas actuais circunstâncias quer equipa quer o jogador revelam pouco conforto com a actual solução.
Por fim Mané. É ainda demasiado cedo para ele. Poderá muito bem ser um dos nomes a constar na convocatória do próxima fase final do Europeu, se o apuramento se consumar.
Em jeito de resumo e conclusão é muito provável que sejam apenas dois, Patrício e William, os convocados de Paulo Bento para a viagem ao Brasil. No entanto o nome do Sporting, por força do inevitável elevado número de jogadores que já vestiram a nossa camisola que integrarão a convocatória, continuará a ser indissociável do nome da selecção.
Não me acredito que a não convocação do Adrien se deva a uma razão técnica, caso contrário, mesmo que até não fosse convocado para o Mundial, com certeza que já teria merecido uma chamada para um particular.
ResponderEliminarSem discussões, deviam caber 4: Patrício, Cedric, William e Adrien.
ResponderEliminarTendo em conta algumas lesões (Bruma e Rafa), convocatórias (Ivan) e baixas de forma evidentes (Nani, Pizzi, Vieirinha e Varela), devia caber mais 1: Mané
Se o treinador tivesse visão, visto que, como este só tem 1 (Moutinho; Josué nem devia ser equacionado devido a má conduta desportiva - e eu até vejo nelo muito potencial) teria que ir mais 1: André Martins.
No entanto, tendo em conta o passado recente com Moutinho, é de crer que vá só 1 (Patrício), deixando em casa o William, e veremos se o Patrício vai para jogar ou se será o Ricardo da Coreia 2002.
Com este treinador e FPF tudo é possível, menos o que seria certo.
O mane vai e o cavaleiro fica em casa. O adrien e o cedric também vêem pela TV porque o PB não gosta do adrien. O cedric e o Martins simplesmente não têm lugar
ResponderEliminarObviamente que Cédric e Adrien tinham lugar nos 23.
ResponderEliminarNão convocar-los e fazer experiências com Rafa e Cavaleiro, por exemplo, só pode ser provocação.
Paulo Bento tem aquele perfil, que já vem de trás, de pensar que ser isento, idóneo e não influenciável é ter as suas próprias fixações sem sequer reconsiderar outro tipo de possibilidades.
E quanto mais barulho fizermos, mais abnegado vai ser em convocar todos os outros, menos aqueles pelos quais se está a fazer barulho.
O Paulo Bento chegou a convocar o Adrien para um jogo particular no Canadá.
ResponderEliminarFoi a primeira vez que o médio foi à selecção.
Nesse jogo, o Adrien não saiu do banco e Jardim disse, depois, que é prejudicial a um jogador ir à selecção e não jogar, porque perde ritmo.
Depois disso, Adrien nunca mais foi convocado.
Não tenho dúvidas que se deve às palavras de Jardim o facto de o Adrien não ser chamado à selecção.